sábado, 7 de junho de 2014

Em Jataúba, moradores relatam violência, explosão de banco e assaltos

http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/em-jatauba-moradores-relatam-violencia-explosao-de-banco-e-assaltos/3399748/

Matéria do ABTV desta sexta feira.
Copie e cole.

Governador da Paraíba se compromete com prefeito de Caraúbas em resolver abastecimento de água da cidade


O prefeito de Caraúbas, Pedro Correia, esteve reunido nesta quarta-feira (04) na Granja Santana com o governador Ricardo Coutinho tratando de pleitos para o município de Caraúbas. O gestor arrancou do governador o compromisso de resolver de vez o problema do abastecimento de água na cidade.

O prefeito Pedro Correia apresentou ainda na semana passada ao representante do Ministério Público um documento no qual expõe a situação vivida por sua população. Segundo o gestor, após a seca que atingiu o açude Campos a população passou a consumir a água que escoa do Rio Paraíba, completamente imprópria para o consumo humano e sem qualquer tratamento. O MP emitiu um documento exigindo que a Cagepa tome providências quanto ao problema.

Na reunião com o governador, ele se comprometeu a fazer uma adutora levando a água do Açude Cordeiro, no Congo, para a estação de tratamento do açude Campos e após o açude secar, trazer água do açude de Sumé para a população caraubense.
O governador também se comprometeu em enviar uma viatura policial para a cidade de Caraúbas, que sofre com a insegurança em suas fronteiras.

O prefeito Pedro Correia também confirmou apoio político a reeleição do governador Ricardo Coutinho, destacando que espera como contrapartida o atendimento de seus pleitos.

Inflação está um 'pouquinho alta' e precisa de 'remédio logo', diz Lula

                          Presidente de Diretório do PSB diz que Ricardo está sendo induzido ao erro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (5) que a inflação no país “está agora um pouquinho alta” e que precisa “tomar remédio logo”. A declaração foi feita durante palestra realizada num hotel em Porto Alegre, em que Lula minimizou críticas feitas à atual condução da política econômica pelo governo da presidente Dilma Rousseff.
Ao comentar sobre a alta de preços, Lula destacou que alta de preços tem se mantido dentro da meta (com IPCA entre 2,5% e 6,5% ao ano) durante os governos petistas e comparou a situação atual com o período de hiperinflação, nos anos 80 e 90.
“Durante 11 anos, a inflação está dentro da meta. Está agora um pouquinho alta. É como estivesse com 37° de febre e precisa tomar remédio logo. Precisa tomar um choque logo, tomar um banho gelado. E a presidente [Dilma Rousseff] sabe que quem perde com a inflação é o trabalhador. Acho engraçado que hoje falam de inflação. A inflação era de 80% ao mês. Eu recebia meu salário em um atacadista. E tinha que comprar muito [alimento] não-perecível, se não estragava. Devo ter papel higiênico daquele tempo até hoje”, afirmou.
Na palestra, Lula também comentou o crescimento de 0,2% do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre deste ano. Ele afirmou que um crescimento mais expressivo não é possível “todo o santo ano”.
“Todo mundo gostaria que o PIB brasileiro estivesse subindo 10%, que a economia estivesse mais forte, que a economia estivesse rendendo mais. Acontece que nem na nossa vida pessoal, nem no governo e nem na nossa casa isso é possível todo santo dia e todo o santo ano. É importante pensar nisso, pensando no país que vivemos um tempo atrás”, disse o ex-presidente.
Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia registrou avanço de 0,2% no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 1,9%. No acumulado em quatro trimestres encerrados no 1º trimestre de 2014, a alta é de 2,5%.
Lula afirmou que o Brasil é hoje a sétima maior economia do mundo e que “falta pouco” para ultrapassar a Inglaterra e França. Destacou que o Brasil é o maior produtor e exportador de alimentos do mundo e que também produz aeronaves, alumínio, papel e aço.
“Esse país não é pouca coisa. Eu não sei por que insistem em não acreditar no Brasil”, disse, acrescentando que o país só fica atrás em investimentos diretos da China, Estados Unidos e Rússia.

“Então que loucura dizer que o Brasil não está dando certo. Qual é o problema do Brasil? É que o Brasil ficou grande e você começa a pisar nos adversários. Não é amistoso, é jogo pra valer”, completou.

Venha você também derrotar esse inimigo o tabagismo.



A Secretaria Municipal de saúde de Jataúba junto com a equipe do NASF e o Núcleo da promoção de Saúde, realizou nesta última quarta feira 04/06/2014 ''A Primeira Caminhada Contra o Tabagismo'' com parceria dos alunos da escola José Higino de Souza, Equipes de Saúde da Família, Grupo de Tabagismo entre outros...


