sábado, 26 de janeiro de 2013

                        Image

ONDA DE VIOLÊNCIA CONTINUA: TIROTEIO DEIXA ELEMENTO BALEADO EM PÃO DE AÇÚCAR



Os elementos teriam trocado bala com a Polícia
Uma perseguição Policial terminou com uma pessoa baleada, na manhã deste sábado (26), no trevo que dá acesso a PE-160, próximo ao Distrito de Pão de Açúcar em Taquaritinga do Norte.
 As primeiras informações dão conta que dois homens em uma moto foram perseguidos pela Polícia. Houve troca de tiros e um dos elementos, que ainda não teve o nome revelado, foi baleado.
 Segundo informações, o ferido foi encaminhado para um Hospital Regional de Caruaru.
Do: Jornal Agreste Notícia 

DIRETO PRA JAULA: Agricultor acusado de estuprar filha de 6 anos é preso em Monteiro-PB



                                 
O agricultor Francisco Sales de Lima, conhecido como 'Abatuca', de 55 anos, foi preso na manhã deste sábado (26) acusado de abusar sexualmente sua própria filha de apenas 6 anos de idade. Ele foi capturado dentro da Delegacia Regional de Monteiro, onde estava prestando depoimento sobre outro caso onde acusa sua ex-esposa de maltratar a filha que ele abusava. Ao terminar o depoimento, ele foi surpreendido com a voz de prisão.

De acordo com a delegada Vanderléia Gadi, o abuso sexual foi descoberto no início do mês graças ao Conselho Tutelar de Monteiro, quando foi ouvir a menina sobre a acusação que ela estaria sendo maltratada pela mãe. A criança acabou revelando aos conselheiros tutelares detalhes de como o seu pai a estuprava. A delegada Vanderléia solicitou um laudo ao NUMOL, em Campina Grande, e foi constatado o abuso sexual, conforme apurou o Cariri Ligado.
 Image
Diante do laudo e do depoimento da menina, o Juiz titular de Monteiro, Antônio Eugênio, decretou a prisão do acusado. Atualmente o agricultor estava residindo no sítio Rio Grande, localizado entre os municípios de Sertânia (PE) e Monteiro, no Cariri paraibano.

“Pacto Pela Vida” X “Pacto Pela Morte”



Cúpula de segurança vem pela manhã, violência mostra a cara à noite

Santa Cruz do Capibaribe- Na manhã de ontem, a Terra das Confecções, recebeu a alta cúpula da Defesa Social do Estado, que vieram discutir soluções para o aquecimento da violência nas cidades que compõem a 3ª CIPM. O encontro reuniu o Secretário de Defesa Social Dr. Wilson Damázio, o Comandante Geral da Polícia Militar em Pernambuco Luiz Aureliano de Barros Correia, além do prefeito Edson Viera (PSDB) e de juízes e promotores.

Curiosamente na reunião, foi mostrada “queda” nos índices de violência em vários setores como número de homicídios, violência contra a mulher entre outras áreas.

Era o Pacto Pela Vida na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Pacto Pela Morte responde à bala

Cerca de 12 horas depois do encontro, ainda com as cadeiras das autoridades quentes, a violência mostrou sua cara em Santa Cruz do Capibaribe.

Duas ações em bairros diferentes deixaram dois mortos e alguns feridos.

No primeiro homicídio, Givanildo da Silva Xavier, foi vítima no  Bairro Oscazão.

Em seguida no bairro São Miguel, Alex Alves, foi assassinado com seis tiros. Mas duas pessoas foram feridas nesta execução.

Apesar dos números comemorados pelas autoridades, era o Pacto Pela Morte mostrando sua cara mais uma vez. Cidades como Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe vêm sendo manchetes nos últimos tempos quando o assunto é homicídio.

No jogo entre “Pacto Pela Vida” X  “Pacto Pela Morte”, o placar está favorável a violência, apesar dos números mostrados como positivos. Vale lembrar que não só de homicídios “vive” a violência. As casas estão sendo invadidas e famílias feitas reféns, convivendo com o medo e ameaças. A região do chamado pólo de confecções precisa de uma ação emergencial.

Parar carros, fazer abordagem, colocar todo mundo de mão na parede e abordar motoqueiros, nunca irá resolver.

O que se precisa é de elucidações, inquéritos prontos, cumprimento de mandatos de prisão e homicidas na cadeia. Precisa-se de uma varredura com vassoura de aço na bandidagem destes municípios.

O Pacto Pela Vida pode até dá resultados no Estado, servir de produto midiático para o governador e sua escalada até o Palácio do Planalto, mas na prática, nas cidades do pólo de confecções tem deixado a desejar.

