sábado, 14 de setembro de 2013

                      lçp

Pesquisadores avaliam que seca no semiárido brasileiro deve se agravar nos próximos anos


Pesquisadores avaliam que seca no semiárido brasileiro deve se agravar nos próximos anos
Os problemas de seca prolongada registrados no semiárido brasileiro devem se agravar ainda mais nos próximos anos por causa das mudanças climáticas globais. Por isso, é preciso executar ações urgentes de adaptação e mitigação desses impactos e repensar os tipos de atividades econômicas que podem ser desenvolvidas na região, avaliam pesquisadores durante a 1ª Conclima (Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais), que ocorre até esta sexta-feira (13), em São Paulo.

De acordo com dados do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), só nos últimos dois anos foram registrados 1.466 alertas de municípios no semiárido que entraram em estado de emergência ou de calamidade pública em razão de seca e estiagem. Esses são os desastres naturais mais recorrentes no Brasil, segundo o órgão.

O Primeiro Relatório de Avaliação Nacional do PBMC (Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas), que foi divulgado no dia de abertura da Conclima, estima que esses eventos extremos aumentem principalmente nos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga, e que as mudanças devem se acentuar a partir da metade e até o fim do século 21. Dessa forma, o semiárido sofrerá ainda mais no futuro com o problema da escassez de água que enfrenta hoje, alertaram os pesquisadores.

“Se hoje já vemos que a situação é grave, os modelos de cenários futuros das mudanças climáticas no Brasil indicam que o problema será ainda pior. Por isso, todas as ações de adaptação e mitigação pensadas para ser desenvolvidas ao longo dos próximos anos, na verdade, têm de ser realizadas agora”, disse Marcos Airton de Sousa Freitas, especialista em recursos hídricos e técnico da ANA (Agência Nacional de Águas).

Segundo o pesquisador, o semiárido – que abrange Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piauí e o norte de Minas Gerais – vive hoje o segundo ano do período de seca, iniciado em 2011, que pode se prolongar por um tempo indefinido.

Um estudo do órgão, com base em dados de vazão de bacias hidrológicas da região, apontou que a duração média dos períodos de seca no semiárido é de 4,5 anos. Estados como o Ceará, no entanto, já enfrentaram secas com duração de quase nove anos, seguidos por longos períodos nos quais choveu abaixo da média estimada.

De acordo com Freitas, a capacidade média dos principais reservatórios da região – com volume acima de 10 milhões de metros cúbicos de água e capacidade de abastecer os principais municípios por até três anos – está atualmente na faixa de 40%. E a tendência até o fim deste ano é de esvaziarem cada vez mais.

“Caso não haja um aporte considerável de água nesses grandes reservatórios em 2013, poderemos ter uma transição do problema de seca que se observa hoje no semiárido, mais rural, para uma ‘seca urbana’ – que atingiria a população de cidades abastecidas por meio de adutoras desses sistemas de reservatórios”, alertou Freitas.

Ações de adaptação
Uma das ações de adaptação que começou a ser implementada no semiárido nos últimos anos e que, de acordo com os pesquisadores, contribuiu para diminuir sensivelmente a vulnerabilidade do acesso à água, principalmente da população rural difusa, foi o Programa Um Milhão de Cisternas.

Lançado em 2003 pela Articulação Semiárido Brasileiro, rede formada por mais de mil ONGs (organizações não governamentais) que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com a região semiárida, o programa visa implementar um sistema nas comunidades rurais da região por meio do qual a água das chuvas é capturada por calhas, instaladas nos telhados das casas, e armazenada em cisternas cobertas e semienterradas. As cisternas são construídas com placas de cimento pré-moldadas, feitas pela própria comunidade, e têm capacidade de armazenar até 16 mil litros de água.

O programa tem contribuído para o aproveitamento da água da chuva em locais onde chove até 600 milímetros por ano – comparável ao volume das chuvas na Europa – que evaporam e são perdidos rapidamente sem um mecanismo que os represe, avaliaram os pesquisadores.

