sábado, 1 de junho de 2013

Cursos de Graduação e Pós Graduação em Congo-PB


          
 
                       


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS DE : ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA( GRADUAÇÃO) PÓS-GRADUAÇÃO EM : GESTÃO PÚBLICA E PSICOPEDAGOGIA:

AS INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE PEDAGOGIA ADMINISTRAÇÃO ESTÃO ABERTAS ATÉ AMANHÃ. 

VESTIBULAR DIA 15/06/2013. NA CIDADE DE CONGO-PB

VALORES; CURSO DE PEDAGOGIA MENSALIDADE $ 150,00

ADMINISTRAÇÃO: $ 170,00
PÓS-GRADUAÇÃO: GESTÃO PÚBLICA E PSICOPEDAGOGIA # 170.00

INSCRIÇÃO: $ 50,00 PARA QUALQUER UM DOS CURSOS OFERECIDOS EM GRADUAÇÃO E PÓS.

FACULDADE FADIRE-PE EM CONGO-PB.


Conheça a FADIRE: http://fadire.edu.br/v2/index.php
               newtonsilva

É hoje!


Mamão deu entrevista na Radio Vale do Capibaribe AM



Mamão concedeu entrevista nesta sexta 31/05 na radio Vale do Capibaribe junto a Radio Filadélfia FM e Radio Integração FM 

Onde ia trata de outros assuntos foi pego de surpresa pelas pessoas que ali estavam e foi levado para uma entrevista de ultima hora onde foi feita varias perguntas no tocante jataúba que foi respondida de uma por uma onde vou destacar uns pontos que por ele foi levantado falou sobre a questão escola do estado que pelo visto ia ter mais um ano perdido por falta de carros para o transportar os alundo que residem nos sítios. devido um mau esta que houve entre os motoristas que carregavam os alunos e o gestor anterior foi perdido o segundo semestre do ano passado e por visto este ano ia ser a mesma coisa depois do atual prefeito ter jogado a toalha ele Mamão procurou o gestor da GRE de Caruaru Antonio Fernandes juntamente com toinho e o Dep: Diogo Moraes conseguiram implanta o trasporte escolar e inclusive os toyoteiros ja receberam seu primeiro mês.

e para que seja recuperado os dias letivos perdido os alunos passaram a estuda nos sábados ate que seja normalizado sua aulas.


  Aproveitando que tava falando sobre os alunos falou sobre os professores e sobre esta guerra que ta sendo causada devido um um projeto que foi mandado para câmara e foi aprovado e acabando com PCC. se acabar PCC é destruí com a educação onde cada vez mais nossa educação vai pra o ralo.

Falou no desenvolvimento de jataúba onde esta paralisado a muitos anos que deveria ser visto com bons olhos pelo gestor desta cidade que jataúba já figura no senário da sulanca onde ate já é conhecida como a terra da cueca e da calcinha. cade o incentivo pra estes que carregam nossa cidade nas costas sem nem um beneficio, que possa ajudar nossos sulanqueiros e nossos trabalhadores.

Sobre a segurança mamão falou que poderia ser melhor e acredita que vai melhora depois da criação do 24° Batalhão onde ira beneficiar nossa região.inclusive Jataúba.





Escrito por collar 

Blog Jataúba News

É hoje!

                
                        zop

DIOGO ACABA DE DECLARAR APOIO A CANDIDATURA DE HILÁRIO PAULO EM BREJO DA MADRE DE DEUS


Acabou de declarar apoio a candidatura do Prefeito Interino de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSDC), o Deputado Estadual Diogo Moraes (PSB), que diante da imprensa local e regional declarou que estará no palanque governista em Brejo da Madre de Deus.
Moraes alegou que a mudança foi em decorrência da aliança do Deputado Federal José Augusto Maia (PTB) e o Ex-Prefeito e Candidato na eleição complementa, Roberto Asfora (PSDB).
Vale destacar que, Diogo chegou a afirmar que, acredita que sua decisão vai ter o mesmo sucesso do que aconteceu em Santa Cruz do Capibaribe, quando formou aliança com o Prefeito Edson Vieira (PSDB) que foi eleito com grande vantagem.
Do: Jornal Agreste Notícia