Marcondes Moreno     

Voluntários contra a seca em Jataúba

                                               

A luta pela vida em Jataúba, Agreste do Estado, não está isolada. Uma ação de solidariedade às vítimas da seca no município, coordenada pelo Grupo Amigos Voluntários de Pernambuco (GAV-PE), atende hoje 60 famílias das comunidades de Cachoeira do Jacu, Sítio do Meio, Bombá e Sobrado. Unidos pela Seca é como está sendo chamada a movimentação solidária. De acordo com voluntários do grupo, não chove na região há dois anos. As famílias vão receber cestas básicas e kits de higiene e limpeza.

Além disso, o Unidos pela Seca irá encher três cisternas de uso coletivo em Jataúba. Apenas algumas são abastecidas pela prefeitura e insuficientes para atender a demanda. Para as crianças serão distribuídos brinquedos. Haverá ainda um lanche para toda a comunidade, com o objetivo de promover uma aproximação entre os voluntários e as famílias. Outra grande preocupação dos líderes é com o êxodo rural para o Centro de Jataúba, o que ocasionaria um aumento desordenado da cidade.

"A princípio sentimos indignação quanto ao desprezo do poder público em relação aos nossos irmãos do interior. Porém, o que prevalece é o sentimento de luta, perseverança, e satisfação em saber que unidos podemos, sim, fazer a diferença na vida dessas pessoas. Apesar de todos os desafios que estamos enfrentando para realizar uma ação desse porte, contamos com o apoio de vários colaboradores", diz Valmir Marques, um dos integrantes do grupo.

Em menos de uma hora, outra execução acontece em Santa Cruz.








Noite sangrenta em Santa Cruz do Capibaribe. Mais uma execução aconteceu nesta sexta-feira (25).

Um homem identificado por Alex Alves, conhecido por Leka, foi assassinado com seis tiros, no Bairro São Miguel. Outras duas pessoas foram baleadas, sendo que um homem foi atingido por um tiro nas nádegas e uma mulher com dois tiros na coxa.

O corpo de Leka permanece no local do crime. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal.

A Polícia investiga possível ligação entre os casos. Operações policiais estão em curso neste momento.

Informações dão conta de que o mesmo veículo pode ter sido utilizado nas duas execuções que aconteceram nos Bairros São Miguel e Oscazão.

fonte: Ney lima

Filho de peixe, peixinho é! Filho de Ciço Pacaia é preso em São Domingos




O filho do traficante mais conhecido da região (Ciço Pacaia) foi preso durante a manhã de hoje, sexta feira, dia 25 de janeiro, após a realização de um assalto em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus.
 
Segundo informações repassadas, Amaro Gomes da Silva, de 27 anos de idade, residente na Rua São José no mesmo distrito, teria praticado um assalto contra um idoso de 76 anos de idade, que reside no loteamento São Lucas em São Domingos.

De acordo com as informações, o acusado teria ido entregar água potável na residência do idoso, tendo conhecimento que o mesmo estava com uma quantia em dinheiro, “Maro” como é conhecido, aplicou um golpe na vítima (gravata) e tomou o dinheiro do mesmo, que acionou a Polícia, que após rondas conseguiu localizar o individuo e efetuou a prisão.

 “Maro” já tem duas passagens pelo presídio e disse a nossa reportagem que com dinheiro do assalto pretendia visitar a mulher na Colônia Feminina de Buíque.

Bar de Juarez foi assaltado no Sítio Estrago. Assaltantes ainda tentaram levar moto e carro dos clientes



Foi assaltado na tarde desta sexta-feira (25), o Bar do Sr. Juarez que fica localizado no Sítio Estrago, no prédio do antigo Sacolão.

Era por volta das 16h quando dois elementos chegaram em uma moto Fan preta, testemunhas contaram que apenas o condutor usava capacete, eles estavam armados com um revolver calibre 38.

De acordo com informações das vítimas, quando os assaltantes chegaram a esposa do Sr. Juarez, proprietário do bar estava na frente do estabelecimento, os assaltantes mandaram a mulher entrar e anunciaram o assalto, ameaçando os clientes com a arma na cabeça, obrigando os mesmos a ficarem por trás do balcão e entregar dinheiro e  celulares.

