sábado, 19 de outubro de 2013

Enviado por e-mail

PROJETO EM ITAPETIM QUERIA TRIBUTAR EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO, METRÔS E ATÉ PORTO. PREFEITO PEDIU RETIRADA DEPOIS DE ONDA DA OPOSIÇÃO

O Prefeito Arquimedes Machado (Itapetim) enviou um projeto à Câmara de Vereadores sem que observasse erros graves em seu teor. Indo na linha de casos similares que tiveram a mesma repercussão, a assessoria do gestor usou um projeto de outra cidade como base e esqueceu de adaptá-lo à realidade de Itapetim.
Denuncia o vereador Mário José (DEM): “Dentre as atividades a serem tributadas no município pelo projeto estavam a instalação de ferrovias, metrôs e um Porto Marítimo em Itapetim, extração de petróleo e bombardeamento de nuvens, tudo isso devidamente assinado pelo Prefeito do Município”.
Segundo Edson Augusto (PSDB), “trata-se de um absurdo tão grande e de uma desatenção com as matérias enviadas à Câmara de Vereadores de Itapetim, que o Prefeito pediu a retirada do Projeto”.
Veja:
projeto01projeto02

* Será que o prefeito daqui terá essa grande idéia? Com certeza os vereador mudos da situação aprovariam!

Todas as Rádios AM serão autorizadas a virar FM – Faixa AM irá deixar de existir.

As rádios AM vão ganhar novo fôlego no Brasil, graças a uma autorização do governo para que elas migrem para a faixa FM.
ouvindo rádio
Como nenhum aparelho eletrônico moderno, incluindo os celulares, recebem o sinal AM, as rádios que operam nessa faixa estavam perdendo público velozmente, principalmente entre a população mais jovem.
“Hoje a faixa de frequência do FM atual vai de 88 MHz a 108 MHz. Os canais 5 e 6 vão de 76 MHz a 88 MHz. É o que agente chama de faixa contígua ao FM. O decreto conterá que nos municípios onde tem outorga e todas as AM cabem no espectro atual de FM elas migram automaticamente e devolvem sua frequência AM para o governo. E nas emissoras que vão para os canais 5 e 6, elas começam a operar e terão um prazo de transmissão simultâneo até cinco anos”, explicou Daniel Slaviero, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
Para garantir que os novos rádios possam captar essa faixa extra de FM, o governo deverá editar uma portaria obrigando todos os receptores produzidos no Brasil já virem com atualização do software para a faixa estendida.
Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a digitalização do rádio, assim como vem acontecendo com a TV, ainda não tem um modelo que definitivamente sirva ao Brasil.
“O que nós vamos fazer ainda este ano é autorizar as rádios AM se transformarem em rádios FM. Uma das pressões que temos para fazer o rádio digital é que a qualidade do rádio AM está caindo, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso prejudica muito a audiência. A juventude, por exemplo, nem ouve mais rádio AM”, declarou.
Paulo Bernardo informou que já foram feitos estudos que apontam viabilidade para a migração: “Com a digitalização da TV, nós temos os canais 5 e 6 [liberados], onde cabem muitas rádios. Nós estamos fazendo uma solução que é importante, que é autorizar rádio AM para a faixa de FM. Isso vai ser assinado em novembro, que tem o Dia do Radialista [comemorado em 7 de novembro.]“
O ministro disse também que o desligamento do sinal analógico para os antigos aparelhos de televisão ocorrerá no primeiro semestre de 2015, mas que o cronograma ainda está sendo acertado com as emissoras.
Com informações da Agência Brasil
                    fausto

DE SACO CHEIO COM MARIA DA NOVENA

Fonte da Polícia Federal revelou ontem que a corporação anda farta dos caprichos da ministra da Secretaria de Direitos Humanos. Maria do Rosário parece gostar de se sentir poderosa, acionando e ocupando delegados e agentes em investigações bizarras. Foi dela a “denúncia” de que a oposição espalhara o boato sobre o calote ao Bolsa Família, e a PF concluiu depois que a responsabilidade fora da própria Caixa.
Desta vez, Maria do Rosário fez o ministro da Justiça acionar a PF para intimidar um blogueiro que atribui a ela declarações que não fez.
Dilma subiu nas tamancas com a história, inverídica, de que Maria do Rosário criticara o PM paulista filmado frustrando um assalto à bala.
* * *
Uma fonte fubânica bem posicionada me confirmou que, de fato, os federais estão com a bolsa escotral pra lá de abarrotada com essa petelha defensora dos direitos dos manos. Dizem que ele é mais conhecida pela alcunha de Mijona.
Aliás, como esta história do pobre e excluído assaltante que foi baleado por um policial retrógrado também foi objeto de postagem aqui no Estação Jataúba, quero informar aos encarregados de apurar o caso que estou às ordens para qualquer obscurecimento das investigações. A postagem mereceu uma quantidade razoável de comentários. Até analfabetos funcionais, que não entendem o que lêem, se manifestaram e deixaram bem claro que não perceberam, sequer desconfiaram, da ironia contida no texto.
E, por falar na ministra Maria da Ladainha, vamos alegrar a nosso sabado com um vídeo onde ela aparece, quando era deputada petralha, arengando com o também deputado Bolsonaro. A única coisa chata das cenas que vocês vão ver, é que nenhum dos dois chegou às vias de fato, enfiando a mão no fucinho do outro. Ficaram só nas ameaças. Uma pena.
Mesmo assim, a cachorrada tá ótima. Dois dinossauros trocando insultos. Um milicossauro da extrema direita e uma bovinossaura da extrema esquerda. Como todos dois têm admiradores e seguidores no meio fubânico, acredito que o vídeo agradará aos dois cordões, o azul e o encarnado.
Vejam:

Vídeo – Crianças com problema mental ou físico são enterradas vivas em tribos

Um vídeo mostrando crianças indígenas enterradas vivas na Amazônia está causando comoção e revolta nas redes sociais. As imagens são do documentário intitulado ‘Hakani’, dirigido David Cunningham, filho do fundador de uma organização missionária norte-americana, lançado em 2008.
Na gravação, um dos irmãos da vítima se revolta e grita: “Eu cuido deles! Eu cuido deles!”, sem sucesso. Ainda utilizado por volta de 20 etnias entre as mais de 200 do Brasil, infanticídio leva à morte não apenas de gêmeos, mas também filhos de mães solteiras, crianças com problema mental ou físico, ou doença não identificada pela tribo.
O tema já gerou projetos de leis e muita polêmica em torno de saúde pública, cultura, religião e legislação. Em 2004, o governo brasileiro promulgou, por meio de decreto presidencial, a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que determina que os povos indígenas e tribais “deverão ter o direito de conservar seus costumes e instituições próprias, desde que não sejam incompatíveis com os direitos fundamentais definidos pelo sistema jurídico nacional nem com os direitos humanos internacionalmente reconhecidos”.
Entretanto, em novembro do ano passado, o jornalista australiano, Paul Raffaele, que participou de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, denunciou a tolerância ao crime de infanticídio e omissão de socorro a crianças expostas ao ato que ainda ocorre em tribos isoladas no território brasileiro.
                       duke

Eduardo Campos vai mudar a feira da Sulanca de Caruaru.

O prefeito de Caruaru, José Queiroz, e o deputado Wolney Queiroz, ambos do PDT, acabam de sair de uma audiência com o governador Eduardo Campos, no Recife.
José Queiroz Eduardo e Laura visita aos hospitais
Do Estado, receberam a garantia de uma parceria para viabilizar a transferência da Feira da Sulanca. O governador, segundo Wolney, também acertou a implantação de “Patrulhas Rurais” nos quatro distritos de Caruaru.

É hoje!

                   paixao

Governo do Estado anuncia investimento de R$ 13,3 milhões para construção de nova estrutura do Calçadão do Moda Center



O calçadão da Feira de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe pode ganhar cobertura e piso. Nesta sexta-feira (18/10), o governador Eduardo Campos (PSB) e o prefeito do município, Edson Vieira (PSDB), assinaram convênio para construção da nova estrutura no espaço. A área total da feira a ser coberta é de 25 mil metros quadrados e fica pronta em até oito meses. A obra, que custará R$ 13,3 milhões, beneficiará diretamente cerca de quatro mil pessoas.



“É a sequência de ações para impulsionar e melhorar a atividade da confecção no Agreste do Estado, setor responsável pela ocupação hoje de quase 100 mil pessoas de maneira direta. Temos de ajudar na consolidação desse arranjo produtivo”, destacou o governador, durante solenidade realizada na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco.


.

.

Edson Vieira colocará nome de “Miguel Arraes” no Calçadão



O prefeito Edson Vieira aproveitou a ocasião para assinar um projeto que denomina o espaço de Governador Miguel Arraes de Alencar, e destacou a importância da obra.

.



“É de grande benefício para o município, para quatro mil pessoas que ali, estão jogadas até então sem nenhuma infraestrutura, expostas ao sol, chuva e lama, numa área que estava no abandono. O Governo do Estado tira pessoas menos favorecidas dessas condições, dando um local digno de onde tiram seu sustento. Beneficia não só Santa Cruz do Capibaribe, mas também regiões da Paraíba”, afirmou Vieira.


Por Ney Lima
                          MTT

Notas da semana

Entre os assuntos que movimentaram nossa cidade esta semana, que não foram muitos vou tentar destacar alguns, a relevância fica a cargo dessa pessoa que vos escreve, mas no geral tivemos uma semana bem calma.

Primeiro vou destacar a elucidação do crime acontecido em Serra Branca, seja bem-vindo Valter a justiça não falhou na sua causa felizmente, bola pra frente e tenho certeza que você dará muito mais valor a sua vida a partir de agora, felicidades e que continue cumprindo seu ofício como tem feito sempre. 

Outro assunto que passou pelos Blogs locais foi o do calçamento sonrisal, entre criticas e defesas vale lembrar que indiferente de cura do rejunto dos blocos, este tipo de calçamento ja foi provado que não é eficiente, tanto que em vários pontos que ele é recuperado volta a apresentar os mesmos problemas, mas se este modelo foi a opção da administração da cidade que venham as chuvas para provar a resistência dos mesmos.