“Mesmo com a seca extrema na região nos últimos dois anos, observamos que a água para o consumo da população rural difusa tem sido garantida pelo programa, que já implantou cerca de 500 mil cisternas e é uma ação política de adaptação a eventos climáticos extremos. Com programas sociais, como o Bolsa Família, o programa Um Milhão de Cisternas tem contribuído para atenuar os impactos negativos causados pelas secas prolongadas na região”, afirmou Saulo Rodrigues Filho, professor da UnB (Universidade de Brasília).

Como a água tende a ser um recurso natural cada vez mais raro no semiárido nos próximos anos, Rodrigues defendeu a necessidade de repensar os tipos de atividades econômicas mais indicadas para a região.
“Talvez a agricultura não seja a atividade mais sustentável para o semiárido e há evidências de que é preciso diversificar as atividades produtivas na região, não dependendo apenas da agricultura familiar, que já enfrenta problemas de perda de mão de obra, uma vez que o aumento dos níveis de educação leva os jovens da região a se deslocar do campo para a cidade”, disse Rodrigues.

“Por meio de políticas de geração de energia mais sustentáveis, como a solar e a eólica, e de fomento a atividades como o artesanato e o turismo, é possível contribuir para aumentar a resiliência dessas populações a secas e estiagens agudas”, afirmou.

Outras medidas necessárias, apontada por Freitas, são de realocação de água entre os setores econômicos que utilizam o recurso e seleção de culturas agrícolas mais resistentes à escassez de água enfrentada na região.

“Há culturas no semiárido, como capim para alimentação de gado, que dependem de irrigação por aspersão. Não faz sentido ter esse tipo de cultura que demanda muito água em uma região que sofrerá muito os impactos das mudanças climáticas”, afirmou Freitas.

Transposição do Rio São Francisco
O pesquisador também defendeu que o projeto de transposição do Rio São Francisco tornou-se muito mais necessário agora, tendo em vista que a escassez de água deverá ser um problema cada vez maior no semiárido nas próximas décadas, e é fundamental para complementar as ações desenvolvidas na região para atenuar o risco de desabastecimento de água.

Alvo de críticas e previsto para ser concluído em 2015, o projeto prevê que as águas do Rio São Francisco cheguem às bacias do Rio Jaguaribe, que abastece o Ceará, e do Rio Piranhas-Açu, que abastece o Rio Grande do Norte e a Paraíba.

De acordo com um estudo realizado pela ANA, com financiamento do Banco Mundial e participação de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, entre outras instituições, a disponibilidade hídrica dessas duas bacias deve diminuir sensivelmente nos próximos anos, contribuindo para agravar ainda mais a deficiência hídrica do semiárido.

“A transposição do Rio Francisco tornou-se muito mais necessária e deveria ser acelerada porque contribuiria para minimizar o problema do déficit de água no semiárido agora, que deve piorar com a previsão de diminuição da disponibilidade hídrica nas bacias do Rio Jaguaribe e do Rio Piranhas-Açu”, disse Freitas.

O Primeiro Relatório de Avaliação Nacional do PBMC, no entanto, indica que a vazão do Rio São Francisco deve diminuir em até 30% até o fim do século, o que colocaria o projeto de transposição sob ameaça.

Freitas, contudo, ponderou que 70% do volume de água do Rio São Francisco vem de bacias da região Sudeste, para as quais os modelos climáticos preveem aumento da vazão nas próximas décadas. Além disso, de acordo com ele, o volume total previsto para ser transposto para as bacias do Rio Jaguaribe e do Rio Piranhas-Açu corresponde a apenas 2% da vazão média da bacia do Rio São Francisco.

“É uma situação completamente diferente do caso do Sistema Cantareira, por exemplo, no qual praticamente 90% da água dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari são transpostas para abastecer a região metropolitana de São Paulo”, comparou. “Pode-se argumentar sobre a questão de custos da transposição do Rio São Francisco. Mas, em termos de necessidade de uso da água, o projeto reforçará a operação dos sistemas de reservatórios existentes no semiárido.”

De acordo com o pesquisador, a água é distribuída de forma desigual no território brasileiro. Enquanto 48% do total do volume de chuvas que cai na Amazônia é escoado pela Bacia Amazônica, segundo Freitas, no semiárido apenas em média 7% do volume de água precipitada na região durante três a quatro meses chegam às bacias do Rio Jaguaribe e do Rio Piranhas-Açu. Além disso, grande parte desse volume de água é perdido pela evaporação. “Por isso, temos necessidade de armazenar essa água restante para os meses nos quais não haverá disponibilidade”, concluiu.