O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão sejam fumantes.


1- O cigarro é responsável por 30°/° das mortes por câncer, 90°/° das mortes de câncer de pulmão.

2- A mulher gravida que fuma, além de correr o risco de abortar, tem maior chance de ter filho de baixo peso, menor tamanho e a criança nascer com problemas de saúde.


3- A pessoa que fuma fica dependente da NICOTINA considerada uma droga.

4- Evite o primeiro cigarro e você evitara todos os outros.


5- Estima-se que no Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morram precocemente devido as doenças causadas pelo tabagismo, numero que não para de aumentar. Colaborem e Faça uma escolha Saudável dizendo não ao cigarro.

Secretaria de Saúde 

Momento decisivo na vida política de José Augusto Maia

O hoje deputado José Augusto Maia já escreveu seu nome na história política de sua terra, onde exerceu os cargos de vereador, presidente de Câmara, vice-prefeito e prefeito. Ao longo de todos estes anos recebeu milhares de votos e despertou paixões políticas, embora muitas delas se tornaram em ódio político, por razões das mais diversas. Porém, em uma coisa todos concordam: nenhum outro nome é tão discutido nas ultimas décadas nas ruas de Santa Cruz do Capibaribe.
Os seus principais adversários de hoje, foram seus companheiros de grupo político, e conheceram de perto sua força política, mas motivados por diversos acontecimentos ao longo do tempo, foram para a trincheira oposta, e usando muito dos métodos implantados por Zé Augusto Maia, chegaram ao poder, provando do mesmo sabor das vitórias.

Acostumado à liderança do grupo e suas vitórias, Zé Augusto Maia, continuou o mesmo Zé como ele sempre cantou, mas em meu entendimento, não percebeu que a cidade e a política não são mais as mesmas. Os tempos são outros e a democratização da comunicação, sobretudo, nas redes sociais veio em forma de revolução na cabeça das pessoas. O que se diz se repercute e se discute nas redes sociais e nos meios de comunicação.
Só ele, o Zé, deve procurar descobrir em que parte do caminho perdeu o controle da situação do próprio grupo, que hoje nitidamente seus principais integrantes caminham em sentidos diferentes.

Agora, José Augusto Maia está diante de mais um momento crucial em sua trajetória politica, e não será fácil tomar decisões indo de encontro ao seu desejo pessoal e planos. Um filme deve passar em sua cabeça. Quantos chegaram onde estão devido sua força politica, quantos estavam ao seu lado nas horas decisivas, quantos outros lhe deram as costas ao longo do caminho.
Mas ele, o Zé, também não pode esquecer-se dos seus erros e falhas. Quantos o ajudaram e foram esquecidos, quantos foram seus soldados e não tiveram a oportunidade merecida, quantos outros eram seus admiradores e receberam sua indiferença.

E agora, Zé? Que caminho seguir daqui para frente? Que escolha terá que fazer? Que novos caminhos vai escolher? Só você poderá decidir o que fazer.
Um mergulho em um passado recente seria o melhor a fazer. Lembrar-se dos milhares que ainda o admira, reencontrar companheiros que ficaram no caminho, rever a forma de fazer politica e quem sabe, reencontrar aquele Zé das Malas, do diálogo, das conversas com o povo, do argumento e das boas risadas com os amigos.

Na vida e na politica, as coisas mudam rapidamente, mas também circula, possibilitando um encontro inevitável com nós mesmos.

Marcondes Moreno

Datafolha: Dilma 34%, Aécio 19%, Eduardo 7%


 
Em pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de São Paulo a presidente Dilma Rousseff teria 34% das intenções de voto na corrida presidencial. Em relação a maio, data da última pesquisa, ela variou de 37% para 34%. Desde fevereiro, já caiu dez pontos percentuais. Apontado como o principal adversário da petista, o senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, tem 19%, um ponto a menos do que no mês passado.

Na terceira posição, segundo o levantamento, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) com 7%. Campos despencou quatro pontos e aparece em situação de empate técnico com o Pastor Everaldo Pereira (PSC), que tem 4%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

A nova mostra aponta crescimento no número de eleitores que não sabem em quem votar, de 8% para 13%. Notórios 17% dos entrevistados afirmam que pretendem votar nulo, em branco ou em nenhum dos candidatos apresentados.

Segundo a publicação, o Datafolha entrevistou 4.337 pessoas entre terça e quinta desta semana em 207 municípios. 

''50 anos de missão e evangelização a Paróquia de São Sebastião-Jataúba PE, convida todos vocês para a transladação dos despojos mortais do Diácono Paulo Carlos de Souza''




PORTAL. O porquê essa toda comemoração que a nossa matriz está realizando nesse domingo?

