sábado, 7 de julho de 2012

                    
                                     

Candidatos estão proibido de participar de inaugurações a partir deste sábado;.07/07/12



Com o início da campanha eleitoral, fica proibido aos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador participarem de inauguração de obras púbicas ou fazer pronunciamentos em rádio e TV fora do horário eleitoral, a não ser em casos de emergência a critério da Justiça Eleitoral. A regra também vale para postulantes à reeleição.

Além disso, quem for prefeito, vice-prefeito ou vereador não poderá autorizar propaganda de produtos e serviços de seu governo, salvo para o que tenha concorrência no mercado.

Nomeação e exoneração
Também fica proibido nomear, contratar ou de qualquer forma admitir e demitir, sem justa causa, servidores públicos até a posse dos eleitos no pleito.

A exceção fica para cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança; nomeação de cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais ou conselhos de contas e dos órgãos da Presidência da República; aprovados em concursos públicos homologados até 7 de julho deste ano; nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais; transferência ou remoção de militares, de policiais civis e de agentes penitenciários. (Uol.com)

Collar.

Eduardo Campos nada perde se for candidato a presidente


O rompimento  do governador Eduardo Campos com o PT o conduz a um grande  desafio: eleger Geraldo Júlio prefeito do Recife. se conseguir, lógico, sairá vencedor contra um partido que  governa o Brasil há 10 anos e continuará governando com a reeleição certa da presidente Dilma Roussef. Com isso, terá derrotado os maiores gigantes da política brasileira: Lula e o PT.
Se perder, não perderá absolutamente nada, ganha. E sairá vitorioso na derrota porque não perdeu para pequenos  e sim para  gigantes.
Só  um  louco imaginaria que o governador Eduardo Campos  quer ser candidato a vice ou a presidente em 2014. E só outro louco  poderia  imaginar  que  ele aceitaria ser vice  de Aécio  Neves. Todo o seu projeto é para 2018. E vai chegar lá com  grande  crédito junto a Lula e ao PT.
Ele vai ajudar fortemente a eleição de Haddad à prefeitura  de São Paulo e vai apoiar integralmente a reeleição de Dilma Roussef. Se tiver  o  apoio de Lula, Dilma e do PT, para  a eleição  presidencial de 2018, ótimo. Se não tiver, deve disputar sem eles.
O governador deve exercer o seu mandato até o último dia e tentar eleger o seu candidato ao governo e ao Senado.
E, para continuar sendo uma figura importantíssima no cenário  político nacional, o que ele menos precisa é de um mandato  de  senador, muito menos de deputado federal. Ser o presidente nacional do PSB já está de bom tamanho.
Nesse quadro, a primeira coisa a ser descartada é o PT de Pernambuco e, a segunda, estreitar sua aliança com o PMDB, que está no bolso do colete do senador Jarbas Vasconcelos, que pode  vir a ser a cereja no bolo do projeto do governador em 2018.
* Maurílio Ferreira Lima é ex-deputado federal e filiado ao PMDB

Vem cá Mamão,não fica correndo atras de pega de Jegue.

                          

A Justiça é cega, mas a injustiça podemos ver.

                                 

VOCÊ É UM ELEITOR ESCLARECIDO OU ELEITOR BESTA?

                          
                         

Coisas da política...

 Quem não se lembra da eleição anterior? Esse mesmo grupo metia o cacete em Roberto Asfora.Hoje,uma grande união!Será que dr. Edson deu um pé na bunda neles? Mistério...
                    

AGÊNCIA DOS CORREIOS DE ALIANÇA-PE É ASSALTADA COM AJUDA DO GERENTE



Duas pessoas, uma delas menor de idade, realizaram o assalto durante o intervalo do vigilante

A agência dos Correios do município de Aliança, na Zona da Mata Norte, foi assaltada por volta das 12h40 da tarde desta sexta-feira (6). De acordo com a polícia, três pessoas estavam envolvidas, entre elas o gerente da agência. Henryton Klysthenes Ribeiro Bezerra, 23 anos, teria dado informações a Edvaldo Reis Ramos Neto, de 19, e ao menor J.M.P.F, de 16, que renderam funcionários e clientes durante o horário de intervalo do vigilante. O valor roubado foi de R$ 12.720, recuperado pela polícia com os dois em Timbaúba, também na Mata Norte.