No momento da fuga, um dos assaltantes tentou levar a moto de um dos clientes, mas a moto não deu na partida, nervoso o assaltante desistiu de levar a noto e tentou levar o carro de um dos clientes que estava estacionado em frente ao Bar, enrolado também na direção, o assaltante trapalhão tentou ligar o veículo, como não obteve sucesso, o carro desceu um pouco e bateu em um balde de lixo. Irritados, os assaltantes foram embora pela PE-145 sentido Jataúba, sem levar o carro ou a moto. Populares disseram ter visto os assaltantes próximos ao sítio Apolinário.
Veículo do cliente que os assaltantes tentaram levar

Juarez o dono do bar disse está revoltado, e que o Brejo está sem segurança.

“Estou indignado, trabalho todos os dias para colocar o pão na mesa, vem um bandido e leva o troquinho que arrumei, em plena luz do dia os caras assaltam e colocam arma na cabeça dos cidadãos, isso é um absurdo”, disse.

Um dos clientes que também foi assaltado, contou que está pensando em não freqüentar mais os bares. 

“Estou pensando em beber em casa mesmo, não sair mais, pelo menos por enquanto em casa é mais seguro. Semana passada foi assalto no Bar do Sítio Jaracatiá, hoje no Bar aqui no Sítio Estrago, a situação a cada dia só piora”, desabafou.

Do Estação Notícias

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE ANUNCIA EXTINÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE EM PE


O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, anunciou nesta sexta-feira (25) que duas empresas que operam planos de saúde em Pernambuco estão sendo extintas: a Real Saúde e a Recife Meridional. As duas operadoras juntas têm quase 60 mil beneficiários, sendo 50.472 da Real Saúde e 7.902 da Recife Meridional.

A ANS encontrou várias irregularidades que estavam prejudicando o atendimento dos segurados. "A Agência detectou problemas sérios tanto do ponto de vista administrativo, quando assistencial e econômico financeiro. Eles não têm mais condições de prestar um serviço de qualidade a esses beneficiários", afirmou Longo. Os usuários dos dois planos terão 60 dias para fazer a portabilidade, ou seja, a mudança de plano.

A ANS garante aos segurados das duas operadoras a portabilidade extraordinária, que permite a mudança de plano sem que seja preciso cumprir novo prazo de carência. O usuário pode mudar de plano pela internet, indo à página da ANS. O usuário deve clicar em "planos de saúde e operadora" e, em seguida, em "contratação e troca de plano".

Os beneficiários dos dois planos de saúde poderão escolher entre outras 13 operadoras que ofereçam serviços compatíveis com os que eles tinham antes, desde que respeitadas as faixas de preço. Se a empresa destino se recusar a aceitar o novo beneficiário, poderá ser multada em R$ 50 mil.

A ANS também montou um posto avançado de atendimento para os beneficiários dos dois planos de saúde extintos que forem fazer a portabilidade para os outros planos. O posto funciona na ala norte do prédio da Sudene, no 8º andar, na Cidade Universitária. O endereço é Praça Ministro João Gonçalves de Souza, S/N, Engenho do Meio.

Tiroteio deixa uma pessoa morta e outra baleada no Bairro Oscazão em santa Cruz do Capibaribe

                                       

Uma troca de tiros aconteceu na noite desta sexta-feira (25), no Bairro Oscazão.
As primeiras informações dão conta que dois homens foram baleados e encaminhados ao Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. Sendo que Givanildo da Silva Xavier não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

                      

Me aguardem!

                 

Prefeitos querem acordo com Dilma para renegociação de dívidas com INSS



Prefeitos querem acordo com Dilma para renegociação de dívidas com INSSA presidenta Dilma Rousseff se reunirá na próxima semana com os mais de 5 mil prefeitos – 1.510 deles reeleitos, em um evento aguardado com alta expectativa por um pacote de bondades para os Executivos municipais. Embora no Planalto a ordem seja minimizar a questão política – Dilma quer um evento técnico -, ministros têm se reunido com a presidenta para definir a lista de agrados.

O principal deles pode ser o remodelamento da dívida dos municípios com a Previdência Social. No total, os débitos de 4.900 cidades com o INSS chegam a R$ 33,6 bilhões. A União tem também sua própria dívida com as cidades, decorrente de repasses para a Previdência. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), Paulo Ziulkoski, diz estimar essa conta em mais R$ 30 bilhões. Ou seja, estaria em jogo no encontro da presidenta com os prefeitos um total de R$ 63,6 bilhões em débitos com o INSS.

“Queremos que haja um encontro dessas contas”, disse ao iG o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

O impasse está sendo avaliado pelo Ministério da Fazenda. As contas estão sendo refeitas para que seja proposta uma solução amistosa por Dilma durante a abertura do encontro com prefeitos na próxima segunda-feira (28), em Brasília.

