sábado, 2 de fevereiro de 2013

Jataúba-PE carnaval 2013 (agenda)


Image

Enquanto isso em Jataúba...

IDENTIFICADO SEGUNDO ENVOLVIDO NA TROCA DE TIROS COM POLICIAL EM JATAÚBA



A cara do safado

A Polícia já identificou o segundo envolvido no tiroteio com um Policial Militar de folga em Jataúba. De acordo com a Polícia, Bruno Gomes Ferreira (foto), de 19 anos de idade, pilotava a moto na tentativa de assalto a um estabelecimento comercial no ramo de rações, vacinas e cimentos.
 Na oportunidade eles trocaram tiros com um Policial que estava de folga que estava nas proximidades da loja que fica localizada na Rua São Sebastião no Centro da cidade.
 Bruno conseguiu fugir, mas seu comparsa, Janaildo Chaves da Silva, de 20 anos de idade, residente em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus, não teve a mesma sorte, e acabou sendo ferido com um tiro na perna, sendo preso em seguida.
 A Polícia pede a quem tiver informações que possa levar até o segundo envolvido, que ligue e denuncie. Para qualquer informação não precisa se identificar.
Do: Jornal Agreste Notícia 

DEPUTADO FEDERAL JOSÉ AUGUSTO ENVIA 2ª NOTA À IMPRENSA

                     

Como havia noticiado à imprensa, inclusive oficializado aos onze Prefeitos consorciados, com data de 28 de janeiro de 2013, que não iria interferir na escolha do candidato a presidente do CONIAPE, e como foi previamente marcada a eleição aconteceu na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, presidida pelo Prefeito de São Caetano, Dr. Neves.
 Segundo informação, antes da eleição uma reunião a portas fechadas com os Prefeitos aconteceu e uma chapa de consenso levou o Prefeito Evilásio de Taquaritinga à presidência, complementada com o vice-presidente o Prefeito do Brejo, Dr. Edson, seguidos da Prefeita de Barra de São Miguel Lucy e Odon, Prefeito de Toritama.
 E como disse antes, me resta além de ter sido o idealizador e fundador desse Consórcio de Municípios, parabenizar a nova Diretoria e me colocar à disposição no sentido de destinar os recursos necessários para que esta importante ferramenta produza grandes frutos de infraestrutura para nossa cidade e o Polo de Confecções do Agreste e fronteiras.


                                        

                                      Santa Cruz do Capibaribe 01 de Fevereiro de 2013 
José Augusto Maia 
Dep. Federal

Aguardem para breve uma BOMBA na política de Jataúba que muitos esperam.

ELEMENTOS ASSALTAM RESIDÊNCIA NO BAIRRO MAURÍCIO DE NASSAU, FAZEM FAMÍLIA REFÉM, E UM ACABA PRESO







Três indivíduos assaltaram uma casa na noite desta sexta-feira (02), na esquina das ruas São Gabriel com a Gouveia de Barros, no bairro Maurício de Nassau. Vizinhos perceberam a ação dos meliantes e acionaram a Polícia Civil e antes que os policiais pudessem cercar a casa, os elementos perceberam a chegada dos mesmos, houve troca de tiros e os marginais empreenderam fuga em um veículo Fiat Pálio azul.







Ao tomar conhecimento da troca de tiros, a Polícia Militar foi dar apoio aos colegas policiais civis e fazendo buscas no local, a equipe do Gati sob o comando do Sargento Edson, conseguiu localizar na Rua Júlio Pires Ferreira, no Maurício de Nassau, dois revólveres calibre 38 que foram deixados para trás pelos bandidos.


Ontem teve início a Operação Avalanche, que consiste em trazer reforço de policiais militares de outros batalhões e companhias para Caruaru nos fins de semana e esta equipe composta por 30 policiais, comandados pelo Tenente Eldesson, fazendo uma varredura na região onde ocorreu o assalto conseguiram encontrar um dos assaltantes. Trata-se de um adolescente de 17 anos, que já teve passagem pela Funase. Ele estava escondido em um terreno murado na Rua Januário da Cunha Barbosa, no bairro Universitário e mesmo armado com um revólver calibre 38 com 17 munições, não esboçou qualquer reação. Fazendo uma revista pessoal no assaltante foi encontrada uma quantia de R$ 4.441, que foi subtraída no assalto.
Parte da equipe da Operação Avalanche.

