sábado, 19 de abril de 2014

Gerente de Banco daqui de Jataúba sofre tentativa de sequestro em Caruaru


A Polícia Militar registrou uma tentativa de sequestro nesta quarta-feira (16), no Loteamento Adalgisa Nunes, no Bairro Agamenon, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As vítimas foram o gerente de um banco de Jataúba, também no Agreste, a esposa dele uma advogada de 28 anos, além do filho do casal, de quatro anos de idade.

De acordo com informações da PM, após receber a informação de um possível sequestro, policiais se dirigiram até o loteamento e encontraram a família e os sequestradores dentro de um automóvel. Após uma abordagem foi constatado que o casal e o filho foram retirados de dentro de casa e estavam sendo feitos reféns por dois homens. Na confusão, a criança acabou desmaiando.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos são de Bezerros e possivelmente levariam o gerente até o banco para tentar conseguir dinheiro. Um revólver foi encontrado com eles. A família foi liberada e os criminosos foram autuados em flagrante por sequestro e cárcere privado e levados para a Delegacia Regional de Caruaru.


Fonte:http://www.assisramalho.com.br/2014/04/caruaru-pe-gerente-de-banco-e-familia.html

É hoje!

 
                     AUTO_brum

Guarda Civil Municipal mais uma vez realiza brilhante trabalho e recupera moto tomada de assalto em Brejo


De acordo com informações da Guarda Civil Municipal e da Polícia Civil, dois assaltos foram registrados na noite de quinta-feira (17) em Brejo da Madre de Deus.

Era por volta das 20h40min quando dois elementos chegaram a pé pela Rua Joaquin Nabuco, próximo ao Açougue Municipal, e com arma em punho tomaram de assalto à moto Bros de cor laranja e placa PFG 4603, pertencente à Maria Elisangela. Os assaltantes seguiram pelo trevo da cidade e também assaltaram o posto de combustíveis, levando dinheiro e pertences do frentista de alguns clientes que estavam abastecendo.

Ao questionar pelo outro frentista, os elementos perceberam que o mesmo estava em outro estabelecimento próximo comprando um lanche, e foram até o Bar de dona Neta na tentativa de assaltar também, mas avistaram Dodia que estava fardado, e imediatamente fugiram entrando pelo Loteamento Boa Esperança.
Ao ser comunicado que o posto teria sido assaltado, Dodia iniciou uma perseguição e solicitou reforço a Polícia Militar.

Os elementos seguiram com a moto roubada pelos sítios Cacimba de Pedro, Oitis, Madre de Deus e Açudinho, até chegar ao Trevo da PE-145 que dá acesso para o Sítio Passagem do Tó. Lá os assaltantes fizeram novas vítimas. Eles abandonaram a moto e tomaram um veículo Pálio branco de quatro portas, e placas KKD 2546, e seguiram sentido Jataúba. Fábio é proprietário do carro e informou a Polícia que o veículo estava com pouco combustível, e que os assaltantes não conseguiriam ir muito longe. A suspeita é que o carro tenha sido abandonado no meio do mato e os assaltantes tenham se escondido.

A Polícia continuou com as buscas, mas até o fechamento desta matéria ninguém foi preso, e o Pálio ainda não tinha sido recuperado. 

A moto pertencente à Maria Elisangela foi levada para a delegacia pela Guarda Civil Municipal juntamente com a PM e na manhã desta sexta-feira (18) foi entregue a proprietária.

Do Estação Notícias
                                jb

PERNAMBUCO PODERÁ GANHAR 16 NOVOS MUNICÍPIOS

A aprovação do projeto de lei por parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que possibilita a criação, emancipação ou a fusão de municípios animou os deputados estaduais de Pernambuco. Caso a matéria seja aprovada pelo Congresso e receba a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), o Estado poderá ganhar 16 novos municípios. Ao todo, 26 projetos do gênero adormecem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), mas apenas 16 cumprem os pré-requisitos da proposta aprovada pela CCJ.

O texto do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que foi aprovado nesta quarta-feira  (16) pela CCJ, contudo recebeu ressalvas quanto aos critérios necessários para a criação de novos municípios, entre eles o número mínimo de habitantes necessários à emancipação. O autor do projeto propunha que o número mínimo de habitantes deveria ser de 5 mil na Região Norte, 6,5 mil no Centro-Oeste, 8,5 mil no Nordeste e 15 mil no Sul e Sudeste. No entanto, o  relatório do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), considerou que os números eram insuficientes para evitar os impactos alegados pelo governo para vetar o projeto anterior que tratava do mesmo assunto.

