sábado, 30 de março de 2013

Zé de Laia, tu tá ficando velho ou fresco?

Nem tive tempo de blogar hoje,estou na praia só luxando!

                         
                         Segunda feira posto umas besteiras aí.(comemorando os 500 mil acessos)

Mais 2 vitimas na PE 160 nesta madrugada.




De acordo com uma mensagem via celular enviada  por uma leitora deste blog um acidente com 2 vitimas fatais na PE 160 próximo ao sitio mineiro, de acordo com as informações as vitimas eram do sitio empoeiras de jataúba e moravam em poço fundo e santa cruz . Álcool  e direção foi o ingrediente perfeito para esta tragedia que pode ser maior. porque outros 3 ocupante do veiculo se encontra em estado gravíssimo. O motorista deve ter perdido o controle do veiculo e capotou. 
 

Jataúba News-Collar
                  
           
                  
               
                  

sexta-feira, 29 de março de 2013

                          marioalberto

Rombo Nos Cofres Públicos De Pesqueira Chega A Mais De Oito Milhões

Rombo nos cofres públicos de Pesqueira chega a mais de oito milhões


A procuradoria do município de Pesqueira identificou até agora um rombo nos cofres públicos estimados em mais de oito milhões de Reais. Segundo o procurador João Prudêncio, o trato com o dinheiro público é estarrecedor e os crimes praticados pelo governo passado deixaram sua equipe boquiaberta, “a equipe de transição não teve muito acesso aos documentos, mas hoje, depois de quase 100 dias de governo, estamos identificando um verdadeiro assalto aos cofres públicos”, desabafa o procurador.
Ainda segundo o procurador, a comissão de transição encontrou, a princípio, várias irregularidades que fogem da normalidade inclusive o atraso do pagamento do mês de dezembro dos funcionários municipais. Segundo Prudêncio, existia uma verba que foi desviada de uma conta vinculada a Educação para outra conta corrente, o dinheiro era para ser destinada a compra de ônibus escolares e a ex-prefeita, desviou o dinheiro para que o futuro gestor pagasse ao funcionalismo, “essa prática é criminosa, não se pode desviar em hipótese alguma dinheiro da União para outros fins, o atual prefeito não compactua com essa prática, pois é crime” relata João Prudêncio.
Dentre os desvios de verbas, a controladoria mostrou documentos em que a prefeitura adquiriu livros para os estudantes da rede municipal e simplesmente sumiram ou não chegaram, mas o dinheiro foi pago, além disso, o não cumprimento da aplicação de sessenta por cento dos recursos do FUNDEB na remuneração dos profissionais do magistério, efetivo exercício da educação básica pública presencial, “essa Lei foi descumprida”, lamenta Prudêncio.
Só pra se ter uma ideia, ficou uma dívida de mais de cento e um mil Reais de contas telefônicas em atraso desde o mês de outubro, foi feito um parcelamento para que as linhas fossem reativadas e os trabalhos prosseguissem na atual gestão. “O rombo vem de todos os lados”, afirma Prudêncio lembrando que houve pagamentos em duplicidades, ou seja, pessoas receberam duas vezes pelo mesmo serviço, um débito de quatrocentos e cinquenta mil Reais relativos ao processo licitatório para compra de uma máquina de trator de esteira, adquirido pelo município no mês de julho, em seis parcelas a qual nenhuma foi paga; constatamos também através da ex-secretária de educação e que também foi remetido pela controladoria Geral da União dos livros do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos de julho de 2010 – constatando inúmeras irregularidades na Educação; irregularidades em processos licitatórios; em tomadas de preço; movimentação de recursos financeiros fora da conta bancária específica do FUNDEB e pagamento sem suporte documental; aplicação dos recursos do FUNDEB para custeio de despesas da Secretaria que atende também área de Turismo e Esporte, que é uma prática irregular; pagamentos de diárias em desacordo com a finalidade das ações da Educação Básica; irregularidades no pagamento de capacitações; execução de despesas em desacordo com as ações de Educação Básica e sem comprovação de qualificação de equipe técnica; fuga ao procedimento licitatório e ausência de comprovação de serviço transporte, material e documentos para as escolas do município; ausência de comprovação e prestação de serviços de transportes para a equipe pedagógica de professores; ausência de prestação de serviços no transporte escolar; irregularidades em termos de parceria com a OCIPE e INTERCEPT firmado por meio de dispensa; irregularidades no pagamento de pessoal no ano de 2009; Dívida com os bancos, prestadores de serviços, fornecedores e um rombo da previdência do município onde o dinheiro era descontado dos salários e não repassados para o fundo de previdência.
“Trata-se de desvio de verbas que inclusive está sendo apurado pelo Ministério Público Estadual, e isso é crime de improbidade administrativa que dá prisão de até cinco anos de reclusão, ressarcimento aos cofres públicos do que foi desviado, perda do mandato eletivo e perda dos direitos políticos”, lembra o procurador.
PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar consiste na transferência automática de recursos financeiros, sem necessidade de convênio ou outro instrumento congênere, para custear despesas com a manutenção de veículos escolares pertencentes às esferas municipal ou estadual e para a contratação de serviços terceirizados de transporte escolar, tendo como base o quantitativo de alunos da educação básica, dele, a ex-prefeita faturou duzentos e oitenta mil reais e desse total foi desviado, segundo o procurador, sessenta e oito mil reais. A procuradoria da prefeitura entrou com uma representação junto ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Federal para que fossem apuradas as irregularidades.

