sábado, 6 de outubro de 2012

Três tipos de eleitores que atrapalham qualquer pleito



Estamos em época eleitoral e as discussões sobre política seguem acaloradas. É gente que faz campanha para seu candidato, gente que não faz campanha para ninguém ou aqueles que não estão nem aí para a política.

Ao meu ver, existem três tipos de eleitores que atrapalham qualquer processo democrático. Vamos a eles:

* O analfabeto político voluntário - é aquele que se recusa de qualquer forma a discutir política. Não quer saber, não tem opinião, não se interessa... É claro que deve se respeitar o direito de não se interessar, mas esse tipo de pessoa é OBRIGADO a participar do processo eleitoral;

* O fanático político - é aquele que faz tudo por seu candidato. É tipo"Baba-ovo", mas com orientação política. Acredita sempre que o candidato é perfeito e sempre quando vê alguma informação negativa, recorre às "teorias da conspiração";

* O ignorante político - é aquele que odeia política. Se faz de "esclarecido", faz campanha pelo voto nulo (como se essa opção realmente mudasse alguma coisa), quer que ninguém discuta política nas redes sociais e pensa que tudo se resolve mandando uma bomba lá no Congresso Nacional. 

Você conhece algum desses tipos?

Fica a dica...

                              

CHEGOU A HORA: Vote consciente!

                               

                               







Neste domingo, o eleitor terá a oportunidade de escolher o seu candidato a prefeito e vereador. Aqui em Jataúba, o discurso foi moderado no início, mas começou a inflamar a partir do último mês. Mas o que elevou mesmo os ânimos de alguns fanáticos foi o resultado de carreatas e passeatas realizadas por ambos partidos. 







                             
                    

Mais de 2 mil registros ainda precisam ser julgados pelo TSE. Candidatos concorrem sob risco de não assumir depois de eleitos.


A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmen Lúcia, e o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, minimizaram neste sábado (7) o impacto que a quantidade de candidaturas ameaçadas na Justiça pode ter nas eleições. Os dois participaram, em Brasília, de uma verificação do sistema de informática que será usado nas eleições deste domingo.

"O numero de recursos ainda pendentes com relação a eleições municipais é um número relativamente pequeno. São pouco menos de 2 mil", disse a ministra. Gurgel também se manifestou sobre o volume de recursos. "Não é ideal que tenha essa quantidade. Acumularam por circunstâncias como a greve do Judiciário. Não é a situação ideal, mas não atrapalha", disse.
Do total de 465.414 candidatos a prefeito e a vereador em todo o país, 5.491 tiveram o registro questionado na Justiça, por parte do Ministério Público ou de adversários. O TSE já julgou 2.909 casos (52%), deixando para depois do pleito a decisão sobre outros 2.582 candidatos -- destes, 2.152 foram questionados por se enquadrarem nas restrições da Lei da Ficha Limpa.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e a presidente do TSE, Cármen Lúcia, na sede do tribunal (Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE)O procurador-geral da República, Roberto Gurgel,
e a presidente do TSE, Cármen Lúcia, na sede do
tribunal (Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE)
Carmen Lúcia enfatizou que mesmo com recurso pendente no TSE, o candidato já passou pela análise da Justiça Eleitoral em outras instâncias. "Quando se diz que ainda há recursos pendentes, não significa que o candidato de alguma forma impugnado não recebeu qualquer tipo de decisão. Ele teve decisão do juiz, outra decisão do TRE e, claro, no exercício do seu direito recorre pra cá. Não é que a Justiça Eleitoral não tenha respondido, como se passasse a ideia de que alguém impugna uma candidatura e não houve resposta", disse a ministra.
Sub judice
Tanto os candidatos liberados pelos TREs, mas que tiveram o registro questionado no TSE, quanto os barrados pelos tribunais regionais, e que recorreram da decisão, concorrerão "sub judice".
No caso de um candidato que esteja com a situação indeferida no dia da eleição, os votos não são inicialmente computados. Caso posteriormente obtenha decisão favorável do TSE, os votos passam a ser contados e podem alterar o resultado da disputa eleitoral. Caso o registro não seja julgado até a diplomação, que ocorre em dezembro, o segundo colocado pode assumir o cargo até que o registro seja julgado.
Um candidato deferido no dia da votação, mas cujo registro venha a ser cassado pelo TSE depois, pode ter os votos anulados posteriormente.

Ao final do evento, a presidente do TSE foi perguntada se o eleitor deve prestar atenção sobre o candidato ter ou não ficha suja.