Ontem estive mais uma vez acompanhando a reunião da Câmara de vereadores, o que tenho a falar sobre isso é simples, UMA VERGONHA, nem vou comentar nada, se eles não tem nada a apresentar tanto situação quanto oposição, não será este sujeito idiota que irá criticá-los, Jataúba esta linda e maravilhosa, nada a ser feito, nada a ser implementado, nada a ser proposto esta tudo certo. A você querida vereadora que estimo tanto, não precisamos de um feriado para homenagear os evangélicos, até é valido mas feriado é um pouco demais, olhe em sua volta a veja realmente que a cidade precisa.

Aos meus queridos blogueiros, repórteres ou qualquer que seja que se aventure em expor suas idéias ao publico parem de assassinar o português, nossa lingua é difícil, mas cometer erros básicos também é sacanagem, na dúvida peçam para alguém revisar suas matérias, o serviço prestado por todos na área de comunicação é importante, mas tem que ser realizado com uma certa responsabilidade com nossa lingua, não me excluo dessa turma, cometo vários erros, muitos básicos, mas todas as críticas que recebo me ajudam a crescer e não cometer os mesmo.

Abraço a todos.

Aniversariante do dia

Coloral

PM que baleou rapaz filmado durante roubo de moto é condecorado em SP



O oficial da Polícia Militar que evitou o roubo de uma motocicleta e baleou o suspeito foi condecorado nesta sexta-feira (18) com a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, o grau mais alto da honraria da corporação, segundo a Secretaria da Segurança Pública. O proprietário do veículo filmou o roubo, que aconteceu há uma semana na Zona Leste de São Paulo.
A condecoração é concedida a policiais que se destacam em atos de bravura. Ele também recebeu um elogio publicamente no Quartel do Comando-Geral durante a entrega da honraria. O oficial da PM de 45 anos presenciou o assalto, deu voz de prisão ao suspeito e, ao perceber que o jovem estava armado, atirou.
O rapaz baleado, Leonardo Escarante Santos, de 18 anos, recebeu alta do Hospital do Tatuapé na tarde desta quinta-feira (17) e foi levado para um Centro de Detenção Provisória (CDP). O G1 não conseguiu localizar o advogado responsável pela defesa do jovem.
A vítima, que trabalha como segurança, postou um vídeo na internet mostrando a tentativa de roubo à motocicleta no último sábado (12) e a ação do policial que evitou o crime ao atirar no criminoso. As imagens foram registradas por uma câmera instalada no capacete do motociclista.
O segurança foi abordado por volta das 14h por dois jovens que estavam em outra moto na esquina da Rua Doutor Assis Ribeiro com a Avenida Gabriela Mistral. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um dos criminosos era Leonardo Escarante, que estava na garupa e apontou o revólver 38 para o motoqueiro. “Dá o alarme, dá o alarme”, afirmou o criminoso na abordagem. A vítima prontamente desceu do veículo e entregou a moto.
Quando Escarante subiu na moto roubada, um modelo Hornet, o policial que voltava para casa desceu de seu veículo particular que estava parado no cruzamento. Dois tiros foram disparados, sendo que um deles atingiu o abdômen do criminoso. Ele foi levado ao pronto-socorro do Tatuapé, onde passou por uma cirurgia e a bala foi retirada.
"Dei muita sorte de ter um policial ali naquela hora e bem posicionado", afirmou o motociclista aoG1. O segurança afirma que leva uma câmera em seu capacete para divulgar pela internet sua rotina e os passeios que faz.

Tentativa de assalto na Zona Leste
  • Caso aconteceu na esquina das avenidas Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral
Ação policial
Segundo a Polícia Militar, o policial havia atuado na Operação Delegada, bico oficial que a categoria presta para a prefeitura de São Paulo para fiscalizar atividades como o comércio ambulante. Segundo a PM, uma análise preliminar do vídeo mostra que a ação foi “legítima e correta”. O criminoso aparece com um dos braços estendidos ao policial e estaria segurando o revólver.
“O policial, cumprindo seu dever, saiu de seu carro para ajudar a vítima. Ao intervir na ocorrência, percebeu o criminoso apontando a arma em sua direção e efetuou dois disparos com sua pistola ponto 40, atingindo-o no abdômen e em uma das pernas”, informou a PM por meio de nota. “O oficial demonstrou preparo e compromisso com a causa pública”, complementou a polícia.
O comparsa de Leonardo conseguiu fugir. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial, na Penha, como tentativa de roubo de veículo e lesão corporal decorrente de intervenção policial. A moto da vítima foi apreendida e devolvida ao dono. O revólver do suspeito, que tinha a numeração raspada, foi recolhido para perícia juntamente com a pistola .40 do policial. Também foram apreendidos R$ 177 que o criminoso levava. A Polícia Civil solicitou exames residuográficos ao PM e a Leonard
o

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

                       Image

Comerciante natural da cidade de Prata está desaparecido

O comerciante Jailson Justos, natural do município de Prata, desapareceu nesta quinta-feira (17), e seu carro foi encontrado abandonado no município de Quipapá (PE). A polícia está realizando diligências no intuito de localizar Jailson, mas até o momento o seu paradeiro permanece indefinido. Suspeita-se que ele tenha sido sequestrado, mas até o momento ninguém entrou em contato com a família para tentar qualquer tipo de resgate. Ele reside em Campina Grande, e é irmão de Jailton Justos, bastante conhecido na região como ‘Daitinho’.