“Não estamos dando conotação política a esses atos, o que nós queremos e falo pela procuradoria do município é dar transparência as ações mostrando os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência e esses são princípios constitucionais para qualquer gestor, se não ele também é penalizado, e a população tem que saber de tudo o que está se passando,” ressalta João Prudêncio.
“Foi recebida uma verba de quase 1.800.000,00 do FUNDEB para aquisição de ônibus escolares e ar condicionados para que as escolas fossem climatizadas, dinheiro liberado em julho de 2012 – o dinheiro não foi aplicado e sim transferido em sua totalidade para a conta do município e da conta municipal para outras contas, tomando chá de sumiço”.

A Lei manda que qualquer doação seja feita até 31 de dezembro quando há ano eleitorais e várias doações de terrenos foram feitos no ano de 2012 em troca de favores políticos. Prudêncio mostra documentos assinados pela gestora do município que prometia enviar projeto de Lei, após a eleição para que eles pudessem construir, formalizando o ato. A prefeitura orienta para que ninguém construa em terrenos que não tenha escritura pública.

                                       tiago

CONTAS COM VENCIMENTO NESTA SEXTA PODERÃO SER PAGAS SEM MULTA NA SEGUNDA


As contas com vencimento marcado para hoje (29) poderão ser quitadas na próxima segunda-feira (1º) sem incidência de multa ou juros, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Tanto contas de consumo (água, luz, telefone e televisão por assinatura) como carnês podem ser pagos no dia útil seguinte aos feriados sem encargos adicionais aos consumidores.

Por estarem com a data ajustada ao calendário de feriados, os tributos – federais, estaduais e municipais – que vencem no fim do mês também poderão ser pagos em abril sem prejuízo.

De acordo com a Febraban, quem quiser fazer pagamentos no feriado poderá recorrer aos canais eletrônicos de atendimento. A população poderá usar caixas eletrônicos, páginas das instituições financeiras na internet, celulares e atendimento por telefone para realizar as operações.

Os clientes podem ainda agendar o pagamento nas próprias agências bancárias, nos correspondentes bancários (estabelecimentos comerciais autorizados a fazer operações bancárias) ou nos caixas eletrônicos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Informa a AGÊNCIA BRASIL
                   duke

Meteram o pau no anão






O acusado é usuário de drogas.

A vítima teve vários ferimentos.




Com levantamento do NIA, Malhas da Lei e do comandante do 4º BPMTenente Coronel Givanildo Santos, o trio ROCAM de Fred, F. Santos e Roberval, prendeu na tarde desta quinta-feira (28), Emanuel Bezerra DA Silva, de 23 anos, residente na Rua Alexandrino de Alencar, no bairro Salgado.