Amanhã a terra vai estremecer.


Tribunal de Contas dá prazo de 15 dias para Prefeito de Serra Branca explicar gastos com festejos juninos




O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) deu um prazo de 15 dias para que o prefeito de Serra Branca, Eduardo José Torreão, ou a contadora do município, Tereza Neuma Souza Primo, justifiquem a falta de envio ou apresentem os comprovantes de despesas relativas aos festejos juninos deste ano.
A intimação está publicada no Diário Oficial do TCE e prevê aplicação de multa ao gestor e à contadora em caso de descumprimento.
De acordo com resolução normativa do TCE, as prestações de contas das festas juninas devem ser feitas até 30 dias depois de sua realização, o que não aconteceu.

Para atender à solicitação do TCE, o prefeito deverá encaminhar o quadro demonstrativo das despesas realizadas, constando o número, data, valor e credor de todos os empenhos, as informações dos certames licitatórios realizados, além de demonstrativo dos convênios, contratos, parcerias, acordos, patrocínios e concessões gratuitas e/ou onerosas firmados com entidades públicas e/ou privadas e pessoas físicas, indicando o objeto, a parte signatária, o valor, a contrapartida da Prefeitura (se houver), e os critérios de seleção utilizados houver, e outros dados.
               Image

É arrocho: Juiz cassa mandato do prefeito de São João do Cariri


Image 
 
O Mutirão da Meta 18 realizado pelo Tribunal de Justiça divulgou nesta sexta-feira (13), em Campina Grande, mais um balanço das sentenças que foram proferidas nas ações de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública. Quinze gestores foram condenados, entre eles, o prefeito de São João do Cariri, Marcone Medeiros (PR).

O prefeito de São João do Cariri, Valter Marcone Medeiros (PR), foi cassado por ato de improbidade administrativa devido à ausência de prestação de contas em um convênio firmado com o Ministério do Turismo para a realização de festas juninas no município em 2008. A cassação foi determinada pelo juiz Jailson Shizue Suassuna. Além da perda do mandato, o juiz determinou a suspensão dos direitos políticos do prefeito por cinco anos.

O prefeito do Cariri foi condenado ainda a devolver R$ 100 mil aos cofres públicos, valor do convênio firmado com a União, além do pagamento de multa estimada em cerca de R$ 30 mil.

De acordo com a sentença, o então prefeito não enviou a documentação exigida para comprovar a aplicação dos recursos, que deveriam ter sido investidos na contratação de cinco atrações artísticas, na montagem do palco, contratação de seguranças e instalação de banheiros químicos.

Na defesa, Marcone Medeiros alegou que enviou a documentação solicitada e que caberia ao seu sucessor enviar o restante das provas da aplicação dos recursos. Ele afirma ainda que o prefeito que o sucedeu, o sobrinho dele Roberto Medeiros Filho, não teria regularizado a situação para tentar prejudicá-lo. O juiz não acatou a argumentação e seguiu o parecer do Ministério Público, que pedia a cassação. Ainda cabe recurso contra a condenação.

A perda do mandato e dos direitos políticos só vai acontecer depois do trânsito em julgado da ação, ou seja, quando se esgotarem todas as possibilidades legais de recurso.   

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Começa operação tapa buraco na PE-145 em Brejo da Madre de Deus


Atendendo um pedido do Prefeito Roberto Asfora, o Secretário de Transporte Isaltino Nascimento enviou Departamento de Estradas e Rodagens (DER) nesta quinta-feira (12), para solucionar o problema da buraqueira com a operação tapa buraco na PE-145 em Brejo da Madre de Deus. O serviço começou no trevo da entrada da cidade e continuou sentido BR 104 no Lampião.