Amanhã

             
                    AUTO_flavio

ARROMBADA QUE SÓ PRIQUITO DE JUMENTA

Dilma Rousseff foi alertada por Guido Mantega de que o PIB (Produto Interno Bruto)registraria crescimento baixo na véspera de sua viagem à África, na semana passada.
Na conversa, a presidente recomendou, nas palavras de um auxiliar, a “política de olhar para frente”.
* * *
Na verdade, segundo meus baba-ovos bem posicionados, a conversa da Presidanta com Mantega foi dura. Duríssima.
Quer dizer, uma dureza unilateral, pois só ela dá esporros. E versou sobre o tamanho do PIB e o rombo dos gastos. O primeiro não preenche o enorme diâmetro do segundo de modo algum. Um afolosamento dilmescamente monumental.
prg
O rombo provocado pela gastança reeleitoral luleira haveria de um dia mandar a conta. Fatalmente. Indubitavelmente. E quem paga somos nós, os contribuintes. Os rece-pedintes não estão nem aí: eles só querem saber é do horário de funcionamento da Caixa Econômica.
E 2014 será um ano emocionante: Maria Arrombada não conseguirá gozar de modo algum com um mal dotado pibinho, ocupada em tourear a inflação e obrigada a fazer campanha pra ser reeleita.
Será uma ano bananicamente divertido.
               newtonsilva

DENÚNCIA: Alunos de escola estadual no Cariri estão desde o início do ano sem professor de física


 Image
 
A insatisfação e o temor de ver um ano perdido numa importante disciplina da grade curricular é o fantasma que ronda os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Serveliano de Farias Castro em Caraúbas. Desde o início do ano, os estudantes estão sem assistir aula de “Física” por falta de professor.

Segundo informações apuradas, o professor aprovado em primeiro lugar no concurso realizado pelo Governo Estado não se apresentou e desistiu da vaga. A partir de então, a 5ª Gerência Regional de Ensino foi comunicada e até hoje o problema persiste.

De acordo com pessoas que integram o educandário e que presenciam o drama vivido pelos alunos, o diretor Roberto se empenhou pessoalmente na busca pelo segundo colocado do concurso, já que há um prazo de até 60 dias para que o Estado regularize a situação, e em busca pela rede social facebook, ele conseguiu encontrar o candidato que deverá ser dono da vaga e desde então em feito inúmeras visitas a Gerência de Ensino sem obter êxito.

As últimas desculpas dadas pelo Gerente Maurismar Chaves são de que o processo está na Secretaria de Educação do Estado e cabe a secretária resolver o impasse. Enquanto isso, os estudantes continuam prejudicados e a burocracia impera na educação do Cariri.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

DUAS CIDADES DE PERNAMBUCO VÃO AS URNAS NESTE DOMINGO ( 02 )



ELEITORES DE PRIMAVERA E SANTA MARIA DA BOA VISTA VOTAM NO DOMINGO (2).
PLEITO EM OUTRAS CIDADES DE PE DEVE ACONTECER AINDA ESTE ANO.