Emanuel, foi preso após agredir o anão Manoel Guilhermino, com socos e pontapés. E o genro da vítima foi apartar a briga e também acabou apanhando e teve a sua bicicleta roubada pelo acusado que foi preso em seguida e apresentado no plantão da Delegacia Regional, onde foi autuado em flagrante e foi encaminhado ao presídio de Caruaru.
                      AUTO_sinfronio

Diogo afirma que Santa Cruz e Brejo estão sim na primeira etapa da Adutora do Agreste,e Jataúba não!




Foto: Ney Lima (arquivo)

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) participou na noite desta quinta-feira (28) do programa “Direto ao Ponto”, que vai ao ar nas Rádios Santa Cruz FM e Vale do Capibaribe AM.

Na oportunidade, Diogo falou sobre notícia publicada em alguns meios de comunicação, que afirmavam que a cidade de Santa Cruz do Capibaribe havia ficado de fora da primeira etapa da obra de construção da Adutora do Agreste, que levará água extraída do rio São Francisco para 68 municípios pernambucanos.

O deputado afirmou que, Santa Cruz do Capibaribe é um das cidades que serão contempladas, ainda na primeira etapa da adutora. Ele explicou que a primeira fase da obra será dividida em quatro lotes e Santa Cruz faz parte do quarto lote. “Além de Santa Cruz do Capibaribe, o município de Brejo da Madre de Deus também está incluído no cronograma da obra”,e Jataúba não! 

O Governo do Estado tem desenvolvido ações emergenciais e grande porte, que têm por objetivo garantir o abastecimento d’água em toda a região. “Existem várias ações sendo desenvolvidas pelo Governo que garantirão melhorias no abastecimento d’água em nossa região. Serviços emergenciais como, perfuração de poços e envio de ração animal, além de três grandes projetos, que são, a triplicação da adutora de Tabocas, a construção da Adutora do Agreste e a construção do açude das Porteiras”.
                                                                        *   *
Na próxima eleição ele vai estar aqui na cidade pedindo o seu voto,ajeite ele direitinho do mesmo modo que ele nos ajeita!


Para finalizar, Diogo garantiu mais uma vez que Santa Cruz do Capibaribe não ficará de fora da Adutora do Agreste. “Santa Cruz faz parte sim do projeto, mas infelizmente existem pessoas que querem confundir o nosso povo”.

MALHAÇÃO DO JUDAS



judas
Jesus Cristo um ser onipotente
Soberano da paz e da justiça
Que abomina a guerra e a cobiça
Tem amor ao herege e ao descrente
Só pregou a bondade pra essa gente
Mesmo assim morreu crucificado
Perecendo na cruz foi vergastado
Mas não deixa de amar a todos nós
Se Jesus perdoou ao seu algoz
Quem sou eu pra querer vê-lo malhado

DISTRIBUIÇÃO DE PEIXES NO CONGO




Na manha desta Quarta-Feira dia 27 o SESC Paraíba sede de Patos,  em parceria com a Associação dos Pescadores do Açude Cordeiro, através da Paróquia de São Pedro e a PJR- Pastoral da Juventude Rural do Congo
fizeram a entrega de peixe paras famílias de baixa renda do município. O pescado é adquirido através da CONAB pelo Programa de Aquisição de Alimentos -PAA com doação simultânea aos pescadores do próprio município, que alem de realizar a distribuição de peixe para as famílias garante a renda aos pescadores que tem a venda garantida do seu pescado.Nesta Quarta-Feira foram distribuído mais de 800 quilos de peixe, a entrega foi feita pela Paróquia de São Pedro através da Pastoral da Juventude Rural e com o apoio da Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Desenvolvimento rural Sustentável –CMDRS.

Congo Notícia
               mario

JOVEM COM 13 ANOS MORRE AFOGADO NO BANDEIRAS




Foi  vítima de afogamento na tarde do dia 28, o jovem Marcos Vinicius de Araújo , 13 anos ele residia no bairro santa Teresa em santa cruz do Capibaribe. O fato aconteceu no açude do machados no sítio bandeiras município do brejo da madre de Deus. Segundo informações de um dos amigos da vítima, eles estavam passeando em uma canoa, a vítima e mais dois amigos, quando a canoa virou e o Vinicius caiu na água, sem saber nadar, ele pediu socorro aos amigos que não poderam fazer nada por ele. Fomos pegar um pedaço de madeira para tentar socorrer o Vinicius, mais quando voltamos ele já tinha afundado: disse o amigo.
O corpo foi encaminhado para o IML em caruaru. 