Os motoristas comemoraram a ação, principalmente os de lotações, já que de Brejo da Madre de Deus até o distrito Fazenda Nova é altíssimo o risco de acidente devidos aos enormes buracos na pista. Vários motoristas tiveram prejuízos com a buraqueira.
Espera-se que essa operação tapa buraco seja de fato concluída de imediato, e não fique se arrastando até a Semana Santa quando se tem um “cuidado” maior com a reposição do asfalto e recapeamento da pista.  

Do Estação Notícias
                          AUTO_frank

Decisão sobre TelexFree e BBom não deve sair em 2013

De acordo com a procuradora do MP, os bens das empresas envolvidas permanecerão bloqueados durante todo o período de análise do caso.


Foto por: Divulgação
No mês passado, uma decisão judicial estabeleceu o bloqueio dos bens das empresas e a suspensão das atividades dos grupos (Marcio Rodrigues/Futura Press).
Os participantes de TelexFree e BBom, que têm feito manifestações pelo país pedindo o desbloqueio dos bens das duas empresas, terão muito tempo para protestar. Segundo a procuradora Mariane Guimarães, do Ministério Público de Goiás, a decisão sobre a condenação dos sócios das empresas, acusados de formação de pirâmide financeira, deve sair num prazo mínimo de um ano. "Sendo bem positiva, ela (a decisão) deve sair nesse prazo de um ano. Pode ser até mais", afirmou Mariane. Isso significa que dificilmente os bens das empresas serão desbloqueados antes de meados de 2014.

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE) entraram na Justiça, na última segunda-feira, com uma ação civil pública em Goiás pedindo a dissolução da Unexpmil e da BBom - nomes fantasia da empresa Embrasystem Tecnologia em Sistemas, Importações e Exportações - e a condenação dos sócios. Além disso, o pedido inclui a reparação de danos aos consumidores envolvidos no provável esquema de pirâmide financeira. O mesmo pedido já havia sido feito para a TelexFree. 
                    amorim

Sem votos suficientes para anular parecer do TCE, contas de José Augusto Maia são aprovadas com ressalvas pela Câmara



Foto: Ney Lima (arquivo).

Na sessão ordinária mais longa do segundo semestre, foram aprovadas as contas dos exercícios 2003 e 2004 do deputado José Augusto Maia.

A votação, que foi recheada de polêmicas e de acusações, seguiu o parecer do Tribunal de Contas do Estado, que recomendava a aprovação, com ressalvas.

Na leitura dos pareceres do TCE pela mesa diretora, ficou constatado que houve sim algumas irregularidades, mas que não geraram prejuízos ao erário público de acordo com os documentos.

Para que houvesse a reprovação do parecer do TCE pela Câmara, eram necessários dois terços dos votos dos vereadores, o que equivaleria a 11 dos 17, mas os resultados nas votações de ambos os pareceres foram pelo placar de 10 X 7.

O fato causou grande polêmica entre as bancadas, colocando por terra o chamado “voto de coerência” de vereadores do grupo de situação, já que todos votaram contra os pareceres enviados pelo TCE.
               nani2

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - ROCAM TIRA MAIS UMA ARMA DE FOGO DE CIRCULAÇÃO




A arma de fogo estava em poder do adolescente no momento da abordagem
 Um trio de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), do 24º Batalhão da Polícia Militar (24º BPM) observou dois elementos em uma motocicleta Honda FAN-150c de cor vermelha, em atitude suspeita no bairro de Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe. Foi feita a abordagem e encontrada na cintura do adolescente uma arma de fogo (revolver cal 38 com 06 munições intactas do mesmo calibre).  O efetivo abordou também o outro elemento que estava conduzindo o veiculo que foi identificado como sendo Ravielle Danilo Duque da Silva, de 21 anos de idade, residente na Rua Belarmina Pereira no bairro Cruz Alta na mesma cidade.
 Em entrevista a nossa reportagem, o policial Gustavo Henrique da ROCAM, relatou que o adolescente quando perguntado por está armado, afirmou que teria comprado essa arma para sua defesa, tendo em vista que, havia cometido um homicídio e estaria sendo ameaçado por familiares da vitima.
 Os dois foram conduzidos e apresentados na Delegacia da Cidade para as medidas necessárias. Os detidos já teriam passagens pela Delegacia e já cumpriram penas outras vezes um por assalto e o adolescente por homicídio.
Do: Jornal Agreste Noticia
                                     
                 duke

Parcela extra do FPM já está disponível para prefeituras


ImageA primeira parcela do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) foi depositada na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro.
 