O adolescente esteva escondido neste local.




O repórter Reginaldo Souza e o cinegrafista Josias Souza, acompanharam atentos, o desenrolar da ocorrência.  
Tenente Eldesson.
Tenente Eldesson informou que o assalto foi planejado por um detento do presídio Juiz Plácido de Souza, que determinou toda a ação detalhando a participação de cada um dos integrantes da quadrilha, que foram informados por ele que no cofre da casa havia 150 mil reais e que por volta das 19 horas a filha do casal iria chegar em casa em um carro preto e aquela seria a oportunidade deles entrarem no imóvel e anunciarem o assalto e assim o fizeram. Dois dos marginais entraram na casa e a cadela da família de raça roitweiller que estava presa no canil, ficou latindo e foi morta com um tiro na cabeça, em seguida os indivíduos trancaram o casal e a filha em um banheiro e começaram a colocar alguns objetos como TV´s de plasmas, celulares e notebooks dentro de sacolas e pegaram o dinheiro, quantia não informada, mas quando saíram da casa se confrontaram com a policia.
Os PM´s tiveram muito trabalho para localizar um dos assaltantes.
O menor apreendido foi encaminhado á Funase, enquanto que a polícia continua tentando localizar os demais membros da quadrilha, para que todos sejam tirados de circulação.

Obras do Anel Vário do Cariri a todo vapor


Image 
As obras de pavimentação da estrada que liga São Sebastião do Umbuzeiro a Zabelê estão bem aceleradas. A expectativa dos umbuzeirenses é grande para ver o termino das obras. 

Já foram executados 1.080 metros de camada de aterro, faltando a sub base e a base de camada asfáltica. Já foram executados num total de  5080 metros, de aterro e planamento de terra,  segundo  Demétrio, que é fiscal do Departamento de Estradas de Rodagem (DER),  e esta fiscalizando a obra do Anel Viário do Cariri.

Esta obra compõe o lote 1 nos trechos : Zabelê/ São Sebastião do Umbuzeiro/ São João do Tigre/ Camalaú com extensão de 51,7 Km. 

Para o prefeito Chico Neves, além das vantagens econômicas, a obra irá trazer muito progresso a São Sebastião do Umbuzeiro. “É uma obra valorosa que também vai dar melhores condições de sobrevivência aos umbuzeirenses, mudando nossos indicadores sociais e econômicos”, observou.

Image
Image
Image

HOMEM ESTÁ DESAPARECIDO




Ele mora em Poço Fundo, e segundo a Srª Lucí que é mãe do Breno José da Silva de 26 anos, ele saiu de casa por volta de meio dia da última quarta-feira (30) e até o momento não voltou. Ele costumava ir a um sítio conhecido por Serra onde teria ocorrido um pequeno atrito entre ele e outras duas pessoas de nomes não informados.

LUCIMARIO JÁ PEDALOU 1,446 KM ATE AGORA!