Quem tiver informações sobre o paradeiro de Jailson, entrar em contato através dos fones (83) 9991-6424 OU 9623-9027.
 
Image
                       thomate

Eduardo Campos vai anunciar hoje investimentos para cobertura do Calçadão do Moda center



Ilustração do projeto inicial para cobertura do Calçadão


O governador Eduardo Campos (PSB) fará o anúncio, nesta sexta-feira (18), de investimento oriundo do Governo de Pernambuco para a cobertura do Calçadão da Feira de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe.

O anúncio será feito no Palácio do Campo das Princesas, por volta das 13 horas, e contará com a presença do prefeito Edson Vieira (PSDB), do deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e demais lideranças do grupo de situação de Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com informações apuradas pelo Blog, os recursos são na ordem de R$ 13 milhões.

O projeto para estruturação do Calçadão já está sendo elaborado, dessa vez com recursos totalmente públicos.

Ney Lima

EDUARDO CAMPOS JÁ APOSTA NO SEGUNDO TURNO


EDUARDO EMARINA,,,,Governador de Pernambuco diz que não tem intenção de transformar o debate eleitoral em ringue; apesar de negar uma batalha durante as discussões eleitorais de 2014, presidenciável pelo PSB afirmou não pensar em quem apoiar num eventual segundo turno, deixando entreaberta a possibilidade de que ele é que venha a conseguir apoio dos demais candidatos contrários à reeleição da presidente Dilma Rousseff; "Ao chegar no segundo turno, os outros é que deverão pensar em como se posicionar", disseMariana Almeida
PE247 – O governador de Pernambuco e presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, declarou que não tem a intenção de transformar o debate eleitoral em um ringue de batalha. A declaração foi dada em reunião com representantes da Rede Sustentabilidade, nesta quarta-feira (16), em Brasília, com a finalidade de estreitar as relações entre o partido de Campos e o da ex-ministra Marina Silva. Apesar de negar uma batalha durante as discussões eleitorais de 2014, o governador declarou não pensar em quem apoiar num eventual segundo turno da corrida presidencial, deixando entreaberta a possibilidade de que ele é que venha a conseguir apoio dos demais postulantes contrários à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). "Por tudo o que eu tenho visto no Brasil, pelo ânimo das pessoas, pela quantidade de mensagens que recebemos, os números mostram com clareza que essa visão ainda tem um largo caminho. Ao chegar no segundo turno, os outros é que deverão pensar em como se posicionar", disse.
Durante a reunião, Campos declarou que transformar o debate eleitoral em um ringue de batalha entre os presidenciáveis não é a maneira do PSB ou da Rede de fazerem política. “Se depender de nós, não faremos do debate sobre o País um ringue. Não é meu jeito de fazer política, ou o de Marina”, assegurou, reforçando novamente o discurso adotado após a aliança com a ex-senadora marina Silva.
A nova palavra de ordem de Eduardo Campos e do PSB é acolher, da melhor maneira possível, o Rede Sustentabilidade em todos os estados do Brasil", contou o líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF). "Estamos trabalhando para reconhecer o gesto largo e generoso da ex-ministra, de se filiar ao partido", revelou. Segundo Rollemberg, o movimento nas ruas é de animação com a aliança entre os dois partidos, e a Rede estaria junto ao PSB em todos os momentos, construindo a proposta nacional do partido para as eleições do próximo ano – voltada, segundo o senador, para três eixos: o avanço das conquistas sociais e econômicas já feitas no Brasil, o aumento da democracia e o incentivo ao desenvolvimento sustentável.
Quanto às críticas desferidas por membros de outros partidos, Rollemberg afirmou que as declarações não afetam as relações entre o PSB e a Rede. “Muitos estão tentando colocar Marina e Eduardo um contra o outro, mas todos nós estamos tranquilos quanto a isso, sabemos que não vão conseguir. Quem tentar separar Marina de Eduardo sofrerá uma grande derrota, pois estamos confiantes”, afirmou. "Nós não estamos nervosos. Na verdade, podemos notar que quem está fazendo isso, é que está nervoso de verdade", disse.
Apesar de ter um discurso tranquilo e prometer não transformar a forma de fazer política num ringue de batalha, Campos já declarou que não seria ele a pensar em quem apoiaria em um eventual segundo turno, mas os outros presidenciáveis. "Por tudo o que eu tenho visto no Brasil, pelo ânimo das pessoas, pela quantidade de mensagens que recebemos, os números mostram com clareza que essa visão ainda tem um largo caminho. Ao chegar no segundo turno, os outros é que deverão pensar em como se posicionar", comentou o governador, em entrevista à Rede Viva na última terça-feira (15).
Na última pesquisa divulgada pelo VoxPopuli, porém, o governador de Pernambuco conta com apenas 10% dos votos, contra 42% da presidente Dilma Rousseff (PT). Sobre os índices, Rodrigo Rollemberg não demonstrou preocupação. “Em todas as pesquisas que vêm saindo, podemos notar um crescimento de Eduardo, apesar de ele ser o candidato menos conhecido. Isso nos mostra que, na medida em que as pessoas vão conhecendo o governador, a tendência é que votem nele”, argumentou. 
                         jlima