O recurso no valor de R$ 3 bilhões, divididos em duas parcelas, é uma conquista da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do movimento municipalista Nacional.
 
O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, destaca: “o Apoio Financeiro é uma medida que vai contribuir para reduzir, em parte, o tamanho da crise enfrentada pela grande maioria dos prefeitos”.
 
Ele lembra que o benefício só foi possível por causa da força do municipalismo nacional, liderado pela CNM.
 
Durante reunião do Comitê de Articulação Federativa (CAF), na manhã desta quinta, a ministra da Secretária das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, anunciou a efetivação do repasse que havia sido prometido pela presidente da República, Dilma Rousseff.
 
O pagamento do primeiro R$ 1,5 bilhão foi feito pelo Banco do Brasil, seguindo os mesmos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
                     newtonsilva

Chupa "poicada"!

                    

Bruno Araujo e José Humberto passaram às mãos do prefeito, uma decisão proferida no último dia 15 de Agosto, negativando uma ação que o próprio TCU havia condenado o gestor municipal de Jataúba em 2008.
O teor desta decisão, segundo o Dep. Bruno Araújo em entrevista concedida a emissora local, deixa o Sr. ANTÔNIO CORDEIRO DO NASCIMENTO livre de qualquer punição com relação ao fato que serve de objeto no arquivado processo. Este fato foi o que gerou a polêmica na época das eleições de 2012 que levou o Dr. Eugênio Cícero Marques, Juiz de Direito da Comarca de Jataúba na época, a indeferir o pedido de registro de candidatura a prefeito de Antônio de roque e que depois o requerente conseguiu decisão favorável do TRE.

As atuações dos deputados José Humberto e Bruno Araújo, junto às suas assessorias jurídicas foram primordiais para que a inocência do prefeito fosse provada e ratificada pelo pleno do TCU.

.

                 pum

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Procuradoria Geral da República oferece denúncia no processo por compra de votos envolvendo o deputado José Augusto Maia


Foto: Arquivo blog do Ney Lima
O deputado federal José Augusto Maia (PTB) responde a um processo por compra de votos no Supremo Tribunal Federal. A ação teve origem no dia 3 de outubro de 2010 (dia da eleição), quando ele foi preso sob a acusação de compras de votos.

Na tarde desta quarta-feira (11), a procuradora-geral da República em exercício, Sandra Cureau, se posicionou na ação e ofereceu a denúncia por compra de votos. Caberá ao Min. Ricardo Lewandowski, relator do processo, decidir se recebe ou não a denúncia.


Do blog do Ney Lima

Correios devem parar nesta sexta-feira

Entre as reivindicações, os funcionários pedem reajuste o aumento do piso salarial da categoria de R$ 1 mil para R$ 1,4 mil e um ganho real de R$ 200 para os demais salários


Foto: Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press
Os quase quatro mil funcionários dos Correios em Pernambuco deverão entrar em greve às 0h desta sexta-feira. Os trabalhadores se reúnem às 19h desta quinta-feira para decidir os rumos da paralisação. O secretário geral do Sindicato do Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect-PE), Alison Tenório, explica que vai ser apresentado à categoria o andamento das negociações durante a assembleia, que acontece na sede do sindicato, no bairro de Santo Amaro, no Recife.


Entre as reivindicações, os funcionários pedem reajuste o aumento do piso salarial da categoria de R$ 1 mil para R$ 1,4 mil e um ganho real de R$ 200 para os demais salários e a manutenção do atual convênio médico. "As negociações não estao andando. Os Correios nos ofereceram um aumento de 5%, menor do que a inflação. Além disso, querem tercerizar o serviço de saúde, o que vai comprometer a qualidade do atendimento", ressalta Tenório.