As cidades de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano, e Primavera, na Zona da Mata Sul, vão às urnas mais uma vez no próximo domingo (2) para escolher seus prefeitos e vice-prefeitos. As eleições de outubro do ano passado foram canceladas quando os candidatos dos dois municípios enfrentaram problemas judiciais depois de eleitos. Cancelado, o pleito vai acontecer novamente neste fim de semana.
De acordo com o ssessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, as cidades de Água Preta e Brejo da Madre de Deus também devem ir às urnas mais uma vez, ainda este ano. “Marcamos dia 2 de junho em Primavera e Santa Maria da Boa Vista. Já está marcado para o dia 7 de julho também em Brejo da Madre de Deus. Quarta-feira passada o TRE decidiu que Água Preta também terá nova eleição, tão logo seja comunicado oficialmente, será definida uma nova data dentro dos nossos domingos disponíveis", explica o assessor.
Em Santa Maria da Boa Vista, 27.274 eleitores devem votar; em Primavera, são esperados 10.238 eleitores. Orson Lemos detalha porquê de uma nova data. “Quando uma eleição acontece numa cidade e depois que se define que o candidato que ganhou teve algum problema judicial, todo o pleito é cancelado se ele teve mais de 50% dos votos”, diz Orson.
O eleitor destas cidades deve ir à zona eleitoral munidos de título de eleitor e documento oficial com foto. Das 8h às 17h, as urnas estarão abertas para votação. “Não será permitido boca de urna, passeata, carreata, nada”, alerta Orson Lemos. O eleitor que estiver fora de sua zona eleitoral deve se apresentar no dia seguinte para apresentar justificativa ou enviar uma carta ao juiz eleitoral no prazo de até 60 dias.
fonte:Buique e cia

TREMOR DE TERRA EM BELO JARDIM ASSUSTA MORADORES



Por volta das 20h30 desta quinta-feira (30), a cidade de Belo Jardim, no agreste de Pernambuco, distante 185 KM do Recife, sofreu um forte tremor de terra atingindo os quatro cantos da cidade. Se tem informação que o acontecido atingiu também as cidades de São Bento do Una e Caruaru, além de outras, também no agreste do estado.
  
Provavelmente, nesta sexta-feira (31) técnicos em sismologia da UF-RN estarão desvendando o caso. Não se tem informação se o tremor causou algum dano pessoal ou estrutural. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), o abalo atingiu 2,5 pontos na escala Richter – medidor da intensidade de fenômenos desse tipo.

O valor atingido na escala é considerado baixo pelos especialistas e não costuma causar estragos. Por isso, nem a Codecipe nem o Corpo de Bombeiros registraram nenhum chamado relacionado ao ocorrido.

Jota Isaias

EX-PRESIDIÁRIOS SÃO PRESOS COM MOTO ROUBADA



A Polícia Militar com apoio de Agentes da Delegacia de São Domingos,  prenderam dois homens ex- presidiários com uma moto roubada. Eles foram autuados por receptação e foram recolhidos para o presídio em Caruaru.

CONFIRMADO! Justiça concede candidatura de Roberto Asfora






Na tarde desta terça-feira (31), ás 17:55h. a Justiça do Brejo da Madre de Deus concedeu a candidatura de Roberto Asfora que concorrerá nas eleições complementares daquele município, a decisão era bastante esperada pela população.
A Drª Marcyrajara Maria Góis de Arruda deferiu o pedido de candidatura de Roberto depois que o promotor opinou pelo indeferimento, de imediato a assessoria jurídica de Asfora fez a defesa e a Juíza aceito e concedeu o registro de candidatura de Roberto e Zé Dercílio.

O advogado Dr. Claudio Cunha afirmou que esperava por essa decisão, “Como eu havia falado, nós sabíamos que Roberto iria sim conseguir sua candidatura e tudo foi confirmado com a decisão da Justiça” concluiu Dr. Claudio


Do Patrulha do Agreste 

Duplicação da BR-104 deve ficar pronta até o final do ano, afirma João Lyra Neto



Em entrevista ao programa “Além da Notícia”, da Rádio Jornal Caruaru, o vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, reafirmou que a duplicação da BR-104, no trecho Caruaru-Toritama ficará pronto até o mês de agosto de 2013.
.
João Lyra disse ainda que até o final do ano o trecho Toritama- trevo de Pão de Açúcar ficará pronto até o final deste ano. O vice-governador disse ainda que já estão conversando com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), para que aconteça a duplicação da BR-104 até Campina Grande (PB).
.
Lyra Neto disse ainda que vai torcer para que a duplicação seja terminada ainda por Eduardo Campos, que deve se afastar no governo do Estado no próximo ano, para uma eventual disputa à Presidência da República.
                  AUTO_lute

CRANIO HUMANO É ENCONTRADO EM DESPACHO DE MACUMBA EM CARUARU







Panelas de barro quebradas foram encontradas no local.