O governo federal editou a medida provisória 589 no ano passado para renegociar essa dívida. De acordo com o arranjo proposto pelo Planalto, Estados e municípios teriam seus débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reestruturado com umdesconto de 60% nas multas de mora, de 25% nos juros e de 100% nos encargos legais.

O prazo de adesão à MP 589 vence em março, mas até agora não se tem muita notícia sobre a quantas anda a aceitação da medida. Isto porque, os municípios querem que a União pague a dívida dela e não apenas cobre a deles. “Se a União deve, ela tem de pagar. Ela não pode apenas cobrar os municípios sem fazer esse encontro de contas”, afirma Ziulkoski.

O modelo de abatimento da dívida também é questionado pelos municípios, em especial os 180 com as maiores cotas no endividamento global de R$ 33,6 bilhões. O governo federal sugere cobrar a dívida retendo parte dos repasses de recursos da União por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Esses fundos, em alguns casos, são fontes vitais de renda de muitas cidades e estados. A expectativa é de que Dilma ofereça uma linha de crédito que não reduza a receita representada pelo FPE e o FPM. O tema está em estudo na Fazenda.
                     

A EUFORIA DOS BABÕES E O CHOQUE DE REALIDADE



                                 
:                            Os piores inimigos de um governante são os néscios do poder.

Procurei no dicionário o que significa néscio: pessoa sem instrução, sem discernimento, sem coerência, sem competência, ignorante, incapaz, inepto, arrogante.

De forma simplificada podemos dizer que néscios são aqueles também conhecidos como BABÕES, ou seja, pessoas que por falta de habilidade ou competência para exercer qualquer função confunde liderança com babança, não lhes resta outra alternativa senão bajular, babar, elogiar e proteger seu prefeito, assumindo comportamentos os mais ultrajantes e humilhantes possíveis.

Basta você questionar qualquer coisa a respeito do prefeito, que logo surge o babão dispostos a defendê-lo contra tudo e contra todos, pouco importa se o que foi dito é verdade ou não. Para ele o chefe é perfeito e não erra nunca, mesmo quando lhe dar um chute na bunda, expulsando ele da secretaria.
Do Blog de Junior Albuquerque
                   

Divulgada a programação oficial do Carnaval 2013 de Jataúba

                       
                       

O prefeito de Gravatá Bruno Martiniano é intimidado pela Justiça Federal



                                                

O Sindicato dos Professores Municipais de Gravatá – SIPROG – protocolaram na justiça o Processo Nº 0000053-09.2013.8.17.0670 em desfavor da Prefeitura Municipal de Gravatá, tendo como réu o atual prefeito Bruno Martiniano Lins. No último dia 18/01 o prefeito foi intimado pela Juíza de Direito em Situação Automática, Dra. Patrícia Caiaffo de Freitas Arroxelas Galvão.

Bruno Martiniano é intimado pela Justiça.

A juíza determinou à parte ré a no prazo de 72 horas, se manifestar acerca do podido de liminar que determina a regularização e pagamento imediato dos salários atrasados dos funcionários públicos da cidade serrana. O prefeito Bruno Martiniano através da Justiça deve se manifestar nas próximas horas sobre a situação.
De acordo com advogados, a Lei de Mandado de Segurança prevê que seja dada a oportunidade ao município de se manifestar antes de Justiça decidir sobre a concessão ou não da liminar que garantiria o município arcar com as inadimplências.
                                  

Vareite: "Marida"de Dilma, desiludida por não chegar até ela, volta a vender sucos em Campinas



                              
Após ficar uma temporada em Brasília com o intuito de falar com a presidente da República, a mulher que se diz "marido" de Dilma Rousseff, Edmeire Celestino Silva, de 29 anos, retomou sua rotina como comerciante em Campinas (SP). De acordo com a mãe da jovem, Neusa Ferreira da Silva, de 59 anos, Edmeire voltou para a casa no mês passado.

— Ela disse que gostou da temporada que passou em Brasília, e que foi uma aventura gostosa.

Neusa contou ainda que a filha voltou para casa após ter sido internada por cinco dias em Brasília e de ter tomados os remédios indicados para Transtorno Bipolar, do qual é portadora. Recuperada da euforia, ela fugiu do hospital e ligou para mãe, que comprou a passagem de volta.

— Quando a memória dela voltou por causa do medicamento, ela me ligou chorando, dizendo que queria voltar. Agora ela está fazendo o tratamento porque senão volta tudo de novo.

Para tentar encontrar Dilma, Edmeire já rodou 511 quilômetros em cima de uma moto.

Em sua cidade Natal, Edmeire voltou a trabalhar em sua banca de sucos na zona sul do município. No entanto, segundo a mãe dela, a jovem ainda espera encontrar a presidente.