Levando e consideração dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Raupp relator alterou os números dehabitantes necessários para acriação de novos municípios para 6 mil nas regiões Norte e Centro-Oeste, 12 mil no Nordeste e 20 mil para o Sul e Sudeste do Brasil. Também foram inseridos outros critérios que haviam sido sugeridos pelo governo anteriormente como uma área mínima de 200 km² e arrecadação de pelo menos 10% da média dos municípios do estado para os locais que desejarem ganhar o status de nova cidade.

Com isso, ele acredita que será possível evitar novos vetos presidenciais e tensão dos congressistas com o governo em relação à possibilidade de derrubada desses vetos. "Creio que tais alterações são suficientes para se chegar a um acordo com o Poder Executivo e lograr a regulamentação de dispositivo constitucional que aguarda 18 anos por regulamentação", disse o relator.

O novo projeto de Mozarildo Cavalcanti procurou corrigir um vício do projeto anterior, que trata do estímulo para a fusão de municípios. O novo texto previa que os municípios que decidissem se fundir manteriam suas cotas individuais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por 12 anos, a fim de evitar impacto imediato da redução das cotas nas contas públicas. Também foram introduzidas alterações no que diz respeito às finanças municipais e quanto ao repasse de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

14ª Edição da Feira do Verde no Município de Brejo da Madre de Deus de 25 e 26 de baril de 2014

               
       

Vem Zungão me lamber todinha!

      

Armando negocia urgência para projeto das micro e pequenas empresas

.
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) reuniu-se nesta quarta-feira (16) com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e com o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, para definir a votação no Plenário em regime de urgência do projeto que beneficiará aproximadamente um milhão de micro e pequenas empresas que optaram pelo Simples Nacional.
.
Essas empresas vêm sendo prejudicadas pelos Estados, inclusive Pernambuco, por meio de um mecanismo denominado de Substituição Tributária, com a cobrança adicional do ICMS. Na reunião, ficou acertado que Armando Monteiro apresentará, na próxima semana, um requerimento de urgência em favor do projeto e que a Presidência do Senado o levará a votação no Plenário até o dia 29.
.
Armando Monteiro defende a melhoria do ambiente de operação dessas empresas, que estão sendo penalizadas por causa da utilização inadequada da Substituição Tributária por parte dos estados da federação. “Na prática, isso significou um aumento de carga tributária para as pequenas empresas. Então nossa proposta reduziu o grupo de setores que estão hoje submetidos a este regime, o que significa dizer que um grande número de empresas deixam agora de ser alcançada por esse instrumento tão penalizador dos pequenos negócios”, salientou.
.
O projeto que agora vai a votação no Plenário foi relatado pelo senador pernambucano e aprovado na semana passada na Comissão de Assuntos Econômicos. “Queremos melhorar o ambiente de operação dessas empresas que estão penalizadas porque os estados da federação, sem exceção, foram alargando a utilização do instrumento da Substituição Tributária”, ressalta Armando. As micro e pequenas empresas respondem hoje por mais de 70% dos empregos gerados no Brasil e em Pernambuco.
.
Ao mesmo tempo em que o projeto beneficia os pequenos empreendedores optantes do Simples, está em negociação uma forma para que os estados não tenham perdas expressivas com o alívio tributário concedido às pequenas empresas.
.
Durante a discussão do projeto, Armando propôs, para cerca de 150 mil micro e pequenas empresas que ainda ficaram sob o regime, um prazo maior para o recolhimento do ICMS da Substituição Tributária, visto que o prazo mínimo passaria a ser de 90 dias. Além disso, o senador sugere um modelo de recolhimento simplificado para que as empresas não sejam mais obrigadas a perder tempo e recurso para o cumprimento das obrigações com o cálculo de imposto.
.
A substituição tributária é um método de arrecadação que atribui ao contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido por seus clientes ao longo da cadeia de comercialização. Assim, fica mais fácil a fiscalização dos chamados impostos plurifásicos, como é o caso do ICMS, que incide mais de uma vez na cadeia de circulação de uma determinada mercadoria ou serviço.
.
Informações da Assessoria.

A CRISE NA PETROBRAS



Policiais recuperam mais um veículo tomado de assalto em Santa Cruz do Capibaribe

Lataria do veículo ficou danificada após tentativa frustrada dos criminosos em roubar o pneu de suporte. Fotos: Fernando Lagosta.
A noite desta quinta-feira foi de muito trabalho para as polícias militar e civil.