"Eu acho que o cuidado do eleitor é verificar o que ele quer para a cidade, se é uma cidade melhor, mais humana, e qual é o candidato que tem afinidade com essa condição, que é a de um candidato voltado para a coisa pública, para o bem público, e não para interesses pessoais", disse.


                    

Veículo roubado em Jataúba

                       

Por volta das 11hs desta sexta-feira(05),um veículo da marca toyota bandeirante(camioneta)de cor bege,de placa***2440,pertencente ao sr.José Guenes Mergulhão,conhecido por Zé de Zuquinha,residente no sítio Amarela.O veículo estava estacionado na rua São Sebastião.O proprietário deixou o veículo e foi fazer compras e quando voltou o lugar estava limpo.A polícia investiga o caso.
                    

EM PE, POPULAÇÃO DEVE ESTAR ATENTA AO QUE É PERMITIDO NAS ELEIÇÕES


Neste domingo (7), após meses de campanha eleitoral, brasileiros participarão do processo de votação para escolher os novos prefeitos e vereadores de suas cidades e municípios. Em Pernambuco existem 525 candidatos a prefeito concorrendo a 184 vagas, o número de municípios pernambucanos. Para vereador, 15.936 pessoas estão na disputa por 2.064 vagas das câmaras municipais.

Antes de ir para a sua seção, o eleitor deve estar atento aos documentos necessários: “O título não é obrigatório, mas agiliza o atendimento”, explica Orson Lemos, assessor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “É importante que ele leve sua identidade, carteira de trabalho. É importante que o eleitor saiba exatamente a necessidade desse documento, porque sem ele, não se pode ter acesso à urna”, complementou.

Mesmo com título de eleitor, é preciso levar um documento com foto à seção. Esse segundo documento é obrigatório, enquanto o título ajuda a acelerar o processo, pois traz o número da seção eleitoral.

Se tiver perdido o título nos últimos dias, o eleitor ainda estará apto a votar: “É importante então pegar o telefone e ligar para o 4009.9400, que é o Disque-Eleitor, onde receberemos denúncias e dúvidas. Ao informar seu nome, ele saberá qual é o local de votação. É importante que isso seja providenciado antes, mas mesmo assim, todos os prédios e locais de votação possuem, afixados, a relação dos eleitores por seção, como também dos candidatos”, explicou o assessor do TRE.

Votação
Nas seções eleitorais, os cidadãos encontrarão cabines onde estarão as urnas eletrônicas. Na tela, a primeira opção que aparecerá vai ser a do vereador, que são cinco dígitos. Após a confirmação, aparece a tela para prefeito, que são dois dígitos. “É importante verificar a fotografia, verificar se o nome e o número é mesmo o do candidato desejado, e então apertar a tecla ‘confirma’”, ressalta Orson.


Caso o eleitor não queira esquecer o número de seu vereador, é permitido levar uma cola. “Ele pode levar a cola que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confeccionou, como pode escrever em um pedaço de papel e também levar o que foi entregue pelo candidato. Não é proibido levar o papel do candidato, pode levar para dentro da cabine a sua cola”, afirmou.

O assessor do Tribunal Regional Eleitoral ressalta que é importante saber o número do candidato antes de entrar na seção: “Lá ele não terá mais como saber o número, mesmo se souber o nome do candidato. Não tem como ele se comunicar com quem está fora. Também não é possível pedir ajuda a um fiscal ou amigos, então é preciso entrar na cabine já sabendo qual é o candidato, e com a sua cola. Se ele não souber, esqueceu, ele pode chamar o mesário, pede para suspender, e sai do local para procurar as informações. Depois, ele pode retornar, mas isso deve ser feito antes de iniciar a votação”, explicou.

Justificativas
Os eleitores que estão fora de seu local de votação devem ficar atentos à necessidade de justificar o voto. “Estando fora, o sistema já reconhece, assim que ele procurar qualquer seção eleitoral. Ele pode já imprimir pela internet, se desejar, o formulário de justificativa, que deve ser preenchido, informando os números do título, de seção e da zona. Ele só deverá assinar esse documento na frente do mesário”, explicou Orson. O assessor ressaltou também que é necessário fazer isso dentro do horário das eleições, das 8h às 17h do domingo.

Quem não puder justificar no domingo – porque está fora do País ou chegou fora do horário – deverá buscar a informação no cartório eleitoral dentro de 60 dias. “Ao comparecer no cartório o eleitor deverá enviar uma correspondência para o juiz, justificando e comprovando o motivo de ausência, para que o juiz possa liberá-lo. Passando os 60 dias, ele terá que pagar uma multa eleitoral no valor de R$ 3,50”, afirmou.