— Ela tem esperança, ela diz que essa vontade não vai morrer.

A jovem chegou a Brasília no feriado de 7 de Setembro e afirmou, em entrevista, que não iria embora para Campinas, já que estava seguindo a presidente, a qual considera uma santa. Na capital, ela morou na rua e se abrigava nas proximidades do Palácio do Planalto
                    

ELA JÁ ESTÁ EM CAMPANHA


A presidenta Dilma Rousseff se negou nesta quinta-feira (24) a comentar um possível aumento no preço da gasolina.
Ela afirmou, para vários jornalistas, que só fala sobre coisas boas: “Eu não falo sobre aumento de gasolina, eu falo de redução de tarifa de energia”.
* * *
Ela não negou o aumento. Ela apenas se negou a fazer comentário sobre o aumento. Que já está decidido.
A Presidenta daria uma excelente colunista fubânica na prática do contorcionismo explicatório e nas artes de defender o guverno socialista muderno.
Vem, Dilma, tua vaga aqui tá garantida!
Enquanto aguardamos a chegada da Dama da Tabaca de Titânio, vamos botar Polodoro pra rinchar pra quem tá acreditando que devolver o que roubaram da gente é “baixar o preço” da conta de luz.
Rincha, Polodoro!

Uso prolongado de aspirina é ligado a tipo de cegueira


Pessoas que tomam aspirina por muitos anos, como pacientes cardíacos, por exemplo, são mais suscetíveis a desenvolver um determinado tipo de cegueira, revelaram cientistas. Um estudo com 2.389 pessoas, publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, indicou que o uso prolongado do ácido acetilsalicílico, principal substância do medicamento, dobra os riscos do surgimento da forma úmida da degeneração macular relacionada à idade.

A doença deteriora a chamada retina central, ou mácula, causando perda de visão no centro do campo visual do paciente. Os pesquisadores, entretanto, não souberam dizer quais mudanças seriam necessárias na ingestão do remédio para evitar a cegueira.

O estudo, conduzido na Universidade de Sydney, na Austrália, reuniu participantes com idades em torno de 65 anos. Um a cada dez deles usava o medicamento pelo menos uma vez por semana. Os pacientes foram submetidos a testes oftalmológicos a cada cinco, dez e 15 anos.

Ao final do estudo, os pesquisadores concluíram que 9,3% dos pacientes que tomavam aspirina desenvolveram o tipo úmido da degeneração macular relacionada à idade, contra uma taxa de 3,7% entre os pacientes que não faziam uso da medicação.

Segundo o relatório, "o aumento do risco da forma úmida da degeneração macular relacionada à idade foi detectado apenas 10 ou 15 anos depois, indicando que a dose prolongada tem um papel importante". "Dado o uso generalizado da aspirina, qualquer risco de condições anormais será significativo e afetará muitas pessoas."

A forma úmida da degeneração macular relacionada à idade é causada pelo crescimento dos vasos sanguíneos. Isso provoca o inchaço e o sangramento da retina. O processo pode acontecer muito rapidamente, com a visão sendo danificada em dias. Idade, fumo e histórico familiar são os principais fatores de risco.

Alto risco
Já há relatos na literatura médica dos riscos da aspirina, como os sangramentos internos. Para a equipe que conduziu o experimento, o risco de dano à visão "também deve ser considerado". Os pesquisadores reconheceram, no entanto, que para a maior parte dos pacientes, há "pouca evidência" para mudar a prescrição do medicamento.

Eles também indicaram que o uso da droga seja reavaliado em pacientes de alto risco, como aqueles que já possuem a doença em um de seus olhos. Segundo o professor Jie Jin Wang, especialista em olhos da Universidade de Sydney, a descoberta pode fazer com que os médicos rediscutam a ingestão do medicamento com seus pacientes.

A Macular Society, entidade britânica ligada à área, disse: "A evidência está aumentando sobre a associação da aspirina e da forma úmida da degeneração macular; entretanto, ainda há um longo caminho a percorrer neste tema." "Para pacientes que sofrem de cardiopatias, os riscos para a saúde com a interrupção ou não prescrição da aspira são muito maiores do que o desenvolvimento da doença ocular." "Pacientes que estão tomando aspirina não devem interromper seu uso antes de falar com seus médicos."

Jota Isaias
                         

BANDIDOS ASSALTAM AGÊNCIA DOS CORREIOS DE SANHARÓ, PE, E JÁ ESTÃO PRESOS


Numa ação mais que rápida em conjunto das policias de Pesqueira, Sanharó e Belo Jardim , foram presos logo após praticarem o assalto a agencia dos correios da cidade de Sanharó hoje pela manha, quando dois meliantes  assaltaram a mão armada a agencia  e logo em seguida saíram em disparadas tomaram uma moto e empreenderam fuga, foi quando a policia consegui prender um dos meliantes.