Aqui deu 83 KM — em Serra do Morro do Chapéu-BA.
ASSISTA VIDEO

Eu gostava dela desde 1945


O rio desce as serras e chega a áreas mais povoadas, encontrando um vilarejo atrás do outro. A abundância gerada pelas suas águas ou, a depender da época do ano, pela umidade que vem do subsolo, alimentou um intenso comércio entre os municípios da região. Durante décadas, mangaios e almocreves iam e vinham pelas estradas de terra carregando frutas, verduras e legumes para vender nas feiras livres das cidades e vilarejos.
As tropas de burros dos almocreves não existem mais. No século XXI, ainda há pequenos roçados de subsistência, porém o que mais se planta no Alto Capibaribe é cenoura, cuja produção é comprada por atravessadores e vendida na Ceasa do Recife. Desse mesmo lugar, vem quase tudo que é comercializado nas feiras livres semanais. José Cincinato da Silva, prestes a completar 99 anos, em fevereiro de 2010, foi testemunha e protagonista de tudo isso.
Na juventude, ao lado do pai, cuidou de sua roça, plantando feijão, macaxeira e milho para a própria família. Já casado e com filhos, tangeu pelas serras os burros carregados com a produção alheia. Vendeu, comprou e trabalhou para o governo. Garantiu uma aposentadoria tranquila. E, durante todo esse tempo, cultivou um amor correspondido por dona Maria José de Melo, um amor que não teve nada de casto, uma paixão vivida, sem culpas, há mais de 60 anos.
A caminho para o Sítio das Marianas, a alguns quilômetros da divisa de Jataúba e Brejo da Madre de Deus, um agricultor chamado Nena dá uma informação importante para avaliar
o grau de lucidez do morador mais velho daquela região: “Se for negociar com ele, tome cuidado que o homem é vivo demais”. Cincinato ri do alerta dado pelo vizinho, não con-firma nem desmente sua esperteza, mas, ao contar sua história e da sua comunidade, revela uma memória intacta, um tesouro de datas, detalhes, frases completas proferidas há muito tempo.
“Quando eu me entendi de gente, um dia chegou um amigo do meu pai, mais a mulher e o menino. O menino com uma cartilhinha de ABC. Aí eu olhei, olhei. Quando ele foi embora, eu disse: “Pai, mande comprar uma cartilhinha daquela pra mim”. “Pra que você quer, meu filho?” Digo: “Pra eu aprende a assinar meu nome”. “Como é que você aprende? Não tem escola, não tem nada aqui”. Eu digo: “Eu peço lição a quem sabe”.
“Era novo, novo. Eu tinha 10 anos, 11 anos, por aí assim. Era um menino, um menino. Aí ele mandou adquirir a cartilhinha e eu ficava, quando eu encontrava uma pessoa que sabia ler, eu pedia uma lição e assim aprendi a assinar o nome. Só aprendi a assinar o nome, mesmo”.
Foi o bastante para, depois de começar tirando leite das vacas, ainda adolescente, “tomar conta do serviço” da fazenda onde morava sua família. Era uma espécie de administrador ou gerente do proprietário das terras, de quem acabou comprando a casa e o pequeno lote em que vivia. Isso foi em 1953. A partir daí, a lavoura passou apenas a complementar a renda, quase um passatempo.
“Eu nessa data, nesse tempo, eu já tinha um empreguinho na prefeitura de Brejo, empreguinho pra cobrar imposto. Um parente meu trabalhava na prefeitura, foi lá e arrumou esse empreguinho pra mim, pra cobrar imposto. Saída de mercadoria de um município pra outro”.
Com duas atividades simultâneas, Cincinato conta como era possível conciliar o serviço de almocreve e o de fiscal da Receita Municipal. Curiosamente, a cansativa rotina com a tropa de burros ajudava a fiscalização.
“Continuei e fiquei trabalhando, trabalhava, eu comprava, gostava de comprar mamona pra carregar, pra vender. Arrumei uns burrinhos, eu encontrava um cabra com uma tropinha de boi pra Pesqueira, pra Poção, aí eu cobro o imposto”.
“Fiquei tangendo, tangi burro dez anos. Dez anos! Serviço pesado, é o serviço mais pesado que existe no mundo é tanger burro. Carregava quatro burros, era cinco horas. Carregava, tangia.