Por volta de 20h30, policiais receberam a denúncia de uma vítima que teve o seu carro tomado em um assalto nas proximidades do Loteamento Polis Pacas.

De acordo com a vítima, duas pessoas chegaram em uma moto e anunciaram o assalto.

Na mesma noite, por volta das 22h, à polícia ligou para a vítima informando que seu veículo havia sido encontrado e recuperado na estrada que dá acesso a Vila do Pará, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

O carro (modelo Cross Fox, de cor prata e placas KFQ 0405, de Santa Cruz do Capibaribe) estava com parte da lataria danificada devido à tentativa arrancar o pneu de suporte, na traseira do veículo.

Veículo foi conduzido para a delegacia local.
Um som também chegou a ser levado. O veículo foi conduzido da Depol de Santa Cruz do Capibaribe.

Ninguém foi preso.


Ney Lima
                    sid

CIRCO MARCOS FROTA É ATRAÇÃO DA SEMANA SANTA NO MODA CENTER SANTA CRUZ

       

Conhecido nacionalmente por ser o maior centro atacadista de confecções do País, o Moda Center Santa Cruz atrairá um público bem além dos compradores e comerciantes entre os dias 18 e 21 de abril. Numa parceria entre a gestão do parque têxtil e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, o empreendimento receberá em curta temporada o Grande Circo Popular do Brasil, também conhecido como Marcos Frota Circo Show.
 A tenda e demais estruturas de suporte estão instaladas no estacionamento frontal do Setor Azul do centro comercial. Montado pela primeira vez no município, o espetáculo terá bilhetes de entrada com preços populares: R$ 20 para o público em geral e R$ 10 para estudantes e professores com carteira, portadores de necessidades especiais, idosos e crianças com idade entre dois e 12 anos.
 O show tem exibições de palhaços, malabaristas, acrobatas e mágicos em números que mesclam atrações clássicas e elementos do chamado Novo Circo. O resultando é uma mistura encantadora das apresentações tradicionais e performances enriquecidas por recursos multimídia.
 Nesta sexta (18), haverá uma única sessão às 21h. No sábado e domingo (19 e 20), às 15h, 18h e 21h. No último dia (21), serão realizados shows às 18h e 21h. Os ingressos estão disponíveis exclusivamente na bilheteria da atração.
 Saiba mais - O Grande Circo Popular do Brasil existe há 22 anos. Ele é o núcleo itinerante da primeira Universidade Livre do Circo, um projeto social e cultural criado com a finalidade de formar artistas ‘de picadeiro’ com uma nova mentalidade, resgatando ainda a cidadania de crianças por meio da milenar arte circense, do teatro, dança e música. A iniciativa tem apoio de entidades como a TV Globo, Projeto Amigos da Escola, Unicef, Unesco, Ministério do Turismo, Embratur e Instituto Ayrton Senna.
 “Temos a proposta de diversificar ao máximo as possiblidades de atrair novos públicos para o Moda Center Santa Cruz. O fato de o centro atacadista de confecções ser um dos únicos espaços com condições de receber a grande estrutura exigida pelo Marcos Frota Circo Show foi mais um motivo para fecharmos a parceria. Dessa forma, ampliamos o número de visitantes ao parque de confecções e contribuímos para viabilizar a vinda de uma atração de renome internacional para a cidade”, justificou o síndico do empreendimento, Valmir Ribeiro.
 A realização da temporada no local também foi comemorada pela Prefeitura. “Queremos proporcionar aos habitantes de Santa Cruz do Capibaribe e região um espetáculo de qualidade, levando uma ótima opção de lazer às famílias no feriado da Semana Santa”, completou o gerente municipal de Cultura, Gilberto Geraldo.

 Fonte: Assessoria 
                     luscar

ELEMENTO É PRESO COM MOTO ROUBADA AQUI NA CIDADE DE JATAÚBA

 Uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas na cidade de Jataúba, quando se deparou com um elemento em uma motocicleta Honda Bros de cor vermelha e sem placas. Os policiais fizeram o acompanhamento do veículo, sendo despistados pelo suspeito. As buscas prosseguiram e no bairro Barro Branco os PM’s encontraram a moto estacionada em baixo de uma arvore, enfrente a casa onde o imputado Manoelson de Silva Lima, vulgo “Mano”, de 19 anos de idade, estava.
 De acordo com as informações, ele que reside no bairro Santa Tereza em Santa Cruz do Capibaribe foi levado para a Delegacia de Polícia da Capital da Moda, devido não está portando o documento do veículo.  
 Ao chegar na DEPOL foi constatado que a motocicleta era roubada e que o envolvido já teria sido preso por porte ilegal de arma de fogo.