PADRE. É com grande honra que a paroquia de São Sebastião de Jataúba, está completando 50 anos onde foi criada pelo Bispo da época D. Severino Mariano então dentro do contexto dos 50 anos a paroquia vai fazer o translado do despojo mortais do Diácono Paulo Carlos da Silva do cemitério da cidade até a igreja matriz de São Sebastião, onde avera uma URNA aja vista que o Diácono prestou relevante serviço a Diocese de Pesqueira e fora da Diocese e também por ser o primeiro Diácono permanente da Diocese de Pesqueira que já está caminhando para os seus quase 100 anos. Isto também é uma questão histórica pra Diocese e para Paróquia onde o Diácono Paulo vai ser sepultado aqui nessa urna ao lado do seu fiel amigo Pe. Armando Bihel. 


O Pe. Armando Bihel encontrou na pessoa do Diácono Paulo um apoio muito grande na sua missão e na sua evangelização, Pe. Armando era um padre francês e Paulo aqui em Jataúba Podia assim contribuir da melhor forma possível juntamente com o padre Armando nas questões dos trabalhos pastorais de toda paroquia de São Sebastião, também desses relevantes serviços que o Padre prestou aqui na comunidade paroquial dos serviços da palavra que uma das funções do Diácono para pode voltar os serviços da caridade Paulo desenvolveu em nossa redondeza e em nossa região um grande trabalho junto às pessoas humildes (pobres) principalmente de nossas comunidades rurais.
Então desse todo contexto o padre por moção interior por decisão própria lançou a proposta para a família, todo família acolheu o pedido do padre e ai se deus quiser nesse domingo dia 08/06/2014, dia de pentecoste o solenidade da nossa igreja católica na missa de 9hs da manhã contaremos com a presença de padres de outra paroquia, Diáconos e de toda população Jataubense o povo de Deus.
 Provavelmente D José Luiz apareça para presenciar essa cerimonia se ele não pode vim com certeza mandara um representante em seu nome, e aproveitar esse momento para convidar todos para marcar presença nessa solenidade. 

PORTAL. Padre o Senhor conheceu o Diácono Paulo e seus trabalhos?

PADRE. Eu conheci Paulo desde ano de 1998 quando eu entrei no seminário São José da Diocese de Pesqueira, foi a parti dali eu comecei a conhecer Paulo e seus trabalhos dentro da Diocese e foi surgindo aos poucos uma grande amizade uma grande consideração de ambas as partes haja vista também que no dia de sua morte na missa de corpo presente aqui em Jataúba eu fiz questão de marca presença na missa que naquele dia foi celebrada por D Francisco Biazin, eu tenho um carinho muito grande pela pessoa de PAULO, um grande respeito por ele nos encontrava nas reuniões do clero e nos retiros também do clero, Paulo foi um Diácono muito presente em toda Diocese de pesqueira tanto como seus modos como suas maneiras, eu louvo muito a deus por te mim dado a honra de conhece-lo eu faço isso com muito carinho e muito amor.

PORTAL.Em poucas palavras defina o Diácono Paulo, e qual foi sua contribuição no meio do povo de Deus?
Homem de fé, Homem de caridade, um Homem simples.

Ruy Siqueira

sexta-feira, 6 de junho de 2014

PREFEITO DE CARUARU RECORRE CONTRA SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS

O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), comentou hoje (6), por meio de nota, a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) de suspender seus direitos políticos por três anos. O pedetista disse que “vai recorrer da decisão, até porque, pelo seu entendimento, o fato foi apenas uma prestação de contas à população, com a inclusão da frase ‘promessa cumprida’ em outdoors” espalhados pelo município.

Reprodução
Queiroz foi processado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por improbidade administrativa por ter realizado, segundo o processo, campanha de promoção pessoal com recursos públicos em 2009. 

O prefeito caruaruense também terá que ressarcir integralmente os cofres municipais no valor do dano causado com o suposto mau uso da publicidade.

COMPANHIA DE ENERGIA DE PE EMITE ALERTA PARA RISCOS COM A REDE ELÉTRICA DURANTE O SÃO JOÃO E A COPA DO MUNDO

Com o São joão chegando, e faltando menos de uma semana para a Copa do Mundo, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulgou uma lista de dicas de segurança para que a festa não se sobreponha à segurança. Muitas ruas da cidade já estão decoradas com as tradicionais bandeirinhas juninas, este ano, muitas nas cores verde e amarelo. O primeiro cuidado recomendado pela companhia é que objetos a serem pendurados matenham distância da rede elétrica, sejam fios ou postes. O mesmo serve para quem quer enfeitar casas e apartamentos.