Segundo informações da Delegacia de Timbaúba, eles foram pegos numa moto na cidade com o dinheiro em espécie. A dupla confessou que houve a participação de outro envolvido na ação, o gerente Henryton Bezerra. Ele ainda estava na agência quando a polícia o prendeu em flagrante.

A Polícia Civil irá remeter o processo à Polícia Federal, e o caso será apurado pela comarca de Goiana. Agentes da Delegacia de Timbaúba informaram que o menor poderá ser encaminhado a uma instituição para menores infratores do município. A polícia também está investigando a partipação do gerente em violação de correspondências para roubo de chips de celular.


Jota Isaias
                      

CIDADES DO AGRESTE SERÃO BENEFICIADAS COM NOVE REESTRUTURAÇÃO DA POLÍCIA



Foto: Internet

O efetivo policial deverá ser reforçado em todo o Estado. 

Mais investimentos para o Pacto pela Vida foram anunciados pelo Governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, na manhã desta sexta-feira (6). Dentre as novidades, destaque para uma nova reestruturação organizacional que beneficiará as cidades do Agreste do Estado.

A Diretoria Geral de Operações da Polícia Militar e Civil foi desmembrada em quatro novas diretorias, divididas por região de desenvolvimento. O município de Santa Cruz do Capibaribe receberá o 24º Batalhão da Polícia Militar, além de uma companhia.

Outras três companhias serão instaladas em Toritama, Brejo da Madre de Deus e Águas Belas.

Jota Isaias
                        

Aposentados podem requerer próteses na Previdência Social


Vigilante aposentado por invalidez conseguiu na justiça serviço antes restrito a pessoas do programa de reabilitação profissional.

Foto: reprodução/internet.

Pessoas que sofreram algum tipo de dano a saúde e não podem mais exercer a mesma atividade como profissão entram no sistema de Previdência Social pelo programa de Reabilitação Profissional e têm direito ao fornecimento de órteses e próteses, caso seja necessário. Isso não é nenhuma novidade. 

O que pode abrir precedentes para milhões de beneficiários da Previdência Social é o caso do vigilante que foi aposentado por invalidez por ter perdido parte inferior da perna direita em um acidente de trabalho. O vigilante pediu substituição de prótese à Previdência Social que negou o pedido afirmando que como o segurado aposentado não possuía perspectiva de reabilitação e retorno ao trabalho não tinha direito à prótese fornecida pela Previdência.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região julgou o pedido do vigilante como procedente e o INSS recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que mais uma vez deu ganho de causa ao vigilante. De acordo com o advogado previdenciário Paulo Perazzo, essa decisão é histórica pois o STJ entendeu os artigos 89 e 90 da Lei 8.213 como mais amplos. "Com a decisão, alguém aposentado por tempo de serviço que sofra um AVC e necessite de uma cadeira de rodas pode reivindicar isso na previdência, por exemplo", explica o advogado. O tribunal deu o direito a todos e não apenas àqueles que estivessem na reabilitação profissional.

De acordo com Perazzo, o serviço pode ser solicitado ligando para o 135. "Mas é possível que exista resistência na hora do registro pelas atendentes que ainda não sabem do precedente". Nesse caso, a sugestão é que um escritório de advocacia seja acionado para tratar o caso.

Os dados divulgados pela Previdência Social são que, em 2012, 7203 pessoas conseguiram próteses e órteses pelo sistema de Reabilitação Profissional. No Nordeste, esse número foi de 1531 pessoas.