tco policial
                                    william

QUADRILHA QUE ROUBAVA MOTOS É DESARTICULADA EM SANTA CRUZ




 EDVALDO BARROS DE ALMEIDA (BADIM) 27 ANOS
EWERTON VITURINO (MAGÃO) 19 ANOS




Soldados do GATI,ROCAM,MALHAS DA LEI E SERVIÇO RESERVADO DA 3ª CIPM,
Desarticularam uma quadrilha que roubava motos na região, a operação aconteceu no bairro do Oscarsão, quando foi preso o Edvaldo barros de Almeida,27 anos mais conhecido por badim. Com ele estava um menor que já tinha dado entrada na delegacia com uma moto e portando um revolver calibre 38, com o badim foi encontrada uma moto Honda 300 que teria Sido tomada de assalto  na cidade de Toritama na última segunda feira. Ainda segundo o próprio badim, outra pessoa fazia parte da quadrilha o Everton Vitorino, 19 anos ,mais conhecido por grandão, com ele (grandão) foi pego uma outra pessoa conhecida por Anderson da silva,19 anos popular lacraia eles estavam com uma moto Honda pop de cor vermelho. Todos foram entregues no plantão da 17ª desec de santa cruz do Capibaribe.    

TCO POLICIAL      
                nani2

O que é a Sexta-Feira Santa?

                          

Sexta-feira Santa é a sexta-feira bem antes do domingo de Páscoa. É comemorada tradicionalmente como o dia em que Jesus foi crucificado. Se você está interessado em um estudo do assunto, consulte o nosso artigo que discute as diferentes posições sobre o dia em que Jesus foi crucificado. Supondo que Jesus foi crucificado e morreu em uma sexta-feira, devem os cristãos lembrar-se da morte de Jesus através da celebração da Sexta-Feira Santa?

A Bíblia não instrui os Cristãos a honrar um determinado dia em memória da morte de Cristo. No entanto, a Bíblia nos dá liberdade a fazer decisões sobre esses assuntos. Romanos 14:5 nos diz: "Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente." Ao invés de lembrar-nos da morte de Cristo em um determinado dia, uma vez por ano, a Bíblia nos ensina a celebrar a morte de Cristo através da Ceia do Senhor. I Coríntios 11:24-26 declara: "... fazei isto em memória de mim ... Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha."

Por que a Sexta-Feira Santa é conhecida como "da Paixão"? O que as autoridades judaicas e romanas fizeram com Jesus definitivamente não foi algo bom (veja Mateus capítulos 26-27). No entanto, os resultados da morte de Cristo são muito bons e demonstram a grande Paixão de Deus por nós! Romanos 5:8 diz: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." I Pedro 3:18 nos diz: "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito."

Algumas igrejas Cristãs celebram a Sexta-Feira Santa com alguns eventos especiais, enquanto outras fazem seus cultos mais simples do que o normal através de hinos solenes, orações de agradecimento, mensagens que têm como tema o sofrimento de Cristo por nossa causa e através da observância da Ceia do Senhor. Quer ou não os cristãos escolham "celebrar" a Sexta-Feira Santa, os acontecimentos daquele dia devem estar sempre em nossas mentes porque a morte de Cristo na cruz é o acontecimento fundamental da fé Cristã.
                             jb

NOVE MIL PESSOAS ASSISTIRAM À PAIXÃO DE CRISTO EM NOVA JERUSALÉM, NESTA 5ª FEIRA


Nove mil pessoas foram à cidade-teatro de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, na noite desta quinta-feira (28), para assistir a mais uma apresentação da Paixão de Cristo, montagem teatral realizada há mais de 40 anos no interior do estado. Neste dia que marca o início do feriado da Semana Santa, o G1 também transmitiu o espetáculo pela internet, das 18h às 21h.

Foto: G1
A peça começa com o anúncio dos profetas Moisés e Elias, falando da chegada do filho de Deus, que é vivido pelo pernambucano José Barbosa, pelo segundo ano consecutivo. A tentação de Jesus no deserto, onde passou 40 dias, é a cena seguinte. O demônio mostra suas várias faces, mas Jesus resiste e depois prega à multidão, no famoso Sermão da Montanha – “Deixai vir a mim as criancinhas”, ele diz.