Onze horas tava baixando feijão, milho pras feiras... Caruaru, aquela mata por lá, eu conheço aquilo ali tudinho, Cupira... Vinha de novo, comprava de novo... aí comprava cereais e vendia ali na cidade de Jataúba, nesse tempo, não era cidade não, era vila e tinha uma feira, a de Jataúba, a feira era no chão. Trabalhei dez anos nessa vida, uns chamam de almocreve”.
“Depois as coisas foram melhorando, Deus foi me ajudando e eu fui comprando um bichinho, uma coisinha e tal. E trabalhando na prefeitura, trabalhei 18 anos na prefeitura. Depois, com 18 anos, eu fui... chegou um fiscal, um inspetor fiscal procurando uma pessoa pra credenciar também pra trabalhar no Estado. Aí, me apontaram. Aí, mandaram me chamar, eu fui. Cheguei, falou perguntando se eu aceitava. Eu disse: “É, mas minha leitura é pouca”. Aí disse: “Não, você não tá cobrando imposto do município? Você vai trabalhar com o município e no Estado. Depois você pode até ser nomeado no Estado”. E, de fato, com poucos dias fui nomeado no Estado”.
A fama de homem trabalhador, com tino para negócios e o fato de ser casado e pai de cinco filhos não impediram José Cincinato de varar noites e mais noites nas festas, ou “sambas”, em Passagem do Tó e Jataúba. Tocando sanfona e dançando forró, ele arrasou corações. O seu, porém, batia exclusivamente por Maria José. Os dois se apaixonaram quando ela tinha 15 anos, uma menina no Sítio Mundo Novo. Ele, um homem casado, cheio de filhos e quase 35 anos nas costas.
“Eu gostava dela de muito tempo. Eu, já casado, gostava dela. Vou contar outra história... vivi 59 anos com a primeira esposa, o nome era Olívia. Ela morreu em 89. Eu com nove anos casei com ela...”
Nesse momento, Maria José, completamente cega aos 78 anos, interrompe e corrige o marido:
“Nove meses...”
“Com nove meses eu me casei com ela...”
Mais uma vez, Maria José:
“Casei com ele no dia 25 de julho de 1990”.
“Graças a Deus, até hoje ninguém brigou, não. É de muito tempo já, eu gostava dela desde 1945. E a minha esposa era amiga dela...”
Maria José toma a palavra, definitivamente, para, com sinceridade, sem falsos pudores, contar sua história de amor eterno.
“Eu sou falsa, né? Mas, na época, já gostava dele também. Já fui casada primeira vez, com outro marido, me casei a primeira vez. Tive só duas filhas do meu primeiro marido. Dois filhos: uma filha e um filho... e tem uma filha dele... era essa que tava aqui” (ela se refere a Maria da Paz, sua filha mais velha e dona da casa onde aconteceu a entrevista).
“Esse velho... não dei muita atenção a ele, esse que eu casei com ele a primeira vez. E então, aí inventou de morar junto, eu disse: ‘Eu não vou querer morar junto de ninguém, porque eu estou grávida de três meses’. Ele disse: ‘Tem nada, não, quando nascer, nós damos à sua mãe e ajuda ela criar’. Eu digo: ‘Mas tinha graça!’ Minha mãe já uma senhora, já velha, já criava um neto. E eu, nova em folha, pra morar com esse camarada, dar minha filha aos outros? Ah, minha mãe, mas não posso! Aí passei oito anos junto com o véio... aí ela nasceu, eu tava casada de três meses”.
“Aí, ele não falou mais, ele viu que eu queria muito bem a ela e não falou, de jeito nenhum. Vem falar, pra tu ver se não vai ficar só! Aí, ele não falou, e ela novinha... ele pegou amizade a ela, a menina não podia chorar, dá um chorinho...”
“Cicinato não, ele era casado tinha a família dele e tal. Um dia, ele veio, conversou besteira que só. ‘Eu não posso viver com você mais porque já me casei e você é casado’, mas nós nunca se esquecemos um do outro. Olhe, eu vou dizer, porque a gente tem que falar a verdade: ‘Nunca me esqueci de gostar dele’. A gente passava dois a três meses sem se encontrar, um tempo e lá vai, lá vai. Até que... eu fiquei viúva, passei 18 anos viúva. E ele só passou nove meses. Pronto, aí inventou de casar, casamos até hoje”.
Cincinato escutou tudo com um sorriso sonso, que não esconde o orgulho desse amor:
“Ela não pode dizer que eu não presto...”
“Ele também não pode dizer nada porque traí meu marido. Meu primeiro marido eu traí com ele, mas depois casei com ele. Graças a Deus, eu nunca traí ele, não”.