Marina trará evangélicos para Eduardo, diz Malafaia


 Um dos mais influentes líderes evangélicos do país, o pastor Silas Malafaia acredita que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidenciável do PSB, conquistará boa parte do eleitorado protestante. Segundo Malafaia, esse será um dos resultados da adesão ao PSB deMarina Silva e do Rede Sustentabilidade, o partido que ela criou. 'Muito evangélico é simpático a Marina. Ela é influente', diz o pastor.
Marina, ela própria, é evangélica e, em 2010, obteve boa parte de sua expressiva votação (20% no primeiro turno) com esse eleitorado.'Eduardo Campos deu um golpe de mestre', diz Malafaia. O pastor afirma ainda que os evangélicos também devem se sensibilizar pela família de Eduardo Campos, pai de quatro filhos e cuja mulher, Renata, espera o quinto. 'Ele é um bom pai de família e, numa sociedade como a nossa, isso é positivo',
                       newtonsilva

JUSTIÇA MANTÉM DECISÃO QUE PROÍBE PRAZO DE VALIDADE DE CRÉDITOS DE CELULAR PRÉ-PAGO

A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve decisão que proibiu as operadoras de telefonia móvel de estabelecer prazo de validade para créditos pré-pagos em todo o país. Em agosto, o tribunal atendeu pedido de proibição feito pelo Ministério Público. Cabe recurso, mas a decisão deve ser cumprida imediatamente. A decisão foi tomada quarta (16).

Os desembargadores analisaram recursos apresentados pela operadoras TIM e Telefônica e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As recorrentes alegam que a primeira decisão do tribunal não foi clara em relação às operadoras atingidas pela decisão, à reativação dos créditos expirados, a linhas canceladas e a antigos usuários.

O relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, negou os recursos por entender que não houve contradições no acórdão, texto final da decisão do colegiado. Segundo o desembargador, cabe à Anatel, agência reguladora do setor, cumprir e estender a decisão a todas as operadoras.

Sobre a reativação dos créditos expirados, o desembargador ressaltou que a primeira decisão deixou claro que as operadoras devem “reativar, no prazo de 30 dias, o serviço de telefonia móvel em prol de todos os usuários que o tiveram interrompido”.

Informa a Agência Brasil
                      sinovaldo

CÂMARA APROVA PROPOSTA DE NOVO SISTEMA ELEITORAL

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados criado para debater uma proposta de reforma política aprovou ontem (17), depois de longo debate e muitas divergências, um novo modelo de sistema eleitoral, chamado de distrital proporcional. Nele, os estados serão divididos em distritos e os deputados, eleitos proporcionalmente pelo número de votos do distrito.

Idealizado pelo deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), o modelo é derivado do sistema distrital, cujo voto é majoritário, ou seja, os mais votados dos distritos são eleitos, e do atual, em que os deputados são eleitos pelo voto nominal e proporcional, dependendo do partido ou coligação.

Para Pestana, a proposta, que ainda será submetida aos plenários da Câmara e do Senado, aproximará o deputado do eleitor e reduzirá os custos das campanhas. “Quanto mais se reduz o território, maior é o controle social e a participação da população”, disse o deputado.

Se aprovada pelo Congresso, a proposta também vai facilitar a vida dos políticos. Isso porque, em vez de percorrer todo o estado em busca de votos, ele ficará concentrado em seu distrito. “Na última eleição, percorri 116 cidades. Não sei como continuei casado e [como] minha filha me reconhece”, brincou Pestana.

De acordo com o sistema aprovado hoje, o estado de São Paulo, por exemplo, será divido em nove distritos, Minas Gerais, em sete, e o Rio de Janeiro, em seis. Pela proposta, Tocantins, Sergipe, Acre, Rio Grande do Norte e Rondônia terão apenas um distrito, e a divisão será definida pelo Tribunal Superior Eleitoral, conforme lei aprovada pelo Congresso.

Nesse sistema eleitoral, cada partido ou federação nacional poderá lançar uma chapa em cada região. A proposta foi considerada inovadora pelo coordenador do grupo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), diante da grande divergência sobre a escolha de um novo modelo. “O sistema de lista e o majoritário tiveram as menores votações. Com isso, caminhamos para uma alternativa inovadora", disse o petista.

O grupo de trabalho ainda terá mais duas reuniões antes de entregar os anteprojetos de reforma ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Vaccarezza disse que, na próxima quinta-feira (24), apresentará ao colegiado as propostas aprovadas no formato de projetos de lei ou propostas de emenda à Constituição para serem debatidas e finalizadas.

Informa o EXAME.com
                            AUTO_rico

Sono ajuda cérebro a se manter saudável

Dormir permite ao cérebro limpar os resíduos acumulados no dia anterior graças a um mecanismo descoberto recentemente e que é ativo sobretudo durante o sono, demonstra um estudo publicado esta quinta-feira (17) na revista Science. Como um zelador que varre os corredores depois que as luzes se apagam, no cérebro ocorrem grandes mudanças quando dormimos que lhe permitem tirar o lixo e manter as doenças longe.