Quando sabe da prisão de João Batista, Jesus decide se dirigir ao templo de Jerusalém, onde expulsa os vendilhões e discute com os religiosos. Depois dessa “ousadia”, os sacerdotes se reúnem e decidem pedir a condenação daquele que se diz filho de Deus. Com esses mesmos sacerdotes, Judas negocia seu mestre por 30 moedas e combina de mostrar quem ele é com um beijo.

Depois da última ceia, Jesus está com seus discípulos no Horto das Oliveiras. Nesse momento, Judas chega e o beija, revelando aos soldados sua identidade. Preso, ele é levado para ser julgado diante de Herodes – este ano, quem interpreta o papel é o ator Marcos Pasquim. “Disseram-me que, num festim, como este, fizeste um belo milagre. Repete-o agora, para teu rei”, diz Herodes a Jesus. Diante da negativa do Nazareno, ele o manda para Pôncio Pilatos, então procurador de Roma.

Na edição 2013 da Paixão de Nova Jerusalém, Pilatos é interpretado por Carlos Casagrande. Ele entra em cena em uma biga e, depois de interrogar Jesus diante da multidão que pedia a sua morte, decide que ele deve ser flagelado e torturado. É nesse momento que acontece a famosa cena em que Pilatos lava as mãos e solta o ladrão Barrabás, transferindo ao povo a responsabilidade pela condenação de Jesus.

Maria, vivida pela pernambucana Luciana Lyra, e Madalena, interpretada por Carol Castro, participam das cenas da via sacra, em que Jesus, com a coroa de espinhos, carrega a cruz até chegar ao monte Calvário, onde é crucificado e morre. Antes da ressurreição e da ascensão de Jesus aos céus, o espetáculo ainda mostra o tormento vivido por Judas e sua consciência, que termina com o suicídio do discípulo.

Paixão de Cristo
O espetáculo deste ano fica em cartaz até o sábado (30). Com direção de Carlos Reis e Lúcio Lombardi, o espetáculo que conta os últimos dias de Jesus tem mais de 500 atores e figurantes. No elenco, estão os atores globais Marcos Pasquim, interpretando o rei Herodes; Carol Castro dando vida a Maria Madalena, e Carlos Casagrande fazendo o papel de Pilatos. Entre os pernambucanos, José Barbosa faz Jesus pela segunda vez e Luciana Lyra interpreta Maria.

Quem sai do Recife de carro ou de ônibus tem duas opções: a BR-232 e a PE-90. Para quem vem de outros estados, há as BRs 316, 116, 304, 101, 235, 110 e 104. Os ingressos estão à venda no estande da Paixão de Cristo, localizado no 1° andar do Shopping Center Recife, próximo aos cinemas. Também é possível comprar nas bilheterias da cidade-teatro e no escritório de Nova Jerusalém, pelo telefone (81) 3732.1129. Os ingressos variam  de R$ 60 a R$ 90 e podendo ser pagos em até 12 vezes no cartão de crédito, se comprados no site oficial.

Serviço:
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
De 22 a 30 de março
Ingressos: R$ 60 a R$ 90
Site oficial: www.novajerusalem.com.br

Jota Isaias
                   

PRAZO PARA CONTRATAÇÃO DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA É REABERTO ATÉ O FINAL DE 2013


O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu reabrir, até dezembro de 2013, o prazo para a contratação de operações de financiamento no âmbito do Programa Caminho da Escola. A decisão, tomada hoje (28), vai permitir que estados e municípios ampliem e renovem a frota para o transporte de alunos das escolas públicas no ensino básico com a aquisição de ônibus e embarcações. 

Conforme a redação vigente, estava autorizada a contratação de novas operações de crédito até 31 de dezembro de 2012 no valor global de até R$ 900 milhões, por meio de linha do BNDES. Para continuar atendendo à demanda de financiamentos, o CMN autorizou a reabertura do prazo até 31 de dezembro deste ano.