A energia extra para os arraiais, barracas de comidas típicas e de fogos de artifícios deve vir de ligações provisórias executadas exclusivamente por profissionais da Celpe, já que ligações clandestinas podem, não só causar queda de energia, aumentar o risco de incêndios. As estruturas devem ser montadas e desmontadas a uma distância segura da distribuição de energia e por empresas habilitadas para tal atividade.

Fogos devem ser manuseados com cuidado e o mais longe possível das redes eletricas, assim como as conhecidas fogueiras de São João. No caso dos balões, a recomendação é de que não sejam soltos, um vez ser impossivel prever onde vão cair, podendo acertar redes elétricas ou subestações. 

Nas casas e apartamentos, a companhia aconselha o uso minimo de extensões e benjamins. Outro lembrete importante é, nessa época de Copa do Mundo, respeitar as distâncias de segurança da rede elétrica durante o manuseio de antenas de TV. 

Confira as dicas de segurança:

- Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede de energia elétrica
- Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua, elas devem ficar distantes da fiação elétrica
- Ligação clandestina é crime e coloca a vida de pessoas em perigo
- Não monte arraiais próximo à rede de energia elétrica
- Ligações provisórias para o São João e Copa do Mundo devem ser solicitadas à Celpe
- Não solte balões, eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações
- Estruturas metálicas devem estar devidamente aterradas
- Nunca manusear equipamentos eletro-eletrônicos caso o corpo esteja molhado
- Instalação ou reparo em antenas de TV sempre longe das redes de energia elétrica

''DER E PREFEITURA DE JATAÚBA SELAM A PAZ, POSTO DE SAÚDE VAI SER CONSTRUÍDO''


Na tarde de ontem o prefeito Antônio der oque recebeu em seu gabinete, o diretor do DER da regional Caruaru, Romero Torres, quando na ocasião esteve na pauta dos assuntos tratados, a viabilização da construção da USF (Unidade de Saúde da Família) da Cohab que fica às margens da PE 160 e segundo o DER, a distância da localização da obra para a faixa de rolamento, não atende as exigências das regras estabelecidas pelo órgão que é de 20 metros da linha central da rodovia. 
Segundo nos informou o Dr. Romero, apenas a rodovia PE 200 que liga Pesqueira à Roçadinho tem uma distância estabelecida de 15 metros e existem outras com 30 metros. O prefeito deixou claro para ele que a prefeitura está procurando seus direitos, já que para que o DER impossibilite a construção da obra, se faz necessário que o órgão indenize a prefeitura na área proibida que deveria ser desapropriada pelo DER. 
Quando a outras irregularidades constatadas ao longo da PE 160 no perímetro urbano da Cidade, Dr. Romero falou que deve ter sido devido a custos altos nas possíveis indenizações e o Governo fez vistas grossas. Sobre a denúncia que foi feita sobre a USF, ele disse que apenas cumpre as Leis e que a prefeitura deveria sim procurar os seus direitos.
Em visita ao local, com a presença do engenheiro da prefeitura, Dr. Romão, chegou-se a um denominador comum de que o projeto deve passar por algumas adequações e ser concluído para que a população receba em breve mais uma obra que faz parte do conjunto de ações implementadas pelo prefeito Antônio de roque que trazem uma melhor qualidade de vida para quem for desfrutar dos serviços oferecidos na USF.
A comitiva esteve visitando alguns pontos da PE 160 onde deverão ser construídos quebra molas próximo ao Mercadinho Pé da Serra e na saída da rua Zacarias José de Melo.
 Nas proximidades da borracharia de Ednaldo onde fica muita água acumulada às margens da PE e que ficou acordado para a prefeitura fazer a drenagem das águas. Na chegada da Cidade vindo de Santa Cruz, o prefeito e o Dr. Romero chegaram também a um acordo e o que seria de obrigação do DER, será feito pela prefeitura. Trata-se da placa de concreto para cobertura do saneamento bem no trevo da chagada.
O girador precisaria ser demolido e a área que hoje é de paralelepípedo precisa ser construída em briquetes para evitar a afastamento do solo com um tráfego de veículos pesados. A operação tapa buracos na PE 160 deverá ter início nos próximos dias, mesmo quando o DER passa por dificuldades de pessoal e disponibilidade limitadíssima de máquinas. 


Ruy Siqueira

''POLÍCIA PRENDE MOTO E DIZ SER DO SUSPEITO DE TER MATADO ZÉ BIGODÃO''

Sd Devaldo Sd G Santana e Sd C Oliveira 
Nesta quarta feira a policia militar de Jataúba recebeu um telefonema que o menor que seria o suspeito de ter efetuado os disparo que matou o senhor José Ferreira de Barros, mas conhecido por "Zé Bigodão", (55 anos) o acusado estaria escondido na Rua da Liberdade e estava de posse de uma moto. 
A se dirigiu para verifica as procedência dos fatos foi constatado a veracidade dos foto e no local indicando só havia uma moto CG 150 de placa KJI 2721 da Cidade de Brejo da Madre de Deus. E que o acusado teria se evadido do local, segundo populares quando a policia entrou na casa o suspeito teria pulado o muro e fugido de destino ignorado.
A policia deu uma varredura nas proximidades o não teve êxito, a policia levou a moto para delegacia para tomarem as providências cabíveis, a policia fez uma sondagem à origem da moto e ela pertence a José Aiton da Silva que mora na Rua travessa São José em Brejo da Madre de Deus.