A descoberta pode fazer avançar a compreensão das funções biológicas do sono, explicaria porque passamos um terço da vida dormindo e permitiria encontrar tratamentos contra doenças neurológicas como o mal de Alzheimer, afirmam os cientistas autores deste estudo. "Esta pesquisa mostra que o cérebro tem diferentes estados de funcionamento durante os períodos de vigília e de sono", explicou o doutor Maiken Nedergaard, da faculdade de Medicina da Universidade de Rochester (Nova York, nordeste), principal autor do estudo.

"De fato, a natureza reparadora do sono resultaria da eliminação destes resíduos produzidos pela atividade neuronal que se acumulam no período de vigília", acrescentou. O mecanismo integrado no sistema sanguíneo impulsiona o fluido cérebro-espinhal através dos tecidos e o devolve purificado. Em experimentos de laboratório feitos em ratos, os cientistas viram como o lixo celular era jogado para fora do cérebro através de vasos sanguíneos para o sistema circulatório do corpo e, finalmente, para o fígado, onde são eliminados. A eliminação das toxinas no cérebro é essencial, visto que seu acúmulo na forma de proteínas tóxicas pode provocar doenças. Segundo os cientistas, quase todas as patologias neurodegenerativas estão vinculadas a um acúmulo de dejetos celulares.

Entre os dejetos eliminados nas cobaias de laboratório estavam a proteína beta amiloide, que quando se acumula é um gatilho para o aparecimento do mal de Alzheimer. O processo é acelerado durante o sono porque as células do cérebro se retraem cerca de 60%, permitindo ao fluxo se mover mais rápido e mais livremente pelo cérebro, permitindo que os dejetos sejam eliminados mais facilmente.

Toda a operação acontece no que os cientistas chamam de 'glinfático', que parece ser 10 vezes mais ativo durante o sono do que durante a vigília e permite limpar a maior parte das toxinas responsáveis pelo mal de Alzheimer e outras doenças neurológicas. "O cérebro tem energia limitada à sua disposição", afirmou Nedergaard. "É como organizar uma festa em casa. Você pode entreter os convidados ou limpar a casa, mas realmente não pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo", explicou.

Informa a AFP

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Policiais civis podem deflagrar greve por tempo indeterminado


Imagem: Internet 

Em estado de greve desde 26 de setembro, os policiais civis de Pernambuco votam nesta quinta-feira a deflagração de uma greve por tempo indeterminado. A assembleia está marcada para as 18h, no auditório do sindicato da caregoria, na Rua Frei Cassimiro, bairro de Santo Amaro, no Recife.

Os policiais civis se mostram insatisfeitos com o salário, que classificam como um dos piores do país e reclamam de carga horária excessiva, falta de efetivo, de estrutura para trabalhar e ainda do congelamento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), da distorção salarial entre classes, ausência de pagamento de hora extra, adicional noturno e da revisão do vale-refeição.

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol/PE) vem percorrendo as Delegacias da Região Metropolitana do Recife e denunciando a situação à sociedade. As imagens mostram falta de estrutura para o atendimento adequado às vítimas, testemunhas e público, viaturas sem xadrez, entulhos espalhados na delegacia, ocupando muitas vezes as celas, oferecendo material para que o preso atente contra a própria vida ou contra a vida de qualquer policial, e até mesmo a falta de equipamentos de trabalho, como computadores, por exemplo, na Delegacia de Cavaleiro.

As imagens e vídeos dos locais visitados estão sendo colocados em um canal no Youtube (http://www.youtube.com/user/sinpolpe), criado pelo Sinpol/PE.

(Do Diário de Pernambuco).

Zé Elias solicita retirada do mato dentro da Barragem de Poço Fundo




.
Em requerimento protocolado na Câmara, o vereador Zé Elias (PTB) solicitou para que a prefeitura realize a retirada do mato que fica dentro da barragem no distrito de Poço Fundo, um dos principais mananciais de água de Santa Cruz do Capibaribe.

Com isso, o vereador espera que a prefeitura faça sua parte e efetue a retirada do mato para que, depois de tratada, a água possa chegar com mais qualidade as residências durante os períodos de maior acúmulo de água com a chegada das chuvas.

Informações da Assessoria.

.

                      Image

VEJA O MAPA DO CRIME: Polícia Civil encerra inquérito sobre a morte do vereador Déa