Houve adequação dos custos dos financiamentos para o tomador, sendo que a taxa de juros foi reduzida de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) acrescida de spread bancário (diferença entre a taxa de captação de recursos pelos bancos e a cobrada dos clientes) limitada a 4 % ao ano para TLJP acrescida de spread bancário limitado a 2% ao ano.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor dos programas de transporte de alunos no Brasil, o número de operações efetivadas com financiamento para aquisição de veículos no programa equivale a 10% do total de operações.

Informa a Agência Brasil

FELIZ SEXTA-FEIRA SANTA

               

ESCOLAS PÚBLICAS TÊM ATÉ 30 DE ABRIL PARA SE RECADASTRAR NO MAIS EDUCAÇÃO


As 32 mil escolas públicas que já participam do Programa Mais Educação têm até 30 de abril para fazer o recadastramento via internet na página do Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças (Simec) do Ministério da Educação. Sem o novo cadastro, as escolas deixarão de receber recursos financeiros e material didático de apoio para a educação integral, que amplia a jornada escolar para 35 horas semanais.

O prazo para que as escolas pré-selecionadas para o programa façam o cadastramento, na mesma página, termina domingo (31). De acordo com o ministério, a meta é chegar até o final deste ano com 45 mil escolas públicas, situadas em regiões de vulnerabilidade social.

O Mais Educação trará, de acordo com o MEC, novidades para este ano letivo. As atividades de cultura, lazer e de esporte foram agrupadas em um eixo comum, chamado de orientação de estudos e de leitura. Além disso, universitários, preferencialmente do curso de pedagogia, atuarão como monitores para acompanhar os alunos do Mais Educação.

O programa garante aos estudantes do primeiro ao nono ano das escolas públicas participar de atividades no turno oposto ao que está em sala de aula, além de reforço escolar. As atividades ofertadas são voltadas para: meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação, educação científica e educação econômica.

As instituições foram escolhidas por terem a maioria dos alunos atendida pelo Programa Bolsa Família, do governo federal, assim como unidades com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) maior que 3,5 pontos e menor que 4,6 nos anos iniciais e entre 3,9 e 4,6 pontos nos anos finais do ensino fundamental. Também foram contempladas todas as escolas com menos de 3,5 pontos no Ideb.

O Mais Educação teve início em 2008, com a adesão de 1.380 escolas públicas. Atualmente, já está presente em 32 mil unidades de ensino, incluindo quase 10 mil escolas do campo.