Ruy Siqueira

Arrastão hoje pela manhã em Jataúba.



Mais um assalto em Jataúba hoje pela manhã na estrada que liga Jataúba ao Riacho do Meio, os bandidos roubaram Sete Toyoteiros, além de outros veículos que por ali passava, fazendo um verdadeiro arrastão. Segundo as primeiras informações é que todo os veículos que estavam vindo para Feira de nossa Cidade, foi abordo pelo os meliantes, assim roubando todos os feirantes que vem fazer suas compras aqui na cidade todas as sextas-feiras, depois do assalto os meliantes fugiram com destino ignorado. Até o momento não sabemos se algum popular foi agredido pelos referidos malfeitores. 

"LAMENTÁVEL O QUE VEM ACONTECENDO AQUI EM NOSSA CIDADE CADÊ NOSSOS REPRESENTANTES QUE NADA FAZEM PARA ACABAR COM TANTA INSEGURANÇA ESTAMOS REFÉM DE NÓS MESMO, SABEMOS QUE SAÍMOS DE CASA MAIS NÃO SABEMOS SE VOLTAMOS PARA NOSSAS CASAS"  Relatou o Leitor

Por Collar

''DEUS TENHA PIEDADE DO POVO DE JATAÚBA!''


A situação na cidade de Jataúba não é nada boa neste momento. Me refiro a questão segurança pública. Não quero aqui colocar a culpa em ninguém, mas também não posso deixar de sentir a ausência explícita de atitudes políticas. Vereadores e sociedade civil, promovem audiências públicas para buscarem soluções, o prefeito solicita reforços policiais e tudo parece está resolvido definitivamente. Fábio Mamão fica distribuindo simpatia e se articulando para interesses pessoais, enquanto isso, a população fica a mercê de assaltos e da insegurança que impera neste momento.

O que me deixa intrigado, é que estas audiências e ações públicas apenas tem efeito temporário, os pedidos do prefeito são antedidos rapidamente, porém, estas ações não funcionam permanentemente e logo o efetivo de policias na cidade é reduzido.

Não podemos culpar os policias por tal insegurança, pois não é fácil atender uma demanda territorial com três, quatro, ou seis policiais em uma ou duas guarnições em rondas. Quando vemos estes profissionais entrarem em greve, as vezes os criticamos, mas só eles sabem a responsabilidade que é dividida para tão poucos profissionais em apenas um plantão.

A população de Jataúba tem que esquecer os blocos carnavalescos, que promovem politicamente as duas alas políticas e começar a pensar melhor. Quando estas alas apresentam seus deputados copa do mundo (que só aparece de quatro em quatro anos) o povo aplaude e os abraçam.

Conscientização é a palavra mágica, fé em dias mais seguros é preciso para que Deus tenha piedade do povo de Jataúba!

Marcelo Santa Cruz

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Isto sim é que é torturar um inocente!

Vejam:

Servente de pedreiro é morto durante suposta tentativa de assalto em Fazenda Nova


Uma tentativa de assalto resultou na morte de um servente de pedreiro de 26 anos no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Ivaldo de Souza Junior foi morto quando seguia em uma motocicleta na companhia de outra pessoa, no final da noite dessa quarta-feira (4).
De acordo com a polícia, dois homens teriam abordado a vítima, anunciado um assalto e logo em seguida – sem que Ivaldo tivesse reagido – atiraram várias vezes contra ele. A vítima morreu no local e os criminosos fugiram sem levar nenhum pertence. A outra pessoa – de identidade não foi revelada – que estava com Ivaldo no momento do crime não sofreu ferimentos.
O corpo da vítima que morava em Barra de Farias, foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, na mesma região, e o homicídio é investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Brejo da Madre de Deus.

Marcelo Santa Cruz

Prefeitura de Caruaru entrega contracheques com 1 centavo a professores


Descontos nos salários, revolta e reposição de aulas foram mais uma vez discutidos em assembleia dos professores da rede municipal de ensino de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realizado na manhã dessa terça-feira (03), na União beneficente.