Do: Blog Agreste Notícia 
    
                        pater

Senado aprova fim de doações de empresas a partidos e candidatos


Doações de empresas em dinheiro ou por meio de publicidade a candidatos e partidos políticos podem ficar proibidas. O substitutivo ao projeto de lei (PLS 60/2012) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi aprovado nesta quarta-feira (16) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em turno suplementar. Se não houver recurso para votação pelo plenário do Senado, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

O substitutivo de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR) altera a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Inicialmente a ideia da senadora Vanessa Grazziotin era estender aos doadores de campanha, sejam pessoas físicas ou jurídicas, as limitações já impostas aos candidatos pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010). O PLS 60/2012 tratou, assim, de transpor os mesmos critérios de elegibilidade definidos na Lei da Ficha Limpa para classificação de cidadãos e empresas legalmente aptos a investir em campanhas eleitorais.

Sob o argumento de que pessoas jurídicas não têm direito a voto e que, portanto, as eleições são processos com participação direta exclusiva dos eleitores, Requião decidiu pela proibição de toda e qualquer contribuição financeira de empresas a partidos e candidatos.

Quanto às restrições a doações de pessoas físicas, Requião considerou desnecessária a exclusão de doadores 'ficha suja' como proposto pelo PLS 60/2012. Atualmente, as doações de cidadãos para campanhas são limitadas a 10% do valor dos rendimentos brutos obtidos no ano anterior. “Considero essa regra aceitável no caso das pessoas físicas, cujas diferenças de rendimento não são, normalmente, tão grandes quanto as diferenças no faturamento das empresas”, justificou Requião.

Agência Brasil
                         paixao

Assaltantes interceptam carro-forte e roubam R$ 2 milhões no Sertão de PE

                                Carro-forte ficou parcialmente destruído em assalto no Sertão de PE (Foto: Divulgação / PRF)
Na tarde desta quinta-feira (17), criminosos assaltaram um carro-forte que trafegava pela BR-316, próximo à localidade de Alto do Engenheiro, distante 22 quilômetros do centro de Ouricuri, Sertão pernambucano. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo foi ultrapassado por outro carro com cerca de quatro homens armados.
O carro-forte foi abordado por volta das 14h30. Durante a ação, os dois pneus dianteiros foram estourados e os vigilantes responsáveis pela segurança do carro-forte desembarcaram e conseguiram fugir.
De acordo com o relato dos vigilantes, aconteceram três explosões e os criminosos deixaram o local levando cerca de R$ 2 milhões, além de duas espingardas calibre 12 e um revólver calibre 38. Os seguranças relataram à polícia a suspeita de que, antes da ação, o carro-forte estaria sendo seguido por uma caminhonete, mas eles não têm certeza se o veículo estava mesmo envolvido no assalto.
Foram levados cerca de R$ 2 milhões de carro-forte no Sertão de PE, diz PRF (Foto: Divulgação / PRF)Foram levados cerca de R$ 2 milhões de carro-forte
no Sertão de PE, diz PRF (Foto: Divulgação / PRF)
Segundo informações da Delegacia de Parnamirim, uma policial militar que vinha do Recife com a família com destino a Ouricuri passava pelo local e viu a ação dos criminosos. Ela pediu que os familiares deixassem o local e iniciou a abordagem aos assaltantes. Houve troca de tiros, mas a PM saiu ilesa e seguiu para a Delegacia de Parnamirim.
Os homens conseguiram fugir, mas policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicleta (ROCAM), Polígono da Quixaba, 7º BPM de Ouricuri e da Polícia Rodoviária Federal foram para a caatinga na tentativa de capturar os homens.
A polícia também informou que o motorista e o carro-forte são os mesmos que sofreram uma tentativa de assalto em 12 de março deste ano, próximo ao distrito de Quixaba, que fica a 40 quilômetros de Ouricuri. Na ocasião, o motorista percebeu a ação e fez uma manobra retornando ao posto policial, de onde foi escoltado pela Polícia Militar e pela Polícia Federal até seu destino.

Os peixes da discórdia.