Segundo ele, três estados já paralizaram suas atividades na manhã desta quinta-feira: São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins, o que representa uma perda de fluxo de entregas de 70%. "Só São Paulo posta 55% de todas as mercadorias do Brasil. Quando eles param, atrasa o serviço em todos os estados." Na tarde desta sexta-feira, após a decisão da assembleia, os sindicalistas farão um piquete e uma reunião informativa na frente da central do órgão em Pernambuco, que fica na Avenida Guararapes, às 16h. "Queremos mobilizar 90% dos funcionários", ressalta o secretário geral do sindicato.


Em nota, a assessoria de imprensa dos Correios afirma que a proposta feita pela empresa prevê a manutenção da assistência médico/hospitalar/odontológica nos termos da cláusula 11, constante do acórdão vigente. "A criação de uma operadora de saúde não resultará em nenhuma alteração no plano Correios Saúde, sendo garantidas as atuais condições do plano de saúde tais como: cobertura de serviços, percentual de compartilhamento, forma de pagamento e abrangência geográfica. A garantia da manutenção das condições do Correios Saúde é regulamentada pela Agência Nacional de Saúde (ANS)", diz o texto.

Dono de supermercado é preso por reter cartões do bolsa família de seus credores


O dono de um supermercado foi preso nesta quarta-feira (11), na cidade de Exu, no Sertão do Estado, acusado de reter em seu estabelecimento dezenas de cartões de benefícios previdenciários e do programa Bolsa Família. Com o empresário também foram apreendidos uma pistola calibre 380 e diversos comprovantes de débitos e documentos de controle de dívidas.

Segundo a polícia, a prisão de Givaldo Saraiva Bento, dono do M&A Supermercado, foi realizada dentro da Operação Liberté, deflagrada para desvendar crimes de retenção ilícita de proventos ou rendas. O suspeito responderá ao processo em liberdade já que, quando foi preso, pagou fiança no valor de R$ 13.560.

SAIBA QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA APRESENTAÇAO DOS CLASSIFICAODS NO CONCURSO PÚBLICO EM BREJO DA MADRE DE DEUS


O candidato nomeado deverá apresentar os seguintes documentos de acordo com o edital como condição para sua posse:

· Comprovação dos pré-requisitos/escolaridade de acordo com sua função

· Certidão de nascimento ou casamento

· Titulo de eleitor, com o comprovante de votação na ultima eleição (2012), no caso dos brejenses com o comprovante da eleição suplementar (2013), ou certidão de quitação eleitoral fornecida pelo cartório eleitoral

· Certificado de reservista ou de dispensa de incorporação para os candidatos do sexo masculino

· Cédula original de identidade RG

· Comprovante de Inscrição de pessoa Física CPF

· Duas fotos 3x4 recente (coloridas)

· Declaração fornecida de acumulação de cargo ou função pública, quando for o caso

· Para abono familiar, candidato nomeado com filho até 6 anos deverá apresentar o cartão de vacinação, a partir de 7 anos deverá apresentar o cartão de vacinação e declaração escolar.

A documentação apresentada deve ser original, sendo a cópia dos mesmos autenticados no ato da apresentação. Caso o candidato leve a cópia dos documentos autenticados em cartório, também deverá se apresentar a documentação original.

Informa a Assessoria com o Estação Notícias

BANCÁRIOS DE PERNAMBUCO DECIDEM ENTRAR EM GREVE, SEMANA QUE VEM

Bancários de Pernambuco decidiram em assembleia realizada na noite de ontem (11) decretar estado de greve por tempo indeterminado. A paralisação está marcada para começar a partir da 00h da próxima quinta-feira (19). 

De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), existem hoje, no estado, cerca de 12 mil bancários. A greve deve atingir instituições públicas e privadas.

O secretário geral do Sindicado dos Bancários, Fabiano Félix, disse que a decisão foi unânime. Segundo ele, os trabalhadores rejeitaram a proposta de aumento salarial de 6,1% feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) - os bancários querem reajuste salarial de 11,93%, que leva em conta a inflação mais 5% de ganho real.


HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA MESMO EM 20 DE OUTUBRO

O horário de verão deste ano começa no próximo dia 20 de outubro. Vai ser igualzinho ao ano passado, já que nenhum estado pediu para entrar ou sair. A gente não tem de mexer no relógio, mas o pessoal das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vai viver uma hora na frente da gente até 16 de fevereiro de 2014.