No encontro, o presidente do Sismuc Regional e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Eduardo Mendonça, voltou a criticar a postura do secretário de Educação e do prefeito Zé Queiroz por não abrirem canal de negociação com a categoria. ”A administração municipal fez de tudo para deixa da pior forma possível. O secretário de educação não ouviu o sindicato e disse que não ia ouvir Ministério Público e nem Conselho Tutelar”, desabafa.

A respeito da devolução dos honorários descontados durante o período de greve, o sindicato disse que os meses anteriores não foram devolvidos e acusa a prefeitura de humilhar os educadores. “Tem professores que mesmo depois de terminar a greve, agora no mês de maio, recebeu um contracheque com R$0,01 centavo”, denuncia. 

HOMEM ASSALTA SUPERMERCADO E É IMOBILIZADO POR MORADORES EM SERRA DO VENTO DE BELO JARDIM, NO AGRESTE DE PE

Um homem de 21 anos foi preso pela Polícia Militar após uma tentativa de assalto nesta terça-feira (3), no Distrito de Serra dos Ventos, zona rural de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a PM, o efetivo recebeu a informação de que um supermercado estaria sendo assaltado. Ao chegar ao estabelecimento, os policiais encontraram o assaltante deitado no chão, com as mãos amarradas com uma corda.

A polícia informou que funcionários do supermercado contaram que o homem teria chegado em uma moto com uma outra pessoa. Após entrar no local, ele foi até o caixa, armado com um revólver, anunciou o assalto e pegou o dinheiro. Neste momento, um cliente aproveitou um descuido do suspeito e tentou desarmá-lo. Os dois iniciaram uma briga e o homem conseguiu pegar a arma do assaltante com a ajuda de um funcionário. Após isso, o suspeito foi imobilizado.

O assaltante foi levado para a Delegacia da Polícia Civil. Ele foi autuado por porte ilegal de arma e tentativa de roubo, e encaminhado ao Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira. Ainda segundo a PM, apesar das pessoas terem conseguido evitar que o homem levasse o dinheiro, a atitude tomada pelo cliente do supermercado não é recomendada pela polícia, já que o suspeito estava armado e poderia ter atirado em alguém.

PREFEITO DE CARUARU É CONDENADO POR IMPROBIDADE ADMINSITRATIVA

O prefeito de Caruaru (PE), José Queiroz (PDT), foi condenado por Improbidade Administrativa pela 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O motivo seria uma publicidade institucional da Prefeitura de Caruaru, do ano de 2009, caracterizada como autopromoção.

Divulgação
Queiroz teve os direitos políticos suspensos por três anos, pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda de Caruaru, José Fernando Santos de Souza. Além disso, o gestor deverá devolver aos cofres públicos o valor do dano causado com o mau uso da publicidade. Queiroz também foi proibido de contratar, receber benefício ou incentivos fiscais ou creditícios diretos ou indiretos junto ao poder público.

O prefeito recorreu, mas não ganhou a causa, sendo mantido o parecer pelo colegiado da Câmara de Direito, com relatoria do desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, tendo o voto acompanhado pelos desembargadores Antenor Cardoso Soares Júnior e Alfredo Sérgio Magalhães Jambo, que compõem a Câmara.

Através de nota, a “Prefeitura de Caruaru informa que respeita a decisão dos desembargadores, mas irá recorrer da decisão junto ao TJPE”.

GOVERNO AMPLIA PARA NOVE MESES PRAZO MÁXIMO DE TRABALHO TEMPORÁRIO

O Ministério do Trabalho e Emprego vai aumentar o prazo dos contratos temporários de trabalho, autorizando a prorrogação por seis meses além dos três meses iniciais, se justificada essa necessidade. Até então, a prorrogação era limitada a uma única vez de três meses. A medida começa a valer em 1º de julho, de acordo com portaria publicada pelo ministério na última terça-feira (3) no Diário Oficial da União.

A regra diz que a contratação de trabalho temporário só é válida caso haja necessidade de substituir funcionários do quadro permanente e regular de uma empresa, ou quando haja acréscimo extraordinário de serviços. No caso de substituição de pessoal, a portaria passa a definir que o contrato temporário não pode ultrapassar um período total de nove meses.

A norma indica que a empresa de trabalho temporário tem que solicitar autorização ao ministério com, no mínimo, cinco dias de antecedência caso queira contratar um empregado temporário ou prorrogar o seu contrato. O pedido pode ser feito por meio do portal do ministério na internet. A portaria define ainda que as empresas de trabalho temporário devem informar até o dia 7 de cada mês os dados sobre os contratos desse tipo finalizados no mês anterior.

Conforme a legislação brasileira sobre trabalho temporário, a empresa de trabalho temporário atua colocando à disposição de outras empresas os trabalhadores por ela contratados.

Informa a Agência Brasil

Extra !!!