Orson Lemos também ressaltou a importância do comprovante de votação: “Ele será exigido na abertura de uma conta, durante a inscrição do vestibular, concurso público, licitação, retirar um passaporte. Então quando você precisar, não lembrará. Mas quem não tiver pode retirar a certidão – que equivale ao comprovante – na internet”.

Infrações
Sobre a roupa utilizada para votar, também é preciso estar atento. “Desde que passamos por uma pequena mudança, o eleitor não pode sair com qualquer roupa, porque ele pode ser mal interpretado. Por exemplo, hoje em dia, o candidato não pode mais dar camisas. Então por isso que é bom evitar camisas com cores de candidatos, e ficar aglomerado com pessoas do mesmo candidato. Você pode até usar uma roupa da cor parecida, votar e retornar ao seu lar. Mas se fica na rua e se junta aos amigos, é configurado como propaganda irregular”, esclareceu Orson.

Por conta disso, não é permitido ir em grupos grandes com camisetas da cor do candidato, mesmo que a roupa não tenha números e nomes. “Isso acontece porque, naquele momento, os eleitores estarão chamando atenção para o candidato daquela cor. O eleitor pode ir com o adesivo colado na blusa, na mão. O carro pode continuar com os adesivos, isso não é irregular. O irregular é se o eleitor se juntar com mais de uma pessoa, com mais de um carro, ou se juntar em uma esquina pra todos ficarem com bandeiras, isso será coibido”, afirmou.

“Também não existem mais brindes de boné, se você sair com isso, poderá até prejudicar o candidato. O candidato não pode mais dar brindes ao eleitor, e aquele boné o eleitor não vai ter como comprovar que foi ele mesmo quem confeccionou. Até comprovar, será um transtorno, então é melhor evitar esse tipo de manifestação”, ressaltou o assessor do TRE.

Outro ato proibido é a filmagem ou fotografia do voto. “Não tente fazer isso, pois é proibido por lei. O eleitor não pode entrar na cabine e atender ao celular, ou com câmera fotográfica e equipamentos eletrônicos ligados. Quem for flagrado fazendo isso, o fiscal vai apontar e a pessoa será retirada da cabine, passando por um constrangimento”, disse.

Sobre a boca de urna, Orson Lemos afirmou que: “A boca de urna é qualquer tentativa de um eleitor em tentar convencer outra pessoa a votar no candidato dele. E isso é a entrega do panfleto ou a compra – e aí sim, é mais sério – do voto. Não tente distribuir panfletos para ajudar seu candidato, porque isso é boca de urna, é crime, e as denúncias serão apuradas pelo Juiz da Propaganda Eleitoral e pelo juiz da investigação do seu município”.

Santinhos, carros de som, carreatas e passeatas só podem acontecer até as 22h deste sábado (6). “Qualquer ato fora desse horário, ainda hoje, e amanhã também, será considerado propaganda irregular”, afirmou o assessor do TRE.

O assessor explicou ainda que as seções serão fechadas às 17h. No entanto, como algumas delas geralmente continuam com eleitores, não será possível divulgar o resultado a partir desse horário. Portanto, os primeiros resultados serão apresentados a partir das 18h, na sede do Tribunal, pelo presidente do órgão, Ricardo Paes Barreto. A definição de 90% dos municípios de Pernambuco deve sair até as 20h.

Jota Isaias
              

ROCAM APREENDE QUASE 5 KG DE MACONHA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE



                                        ALEXANDRE FERNANDES DA SILVA,27 ANOS

                     MARIA DE FÁTIMA SOARES SILVA, 21 ANOS  (ESPOSA DO ALEXANDRE)


POLICIAIS DA ROCAM NO COMANDO DO CABO JUNIOR
PRENDERAM NESTA QUARTA(03) O ALEXANDRE FERNANDES DA SILVA, 27 ANOS
COM ELE FOI ENCONTRADO APROXIMADAMENTE 5 KG DE MACONHA
A DROGA ESTAVA ESCONDIDA NA SUA RESIDENCIA QUE FICA NO BAIRRO BELA VISTA EM SANTA CRUZ DO CAPIBAR

                IBE,PE ONDE SÓ SE ENCONTRAVA NO MOMENTO DA APREENSÃO A SUA ESPOSA A MARIA DE FATIMA SOARES, 21 ANOS
OS POLICIAIS SE DIRIGIRAM A UM SÍTIO NO MUNICIPIO DE TAQUARITINGA DO NORTE
 ONDE FIZERAM A PRISÃO DO ALEXANDRE 
ELE DISSE QUE TERIA COMPRADO A DROGA A UM DESCONHECIDO E QUE TINHA SIDO A PRIMEIRA VEZ QUE COMPROU
O ALEXANDRE FOI AUTUADO POR TRAFICO JÁ A SUA ESPOSA FOI LIBERADA POIS SEGUNDO ELA, NÃO SABIA QUE SEU COMPANHEIRO ERA TRAFICANTE.
O TRIO ROCAM É FORMADO PELO CABO JUNIOR, C. ALBERTO E O SD. ADRIANO. 
                     