Nesta terça, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, confirmou o início do horário de verão em um evento de energia que está rolando no Rio de Janeiro. “Gostaríamos que mais estados entrassem”, disse Chipp. Segundo ele, a queda na demanda de energia nos horários de pico fica entre 4% e 5% com a adoção do horário de verão.

Apesar de a gente não ter de adiantar as horas por aqui, algumas coisas mudam. E não é só o horário da TV. As agências bancárias que NÃO estão localizadas no Grande Recife, por exemplo, deverão abrir e fechar uma hora mais cedo. A Federação dos Bancos (Febraban) ainda não confirmou, mas é o que deve acontecer.

O horário das provas dos concursos públicos federais também muda. Os candidatos que farão provas em lugares onde não há horário de verão terão de se guiar pelo horário de Brasília. Se o “horário de Brasília” for 8h, a prova começará aqui às 7h. E quem comprou passagem aérea para viajar durante este período deve confirmar a hora dos voo com a companhia.

Hermes Chipp destacou a importância da adiantada dos relógios porque as térmicas do Nordeste estão ligadas. Os reservatórios estão baixos e as usinas devem permanecer em funcionamento durante o mês de setembro. Em outubro haverá uma avaliação do comitê de monitoramento.

“Com alta demanda e térmicas ligadas, o horário de verão é muito importante. Vai dar um ganho no período que é importante, no verão”, disse Chipp. Ele também disse que a operação das térmicas no Nordeste já gerou uma conta de R$ 200 milhões. E todos os brasileiros, de Norte a Sul do país, vão pagar essa conta.

Jataubenses fazem bonito no motocross de Serra Branca-PB

                         

 Com a participação de apenas 2 representantes da terrinha,os mesmo fizeram bonito na 1º motocross do complexo esportivo de Serra Branca na Paraíba.
 Bruno Lima ficou em 1º na categoria CG iniciante e em 2º na categoria CG profissional.
 Robson conseguiu fica em 4º colocado na categoria CRF profissional após 2 quedas e em 1º na categoria quadriciclos.

Fonte.carira cross

Enviado por e-mail



Caririzeira representará o Brasil em concurso internacional no Equador


A miss continente Paraíba 2013, a estudante de direito, Kênnya Araújo, depois de conquistar a terceira colocação no Miss Brasil Globo 2013, viajou na última segunda-feira (9) para Machala e Guayaquil, no Equador.
 
A bela vai representar o Brasil no concurso internacional Reína Mundial Del Banano 2013.
 
Mulheres de aproximadamente 45 países estarão participando deste importante evento.
 
Kênnya cumpre extensa agenda oficial no Equador entre os dias 9 e 23 deste mês, quando retorna ao Brasil.

Criminoso é levado para delegacia de jumento


Image 
 
Policiais Militares lotados em Buritirana (MA) prenderam Raimundo Nonato da Silva Sousa, 33 anos. Ele tentou matar a facadas Rafael Andrade Silva, 21 anos, o crime aconteceu no povoado Centro Novo.

De acordo com a policia, o crime aconteceu no inicio da madrugada de quinta-feira. A vitima chegou a ser atingida na área do estomago, e encontra-se internada no Socorrão, em Imperatriz (MA).

Raimundo foi preso horas depois de cometer crime, como o acesso ao povoado é praticamente impossível de carro, o jeito foi transportar o preso a cavalo até delegacia.

Esclarecimento à população de Jataubense.

Até Agosto Jataúba recebeu 12.149,09 sendo 6.331.053.29 para  a Educação e 3.798.631.97 para pagamento de professores, supervisores e coordenadores.


Click na imagem para que ela amplie mais.




Email enviado pelos os professores de Jataúba. para o Blog Jataúba News.

Tribuna do leitor.


   Leitor procura nossa equipe para mostra o descaso que ta acontecendo na Academia da Cidade entre entulhos  matos e lixo é assim que a mesma se encontra segundo o leitor já foi procura os responsáveis pela Academia mais ainda não foi solucionado o problema. Ai entrou em contato com nosso blog pra ver se chega aos olhos dos responsáveis e que tudo isso possa ser resolvido o mais rápido possível.




Escrito por collar.