Absurdo! Só em Janeiro pelo menos 18 assaltos aconteceram em Brejo da Madre de Deus



O Blog Estação Notícias faz um balanço dos assaltos que aconteceram em Brejo da Madre de Deus só no mês de janeiro de 2013, não são dados oficiais, mas dá para ter uma noção como está a situação da segurança pública em nossa cidade, que vive nos dias de hoje, o seu pior momento.

Só em Janeiro pelo menos 18 assaltos aconteceram em Brejo da Madre de Deus, isso, os que tomamos conhecimento e noticiamos, pois alguns assaltos acontecem e nem sequer as vítimas prestam queixa.

Relembre os assaltos que aconteceram em Brejo da Madre de Deus em janeiro de 2013.

1º - Point Games na Rua São José – 01 de janeiro
2º - Mercadinho Ponto Certo no Trevo da Cidade – 14 de janeiro
3º - Posto de Combustíveis em Mandaçaia – 15 de janeiro
3º - Mercadinho Siqueira em Mandaçaia – 15 de janeiro
4º - Mercadinho do Zé em Mandaçaia – 15 de janeiro
5º - Bar do Genildo no Distrito Barra de Farias – 15 de janeiro
6º - Mercadinho Centro Comercial Jovem – 17 de janeiro
7º - Farmácia São Judas Tadeu – 17 de janeiro
8º - Bar da Gameleira – 17 de janeiro
9º - “Sujeira” moto tomada de assalto – 17 de janeiro
10º - Moto tomada de assalto quando rapaz saia da casa da namorada no Bairro Beira Rio – 22 de janeiro
11º - bar do Juarez Sítio estrago – 25 de janeiro
12º - Comercial João de Barro – 26 de janeiro
13º - Moto de Wila na Vila Balança – 28 de janeiro
14º - Lanchonete da Barra do Farias – 28 de janeiro
15º - Comerciante do ramo da construção no Distrito Barra do Farias – 28 de janeiro
16º - Barraca as margens da PE- 145 na Barra do Farias – 30 de janeiro
17º - Posto de Combustíveis em Mandaçaia – 30 de janeiro
18º - Cidadão teve sua moto Bross levada por assaltantes em Cachoeira de Mandaçaia – 31 de Janeiro

Mais um assalto em Jataúba

                        
Desta vez foi no bar de Zé Michinha que fica localizado na rua Zacarias José de Melo. Por voltas das 23:40hs  da noite desta sexta-feira(01),dois elementos em uma moto adentraram no estabelecimento e renderam as pessoas que ali estavam,fizeram um verdadeiro arrastão,levando dinheiro,celulares e documentos das vítimas.Na fuga levaram uma moto honda cg de um cidadão conhecido por Ageu.Os mesmos tomaram destino ignorado.
Virou bagunça mesmo a cidade!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Presidenta Dilma pede ajuda a prefeitos para ampliar Bolsa Família



A presidenta Dilma Rousseff pediu hoje (1º) que os prefeitos ajudem o governo federal no cadastramento de pessoas no Programa Bolsa Família e na construção de creches para cumprir a meta de acabar com a pobreza extrema no país e reduzir a desigualdade de oportunidades.
“Estamos chegando perto de poder levantar-nos sobre os nossos pés, erguer a cabeça e dizer com orgulho: este país não tem mais pobreza extrema”, disse a presidenta durante cerimônia de entrega de 1.080 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no município de Castanhal, a 68 quilômetros de Belém, no Pará.

Dilma Rousseff disse que milhões de famílias saíram da linha da pobreza extrema, mas há famílias com direito a receber o auxílio do governo porque não foram incluídas no cadastro único feito pelos municípios. “Nós temos que cadastrar todas as famílias que vivem na extrema pobreza ou na miséria. Porque? Porque nós temos condições de superar essa fase da nossa história, de desigualdade, que é ter brasileiros na extrema pobreza”.

Em relação às creches, a presidenta disse que são instrumento para dar oportunidades iguais a todas as pessoas desde os primeiros anos de vida. “Queremos fazer creches para assegurar que estamos mexendo na raiz da desigualdade. Queremos que a criança das classes populares mais vulneráveis tenham acesso à mesma educação dos filhos da classe média e dos ricos”.

A presidenta disse que o governo federal tem a meta de construir seis mil creches. Além da construção, o governo garantirá dinheiro para a manutenção, incluindo contratação de professores, alimentação e equipamentos. Caso a creche seja para crianças de famílias de baixa renda, haverá um acréscimo de 50% nos repasses. “Queremos o auxílio das prefeituras todas para que a gente cumpra uma meta importante para o Brasil”.

Fonte: Agência Brasil
                       

Julião Construções e Aviamento Brasil prometem jogo de arrepiar na decisão da Copa Rota do Mar Club de empresas




O próximo sábado (02) promete ser quente para o futebol amador, mais precisamente na decisão da Segunda Edição da Copa Rota do Mar Club de empresas.

O confronto final será entre as duas melhores equipes da competição: Aviamento Brasil e Julião Construções.

Nas semifinais, os dois times passaram com facilidade pelos seus adversários. Com uma goleada de 4X2 contra a equipe da Lima Kids, a Julião Construções garantiu seu passaporte para a final contra a forte equipe do Aviamento Brasil, que derrotou o time do Moda Center Santa Cruz.