VEJA O MAPA DO CRIME: Polícia Civil encerra inquérito sobre a morte do vereador Déa
A Polícia Civil, por meio do Grupo Tático Especial – GTE da 14ª DSPC em Monteiro, coordenado pelo Dr. Gilson Duarte, e da Delegacia de Serra Branca, chefiada pelo Dr. Rodrigo Monteiro, encerrou, na madrugada desta quinta-feira (17), o inquérito que apura o assassinato do vereador da cidade de Serra Branca, GERALDO CAETANO DE ARAÚJO, mais conhecido como “DÉA”, ocorrido no dia 21 de agosto de 2013.
Após quase sessenta dias de investigação, os Delegados de Polícia Civil Gilson Duarte e Rodrigo Monteiro apresentaram o resumo das investigações, onde se concluiu que o mandante do assassinato foi JOSÉ SANDRO DA SILVA, empresário, de 36 anos de idade, natural de Inajá/PE, o qual utilizou-se do seu empregado LEANDRO GOMES TEIXEIRA (preso em Petrolina no dia 13/10/2013), 22 ANOS DE IDADE, natural de Água Branca/AL, como intermediário e motorista do executor, que foi MARCELO FERREIRA DA SILVA, 23 anos de idade, natural de Mata Grande/AL.
MARCELO FERREIRA DA SILVA (preso em 16/10/2013 na cidade de Mata Grande/AL) chegou à cidade de Serra Branca no dia 20/08/2013, alugou um quarto na hospedaria em um Posto de Combustíveis e no dia seguinte, 21/08/2013, matou com vários disparos de arma de fogo GERALDO CAETANO DE ARAÚJO, mais conhecido como “DÉA”, utilizando-se de um revólver calibre .38   fornecido por JOSÉ SANDRO DA SILVA (preso em Recife/PE), tendo recebido pelo crime a quantia de R$ 1.000,00 (um mil reais) e mais uma pistola calibre .380.
A motivação do crime foi a insatisfação de JOSÉ SANDRO DA SILVA com a concorrência operada pela VÍTIMA e um sócio no ramo de funerárias e venda de planos assistenciais.
mapa-crime-dea
Foi afastada a participação do Policial Militar de Pernambuco, preso em Jataúba/PE, a despeito de se ter a informação o irmão dele recebeu a proposta para praticar o crime, e não o fez, motivo por que os Delegados que conduziram o inquérito solicitaram a soltura do policial ao Juiz de Serra Branca.
O Delegado de Polícia Civil, Dr. Gilson Duarte enfatizou o esforço de toda a equipe que trabalhou incessantemente durante o período, além de destacar que a 14ª DSPC encontra-se com aproximadamente 90% de resolubilidade dos crimes letais intencionais, resultado que ele atribui à competência da equipe policial civil da região.
Por sua vez, o Delegado Seccional, Dr. Cristiano Brito, parabenizou a equipe e disse que entende que a Polícia Civil fez seu papel e elucidou de maneira indubitável a participação de cada envolvido no assassinato.
Ao todo, durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, diversos mandados de busca, houve a participação de mais de 50 policiais e contou-se com o apoio do Polícia Civil de Pernambuco, da PM de Pernambuco, através da CIOSAC, e da PM de Alagoas.
Com 4ª DRPC

Ex-prefeito de Zabelê é preso por suposto envolvimento em tentativa de homicídio contra vereador


Ex-prefeito de Zabelê é preso por suposto envolvimento em tentativa de homicídio contra vereador
O ex-prefeito de Zabelê, Lucivaldo Vaz Henrique (foto), foi preso na manhã desta quinta-feira (17) pela Polícia Civil acusado de ter envolvimento em um atentado ao vereador José Cabral, daquele município. Após a prisão, o advogado do ex-prefeito, Josedeo Saraiva, se pronunciou publicamente nesta quinta-feira (17), e disse que a detenção de Lucivaldo foi arbitrária. Lucivaldo é esposo da atual prefeita de Zabelê, Íris Henrique.
O advogado revelou que esteve desde a semana passada na Delegacia de Monteiro, buscando cópias do inquérito policial, no sentido de ingressar com queixa crime contra seus acusadores, a exemplo do que já havia feito em desfavor do vereador José Cabral. Ele acrescenta que, surpreendentemente, as cópias foram fornecidas apenas parcialmente, sob argumento de que haviam “papéis” soltos na delegacia.
Josedeo Saraiva revela ainda que a polícia, por várias vezes, tentou justificar a não entrega completa dos documentos asseverando que Lucivaldo não era investigado no inquérito, acrescentando, ainda, que em todas as vezes que foi na delegacia foi acompanhado de Lucivaldo. “Ele sempre esteve à disposição da polícia para prestar qualquer tipo de esclarecimento, até porque, é a maior vítima desse lastimável episódio”.
De acordo com o advogado, a sonegação de informações afronta a Súmula Vinculante 14 do STF, que assim preceitua: “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa”.
Por fim, Josedeo Saraiva afirma que está tomando todas as medidas cabíveis, não tendo dúvidas da inocência de Lucivaldo e das responsabilizações criminais e cíveis que ocorrerão, desde crimes contra a honra a abusos de autoridade.
O delegado responsável pelo caso, Yuri Givago, foi procurado pela reportagem e revelou que deverá se pronunciar sobre o caso assim que ouvir todas as partes envolvidas.

Deputado classifica prisão como equivocada
Após tomar conhecimento da detenção do ex-prefeito de Zabelê, Lucivaldo Vaz Henrique, o deputado João Henrique classificou o comportamento da polícia de lamentável e, por isso mesmo, está encaminhando expediente ao Governador do Estado, ao secretário de Segurança Pública, e à Corregedoria do Ministério Público para apurar o fato.
De acordo com o deputado, o fato merece ser apurado em todos os seus desdobramentos, e informa que, além das comunicações acima referidas, o parlamentar estará encaminhando ofícios ao secretário de Segurança Pública e ao Procurador Geral de Justiça, requisitando um Delegado Especial e um Promotor de Justiça para apurar o fato em toda sua extensão. “Classifico como equivocada e inconsequente a detenção de Lucivaldo Vaz Henrique”, destacou.
“Além de um vídeo existente que foi feito recentemente no estabelecimento do senhor Binardo, por ocasião de um churrasco, onde se verifica a trama montada contra Lucivaldo e a prefeita Íris, segundo informações, o advogado Josedeo Saraiva compareceu a Delegacia de Monteiro, no último dia 14 por volta das 15h, acompanhado de Lucivaldo, onde foi requerida copia do procedimento policial, a fim de promover ações reparatórias contra seus acusadores, como o fizera contra José Cabral, e até a cópia das gravações feitas em vídeo foram desprezadas. E tem mais, muito estranho o comportamento da polícia que por sua própria conta e risco, feriu frontalmente os preceitos contidos nas Sumulas Vinculantes 14 e 11, do Supremo Tribunal Federal”, concluiu o parlamentar.