Nesta quinta-feira recebi varias ligações sobre os peixes que foram entregue pela prefeitura, como é feito todos os anos. Pela entrega eu parabenizo, mais pela conduta que foi tomada eu critico, ouvir relatos de pessoas que tinha a senha e não receberam os peixes, tudo porque as pessoas que estavam em frente do Clube Municipal para receber com suas senhas adquiridas, não conseguiram seu objetivo, por conta que outras pessoas estavam por traz do referido estabelecimento recebendo sem senhas, e sem falar que tinha casa com duas ou três senha que receberam os peixes.  

Opinião do Blog

Já que era para as pessoas que tinha senhas, acho que devia ter coerência entregar as referidas pessoas, não por cara ou por votarem no candidato e sim pelos direitos adquiridos, por exemplo, as referidas senhas. 

Collar Blog Jataúba News..

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Jataúba para Cristo.




Nesta quarta-feira à noite em Jataúba, foi uma noite de louvor com a presença do cantor Wellington Camargo, segundo o pastor Joanes Silva, tivemos aproximadamente Três Mil pessoas em praça pública. 

Deu para ver no semblante das pessoas a alegria e a emoção , onde estiveram presente Católicos e Evangélicos, todos unidos em um só termo, em busca de louvar a nosso senhor Deus.   
























Por Collar
                      sid

Italiana processa marido por não dar xibatada na aranha durante 3 anos


6458-000119
Uma mulher italiana chocou a cidade de Genova, na Itália, após entrar com uma ação judicial contra o marido, o motivo: o homem se recusou a ter relações sexuais com ela durante os três anos de casamento.
Segundo a mulher, o marido “compareceu” apenas na noite de núpcias, fato este que motivou o pedido de divórcio. Ainda de acordo com a denunciante, a vida sexual dos dois era ativa antes do casamento.
O que torna a situação ainda mais estranha, é o fato do casal ter uma filha, gerada completamente por inseminação artificial.
Falta de sexo tem se tornado cada vez mais comum para pedidos de divórcio por todo o mundo. Um dos casos mais conhecidos foi em 2011, na França, quando um homem recebeu multa de 10 mil euros por não querer fazer sexo a esposa.
                          clayton

10 coisas que a internet está mudando no seu cérebro

A tecnologia modifica a cada vez mais o nosso cotidiano. Seja na maneira de estudar ou na forma de aprender, tudo que está conectado com a internet faz parte da nossa rotina. Porém, alguns cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, começaram a notar que a internet não tem servido apenas para satisfazer as curiosidades dos nossos cérebros, mas também reestruturá-los. Então, o que exatamente a internet fazendo com nossos cérebros? Confira as 10 mudanças que a internet está fazendo com o seu cérebro:

1. Memória

A internet representa o nosso disco rígido externo. Ela agora faz o papel da memória; nós não temos mais que lembrar números de telefone ou endereços. Precisamos apenas pegar as informações no nosso e-mail ou procurar no Google.

2. Aprendizagem

Com a internet, as crianças estão aprendendo de forma diferente. Você se lembra de todas as suas aulas de história que exigiam a memorização de datas, nomes e pequenos detalhes? As crianças não fazem mais isso. Com as bibliotecas online a memorização já não é uma parte necessária na educação. Os educadores estão começando a entender que a informação está chegando cada vez mais rápido, e a memorização de certos fatos desperdiça o poder do cérebro de manter informações mais importantes.

3. Atenção

Alguma vez você já atualizou seu Facebook enquanto ouvia música e mandava mensagens de texto? Se isso acontece com frequência você já experimentou o fenômeno da atenção parcial e o seu impacto sobre o cérebro. O que ainda não se descobriu sobre a atenção parcial é se ela não passa de uma distração ou uma adaptação do cérebro para o fluxo constante de estímulos.

4. Pesquisas

As pessoas estão ficando cada vez melhores na busca de informações. Embora não possamos lembrar de tudo, estamos melhorando a capacidade de encontrar as informações que precisamos. Isso acontece porque os recursos intelectuais usados para reter fatos e informações já está se adaptando às novas tecnologias e se tornando altamente qualificado em lembrar onde se pode encontrar as coisas.

5. Aumento do Q.I

Na era da tecnologia, jogos, vídeos e redes sociais o grande questionamento dos pesquisadores é: as novas tecnologias estão deixando os nossos cérebros mais esquecidos? Pelo contrário, depois do surgimento de novas tecnologias como Twitter, Facebook e Google,  estamos ficando mais espertos e adquirindo novas habilidades. O QI está aumentando ao longo do tempo.