Informa a AGÊNCIA BRASIL
                     

Desculpe a demora,vó estava ocupando o pc


quinta-feira, 28 de março de 2013

Histórias que o povo contam: Levei muita lapada de urtiga no lombo



O Capibaribe deixou para trás as terras altas em Poção e, pouco quilômetros depois de passar sob a ponte da rodovia PE-145, já nos limites do município de Jataúba, chega a Serrote Apertado, uma comunidade que tem esse nome por causa da localização das poucas casas e dos pequenos sítios. A vila, na margem do lado esquerdo, nasceu espremida entre o rio e um conjunto de morros, chamados de serrotes. Do lado oposto do rio, outra serra reforça a sensação de isolamento.
Nos alpendres, os moradores mais velhos ficam horas nas frentes das casas esparsas, separadas umas das outras por currais e raras plantações. A sensação é de que o tempo passa mais devagar em Serrote Apertado, mais lento que os poucos carros que tentam vencer os buracos da estrada de terra que leva até Ipueiras, já no município de Santa Cruz do Capibaribe. Cercados de bodes e cabras diante de casa, José Gomes de Oliveira e sua esposa, Maria Madalena, conversam com o vizinho Lourival Manoel da Silva. O assunto é o mesmo de todas as tardes: a criação, o sumiço dos plantios, a chuva ou a falta dela.
Aos 81 anos, José Gomes tem saudades de uma época de prosperidade garantida pelo algodão e de caça farta.
“Dava para criar a família. Tinha algodão ali nas vargens¹, nas serras, tinha em todo canto. Muita gente trabalhava, a gente fazia os tabletes, descaroçava e fazia o farelo. As famílias, hoje em dia, não querem mais trabalhar na terra, todo mundo só quer costurar”.
O algodão foi substituído pela cenoura e pela beterraba. Depois chegaram as máquinas de costura que esvaziaram os campos. Para as caçadas porém, não há nada que substitua a fauna das matas e serras ao redor da comunidade.
“A caça piorou muito aqui, mas veado ainda tem muito naquelas serras da Passagem². Em Cacimba D’água ainda pegam muito. Tamanduá tem ainda, aquele tamanduá do menor, mas é brabo, onde bater aquela unha, Deus me livre, aí arranca a carne, arranca...”
Lourival acrescenta um argumento que ajuda a explicar porque as caçadas já não fazem parte da rotina dos moradores da região, antes que José continue o inventário de suas saudades e peça ajuda à memória do vizinho, que, aos 59 anos, é bem mais jovem e parece ter a memória em forma:
“Tamanduá tem, mas é que, hoje em dia, o pessoal não precisa mais caçar tamanduá pra comer, de andar atrás dessas coisas. São muito poucos os que caçam”.
“Onça ainda aparece aqui, mas é pouca. Faz pouco... faz uns quatro anos ou faz mais que pegaram aquela onça vermelha? Aquela que aquele menino, Zé de Biu Cândido, pegou de arataca, rapaz?
“Isso faz uns cinco anos”. Lourival dá a informação, mas não tem tempo para prosseguir.
“...foi logo aí, na serra, aqui embaixo da serra, logo aqui perto. Uma onça vermelha, bichona grande, aquela suçuarana, porque tem a onça vermelha, tem a preta e tem a pintada, que é a perigosa. Essa onça tava matando a criação toda”.
Desta vez, é Maria Madalena quem interrompe para ajudar o marido:
“Tava aparecendo muito bode morto por aqui”.
José Gomes aproveita a deixa e esclarece:
“Essa onça bodeira, ela só pega gente se aperrear ela muito”.
Entre as aves, permanecem fáceis de encontrar várias espécies que sempre foram comuns na região.
“Dos pássaros, tem muito concriz, galo-de-campina, mas o que desapareceu daqui foi o canário. O canário tem mais não, só um perdido. O galo-de-campina canta no inverno. No verão ele não canta, mas no inverno canta, canta que é uma beleza”.
Sem demora, a conversa sobre caçadas leva às misteriosas assombrações que aterrorizavam – em alguns lugares ainda aterrorizam - os caçadores do Agreste Pernambucano. As caboclinhas nunca deram sossego àqueles que se atrevem mata adentro. O experiente José Gomes confirma a existência do ser sobrenatural, repetindo aquilo que se escuta em, praticamente, todas as comunidades do Vale do Capibaribe.
“O cabra, toda vez que ia pro mato com o cachorro para caçar, sabia logo quando o cachorro chegava perto porque elas assobiavam. Quando ela assobia bem de perto é porque ela tá longe e, quando assobia de longe, é porque ela tá bem pertinho. Muitas vezes, acontece que, quando elas assobiam, a pessoa se arreia no mato, quando o cachorro não apanha a pessoa, ela se arreia no mato, fica perdido”.
“Os cabras dizem que é mulher, mas que não pode chamar o nome, como é... caipora. Chamam ela de caipora. Ela dá uma pisa, que o cabra nem vê, ninguém vê ela”.
Quando Lourival entra na conversa é para revelar algo surpreendente. Ele não só escutou os assobios, como sentiu na pele as malvadezas de uma caboclinha.
“Uma vez, deram uma pisa de urtiga no mato em mim. Levei foi muita lapada de urtiga no lombo. Eu fui pro mato caçar, aí vi ela assobiando. Se a pessoa arremedar o assobio, pode esperar que apanha. Aí, eu arremedei, quando vi foi a lapada de urtiga nas costas. Só vi foi o cachorro ganindo. Vim embora correndo”.
José insinua que o amigo apanhou porque lhe faltou prudência:
“Eu caçava sozinho nessas serras, entrava numa serra, saía embaixo na outra. De caboclinha só ouvi os assobios, mas não arremedava, não. Eu tinha medo, né. O negócio é, quando sair para caçar, levar uma roda de fumo e deixar em cima de um toco, deixar para ela fumar, aí ela não assombra, não, deixa a pessoa caçar. Uma vez saímos pra caçar, aí um menino rogou uma praga para a caboclinha pegar a gente. Aí, quando chegamos na serra, foram os assobios e os cachorros se mijando de medo. E tem dias que os animais daqui, os cavalos, os burros, amanhecem com aquelas tranças bem-feitinhas, bem trançadas, mesmo. É a caboclinha”.
A dificuldade para obter informações e notícias das cidades, uma realidade que durou até a chegada das antenas parabólicas, era proporcional à intimidade com os bichos, as plantas e o clima. A certeza da existência de poderes nas matas é resultado desta relação íntima. Outra consequência é a capacidade de compreender os sinais da natureza e usá-los para planejar a vida. Lourival detalha o conhecimento gerado a partir de fatos que poderiam passar despercebidos.
“Os passarinhos da natureza adivinham tudo. A gente não adivinha nada, mas eles adivinham tudo. Se amanhecer com eles cantando, aquela barulheira toda, pode esperar que chove. Se amanhecer o dia tudo calado, pode se aquietar, que não chove mais, não”.
“O ano de inverno bom a gente conhece através da natureza, das plantas, pelos pássaros. Se você vê um formigueiro num riacho, as formigas construindo numa barragem, fazendo a morada delas no solo da barragem, nem espere não, que o inverno não vai ser bom, não”.
“E o pé de árvore, então? Quando o inverno vai ser bom, quando dá o mês de outubro, ele começa a se preparar, a botar flor, fica todo carregado. Se você não vê ele botar nada, é que não acontece nada no inverno também, não. Esse ano pode até ser bom, mas não tá parecendo, não”.
____________
¹ O mesmo que várzeas. ² O distrito de Passagem do Tó.