                                     

Eleitor coloca “sebo de boi” no carro de outro que mudou de partido e a confusão foi parar na delegacia



 

Um morador da Vila do Oscazão foi até a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, na última quinta-feira (05), para pedir providências à polícia contra um popular que teria passado “sebo de boi” no seu veículo modelo Parati.

De acordo com o registro, o dono do carro antes era eleitor do grupo “Taboquinha” e agora teria mudado de opção política e optado por ser “Boca Preta”, e esse teria sido o motivo da confusão.

O declarante informou à polícia que o responsável pelo feito, foi um eleitor do partido contrário que há poucos dias teria tirado um adesivo do carro dele.

O Blog chama atenção para o fato de que em menos de uma semana após o início do processo eleitoral pelo menos três queixas já foram registradas na delegacia por motivos fúteis.

Ney Lima
                        

MULHER VAI PRESA APÓS TENTAR ASSASSINAR 3 FILHOS E SE MATAR COM MACARRÃO ENVENENADO EM CARUARU




A polícia Civil, prendeu na tarde desta sexta-feira (06) em Caruaru, a auxiliar de costura, Joselma Bezerra de Souza, de 22anos, residente na rua Rodopiano Florêncio, no bairro Salgado.

Na ultima quinta-feira (05), ela tentou matar os três filhos, um garoto de 8 anos, um de 4 e o caçula de apenas 11 meses, na delegacia ela negou o crime e disse que tentou o suicídio comendo o macarrão envenenado e que posteriormente passou mal e as crianças comeram o tal macarrão envenenado.

                 Dr. Victor Leite, delegado de plantão.
De acordo com o delegado de plantão Dr. Victor Leite, a acusada preparou uma porção de macarrão instantâneo do tipo lamém e colocou um tipo de veneno para matar rato dentro da comida, em seguida, alimentou os filhos e depois comeu o macarrão. Todos passaram mal e foram levados para um hospital da cidade, no entanto pelo fato de terem sido socorridos rapidamente ninguém morreu, porém a Polícia Civil tomou conhecimento do caso e a mulher que negou a intenção de matar os filhos foi autuada em flagrante por tripla tentativa de homicídio qualificado, em seguida foi encaminhada ao presídio de Buíque.
                                

É amanhã !





O evento acontecerá neste Domingo dia 08 de julho a partir das 10h da manhã no Cabana Clube
o evento contará com a presença de diversos veículos vindos de várias cidades de dentro e fora do estado,
à entrada será um kilo de alimento.
Mais informações entrar em contato com Rodrigo: Fone: 9182-1779.
                     

O que a propaganda eleitoral está permitindo?


Os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em todo o país já estão autorizados a colocar suas campanhas nas ruas literalmente. É que, de acordo com a Agência Brasil, a partir de ontem (6) está permitida a colocação de cavaletes e placas móveis ao longo das pistas e estradas, assim como bandeiras, faixas e mesas para distribuição de folhetos, desde que entre 6h e 22h.

Também está autorizada a utilização de propaganda em prédios particulares (casas e estabelecimentos comerciais) desde que não ultrapasse quatro metros quadrados e não seja paga. Quanto à utilização de carros de som, serão permitidos circulando há 200 metros de escolas, hospitais, igrejas, bibliotecas e teatros. A mesma regra vale para os trios elétricos.

Internet – Está permitida a divulgação em sites e blogs dos candidatos, partidos e coligações registradas, além das redes sociais. Os candidatos também poderão enviar e-mails para endereços eletrônicos previamente cadastrados.

Jornais Impressos – As mensagens políticas devem ocupar apenas 1/8 da página e deve conter, de forma visível, o valor referente ao uso do espaço no jornal. Também poderão ser reproduzidas em meio virtual as mensagens publicadas em jornais impressos.

PROIBIDOS
Continuam proibidos os showmícios e os Outdoors, além de qualquer distribuição de brinde como camisetas, bonés, canetas, cestas básicas ou outros produtos que favoreçam ao candidato. Cartazes e placas em locais públicos também estão proibidos. Quem descumprir esta regra será notificado e terá 48 horas para remover a propaganda sob pena de multa que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Por isso é importante que todos os candidatos fiquem atentos às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A propaganda no rádio e TV começará no dia 21 de agosto e vai até 4 de outubro e será transmitida das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão.
                       