A grande decisão será às 16h, no Campo Society da Rota do Mar Club.

Outros jogos antecederão a partida:
14h: Unipeças x Estorados*
15h: Master Malhas x Arcoverde*

Já no domingo (03), os jogos serão:
9h: Mela Copo x Decisão *
10h: Jataúba x ABC Pernambucano*
11h: DRB Têxtil x Sport Company*

* Todos os outros jogos são válidos pela Copa Rota do Mar.

Obras de duplicação da BR-104 serão retomadas em março, afirma Eduardo Campos




Em entrevista concedida no Programa “Frente a Frente”, do Blogueiro e Jornalista Magno Martins, o Governador Eduardo Campos (PSB) justificou que a paralização de quase sete  meses da duplicação da BR-104 se deu por dificuldades enfrentadas com a empreiteira, que realizava a obra.

Ainda segundo ele, as obras serão retomadas já no mês de março.

“A BR-104, que liga Caruaru ao polo de confecções, é uma obra federal concedida ao Estado. Nós não aceitamos alguns serviços prestados pela empresa e exigimos que a contratada refizesse alguns trechos. Mas a obra já foi retomada e agora estamos só aguardando o aval do DNIT para dar início ao processo licitatório da segunda etapa”, afirmou o governador.

Em chapa única, Evilásio Araújo é aclamado novo presidente do Coniape



Nova diretoria do Coniape é aclamada após reunião. Fotos: Thonny Hill.

Em sessão extraordinária realizada na tarde dessa sexta-feira (01), na Câmara de Vereadores, foi eleita a nova equipe que encabeçará os trabalhos no Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape).

O Consórcio que reúne 11 municípios dos estados de Pernambuco e Paraíba, abrange cerca de 350 mil pessoas e terá como presidente o prefeito de Taquaritinga Evilásio Araújo (PSB), seguido pelo vice Dr. Edson Sousa (PTB, prefeito de Brejo), da Diretora Financeira Luci Lopes (PMDB, prefeita da Barra de São Miguel – PB) e do Diretor de Patrimônio Odon Ferreira (PSB – prefeito de Toritama).

Público composto de políticos, assessores e imprensa.

Segundo Evilásio, O Coniape terá muitos desafios ela frente, a começar por sua reestruturação.

“Primeiro o Coniape tem que reestruturar porque, a partir daí, a reestruturação vai trazer uma organização. O Coniape precisa ter sua personalidade forte nas suas ações e precisa estar muito bem organizado. Representativo, ele é demais, pois nós fazemos da representação de 300 a 350 mil pessoas”, destacou.

Evilásio também relatou que essa reestruturação facilitará a união entre os consorciados, para que os recursos sejam destinados com mais facilidade a essas cidades.

José Augusto Maia não comparece ao evento e novo presidente faz discurso consciliador


Um fato que chamou bastante a atenção dos presentes foi a ausência do idealizador e atual presidente do Coniape, o Deputado Federal José Augusto Maia (PTB). Em suas falas, o prefeito de Taquaritinga fez seu discurso em tom consciliador, chegando a agradecer a contribuição dada por José Augusto ao consórcio, no qual ele foi o idealizador e primeiro presidente.

Recentemente, os dois chegaram a trocar farpas em emissoras de rádio, onde José Augusto chegou a afirmar que indicaria candidato, mesmo que Evilásio entrasse na disputa pela presidência.

O deputado José Augusto não indicou candidato para presidir o Coniape, o que facilitou a eleição de Evilásio, por unanimidade e tendo o apoio de um de seus principais algozes: O deputado estadual Diogo Moraes (PSB).


“O que houve entre eu e José Augusto não foi um atrito. O que houve foi uma discussão sadia, uma discussão de entendimento junto a outros consorciados para que cada um pudesse saber da sua importância dentro desse consórcio. José Augusto entendeu muito bem, contribuiu fazendo a parte dele e a gente precisa ter a nossa independência. Com certeza, José Augusto vai continuar, através de suas emendas a quem tem direito, continuar podendo intencioná-las para gente, pois ele se preocupa com a região”, destacou.


A sessão foi presidida pelo atual prefeito de São Caetano, Dr. Neves.