Brasileiros consomem três vezes mais açúcar do que a média mundial


Nunca foi consumido tanto açúcar no Brasil e de acordo com especialistas o motivo não está no uso do açucareiro, mas no consumo de produtos industrializados extremamente adoçados. Só nos últimos 15 anos, a quantidade de açúcar na composição dos alimentos processados dobrou.

De acordo com dados da Embrapa, em 50 anos houve a adição de aproximadamente 68 gramas diárias (mais de cinco colheres de sopa) na dieta dos brasileiros. A última medição mostrou que o brasileiro consome até 150 gramas por dia, enquanto a média mundial é de 57 gramas.

“A quantidade de açúcar nos alimentos produzidos no Brasil é alarmante. É uma coisa cultural, a indústria acha que brasileiro gosta de açúcar. Assim, é praticamente impossível uma pessoa ingerir o mínimo ou nada de açúcar. A não ser que ela pare de comer qualquer alimento vendido no supermercado”, disse Manuela Dias, nutricionista da Proteste, organização que no ano passado mediu a quantidade de açúcar de 95 produtos.

Da análise do Proteste o achocolatado em pó foi o que chamou mais atenção. Algumas marcas contêm 70% de açúcar na composição. “Em um copo de leite com duas colheres de sopa do achocolatado será consumido o equivalente a três saches de açúcar e ainda tem gente que ainda coloca mais duas ou três colheres de açúcar”, disse Manuela.

Vale lembrar que existem dois tipos de açúcar: aqueles encontrados naturalmente nos alimentos, como a frutose e sacarose das frutas e a lactose do leite, e aqueles extraídos da cana de açúcar, beterraba ou milho e usados posteriormente na elaboração de alimentos processados. “O problema não está no açúcar, mas na quantidade. São alimentos dispensáveis para a nossa espécie”, diz Manuela.

O professor de nutrição da UFMG, Rafael Claro, lembra que estudos realizados nos Estados Unidos mostraram que o açúcar tem efeito viciante. “Ele ativa a parte neurológica da pessoa, provocando o efeito de euforia ativado pela dopamina. Certamente, colocar cada vez mais açúcar nos alimentos é uma prática da indústria para vender mais. Diferente do sal que tem a função de conservar os alimentos, o açúcar não tem finalidade nenhuma“, diz.

Claro concorda com Manuela sobre a quase impossibilidade de abandonar o açúcar da dieta. “Só se for produzir os alimentos em casa, o que é muito difícil em alguns casos. Vale lembrar que 90% dos produtos sem açúcar têm adoçante, que é outro problema, também faz mal", disse.

O pesquisador da UFMG afirma que uma solução está em mudar hábitos e não tornar bebidas e alimentos ainda mais doces. “Nós nos adaptamos gradativamente à redução de açúcar. Se a cada dia uma pessoa reduzir a quantidade de açúcar do café, por exemplo, depois de um tempo ela não sentirá a necessidade de adoçá-lo mais”, disse.

Além da conta 
Do total de carboidratos consumidos no dia, apenas 10% deve ser de açúcar simples de absorção rápida, segundo a Organização Mundial da Saúde. “Por isso, um adulto deve consumir, em média, 50g de açúcar simples no dia”, diz Manuela. Porém, os dados do IBGE mostram que o brasileiro consome 16,7% do total de calorias, 67% a mais que o indicado.

O estudo da Embrapa mostra a histórica ascensão do paladar doce brasileiro. Na década de 1930, o consumo médio por habitante era de 41 gramas por dia. Na década de 1950, foi para 82 gramas/dia. Vinte anos depois, eram 109 gramas. Nos anos 1990, o consumo subiu para 136 gramas. A última medição, de 2000, mostrou que o brasileiro consome em até 150 gramas por dia. A média mundial nos anos 2000 era de 57 gramas. Os dados da Embrapa mostram que o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais.

“É uma preferência histórica. Fazer bolos e sobremesas sempre foi sinal de status. Mas chegamos a um ponto que a gente perde o controle”, diz Manuela.

O alto índice fez com que o Ministério da Saúde, especialistas e a indústria se reunissem em junho para definir medidas a serem adotadas. Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam um gasto anual de R$ 488 milhões com o tratamento de doenças associadas à obesidade como diabetes e alto colesterol.

“No entanto, observamos que a quantidade é tão alta que mesmo que a indústria se prontifique a reduzir 10% da quantidade de açúcar, por exemplo, isto terá pouco resultado na diminuição de internações associadas à obesidade”, disse Manuela.