ACIDENTE COM VIATURA DA POLICIA MILITAR DEIXA DOIS MORTOS



Coronel Claudio Cmt do 10º BPM

Major Felipe Apurangy SubCmt do 10º BPM






Ontem na Av. Abdias de Carvalhos no bairro de San Martins na cidade do recife, houve um grave acidente envolvendo uma S-10 da policia Militar, que se chocou com um poste de alta-tenção, vitimando dois oficiais da policia, o Coronel Claudio de 51 anos de idade e Comandante do 10º BPM situado em Palmares juntamente com o Major Felipe Apurangy de 44 anos de idade e subcomandante do batalhão de palmares, o cabo Cleto de 44 anos de idade, também do mesmo batalhão, vinha dirigindo o veiculo, ele foi socorrido pelo SAMU para o Hospital da Restauração em estado gravíssimo. Até o presente momento não foi informado o motivo do acidente, que vitimou os oficiais.
                                

Confira a nova lista completa dos Fichas Sujas do Pernambuco Leia mais: http://www.s1noticias.com/2012/07/confira-nova-lista-completa-dos-fichas.html#ixzz1zycXjBIZ Plágio é crime mantenha a fonte original



Atenção o arquivo pode demorar um pouco para carregar





                  Image

Uma historinha...


Caicoense deixou nome gravado em cidade pernambucana
UM
Uma notícia procedente de um caicoense radicado em Pernambuco surpreende pelo tempo que passou e por ninguém saber, aos menos os familiares do Rio Grande do Norte. A nova foi dada pelo engenheiro agrônomo Maurício de Araújo, que trabalha em Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano. Maurício, ou “Birro” para os conhecidos, descobriu que perto da cidade onde mora, ou seja, em Jataúba, existe uma comunidade com nome exclusivo a “Manoel Antônio”, que era um potiguar caicoense de nome reconhecido nessa região e que impôs uma liderança e prestigio durante os anos em que viveu em terras pernambucanas.
UMBU
O fato é que os dados repassados por Maurício –  filho de José Emídio, um funcionário no passado da Prefeitura de Caicó –, caiu como um achado para esta reportagem, como fonte de pesquisa para futura publicação de um livro sobre a saga das Raízes do Umbuzeiro, localidade rural do município de Caicó, de onde saiu o próprio Manoel Antônio, ou “Manelontônio do Umbuzeiro”, que fugiu para Pernambuco após ser acusado de um homicídio na década de 1920, exilando-se por vinte anos, passando a ser um bem-sucedido e influente comerciante de animais para o trabalho de engenho das usinas de canas de  açúcar.      
A cidade de Jataúba desmembrou-se de Brejo da Madre de Deus por volta de 1958. Portanto, nessas décadas anteriores era apenas um distrito, com nome de Jatobá derivado do tupi “yetaïw”, referente a uma palmeira nativa. A cidade fica no limite com o Sul da Paraíba e se avizinha com Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, Santa Cruz do Capibaribe e Poção, na microrregião pernambucana do Vale do Ipojuca. Arcoverde foi outra cidade onde Manoel Antônio se estabeleceu, casando seu filho Chico Antônio com uma moça filha dos Brito, influente família de liderança política da região.      
Passagem dos tangerinosPartindo das informações que chegaram pelo agrônomo Maurício, tanto em Jataúba como em Brejo da Madre de Deus, existem famílias que ainda conservam lembranças desse período, como os descendes do Sr. Pacífico Ananias e de outros moradores, como os filhos de um oficial conhecido por “Bijoca”. Segundo eles contam, seus antepassados davam abrigo aos tangerinos dos animais a caminho dos engenhos no Sul e Zona da Mata do Estado. 
Tanto é verdade, que esses animais (burros-mulos), eram negociados por Pedro Salviano (1907-1981), pai deste blogueiro, que os comprava nas feiras livres das cidades ou em lotes nas fazendas, a partir do RN, passando pela Paraíba até chegar em Pernambuco. Na volta, ele comerciava os animais que já não serviam para os usineiros. Fez esse trajeto por 20 anos, enfrentado chuva, seca, cangaceiros, pistoleiros e outras intempéries da vida, sem
nunca esmorecer. Mas isso é pauta para outro episodio da saga imbuzeira. [Nas fotos por Edílson Benvenutti, uma panorâmica da cidade, e ainda bois como transporte de cargas em Jataúba / Em pesquisa na web] – João Bosco.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tudo pronto para o 1º comício de veinho no Barro Branco.