6. Concentração

Com a quantidade de informações em pouco tempo, a nossa concentração está sofrendo. Está cada vez mais difícil fazer uma leitura profunda sem usar a internet ou mexer no celular. Nosso tempo online é tão grande que quando paramos para fazer uma leitura mais complexa o cérebro se desinteressa e não se concentra na atividade.

7. Relevância

Com tanta informação disponível na internet, os cérebros já estão se adaptando a seleção de conteúdo por relevância. Cabe aos leitores e consumidores de informações determinar o que é relevante e confiável. Com a prática os cérebros estão ficando cada vez melhores nessa tarefa.

8. Vício

O ser humano está cada vez mais fisicamente viciado em tecnologia. Mesmo depois de desligar, muitos usuários da internet sentem desejo pela a estimulação recebida dos gadgets. E a necessidade de estar conectado é crescente.

9. Distração

Em vez de se concentrar em tarefas importantes ou pesquisar informações para uma boa utilização, o cérebro está distraído com e-mails, redes sociais, e outras tentações da internet.

10. Pensamento criativo

Alguns especialistas acreditam que a memorização é fundamental para a criatividade, só que com a perda da memória o pensamento criativo fica comprometido. Embora a criatividade tenha aumentado com o uso da tecnologia, o pensamento criativo deve ser feito de novas e diferentes maneiras.

Fonte: UNIVERSIA
                     AUTO_zedassilva

DIMINUEM OS APLAUSOS PARA O BOLSA FAMÍLIA, DIZ JORNAL FINANCIAL TIMES

Maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família, um dos favoritos entre os esquemas de combate à pobreza, já não empolga tanto, na visão do jornal britânico Financial Times. Em reportagem publicada terça (15), o folhetim afirma que programas similares são encontrados hoje em trinta países e que a razão de tamanha popularidade se dá porque “programas de transferência de renda matam, aparentemente, vários problemas com uma só cajadada”.

Foto: AFP
Tais programas superam, por exemplo, a falta de investimentos em saúde e educação “e oferecem um caminho para fora da pobreza”, além de “empoderar a mulher como chefe da casa”, uma vez que é ela que recebe o benefício. E, no fim, ainda são baratos, diz o texto, em visão alinhada com a do governo brasileiro.

Entretanto, de acordo com o Financial Times, agências de desenvolvimento já esfriaram o ânimo em relação a iniciativas como o Bolsa Família, mesmo tendo sido constatado que elas reduzem a miséria.

“Estudos mostram que salário e crescimento do emprego desempenham um papel mais importante na redução da pobreza. Embora os programas façam crescer o número de matrículas, há menos evidências de que aumentem os níveis da educação [por causa da má qualidade do ensino], o que, em parte, acaba com sua principal finalidade”, afirma o jornal.

Uma década - O FT lembra que o Bolsa Família, criado a partir da união de vários cadastros existentes até então, é uma marca hoje intimamente ligada ao Partido dos Trabalhadores e que alcança 25% dos brasileiros. A oposição, por sua vez, quer acabar com essa arma. No ano passado, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, apresentou projeto para que o programa vire lei.

Quando completou uma década de existência, no ano passado, o programa recebeu o prêmio máximo concedido pela Associação Internacional de Seguridade Social. Os gastos chegaram a R$ 24,5 bilhões em 2013, segundo a ONG Contas Abertas, com 14,1 milhões de famílias beneficiadas.

Ainda na noite da terça-feira (15), o Financial Times publicou matéria sobre a frágil situação das milhões de pessoas que ascenderam à classe média na América Latina, com destaque para o Brasil.
                      AUTO_pelicano

CAIXA VAI AUMENTAR PREÇO DA APOSTA DA MEGA-SENA, LOTOFÁCIL E QUINA

Portaria publicada nesta quinta-feira (17) no "Diário Oficial da União" autoriza a Caixa Econômica Federal a reajustar os preços das apostas das loterias Mega-Sena, Lotofácil e Quina. A Caixa fica autorizada a elevar os preços da aposta mínima (de seis números) da Mega-Sena, passando o valor de R$ 2 para R$ 2,50 para as vendas a partir de 11 de maio (concurso 1.599).

No caso da Lotofácil, o preço da aposta de 15 números subirá de R$ 1,25 para R$ 1,50 para as vendas a partir de 10 de maio (concurso 1.054). Para a Quina, o valor da aposta de 5 números, que atualmente é de R$ 0,75, será reajustado para R$ 1 para as vendas partir de 11 de maio (concurso 3.486).