Tendo a casa caído para o assaltante, a policia continuou em diligencias já com um preso e a moto recuperada partiram pra cima dos outros e conseguiram prender mais três o outro assaltante e mais dois comparsas que estavam em um veiculo na cidade de Belo Jardim provavelmente a espera dos assaltantes para dar fuga aos mesmos. Segundo informes da policia um é de Sanharó outro de Belo Jardim e dois do Recife.

A PM  conduziu os meliantes até a delegacia da policia federal em Caruaru onde serão entregues a autoridade policiai federal para analisar o caso e tomas as devidas providências, pois neste caso a competência fica com a policia federal por tratar-se de crime contra uma instituição federal (no caso a agencia dos correios),Estamos colhendo mais informações sobre este caso e logo que tivermos mais dados repassaremos para você internauta que faz nosso sucesso diariamente.

                    

José Queiroz tem direitos políticos cassados



O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), teve seus direitos políticos cassados por três anos e ainda foi condenado a devolver parte do dinheiro gasto em 2009 com propaganda institucional. A decisão foi do juiz da Vara da Fazenda Pública de Caruaru, José Fernando Santos de Souza. 
A ação tem como titular o Ministério Público, mas foi provocada por uma representação do Diretório Municipal dos Democratas, que alegou promoção pessoal e divulgação de assuntos pertinentes à população de Caruaru, em outras cidades. O fato veio à tona ontem (24), mas Queiroz informou que foi notificado da decisão ainda na quarta-feira passada. 
De acordo com o secretário de Administração do município, Antônio Ademildo, apesar da decisão caber recurso no TJPE, a defesa tentará mudar o resultado da decisão ainda na Primeira Instância. 
Com informações do Jornal do Commercio.

Diário Oficial do Estado de Pernambuco DOEPE de 25/01/2013


PREFEITURA MUNICIPAL DE JATAÚBA-PE
PROCESSO Nº 002/2013
INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 001/2013
OBJETO CONTRATUAL : Contratação de empresa para Prestação dos Serviços de Consultoria e Assessoria Jurídica preventiva e contenciosa quanto ao recolhimento das contribuições sociais exigidas do município, este com previsão de pagamento de honorários fixos mensais; e também, para Prestação Serviços Advocatícios Especializados na Recuperação de Créditos Fiscais para o município de Jataúba-PE, es tes com previsão de pagamento por honorários advocatícios de sucesso no importe de 20% sobre os valores efetivamente recuperados e creditados em conta do município.
CONTRATADO: Escritório de Advocacia MOURA, TRAJANO E FONSECA ADVOGADOS ASSCOCIADOS, inscrito no CNPJ: 05.578.282/0001-22. VALOR MENSAL : R$8.000,00 (oito mil reais) mensais e honorários de sucesso no importe de 20% (vinte por cento) sobre os créditos recuperados. RATIFICADO pelo Prefeito Antônio Cordeiro do Nascimento em 15.01.2013.
DECRETO Nº 001, de 02 de janeiro de 2013.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE JATAÚBA, ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso das atribuições legais conferidas pela Constituição da República Federativa do Brasil e pela Lei Orgânica Município;
DECRETA
Art. 1º - Fica decretada, acautelatoriamente, situação anormal de emergência administrativa no Município de Jataúba-PE, para fins do artigo 24, inciso IV, da Lei Federal nº8.666/93, nas áreas de transporte do município e atendimento básico à saúde.
Art. 2º - Este Decreto entrara em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos pelo prazo de 90 (noventa) dias.
Art. 3º - Revogam-se às disposições em contrário.
Gabinete do Prefeito, 2 de janeiro de 2013.
ANTÔNIO CORDEIRO DO NASCIMENTO
PREFEITO
PREFEITURA MUNICIPAL DE JATAÚBA-PE
PROCESSO Nº 001/2013
DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 001/2013
OBJETO CONTRATUAL: Aquisição de Combustível, óleo lubrificante e filtros para os veículos da Prefeitura, inclusive as ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde de Jataúba. CONTRATADO: ARAÚJO COMÉRCIO DE PETROLEO LTDA. Inscrito no CNPJ: 07.047.196/0001-19. Jataúba, 11 de janeiro de 2013. VALOR MENSAL: 79.307,50 por mês. Antônio Cordeiro do Nascimento. Prefeito.
(46271)
                     