O soldado C. Moreira, explicou a ocorrência.

Os soldados C. Moreira e Jucélia, da Patrulha do Bairro Nova Caruaru, faziam rondas pelo bairro e por volta das 20:30h, desta quinta-feira (30), quando encontraram um crânio humano na rua Roraíma. Eles acionaram a Polícia Civil e a Polícia Científica IC/IML, que realizaram o levantamento e localizaram ainda pedaços de uma tigela e uma quartinha de barro, possivelmente utilizados durante um ritual de magia negra.


A polícia investiga, onde esse crânio foi adquirido, pode ter sido furtado de algum cemitério. Quanto a finalidade do tipo do despacho, não foi informada, no entanto ele acredita-se que no local houve um ritual macabro de magia negra. O crânio foi encaminhado ao IML de Caruaru.
                      ronaldojc

HOMEM MORRE EM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO EM VERTENTES


Pedaço da carenagem da carreta, foi encontrado no local.

A vítima teve a cabeça arrancada no acidente.

Por volta das 5 horas da manhã desta sexta-feira (31), as polícias Civil e Militar de Vertentes, foram informadas que haveria um corpo no meio da PE 90, antes da Ponte de Capela Nova. 

A vítima que não foi identificada no local, é um homem e teve a cabeça esmagada por uma carreta de placa não identificada que se evadiu e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.


FOTOS: Deivson Publicidades.
                  AUTO_samuca

DETRAN PASSA A RECICLAR SUCATAS DE VEÍCULOS APREENDIDOS


O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) mudou a forma de descarte de veículos considerados ‘sucata’: eles passaram a ser triturados e reaproveitados para reciclagem. Através do novo procedimento, passam a ser reciclados os veículos considerados ‘sucata’ localizados nos depósitos sob guarda do DETRAN. Após a retirada de placas e chassis para baixa no sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), as sucatas passam por um processo de descontaminação para retirada de artigos plásticos, cilindros de gás, extintores, óleos e combustível. A medida integra o pacote de modernização do órgão.
 Para atestar a condição de veículo irrecuperável, os bens recebem laudo técnico emitido pela Unidade de Fiscalização de Trânsito do DETRAN-PE, responsável pelo recorte dos chassis e retirada de placas. Os débitos são baixados com amparo da Lei Estadual Complementar 216/2012 (autoriza o DETRAN a fazer a baixar os IPVA’s dos veículos classificados como sucata única e exclusivamente para reciclagem e trituração).
 Para a presidente do DETRAN-PE, Fátima Bezerra, a medida também irá contribuir para a mobilidade urbana e o meio ambiente. “Com o novo formato, também iremos impedir o reaproveitamento de carcaças para a construção de carros ‘artesanais’ usados de maneira indevida e retiraremos de circulação, definitivamente, uma média de 500 carros das vias a cada ano”, estima a Presidente.
 Nos últimos 10 anos, o DETRAN já retirou mais de cinco mil veículos das ruas através dos leilões públicos e pelo menos a metade destes é considerada ‘sucata’, termo empregado para veículos que não apresentam mais condições de trafegabilidade.
 A nova modalidade irá contribuir efetivamente para aumentar a segurança nas vias e dos usuários, além de preservar o meio ambiente e a saúde pública, já que os veículos abandonados podem se transformar em nichos para proliferação do inseto da Dengue, por exemplo. Nos últimos 10 anos, o DETRAN já retirou mais de cinco mil veículos das ruas através dos leilões públicos e pelo menos a metade destes é considerada ‘sucata’.