A polícia acaba de chegar na delegacia com um "suspeito"do assalto que resultou em assassinato de comerciante de Jataúba!
O mesmo estava entocado no bairro do barro branco.

Em breve mais detalhes.

LEI DA PALMADA: Senado aprova lei que proíbe castigo físico contra crianças

        Radialista é denunciado por crime de calúnia e difamação no Cariri
O Senado aprovou nesta quarta-feira (4) o projeto de lei que proíbe pais e responsáveis legais de baterem em crianças e adolescentes. Chamada informalmente de Lei da Palmada, depois rebatizada como Lei Menino Bernardo, a proposta estabelece que os pais que agredirem fisicamente os filhos sejam encaminhados a cursos de orientação e a tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência.
Com a aprovação no Senado, a matéria cumpriu a etapa de tramitação no Congresso e agora seguirá agora para sanção presidencial.
O projeto não impõe punição criminal para quem cometer agressão física contra menores de 18 anos. Também não especifica que tipo de advertência pode ser aplicada aos responsáveis. Fica definido, no entanto, que cabe ao Conselho Tutelar receber denúncias e estabelecer punição com multa de 3 a 20 salários aos profissionais do poder público, como professores e médicos, que tiverem conhecimento de casos de agressão e se omitirem.
As crianças e os adolescentes agredidos, segundo a proposta, passam a ser encaminhados para atendimento especializado. O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para incluir trecho que estabelece que os menores de 18 anos devem ser “educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante” como formas de correção ou disciplina.
A matéria define como “castigo físico” qualquer “ação punitiva ou disciplinar” com emprego de força física que resulte em sofrimento físico ou lesão, enquanto “tratamento cruel ou degradante” é definido como aquele que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize a criança.
Há duas semanas, a proposta foi rebatizada na Câmara de Lei da Palmada para Lei Menino Bernardo, em homenagem ao garoto Bernardo Boldrini, de 11 anos, encontrado enterrado em um matagal no interior do Rio Grande do Sul. A madrasta e o pai de Bernardo são suspeitos de envolvimento no homicídio.
De acordo com a relatora da proposta na Comissão de Direitos Humanos do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), pela proposta, crianças vítimas de maus tratos ou adultos que sejam testemunhas de casos de agressão devem relatar o caso ao Conselho Tutelar.
“Dependendo da situação, a polícia deve ser procurada. Mas a ideia não é penalizar, é encaminhar os pais para acompanhamento, para fazerem curso, ou para atendimento médico e psicológico. Não é uma lei de punição, mas para contribuir para uma sociedade com pessoas mais tolerantes e que não sejam agressivas”, disse Ana Rita.
Xuxa no Senado
A sessão desta quarta foi acompanhada pela apresentadora da TV Globo Xuxa Meneghel, que chegou ao Senado nesta tarde ao lado presidente do Senado, Renan Calheiros. Xuxa assistiu à votação de cima da tribuna do plenário, sentada entre Renan e a ministra da Cultura, Marta Suplicy. A apresentadora já havia ido à Câmara no dia em que o projeto foi aprovado pelos deputados federais.

“Essa lei é só para impedir que [pais] usem a violência, só isso. Pode educar de qualquer maneira, mas sem o uso da violência. Mas ninguém vai prender ninguém. Se eu der uma palmada, eu vou ser presa? Não, de maneira nenhuma. [A ideia] é apenas para mostrar que as pessoas podem ensinar e educar sem usar a violência”, declarou.
            Radialista é denunciado por crime de calúnia e difamação no Cariri

''A nossa redação acaba de saber que Zé Bigodão Morreu''


José Ferreira de Barros, mas conhecido por "Zé Bigodão", (55 anos) segundos informações não resistiu ao tiro que tomou no seu rosto e faleceu, seu irmão Luiz ligou para o prefeito Antônio de Roque e avisou, que seu irmão tinha acabado de falecer, muito triste com essa noticia um trabalhador morre tentando ganhar o pão nosso de cada dia ''É LAMENTÁVEL'' precisamos nos unir SOCIEDADE, POLÍTICOS E JUSTIÇAR para podermos tentamos ver uma solução no que está passando no município.  
 
foto tirada por um leitor e nos mandou com exclusividade para o PORTAL DO AGRESTE