Ações Realizadas

                              

Manutenção de 32 sistemas de dessalinização


Manutenção de 32 Sistemas de dessalinização de água, localizados em povoados e distritos dos municípios de Águas Belas, Arcoverde, Jataúba, Pesqueira, Riacho das Almas, São Caetano e Vertente do Lério. No total, a obra beneficiou 3319 famílias e utilizou R$ 236 mil em investimentos.


Projeto de recuperação da barragem de Poço Fundo

Em 2010 a SRHE elaborou o projeto de recuperação da passarela e do sangradouro da barragem Poço Fundo em Santa Cruz do Capibaribe. A barragem tem como finalidade o abastecimento das cidades de Jataúba e de Santa Cruz do Capibaribe.
O projeto, que contou com R$ 59 mil de investimentos, inclui os serviços de recuperação da passarela, do sangradouro e do canal de restituição, além da limpeza e recuperação do reservatório.


Criação do COBH Capibaribe

O comitê da bacia do Rio Capibaribe foi aprovado no dia 23/03/2007, com a presença de entidades da sociedade civil organizada e poderes municipais. O comitê administra a questão do Rio, tanto na parte geográfica quanto na histórica sendo uma maneira oficial para buscar melhorias para o Rio.


A criação do comitê da bacia do Rio Capibaribe é resultado da articulação das 11 prefeituras das principais cidades cortadas pelo rio, desde o município de Poção/
Jataúba até o Recife, com o Fórum de Reforma Urbana de Pernambuco, formado por 35 instituições da sociedade civil organizada que atuam na questão urbana e ambiental.

PREVISÃO PARA CINCO DIAS EM JATAÚBA


PREVISÃO PARA CINCO DIAS

28/03 (Quinta-feira)
Pancadas
32°C | 21ºC
Nascer do sol: 05h32m
Pôr-do-sol: 17h31m
Pancadas
29/03 (Sexta-feira)
Pancadas
32°C | 21ºC
Nascer do sol: 05h32m
Pôr-do-sol: 17h30m
Pancadas
30/03 (Sábado)
Poucas Nuvens
31°C | 20ºC
Nascer do sol: 05h31m
Pôr-do-sol: 17h30m
Poucas Nuvens
31/03 (Domingo)
Poucas Nuvens
31°C | 19ºC
Nascer do sol: 05h31m
Pôr-do-sol: 17h29m
Poucas Nuvens
01/04 (Segunda-feira)
Poucas Nuvens
31°C | 19ºC
Nascer do sol: 05h31m
Pôr-do-sol: 17h28m
Poucas Nuvens