G1
                   quinho

Papa Francisco convoca católicos para uma hora de adoração neste domingo


Papa Francisco convoca católicos para uma hora de adoração neste domingo
Neste domingo, dia 02 de junho, os católicos do mundo todo tem um compromisso marcado com Sua Santidade, o Papa Francisco. O Pontífice convocou todos os fieis, espalhados pelo mundo, a se unirem em adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 17h, horário de Roma, 12h no Brasil, o Papa estará na Basílica de São Pedro em adoração durante 1 hora. O gesto será repetido por todos os bispos e arcebispos acompanhados dos fieis. Em Campina Grande, Dom Manoel Delson estará, ao meio dia, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição conduzindo este momento de adoração.
De acordo com o comunicado da Santa Sé, o Pontífice convida os pastores locais a promoverem em suas Catedrais, e em outras Igrejas de suas dioceses, uma hora de adoração Eucarística em sincronia com o Santo Padre em Roma. A iniciativa é organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização no âmbito das atividades programadas para o Ano da Fé.
Para este momento de unidade da Igreja, o Papa Francisco enviou as intenções pelas quais todos devem voltar as suas orações neste dia 2 de junho. O Papa pede para que rezem pela Santa Igreja e por todos os que hoje sofrem com as novas – e antigas – formas de escravidão.
Dom Rino Fisichella, presidente da Comissão para o Ano da Fé, divulgou carta explicando que este deve ser um momento de união de todos os católicos. “Deste modo, esperamos que muitos fiéis possam se unir ao mesmo tempo com seus bispos, junto de Jesus Sacramentado, e em espírito de união com o Sucessor de Pedro”, escreveu Dom Fisichella.
                   AUTO_pelicano

Olha o que eu recebi de um amigo que mora em Londres.

Já está circulando em outros países também prevenindo aos que querem vir para a Copa e Olimpíadas. Vai ser um boicote geral.
Eu acho é pouco.
Quem sabe nossos políticos e governantes fazem alguma coisa até lá
dndd
R. Os patriosos vão ficar furiotas.
Ou, melhor dizendo, os patriotas vão ficar furiosos.
Vocês ficam cavando estas miudezas antibrasílicas e, no final, quem leva a fama de derrotista e pessimista sou eu. É cruel esta vida de blogueiro…
Vamos transcrever a tradução que você nos mandou junto com a ilustração:
NÃO VÁ AO BRASIL - Lá o crime é livre e tem total suporte do governo. Os menores de 16 tem passe livre para todo tipo de crime. A justiça do país não tem lei para os crimes cruéis de morte e estupro em transporte público.