TRAGÉDIA: ACIDENTE MATA QUATRO JOVENS NA BR 232 EM PESQUEIRA
















Um acidente ocorrido na BR 232 no Km 208 próximo a Barragem Rosas, vitimou quatro jovens na manhã deste Sábado (06) em que segundo informações, as vítimas: Gleybson Henrique da Silva 26 anos, Mozart Guedes dos Santos 21 anos, Niedson Bezerra André 28  anos de idade, e o Igor Henrique Santos da Silva 23 anos. Eles estavam em um Gol quadrado, que vinha sentido, Sanharó/Pesqueira, em que não se sabe o motivo o veículo, saiu da pista e ao bater na guia da BR, colidiu de frente a um barranco, já fora da pista.

As vítimas morreram na hora com o impacto frontal. O SAMU, foi acionado, mais ao chegar no local nada pode fazer, pois as vítimas já se encontravam sem vida, presas as ferragens, a PM foi acionada e o Corpo de Bombeiro foi ao local para a retirada dos corpos das ferragens a Polícia Civil esteve no local, fazendo a perícia e liberando os corpos para serem posteriormente encaminhados ao IML de Caruaru.

Todas as vítimas eram residentes do Bairro do Xucurus, uma multidão se aglomerou em frente à DEPOL de parentes e amigos chocados com a tragédia, pois os jovens eram bem conhecidos tanto na cidade como também no Bairro.

                     

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O mar vermelho tomou conta de Jataúba.

Mamão faz caminhada pelas ruas de Jataúba onde cobriu de vermelho a cidade, uma verdadeira multidão de acordo com PM cerca de 5 mil pessoas participaram ontem do encerramento das palestras de Mamão, que começou no bairro seu Teté passando pelos sítios e vilas da nossa cidade e teve seu encerramento na rua Zacarias José de melo, com uma brilhante festa de encerramento onde víamos em cada olhar de cada candidato muita alegria e satisfação com a manifestação do povo. Em plena quinta- feira pessoas vieram abraçar Mamão e Zito para lhe desejar muita sorte e apoio nesta batalha que terminará neste domingo 7 de outubro. 





Uma passeata que ficou na historia de Jataúba um comício de uma grandeza enorme.



Por Collar do Blog Pleito 2012
                     

Tentativa de homicídio em Jataúba

                             
No final da tarde desta sexta-feira,pouco antes das 18hs,segundo relato de populares,2 elementos em uma motocicleta de placa não anotada,chegaram a loja de celulares do sr.Geraldo Marques,conhecido por "Geraldo Gravações"e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra um segurança que ali estava,conhecido por "Marabá",o mesmo foi atingido por 3 tiros e um dos disparos atingiu a jovem "Célia"que é irmã de Geraldo Gravações.Os elementos fugiram em sentido ignorado. Em poucos instantes a equipe do SAMU chegou e fez todos os procedimentos necessários e encaminhou as vítimas ao hospital da cidade.
Aparentemente os ferimentos não foram muitos graves.A polícia chegou após alguns minutos do acontecido.


Matéria enviada por e-mail por um leitor.
                

Jovem é assaltada e estuprada dentro do local de trabalho em Santa Cruz do Capibaribe


Uma jovem foi assaltada e estuprada no local de trabalho na noite dessa quinta-feira (4) em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco.
De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima que tem 19 anos, estava saindo do local onde trabalhava, por volta das 19h, até que foi abordada por um assaltante que a obrigou a entrar novamente na loja e a passar para ele todo o dinheiro que estava lá. Depois de guardar o dinheiro o assaltante mandou a vítima tirar a roupa e a estuprou.
A jovem foi socorrida e levada para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. A polícia realizou rondas e não encontrou o assaltante, mas as investigações continuam.
               