De acordo com a Caixa, o último reajuste nos preços da Mega-Sena e da Lotofácil foi em setembro de 2009. No caso da Quina, foi em janeiro de 2011.  A portaria diz, ainda, que a Caixa deverá ajustar os valores das apostas constituídas de 7 até 15 números da Mega-Sena, e de 16 a 18 números da Lotofácil, de acordo com a proporção da quantidade de apostas combinadas feitas para aquele sorteio.

Autoriza, ainda, o reajuste das apostas de 6 e 7 números da Quina para R$ 4 e R$ 10, respectivamente. Os valores da premiação fixa das apostas vencedoras com 11, 12 e 13 números da Lotofácil serão reajustados para, respectivamente, R$ 3, R$ 6 e R$ 15.

A Caixa deverá divulgar os novos preços das apostas com, no mínimo, 10 dias de antecedência de cada data estabelecida, diz a portaria. Os ajustes serão efetivados mediante publicação, no "Diário Oficial da União", até 30 de abril.
                     
                     elvis

Perdeu o Eclipse Lunar? Calma, temos uma solução!

                     
TLunareclipse2
Você, que acordou animado durante a madrugada (ou nem dormiu) e esperou para ver um dos fenômenos astronômicos mais bonitos de serem observados, mas se frustrou ao ver aquele céu nublado, úmido e cheio de nuvens (ou simplesmente perdeu a hora), temos uma proposta alternativa.
Se você estava fora de órbita nesses últimos dias, na madrugada de ontem, dia 15, aconteceu um Eclipse Lunar Total. Neste evento, a Lua passa parcial ou totalmente (caso de ontem) pelo cone de sombra formado pela Terra. O fenômeno da terça de madrugada foi visível no oeste da África, em toda a América e no leste da Austrália e Oceania.
Foi uma ótima oportunidade para diversos astrônomos e cientistas coletarem imagens desta Lua, que fica avermelhada por conta dos raios de luz que sofrem desvios na atmosfera terrestre. No caso acima, o fotógrafo juntou várias fotos da Lua em instantes diferentes do eclipse, formando este gif espetacular e autoexplicativo (Fonte: Reddit).
Tgiflunareclipse
O próximo Eclipse Lunar acontecerá no dia 08 de outubro. Entretanto, será visível apenas no oeste do Brasil.
                           AUTO_son

Os 10 experimentos militares que vão chocar você



No filme “X-Men Origins: Wolverine” um programa militar para a criação de um super-soldado, a arma IX. Conheça alguns dos experimentos militares reais mais bizarros feitos nos Estados Unidos, testados em civis e em soldados – tudo para aperfeiçoar a ciência da guerra. Os militares não tentaram inserir adamantium no esqueleto de ninguém, ou sequer criaram garras retráteis, mas atiraram plutônio em vítimas de acidentes, testaram gás neurotóxico em marinheiros e tentaram Percepção Extra Sensorial.




10.      VISÃO NOTURNA
A marinha estadunidense queria aperfeiçoar seus soldados e “instalar” neles uma visão noturna, que os ajudaria a enxergar raios infravermelhos durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, os nossos olhos não são capazes de captar esses sinais, pois não são tão sensíveis. Os cientistas da época sabiam que vitamina A melhorava a recepção de imagem nos olhos e então procuraram desenvolver uma vitamina alternativa para que seus soldados tivessem visão noturna. Alimentaram os voluntários com suplementos à base de fígado de peixe – depois de vários meses, a visão dessas pessoas começou a se modificar e alguns realmente conseguiram captar sinais infravermelos. Mas logo em seguida, outros cietistas desenvolveram os óculos de visão noturna e, mesmo tendo algum sucesso, a forma mais drástica de “ver melhor” foi pelo ralo.




9.         VACINA DE PLUTÔNIO
Na mesma época do desenvolvimento da bomba atômica, o plutônio virou febre entre os cientistas. Eles queriam saber quais seriam os possíveis males causados pela substância. Os testes começaram dia 10 de abril de 1945, quando pesquisadores injetaram plutônio em uma vítima de acidente para ver quanto tempo demorava até que seu corpo se livrasse da substância radioativa. Esse foi apenas o primeiro de 400 experimentos com radiação. Estudos mais comuns incluiam análises da radiação no organismo, em diferentes doses, e possíveis tratamentos para o câncer.