Consumidor gasta mais com cigarros do que com arroz e feijão


Consumidor gasta mais com cigarros do que com arroz e feijão
Os gastos da população com cigarros têm se mantido nos últimos anos e o peso dessas despesas no orçamento mensal dos consumidores “é relevante”, disse o economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz.
No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado hoje (31), o economista comentou as implicações do consumo de cigarro para o orçamento doméstico. Segundo ele, os consumidores gastam com o cigarro o dobro do que usam para comprar arroz e feijão. “1,20% da renda média é gasta com cigarro. É um número representativo se se olhar o gasto com arroz e feijão que é a metade disso, só 0,60%”, disse.
Segundo dados da Souza Cruz, em 2012, a empresa atingiu 74,9% do mercado brasileiro de cigarros, confirmando a primeira posição no setor. No quarto trimestre a participação teve um crescimento de 1,2 ponto percentual no ano chegando a participação recorde na sua história de 76.6%. Ainda de acordo com a empresa, o lucro operacional ficou em R$ 2.37 bilhões, que representam aumento de 9% em relação a 2011. O desempenho incluí os resultados com exportação de tabaco, que no mesmo período de comparação, conforme a companhia, teve crescimento de 106%.
O valor médio em reais dos gastos dos consumidores, no entanto, não é calculado, segundo o economista da FVG, por que varia conforme a quantidade de fumo por família e o número de integrantes de cada uma.
André Braz explicou que os gastos sempre tiveram peso relevante (acima de 1%), mas ficaram estáveis nos últimos dez anos por que quem gosta de fumar não abre mão do cigarro. Braz esclareceu que, apesar da queda no número de fumantes, o peso dos gastos permanece em destaque por causa da elevação do preço do produto. “O governo implementou uma política de aumento de imposto do produto para desestimular, então ainda que o número de fumantes seja em menor grupo, sustenta o vício a um preço maior”, disse.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), na população com mais de 15 anos de idade, o consumo de cigarros no Brasil caiu de 32 %, em 1989, para 17% em 2008. Os 17% correspondem a 25 milhões de fumantes.
Para o pneumologista do Inca, Ricardo Meirelles, a queda é resultado de um conjunto de ações do Programa Nacional de Antitabagismo. “A conscientização da população sobre o tabagismo e as leis são importantes. A lei que proíbe o fumo em ambiente fechado é importante porque sensibiliza o fumante e o incentiva a parar de fumar. A gente nota que as pessoas querem parar de fumar por que não têm mais liberdade de fumar como antigamente.”
Para o pneumologista, o aumento no preço do cigarro também influencia no combate ao vício. Citou também outros fatores: a proibição de propaganda, as campanhas para que os jovens não comecem a fumar, o aumento da oferta de assistência ao fumante na rede pública e, por último, a proibição que as pessoas fumem em prédios públicos. O pneumologista citou também as queixas crescentes das pessoas que dizem estar com a saúde prejudicada pela convivência com os fumantes.
Na avaliação de Meirelles, é muito mais econômico para o governo implementar um programa contra o tabagismo, mesmo comprando os medicamentos, do que pagar o tratamento da doença causada pelo vício. Ele explicou que o tratamento se baseia em duas formas.
“Primeiro – disse Meirelles – é preciso entender que o tabagismo é dependência química. A nicotina é muito poderosa e pode causar dependência química até maior que outras [substâncias].”
Observou também que há uma dependência psicológica: o cigarro às vezes é encarado como uma forma de tranquilizar, aliviar o estresse e aborrecimentos.

Com Agência Brasil
                  pppp

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Asteroide faz passagem mais próxima da Terra amanhã

                       

Um asteroide de 2,7 quilômetros de diâmetro se aproximará da Terra na sexta-feira sem trazer riscos, pois passará a 5,8 milhões de quilômetros do planeta ou cerca de 15 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua, informou a Nasa. Entretanto, este será seu sobrevoo mais próximo em mais de dois séculos. O asteroide estará mais perto da Terra em 31 de maio às 20h59 GMT (17h59 de Brasília), disse a Nasa.

Embora este asteroide, denominado 1998 QE2, não represente interesse para os cientistas que estudam os objetos que potencialmente ameaçam a Terra, também será examinado pelos astrônomos, que tentam descobrir os segredos destes visitantes celestes.

"O asteroide 1998 QE2 é um objeto de grande interesse para o radiotelescópio de Goldstone, na Califórnia, e o telescópio de Arecibo em Porto Rico, porque esperamos conseguir imagens de alta resolução que podem revelar muitas características de sua superfície", disse o astrônomo Lance Benner, principal encarregado científico do radar Goldstone no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena (Califórnia).

O asteroide 1998 QE2 foi descoberto em 19 de agosto de 1998 por astrônomos do programa de pesquisas de asteroides próximos à Terra no MIT (Massachusetts Institute of Technology), perto de Socorro, Novo México (sudoeste dos EUA).

A Nasa, que considera a busca por asteroides uma alta prioridade, já identificou e indexou mais de 98% dos maiores asteroides, de mais de um quilômetro de diâmetro, que estão nas proximidades da Terra. Os astrônomos detectaram e catalogaram 9.500 objetos celestes de todos os tamanhos que cruzam perto da Terra, provavelmente um décimo do total.

Utilidade dos estudos
As imagens deste telescópio permitem ver claramente uma porção de 3,75 metros de comprimento a uma distância de quase seis milhões de quilômetros.

"Cada vez que um asteroide se aproxima da Terra, proporciona uma oportunidade científica importante para estudá-lo em detalhe para compreender seu tamanho, forma, rotação e as características de sua superfície, e tudo o que nos permite esclarecer suas origens", disse.