Ficha Limpa: Cerca de 2830 candidatos podem não assumir cargos


Faltando dois dias para o pleito municipal, os eleitores brasileiros não sabem se 2.830 candidatos poderão assumir os cargos de prefeito ou vereador caso sejam eleitos no próximo domingo (7). Devido a isso, até mesmo eleições podem ser anuladas. Para o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto, a incerteza prejudica o eleitor que vai às urnas sem saber se sua escolha será válida.
O número de candidaturas sub judice refere-se à quantidade de recursos recebidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ainda não têm decisão definitiva, todos envolvendo pedidos de impugnação de candidatura baseados na Lei da Ficha Limpa. Ao todo, foram recebidos pela corte 2.985 recursos referentes a registros de candidatura para as eleições deste ano. Desse total, 678 foram julgados pelos ministros do TSE, mas ainda cabe recurso por parte dos réus, enquanto 155 já têm decisão definitiva.

De acordo com o cientista político, criou-se uma situação de insegurança para o eleitor. “A consequência disto é muito ruim, porque o eleitor vota sem saber se seu candidato terá condições de assumir, caso eleito. O resultado prático desta dúvida é a possibilidade dele anular seu voto involuntariamente. A meu ver, é uma injustiça que se comete contra o eleitor”, avaliou.

Barreto defende que o ideal é os processos serem julgados antes de iniciado o período de campanha. O TSE, no entanto, se comprometeu a julgar todos os processos relativos à Lei da Ficha Limpa somente até o fim do prazo para a diplomação dos candidatos, em 19 de dezembro. Por causa disso, eleitores votarão domingo sem saber se seu candidato é ficha suja.

“Quando o eleitor vê um candidato fazendo campanha, ele acredita que está tudo certo com sua candidatura, que ele vai poder assumir o cargo se for eleito. Para evitar esta confusão na cabeça do eleitor, é preciso haver uma antecedência confortável em relação às eleições para divulgação do resultado dos julgamentos desses processos”, acrescentou.

O TSE informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que se trata de um volume muito grande de processos recebidos em um período próximo às eleições em função dos prazos processuais. A corte julga os recursos encaminhados pelos tribunais regionais eleitorais que, por sua vez, julgam recursos às decisões de juízes de primeira instância, caminho inicial para a impugnação de candidaturas.

Além disso, o tribunal tem que analisar processos relativos a outras questões, como o pedido de envio de tropas federais a municípios para garantir a segurança nas eleições.

Os candidatos cujas candidaturas não tiveram deliberação da Justiça Eleitoral concorrerão no próximo domingo sub judice e os votos serão computados normalmente. Se o candidato tiver posteriormente o registro impugnado pelo TSE, os votos serão considerados nulos. O procedimento nas situações em que o vencedor tenha seu registro cassado será analisado caso a caso pelo tribunal.

Entre as hipóteses, estão a diplomação do segundo mais votado ou até mesmo a realização de uma nova disputa, no caso de eleição majoritária. No caso dos vereadores, serão empossados os candidatos que tiverem o maior número de votos. Aprovada em 2010, a Lei Complementar 135, conhecida como Lei da Ficha Limpa, está valendo pela primeira vez para as eleições municipais deste ano.
Veja outras listas do Nordeste:

                      

CANDIDATA A PREFEITA DE BELO JARDIM SOFRE TENTATIVA DE HOMÍCIDIO


A candidata a prefeita de Belo Jardim, Andréa Mendonça DEM, sofreu uma tentativa de homicídio na tarde desta quinta-feira. 

Dois homens cada um em suas motos efetuaram três disparos contra o carro de Andréa Mendonça (DEM), mas acertaram de raspão o veículo da candidata, o ocorrido aco
                     

ELEIÇÕES 2012: PERNAMBUCO TERÁ PROMOTORES ELEITORAIS EM TODOS OS MUNICÍPIOS


A Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco nomeou 60 novos promotores eleitorais para intensificar a fiscalização e tornar mais eficiente a atuação do Ministério Público Eleitoral na reta final das eleições. Com a medida, todos os municípios do Estado terão um promotor eleitoral. Normalmente, um mesmo promotor eleitoral é responsável por mais de uma município.

De acordo com o procurador regional eleitoral de Pernambuco, Antônio Edílio Magalhães Teixeira, o objetivo da medida é intensificar a fiscalização das eleições municipais e tornar mais eficiente a atuação do Ministério Público Eleitoral nesse período. 

"Estamos especialmente atentos à compra de voto, ao uso da máquina e ao abuso de poder econômico e político", declarou.

Os novos promotores eleitorais iniciaram suas atividades no dia 24 de setembro e ficarão em exercício até o dia 8 de outubro de 2012.

Os membros do Ministério Público Eleitoral vêm do Ministério público do Estado (promotores de Justiça que atuam como promotores eleitorais) e do Ministério Público Federal (um procurador regional da Repúblcia que exerce a função de procurador regional eleitoral)

A Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco e todas as promotorias eleitorais do Estado estarão de plantão no próximo domingo (7/10).