Ruy Siqueira

Brasil ganha uma posição e chega à Copa na terceira colocação do ranking da Fifa

Na manhã desta quinta-feira, a entidade máxima do futebol divulgou a atualização de maio, a última antes do início do Mundial, e a equipe ganhou uma colocação
Brasil chegará à Copa do Mundo na terceira colocação do ranking da Fifa (© Mowa)
Brasil chegará à Copa do Mundo na terceira colocação do ranking da Fifa
O Brasil chega à Copa como a terceira melhor seleção do mundo, segundo o ranking da Fifa. Na manhã desta quinta-feira, a entidade máxima do futebol divulgou a atualização de maio, a última antes do início do Mundial, e a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari ganhou uma colocação.
Na última atualização do ranking, a seleção brasileira aparecia no quarto lugar, atrás de Portugal. Agora, o time verde e amarelo tem 1242 pontos, contra 1189 da equipe de Cristiano Ronaldo e Cia. A Espanha segue na liderança da lista, com 1485 pontos, a frente da Alemanha, que tem 1300.
Entre as 10 primeiras posições, Argentina e Suíça foram quem mais subiram, ganhando duas colocações, aparecendo, respectivamente, no quinto e sexto lugar. A Colômbia perdeu três postos na lista e chegará ao Mundial em oitava, atrás ainda do Uruguai, que é sétimo.
A Inglaterra, que na última atualização do ranking, aparecia fora do top 10, ultrapassou a Grécia e chegara à Copa na décima colocação, imediatamente atrás da Itália. Os gregos, por sua vez, perderam dois lugares, sendo ultrapassados também pela seleção da Bélgica, a 11ª.
Os grupos da Copa - Considerando o chaveamento para o Mundial, o grupo D, de Uruguai (7), Costa Rica (28), Inglaterra (10) e Itália (9), e o grupo G, de Alemanha (2), Portugal (4), Gana (37) e EUA (13), são os mais fortes da Copa. Já o F, de Argentina, Bósnia e Herzegovina, Irã e Nigéria, o mais fraco.
Somando a posição de cada equipe da chave D no ranking e dividindo por quatro, a média é 13,5, a menor entre os oito grupos da Copa. Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos ficam pouco atrás, com ranking médio de 14. Argentina (5), Bósnia (21), Irã (43) e Nigéria (44) totalizam 28,25.
O grupo do Brasil, o A, é o terceiro mais fraco considerando a colocação das seleções no ranking. Além da 3ª colocação da seleção brasileira, a chave tem o México, no 20º lugar, a Croácia, 18ª, e Camarões, 56º. Na média, 24,25, a frente também do grupo H, o único sem nenhum time no top 10.
Veja quem são as 10 primeiras seleções do ranking da Fifa antes da Copa:
1. Espanha - 1485
2. Alemanha - 1300
3. Brasil - 1242
4. Portugal - 1189
5. Argentina - 1175
6. Suíça - 1149
7. Uruguai - 1147
8. Colômbia - 1137
9. Itália - 1104
10. Inglaterra - 1090
Veja o ranking médio de cada grupo do Mundial (do menor para o maior):
Grupo D - Uruguai (7º), Inglaterra (10º), Costa Rica (28º) e Itália (9º) = 13,5
Grupo G - Alemanha (2º), Gana (37º), Portugal (4º) e EUA (13º) = 14
Grupo E - Suíça (6º), Equador (26º), França (17º) e Honduras (33º) = 20,5
Grupo C - Colômbia (8º), Grécia (12º), Costa do Marfim (23º) e Japão (46º) = 22,25
Grupo B - Espanha (1º), Chile (14º), Austrália (62º) e Holanda (15º) = 23
Grupo A - Brasil (3º), México (20º), Croácia (18º), Camarões (56º) = 24,25
Grupo H - Bélgica (11º), Argélia (22º), Rússia (19º) e Coreia do Sul (57º) = 27,5
Grupo F - Argentina (5º), Bósnia (21º), Irã (43º) e Nigéria (44º) = 28,25

DEFESA DE ASFORA DIZ QUE EX-PREFEITO NÃO VOLTA


As chances do ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Edson de Souza (PTB), reassumir o mandato em razão do ministro Otávio Noronha, do TSE, ter acatado o agravo impetrado para anular a decisão do TRE de promover uma eleição suplementar e afastá-lo da função em 2012, são mínimas, quase nulas.

A avaliação é do advogado Válber Agra, contratado para defender o prefeito Roberto Asfora (PSDB) no processo. “As súmulas 7 e 257 do STF e STJ, respectivamente, proíbem reanálise de fatos em recurso especial. Ele perdeu na 1ª instância, em Brejo, na segunda, no TRE,  e na terceira, no TSE. Não pode rediscutir questão de fato”, diz Agra.
Para ele, não há precedente no TSE de se anular uma eleição suplementar, realizada 10 meses atrás, como ato jurídico perfeito, na qual o vitorioso, Roberto Asfora, impôs uma frente de mais de três mil votos.

“O ministro Otávio Noronha fez apenas receber e pediu que a defesa se pronunciasse. Não deu seu voto monocrático e nem levará a matéria para avaliação pelo plenário do TSE”, acrescentou o advogado.