Saiba o que significa o feriado de Corpus Christi

A comemoração de Corpus Christi é um dos dez feriados nacionais brasileiros. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois.
A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento.
A Bíblia diz que que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. "Através da Santíssima Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós", lembra Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, em comunicado oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil aos fiéis.
E foi a partir da visão e da cobrança de Jesus, que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano 4º consagrou a festa para toda a Igreja a partir da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. 
Além da missa e procissão, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.
Os tapetes confeccionados para a festa de Corpus Christi são feitos de materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafas, flores e folhas. Entre as procissões mais conhecidas feitas pelo Brasil está a da cidade de Matão, no interior de São Paulo, que ano passado contou com a presença de 40 mil pessoas. Segundo a prefeitura da cidade, este ano, a Festa de Corpus Christi terá os desenhos confeccionados manualmente por 700 voluntários em um trajeto no formato de cruz. Para isso, serão utilizadas 70 toneladas de dolomita, areia e vidro moído.

    Previsão do tempo

    19°C 29°C

    Jataúba-PE

    Sexta - 31/05/2013

    Sol com algumas nuvens. Não chove.
    • MANHÃ
    • TARDE
    • NOITE

    Justiça do Rio suspende amistoso entre Brasil e Inglaterra neste domingo

    Segundo liminar, Maracanã não tem condições de receber jogo por oferecer riscos de segurança. Caso o jogo seja realizado, CBF terá de pagar multa de R$ 1 milhão

                                         

    Adriana Costa dos Santos, juíza da 13.ª Vara de Fazenda do Rio de Janeiro concedeu liminar nesta quinta-feira que suspende o jogo de domingo entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã.
    A decisão considera que o estádio não oferece segurança para o público. Segundo a publicação, o pedido para a suspensão do jogo foi feito pelo Ministério Público Estadual por considerar que não há os laudos necessários para se assegurar que o estádio esteja apto para receber um grande público. 
    A partida é encarada pela Fifa como o principal evento teste do Maracanã antes do início daCopa das Confederações . O estádio receberá a final do torneio em 30 de junho. Segundo a CBF, promotora do amistoso, os laudos aprobatórios que a Justiça do Rio alega não existirem serão encaminhados à juíza para que ela revogue sua decisão. 
    De acordo com liminar, não há nenhum laudo que comprove que o estádio esteja apto a receber um grande evento. A juíza informa que as pendências deveriam ser sanadas até a véspera da partida. "Ocorre que até o presente momento não se tem notícia de que as restrições foram sanadas ou ainda se teve acesso aos demais laudos, indispensáveis, para a verificação da viabilidade de inauguração com a segurança que se espera", escreveu a juíza.
    Segundo a decisão, que pode ser revogada, se o jogo for realizado sem a apresentação dos laudos de vistoria de engenharia que reconheçam não haver riscos ao público, a CBF e o Comitê Organizador Local da Copa, presididos por José Maria Marin, terão de pagar multa de R$ 1 milhão por cada evento realizado no local.

    Jataúba já tem patrol


    Prefeito Antônio de roque - (parece estar agradecendo
     a presidente Dilma).k k k k k k 
    A segunda máquina como fruto da parceria celebrada pela prefeitura municipal e o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) chegou ontem à noite e foi comemorado pelo prefeito Antônio de roque. As críticas recebidas pelo péssimo estado de conservação das estradas vicinais podem estar com dias contados. A recuperação das referidas estradas deve começar já na próxima semana após ser elaborado um cronograma para eleger as prioridades emergenciais.


    A máquina existente na frota municipal foi adquirida nos anos 60 e se encontra em uma oficina na cidade de Pesqueira para ser recuperada e já a mais de dois anos isto ainda não aconteceu.

    
    As duas máquinas recem chegadas
    
    Uma nova licitação deveria ser aberta para aquisição das peças que são necessárias para que a velha patrol volte a funcionar em perfeitas condições de uso, mesmo já tendo mais de 40 anos de uso a serviço do município de Jataúba.