                

Voluntários realizam ação em prol das famílias atingidas pela seca em Jataúba


                                                
O Grupo Amigos Voluntários de Pernambuco (GAV-PE) realiza neste sábado (27) uma ação em solidariedade às vítimas da seca no Agreste do estado. O município escolhido é Jataúba. A ação, chamada “Unidos pela Seca”, vai atender 60 famílias das comunidades Cachoeira do Jacu, Sítio do Meio, Bombá e Sobrado.
As famílias vão receber cestas básicas e kits de higiene e limpeza. Além disso, o grupo também vai encher três cisternas que terão uso coletivo. Para as crianças serão distribuídos brinquedos. Haverá ainda um lanche para toda a comunidade, com o objetivo de promover uma aproximação entre os voluntários e às famílias.
De acordo com voluntários do grupo que visitaram as comunidades, há dois anos não chove na região. As cisternas estão vazias e apenas algumas são abastecidas pela prefeitura, porém ainda não é suficiente para todos. Outra grande preocupação das lideranças é o êxodo rural para o centro de Jataúba, ocasionando o aumento desordenado da cidade.

cara de pau

                   

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

4º Motocross de Ouricuri

4 Ouricuri
                                                 Enviado por e-mail

É arrocho: Tribunal de Contas encontra graves irregularidades no quadro de funcionários na Prefeitura do Brejo da Madre de Deus



Em sessão ordinária realizada em 20 de Dezembro de 2012 pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), foi realizada uma Auditoria Especial na folha de pagamento da Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, que foi divulgada na ultima terça-feira (22). Várias irregularidades foram encontradas, confira os detalhes desta auditoria:

PROCESSO T.C. Nº 1107661-6
SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 20/12/2012
AUDITORIA ESPECIAL REALIZADA NA PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJO DA MADRE DE DEUS
INTERESSADO: Sr. JOSÉ EDSON DE SOUSA
RELATOR: CONSELHEIRO, EM EXERCÍCIO, MARCOS FLÁVIO TENÓRIO DE ALMEIDA
ÓRGÃO JULGADOR: PRIMEIRA CÂMARA
ACÓRDÃO T.C. Nº 2239/12

VISTOS, relatados e discutidos os autos do Processo T.C. nº 1107661-6,

ACORDAM, à unanimidade, os Conselheiros da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado, nos termos do voto do Relator, que integra o presente Acórdão,

CONSIDERANDO o pagamento de remuneração a 7 (sete) servidores domiciliados em Estados da Federação que não fazem fronteira com o Estado de Pernambuco;

CONSIDERANDO o pagamento de remuneração a 18 (dezoito) servidores cujos números de registro no Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal são inválidos ou inexistentes;

CONSIDERANDO o pagamento de remuneração a 9 (nove) servidores cujos números de CPF não se encontram informados na folha de pagamento;

CONSIDERANDO o pagamento de remuneração a 38 (trinta e oito) pessoas físicas que, apesar de constarem da folha de pagamento, não constam do cadastro de pessoal da Prefeitura;

CONSIDERANDO o pagamento de remuneração a 1 (uma) pessoa física cujo número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas da Secretaria da Receita Federal (CPF) pertence a outra pessoa;

CONSIDERANDO a existência de 139 (cento e trinta e nove) servidores municipais ocupando pelo menos dois cargos, empregos, funções públicas ou aposentadorias derivadas desses tipos de vínculo e que, com referência àqueles que possuem exatamente dois vínculos, a configuração da irregularidade depende de posterior verificação da presença dos requisitos excepcionais que autorizam a acumulação;

CONSIDERANDO a identificação de 2(duas) pessoas que receberam remuneração bruta total superior ao limite estabelecido para o
subsídio de Ministro do Supremo Tribunal Federal - STF em pelo menos um mês do período auditado;

CONSIDERANDO que 2 (dois) professores municipais receberam remuneração inferior ao piso salarial da categoria;

CONSIDERANDO a existência de 1 (um) servidor ativo, ocupante de cargo efetivo, que já conta com mais de 70 anos de idade;

CONSIDERANDO a existência de 3 (três) servidores ocupantes de cargo efetivo, admitidos com menos de 18 (dezoito)anos de idade;

CONSIDERANDO que o quantitativo de servidores temporários está superior ao de servidores efetivos (312 servidores temporários contra 217 servidores efetivos),

Em julgar IRREGULAR o objeto da presente Auditoria Especial.
Determinar ao atual Prefeito do Município de Brejo da Madre de Deus, ou quem vier a sucedê-lo, sob pena de aplicação da multa prevista no inciso XII do artigo 73 da Lei Estadual nº 12.600/04, a adoção das seguintes providências:

. Instaurar, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, processo administrativo disciplinar, no caso dos indícios de acumulação indevida de cargos públicos e Tomadas de Contas Especiais, nos demais casos, de acordo com o voto do Relator em conformidade com o artigo 36 da Lei Orgânica deste Tribunal, com vistas a apurar os indícios de irregularidades apontadas e, caso confirmadas, tomar as providências indicadas no Relatório de Auditoria/Nota Técnica de Esclarecimento.