8.         DIRIGIR UM FOGUETE
Antes do homem ir para o espaço, ele dirigiu foguetes no chão. Cientistas da Nasa criaram projéteis que alcançavam a velocidade de 640 km/h – e, sim, não foram só os chimpanzés que os testaram (aliás, os macacos saíam dos testes, se não mortos, com sérios danos cerebrais). Foi em 1954 que o Coronel John Stapp, da Força Aérea, se submeteu ao teste. Ele alcançou a velocidade incrível de 1017 km/h, mas teve concussões, costelas quebradas, pulsos fraturados, perdeu alguns dentes e veias e seus dois olhos estouraram.




7.         PORQUINHOS-DA-ÍNDIA PACIFISTAS
A maioria dos soldados não se apresentou para lutar contra vírus e bactérias mortais, mas 2300 adventistas do sétimo dia o fizeram. Em uma interpretação literal da Bíblia (“Tu não matarás”), os religiosos se candidataram para servir de cobaias, no lugar de porquinhos da índia, no desenvolvimento de vacinas contra armas biológicas. Ninguém morreu na chamada “operação casaco branco”, mas os adventistas passaram por desconforto, febres, calafrios e dores.




6.         CAIR NA VELOCIDADE DO SOM
A Força Aérea queria descobrir como os pilotos poderiam sobreviver, caindo de grandes altitudes – como se estivessem saltando de um avião. A missão foi concedida ao Capitão Joseph Kittinger, que saltou várias vezes, cada vez quebrando recordes. A terceira vez que quebrou seu próprio recorde, ele saltou de 32 quilômetros de altura. A velocidade da queda foi tanta que ele quase quebrou a barreira do som: 988 quilômetros por hora (a velocidade do som é de 1224 km/h). Além disso, durante a queda, ele precisou suportar temperaturas extremas como 70 graus Celsius negativos!




5.         ALUCINÓGENOS
Algumas drogas não têm apenas valor nas ruas, pelo menos era o que achavam alguns cientistas. O LSD, por exemplo, quase foi promovido a arma de guerra – já que, teoricamente, deixaria o inimigo tão doidão que ele não conseguiria lutar. De 1955 a 1972 alguns soldados fumaram, cheiraram e injetaram tudo o que aparecia de novidade. Foi cogitada a criação de uma artilharia de alucinógenos, que despejaria as substâncias nos inimigos, deixando-os sonolentos.




4.         GÁS
Em 2002 foi revelado que, durante os anos 70, alguns integrantes da marinha americana receberam pulverização de gases “experimentais”. Na época, eles tinham como objetivo evitar a contaminação dos tripulantes dos navios com doenças, mas posteiormente começaram os experimentos que criariam o Gás Mostarda. Possíveis doenças causadas nos marinheiros daquela época, como diversos tipos de câncer, ainda estão sendo analisadas.




3.         PERCEPÇÃO EXTRA SENSORIAL
Pessoas que dizem terem poderes psíquicos não têm muito crédito entre cientistas – o que não impediu o Pentágono de investir 20 milhões de dólares em pesquisas sobre o assunto. O objetivo era que os “superdotados” pudessem “ver” bunkers e outras estruturas militares dos inimigos à distância, descrevendo-as depois para os militares. O projeto foi cancelado depois de tentativas falhas.




2.         GUERREIRO 24 HORAS
O sono pode ser o pior inimigo de um guerreiro, seja durante o dia ou a noite, já que batalhas não têm hora para acabar. Mas vários grupos militares tentaram mudar isso, distribuindo estimulantes entre seus soldados. Mais recentemente, uma droga que faria com que os militares ficassem acordados até 40 horas foi testada. Atualmente, os cientistas americanos estão desenvolvendo maneiras de manter o cérebro ativo com eletromagnetismo – se você está com sono, um pequeno choque logo resolve.




1.         CONSTRUA SUA ARMADURA INTERIOR
Não estamos longe de ter soldados como o Wolverine, de X-Men. Cientistas buscam implantar nos militares qualidades encontradas em animais, como a resistência a altitudes de determinados tipos de pássaro e a capacidade de redirecionar o fluxo sanguíneo para regiões “não-críticas” do corpo durante o mergulho, como os leões-marinhos. O objetivo final é fazer com que os soldados sejam “a prova de morte”, contra qualquer tipo de condição: doenças infecciosas, armas radioativas, altitudes e temperaturas extremas e ambientes naturais perigosos. Exatamente como super-heróis mutantes.