Ouça a entrevista completa do novo presidente do Coniape, clicando no link (o áudio está liberdo para veiculação em rádios): Entrevista Evilásio

Ney Lima

EXCLUSIVO: DR. EDSON PODERÁ DISPUTAR ELEIÇÃO DA CONIAPE



Ao contrario do que se pudesse imaginar que após a saída do Deputado Federal José Augusto Maia (PTB), da disputa da presidência do CONIAPE (Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras), mas um nome é especulado para a disputa que acontecerá daqui a pouco da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.
 O nome de última hora, que segundo uma fonte, participaria da disputa e pra ganhar, seria do Prefeito de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson de Souza (PTB).
 José Augusto Maia anunciou que não iria se envolver com a escolha do presidente na última quarta feira, dia 30 de janeiro. Outro nome que foi especulado pela imprensa foi o do Prefeito de São Caetano Dr. Neves que depois acabou dispensando o desafio.
 O único Prefeito que até ontem tinha anunciado a pretensão de presidir o Consorcio seria o Prefeito Evilásio Araújo (PSB), que chegou a trocar algumas criticas com o Deputado José Augusto em emissoras de rádio. Cegando a ser acusado pelo Deputado Petebista de mal agradecido.
 A escolha de Evilásio para a Presidência pode ser uma articulação do Deputado Estadual Diogo Moraes (PSB), um dos principais adversário do Deputado Federal José Augusto, criador do projeto e que investiu a maior parte de suas emendas individuais no mesmo projeto.
 Agora é só espera e ver se a informação se concretizará.
Do: Jornal Agreste Notícia 

Nova matéria sobre a tentativa de assalto hoje em Jataúba



                                                                       A cara da peste


 
Na manhã dessa sexta-feira, por volta das 11h, uma troca de tiros foi registrada na cidade de Jataúba.

Segundo informações da polícia, dois bandidos chegaram em uma moto (modelo Tornado, cor amarela e placa coberta por plástico) e entraram armados em um estabelecimento comercial no centro da cidade, anunciado um assalto.

No momento, o policial militar conhecido como Luiz, que passava nas proximidades, percebeu a ação dos criminosos e deu voz de prisão.

Os assaltantes reagiram, onde um deles descarregou toda a munição de um revolver calibre 38 (seis disparos) contra o policial, que revidou e conseguiu atingir um dos criminosos no joelho esquerdo.

Um dos assaltantes conseguiu fugir e o outro, de nome Janaildo Chaves da Silva (20 anos e residente em São Domingos) foi capturado e levado para o Hospital de Jataúba, sendo depois transferido para Caruaru.





 

Arma e munições deflagradas foram apreendidas e um dos bandidos foi preso.
FOTOS :FERNANDO LAGOSTA

Vereador de Caraúbas denuncia desconto no salário dos parlamentares de oposição; presidente explica atitude

                         


A Câmara de Vereadores de Caraúbas ainda não voltou do recesso, mas vem sendo protagonista de várias brigas entre situação e oposição que podem ser a prévia de como será a nova Legislatura no município. No início do ano, os vereadores de oposição denunciaram que estavam sendo impedidos de tomar posse pelo presidente da Câmara, Silvano Dudu, que rebateu as denúncias dizendo que não foi comunicado oficialmente pelos edis de que queriam tomar posse e questionou o fato dos mesmos não comparecerem ao Legislativo no primeiro dia de janeiro como os demais para a efetiva posse.

Agora, o vereador Bazoca veio a imprensa repudiar a atitude do presidente da Câmara por ter descontado quase R$ 800,00 de seus salários de janeiro, alegando que eles só tomaram posse ao 8º dia de janeiro. Para o parlamentar de oposição, essa atitude é ditadora e já está preparando um mandato de segurança contra a medida junto ao Ministério Público de São João do Cariri, assim como uma ação criminal por abuso de poder.

O presidente da Câmara, Silvano Dudu, respondeu de pronto as denúncias e disse que se trata de uma recomendação de sua assessoria jurídica e contábil, uma vez que um vereador só pode receber pelo cargo que ocupa após sua efetiva posse. Silvano disse que a oposição gosta de fazer barulho com pouca coisa e conclamou-os a trabalhar pelo município.