Eleitora de Estevão



Tenho dúvidas...

...Voto ou não num ficha suja?

Sujeirão!

Vem aí.

                            SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE
                                         

'Ficha suja' pode impedir 1.400 políticos de disputar eleições em PE



A lei da Ficha Limpa pode impedir 1.400 políticos de disputar as eleições em Pernambuco . A lista, que contém nomes de pessoas que exerceram cargos públicos nos últimos anos e apresentaram algum tipo de irregularidade na comprovação dos gastos, foi entregue nesta quinta-feira (05) pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) ao Ministério Público Eleitoral (MPE), que vai avaliar os casos. Os nomes que constam da lista do tribunal de contas não podem ser divulgados ainda. 

A presidente do Tribunal de Contas do estado, Teresa Duere, e o corregedor do TCE, Carlos Porto, explicaram que na relação constam tanto gestores municipais quanto estaduais que tiveram contas rejeitadas. "Nosso trabalho é diminuir cada vez mais a ação desses agentes que não cumprem a lei e têm outras intenções em relação à sua participação no serviço público", disse Teresa Duere.
 
Caberá ao MPE analisar detalhadamente a lista e depois decidir quais casos podem levar a impugnações de candidaturas. Em todo o estado, 151 promotores de justiça terão a responsabilidade de fazer este trabalho. De acordo com o procurador regional eleitoral Edílio Magalhães, a primeira etapa da análise será verificar entre os nomes da lista quem de fato pretende disputar as eleições este ano. Isso vai ocorrer após a publicação em diário oficial dos registros de candidaturas. Depois, serão priorizados para avaliação os casos em que houve uso indevido ou desvio de dinheiro público.
 
Segundo Magalhães, "é preciso fazer essa análise criteriosa, separando coisas mais simples das mais complexas e centrar forças em cima dessas questões mais sérias, no sentido de tentar impugnar candidaturas daqueles que não podem ser candidatos".
 
"Desvio de dinheiro público é irregularidade insanável e é improbidade admnistrativa. Então, houve condenação por fato dessa natureza, a pessoa será impugnada pelo Ministério Público Eleitoral", afirma. Edílio Magalhães disse também que, além da lista do TCE, os promotores vão analisar relações enviadas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco e pelo Tribunal Regional Federal. "Pessoas condenadas criminalmente por órgão colegiado não podem participar das eleições na condição de candidatos", afirma.
 
 

UMA QUEDA DA PORRA


Vergonha histórica: Brasil chega na pior colocação do ranking de seleções da FIFA.
O ranking mundial das seleções da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) trouxe uma notícia nada animadora para a seleção canarinho, que se prepara para as Olimpíadas de Londres.
De acordo com a lista das melhores seleções mundiais em julho, divulgadas ontem, o Brasil despencou de quinto para o 11º lugar. Essa é a pior posição do time desde a criação do ranking, em agosto de 1993.
* * *
Atenção, leitores fubânicos: não existe o menor fundamento no boato que está correndo na praça, garantindo que a administração da nossa seleção canarinho é feita por petralhas ou por cartolas indicados por Lula.
Desta, pelo menos, o PT está inocente. A Presidenta Dilma também nada tem a ver com isso. Nem mesmo o Ministério do Esporte, nas mãos dos comunistas, tem culpa neste episódio.
É tudo mentira de fofoqueiros retrógrados e reaças.
                               