Determinar, ainda, que cópia do presente Acórdão e do Inteiro Teor da Deliberação seja (1) juntada à Prestação de Contas dos exercícios financeiros de 2009 e 2010, se ainda não julgadas, e 2011, e (2) encaminhada ao Ministério Público de Contas para adoção das medidas que entender pertinentes.

Determinar, por fim que a Coordenadoria de Controle Externo desta Corte de Contas acompanhe o cumprimento do presente decisum, com vistas à aplicação, se for o caso, do disposto no artigo 37 da Lei Estadual nº 12.600/2004.

Recife, 28 de dezembro de 2012.

Conselheiro Valdecir Pascoal – Presidente, em exercício, da Primeira Câmara
Conselheiro, em exercício, Marcos Flávio Tenório de Almeida - Relator
Conselheiro Marcos Loreto
Presente: Dr. Ricardo Alexandre de Almeida Santos – Procurador


Fonte: Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) - www.tce.pe.gov.br

Em Primavera segundo colocado toma posse na Câmara



Enfrentando dias tensos desde o fim do ano passado, quando o prefeito eleito, Pão com Ovo (PRTB), foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o município de Primavera, na Mata Sul do Estado, vivenciou o ápice do seu acirramento político na última terça-feira (22). Segundo colocado na disputa, o ex-prefeito Galego do Gás (PR) tomou posse em uma Câmara Municipal praticamente vazia - apenas quatro vereadores que o apóiam deram o ar da graça. O maior contingente foi formado por policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), chamados para conter os ânimos da militância que tomava conta da principal avenida da cidade.

A confusão começou por volta das 10h da manhã de ontem, com o corte do fornecimento de energia elétrica em todo município. Rômulo César Peixoto, conhecido pela curiosa alcunha de Pão com Ovo, estava trabalhando normalmente na sede da prefeitura quando foi surpreendido com chegada de Adeíldo Gouveia da Silva, o Galego do Gás. Nas mãos, a decisão do juiz da 31ª Zona Eleitoral, Márcio Araújo dos Santos, autorizando o republicano a ser empossado. Já nomeado prefeito de Primavera, Galego do Gás seguiu para a sede da prefeitura disposto a sentar na cadeira do rival.

A vice de Pão com Ovo, Tânia Barros, sustenta que a posse é ilegal, uma vez que, pela Lei Orgânica Municipal, ela somente pode ser concedida pelo presidente da Câmara de Vereadores, que estava ausente da cidade em virtude do recesso parlamentar. “Isso foi uma manobra para querer nos tirar da prefeitura antes desse processo terminar. Vamos recorrer da decisão quantas vezes for possível”, assegurou Tânia.
Em sua defesa, Galego do Gás assegura que respeitou o desejo da população e está voltando à prefeitura devido a um erro do seu adversário. Irritados com a posse em condições que afirmam ser questionáveis, aliados de Pão com Ovo acusam Galego de ter cortado a energia na manhã dessa terça. “Quando eu cheguei para tomar posse a Câmara estava sem energia. Não fui eu e nem ninguém a meu mando. Só se foram eles, para evitar a minha posse”, rebate.

Pão com Ovo alega que nas 42 cidades do Brasil que tiveram problemas com prefeitos enquadrados após a aplicação da Lei da Ficha Limpa, com exceção da vizinha Água Preta, todos os municípios irão realizar nova eleição. O desembargador Roberto Morais comparou, em sua decisão, os casos das duas cidades e destacou em sua decisão que Pão com Ovo não obteve mais de 50% dos votos, uma vez que na contagem do percentual considerou também os votos brancos e nulos.

O mesmo argumento foi utilizado em Água Preta, onde Armando Souto (PDT) foi cassado e assumiu o segundo colocado, Eduardo Coutinho (PSB), uma vez que o primeiro não tinha 50% mais um voto, como determina a legislação eleitoral. “O desembargador não pode contar votos brancos e nulos. Isso é inconstitucional. Apenas os votos válidos é que são computados num caso como esse”, destaca Tânia Barros.

Fonte: Jornal do Commercio