TRT reconhece união homoafetiva e beneficia casais gays da PB


Image 
 
Na sessão administrativa de 31 de janeiro de 2013, o TRT da Paraíba no processo administrativo nº439/2012, alterou o art. 81 de sua resolução normativa, para reconhecer como entidade familiar as uniões homoafetivas.

A divergência foi levantada pelo Des. Assis Carvalho que sugeriu a supressão do termo "entre homem e mulher" para que casais homoafetivos de servidores do TRT também se beneficiassem de todas as vantagens e garantias a que fazem jus famílias hetero-afetivas.

Na sua manifestação, Assis Carvalho sustentou que "a normatização do TRT não estava em consonância com as decisões do STF e que a redação atual do dispositivo detinha caráter discriminatório".

Contra o voto do Presidente Carlos Coelho,  o Tribunal deliberou, na prática, para extender a casais homoafetivos todas as vantagens legais de que gozam quaisquer unidades familiares tradicionais, tais como assistência médica, pensão etc.

Renan Calheiros volta a presidir Senado após 5 anos


ImageO Senado elegeu nesta sexta-feira (1º), com 56 votos, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como presidente da Casa. Com isso, ele acumulará com o cargo a presidência do Congresso Nacional e presidirá as sessões conjuntas de deputados e senadores. Indicado pelo PMDB, maior bancada do Senado, e alvo de denúncia da Procuradoria Geral da República, Renan assume pela segunda vez o comando do Legislativo.

Renan Calheiros retoma a Presidência da Casa após cinco anos. No final de 2007, ele deixou o cargo em meio a denúncias de que usou dinheiro de lobista para pagar pensão de uma filha fora do casamento. Absolvido pelo plenário, Renan continuou como senador e era, até agora, líder da bancada do PMDB no Senado.

Em razão dos mesmos fatos de 2007, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou o Renan ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Se o Supremo aceitar a denúncia, Renan Calheiros será réu e responderá a processo criminal.

A denúncia enfraqueceu a candidatura do peemedebista, que perdeu apoio do PSDB e até do PSB, partido aliado do governo federal.  Mesmo assim, continuou como favorito ao cargo, já que contou com votos do PT, da maioria dos partidos da base aliada e dos peemedebistas, com exceção dos "independentes", que não costumam seguir orientação partidária.

O peemedebista disputou o posto com Pedro Taques (PDT-MT), que teve apoio de partidos da oposição e de senadores "independentes", Taques teve 18 votos. Dois senadores votaram em branco e dois senadores votaram nulo.

Renan vai substituir José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado e do Congresso, tornando-se o terceiro na linha de sucessão para presidente da República, atrás apenas do vice-presidente da República e do presidente da Câmara dos Deputados.

Caberá a ele comandar sessões de votação, definir as pautas do plenário do Senado e do Congresso, além de convocar votações extraordinárias e dar posse aos senadores.  O presidente do Senado também preside a Mesa Diretora, que comanda as atividades da Casa, com orçamento de mais de R$ 3,5 bilhões e mais de 6,4 mil funcionários.

Uma das primeiras tarefas de Renan será resolver o impasse em torno da votação dos mais de 3 mil vetos presidenciais pendentes na pauta. No ano passado, em meio à pressão de parlamentares para derrubar o veto presidencial à Lei dos Royalties, o ministro Luiz Fux, do STF, determinou a votação cronológica dos mais de 3 mil vetos anteriores.

Além dos royalties do petróleo, estão na fila vetos ao projeto do novo Código Florestal, à lei que regulamenta os gastos em saúde e o que impediu o fim do fator previdenciário.

Outra tarefa do novo presidente de Senado e Congresso será comandar a votação do Orçamento de 2013, que prevê as receitas e despesas dos três poderes para o ano. A votação, que deveria ter ocorrido no ano passado, está prevista para ocorrer na próxima semana, quando termina o recesso legislativo.

Ao discursar antes da eleição, Renan comentou discursos de outros senadores sobre ética e disse que "a ética é dever de todos" no Senado.

“Alguns aqui falaram sobre ética e, seria até injusto com esse Senado, que aprovou celeremente, como nunca tão rapidamente outra matéria, a Lei da Ficha Limpa, demonstrando que esse é compromisso de todos nós. Eu queria lembrar que a ética não é objetivo em si mesmo. O objetivo em si mesmo é o Brasil, é o interesse nacional. A ética é meio, não é fim. A ética é dever de todos nós", disse Renan.