Tragédia, menor morre ao cair de cavalo


Uma tragédia aconteceu na Zona Rural de Pesqueira na manhã desta Quinta-feira (05).
De acordo com informações da Polícia a Vítima uma menor D.O.C.  de 13  anos estava juntamente com mais outras amigas passeando a cavalo, próximo a Tambores quando segundo a família e testemunhas que estavam no loca da tragédia, o animal em que a vítima estava saiu em disparada.
No momento a menor, perdeu o controle do animal vindo a cair, o SAMU foi acionado, mais quando chegou no local a menor se encontrava em óbito. A Polícia Civil foi acionada, após os procedimentos realizados o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru.

                              

LÂMPADAS INCANDESCENTES COMEÇAM A DESAPARECER DO COMÉRCIO



Lâmpadas incandescentes com potências de 150 W e 200 W, que não atenderem níveis mínimos de eficiência energética, não podem mais ser produzidas no Brasil e nem serem importadas.

A decisão é antiga – ela está na Portaria n° 1007, de 31 de dezembro de 2010, e apontava o dia 30 de Junho deste ano como prazo final para a medida.

O objetivo do governo é reduzir a quantidade de lâmpadas incandescentes e elevar a participação de lâmpadas consideradas mais eficientes, como as fluorescentes compactas e as halógenas.

Substituição das lâmpadas incandescentes

A substituição das lâmpadas incandescentes no Brasil está ocorrendo de forma gradativa.

A norma estabelece que elas saiam do mercado de acordo com a potência, de 31/12/2012 (as de maior potência) até 30/06/2017 (as de menor potência).

De acordo com a Portaria, para o caso específico das lâmpadas de 150 W e 200 W, os fabricantes e importadores poderão vender seus estoques até 31 de dezembro de 2012. Os atacadistas e varejistas terão prazo de um ano para cumprir a determinação. Ou seja, eles poderão comercializar as unidades já fabricadas até 30 de junho de 2013.

No caso das lâmpadas de 75 W e 100 W, a data limite para fabricação e importação se inicia em 30/06/2013, sendo que a comercialização se encerra em 30/06/2014.

Para as lâmpadas de 60 W – as mais utilizadas – a data limite para fabricação e importação se inicia em 30/06/2013 e sua comercialização se encerra em 30/06/2014.

As lâmpadas de menor potência seguem um escalonamento semelhante, cujo processo se encerra em 30/06/2017.

Teoria e prática

Segundo dados da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, uma lâmpada incandescente de 60 W, que permaneça ligada 4 horas por dia, pode resultar em 7,2 kWh de consumo no final do mês.

Na comparação, uma lâmpada fluorescente compacta com luminosidade equivalente proporciona uma economia de 75%, ou seja, este resultado pode cair para 1,8 kWh/mês.

Os resultados podem variar por conta da frequência de utilização e a potência de cada tipo de lâmpada.

Os fabricantes também não recomendam ficar ligando e desligando as lâmpadas fluorescentes compactas, o que reduz significativamente sua vida útil, por se tratar de equipamentos eletrônicos.

Assim, seguindo as orientações dos fabricantes, não se deve desligar essas lâmpadas caso o usuário vá se ausentar do ambiente por menos do que 15 minutos – o que pode alterar o consumo real gerado por elas, bem como os cálculos oficiais acima.

As fluorescentes compactas, além de custar mais caro, também contêm mercúrio e outros metais pesados, incluídos em seus circuitos eletrônicos. Embora amplamente disseminadas, não há programas para sua reciclagem.

As fluorescentes compactas também estão na mira da Portaria, devendo se adequar a níveis mínimos de eficiência – o prazo também venceu no último dia 30 de junho.

Os fabricantes e importadores de fluorescentes compactas deverão seguir os mesmos prazos das incandescentes. Eles poderão vender os estoques já existentes até 31 de dezembro de 2012. Já os atacadistas e varejistas terão até 30 de junho de 2013 para cumprir a determinação.

Jota Isaias
                              

GOVERNO QUER ISENTAR DE PERÍCIA MÉDICA DO INSS AFASTAMENTOS ATÉ 60 DIAS




Atestados médicos para afastamento do trabalho até 60 dias de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social poderão ser emitidos por médicos de fora do instituto, por meio de atestado eletrônico e certificado digital.

A expectativa do Ministério da Previdência Social e do INSS é que o sistema esteja implantado em todo o país até maio de 2013. Porém, enquanto a medida não é implantada, tanto para afastamentos dentro desse prazo quanto para aqueles superiores a esse período continua sendo necessário perícia.

Projetos pilotos começarão a ser testados a partir de agosto ou setembro em cidades do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, depois de terminado o prazo, até 27 de julho, para que sejam concluídas as consultas púbicas entre entidades do setor e sociedade civil.


Jota Isaias
                         

FEIJÃO SOBE QUASE 50% E DEIXA PRATO PRINCIPAL DO BRASILEIRO MAIS SALGADO EM 2012



Foto: AE

O preço do arroz com feijão, principal prato da mesa do brasileiro, está mais salgado para as famílias do País este ano. O arroz acumula alta de 6,5% nos primeiros seis meses de 2012 em relação ao ano passado, mas o vilão desta alta é o feijão, que já subiu 46,8% entre janeiro e junho, de acordo com a inflação oficial divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (6). 

Apesar da alta acumulada, o feijão teve redução de 1,6% em junho, depois de subir quase 10% em maio. 
Quando se consideram os tipos de feijão separadamente, observa-se que o feijão-mulatinho está 73% mais caro este ano, enquanto o feijão-carioca (rajado) teve alta de 53% e o feijão-preto, de 30%. 

Em Salvador, o feijão-mulatinho mais que dobrou de preço, já que a alta este ano já ultrapassa 119%. Já o feijão-carioca, comum na mesa dos habitantes de São Paulo, está 50% mais caro este ano na capital paulista. O feijão-preto, tradicional na mesa dos fluminenses, está 37% mais caro na Cidade Maravilhosa. 

A razão para a alta expressiva do feijão é a menor oferta do produto, causada safra prejudicada deste ano por causa dos problemas climáticos. Também contribuiu, segundo o IBGE, a diminuição da área plantada do vegetal.

No caso do arroz, houve outro aumento em junho, só que em ritmo menor que o observado em maio — 1,01% contra 2,11% no quinto mês do ano. O Rio de Janeiro é a cidade que registrou a maior alta do produto este ano, de 11,92%. 

Batata e tomate 

O brasileiro também sentiu no bolso o aumento do preço da batata-inglesa, que está 27,2% mais cara no País. Porto Alegre puxou essa alta, já que o produto subiu quase 50% em 2012. 

O tomate, por outro lado, acumula uma leve queda em 2012, o que alivia o bolso do brasileiro. Este ano, o vegetal está 1,33% mais em conta. Belo Horizonte alavanca a queda, com recuo de quase 17%. 

Carnes 

Em 2012, as carnes ficaram 5,3% mais leves no bolso do brasileiro, com destaque para o filé mignon — quase 15% mais em conta este ano. A alcatra ficou 8% mais barata, enquanto o contrafilé teve recuo de 7% nos preços em 2012. 

Os moradores de São Paulo e Salvador sentiram as maiores quedas no preço das carnes. Na capital paulista, o recuo foi de quase 8%, em média, enquanto que na capital da Bahia, a redução foi de 7,5%.

O IBGE informou nesta sexta-feira que a inflação oficial marcou 0,08% em junho, menor nível desde agosto de 2010. Os transportes alavancaram essa queda, sobretudo por causa do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) menor para carros zero-quilômetro.

Informações: R7