sábado, 11 de outubro de 2014

                   migueljc

EXAME DE SUPEITO DE TER EBOLA NO BRASIL DÁ NEGATIVO

O Ministério da Saúde informou neste sábado (11) que o exame do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola teve resultado negativo. A confirmação, no entanto, só deve ocorrer após um segundo exame comprovar que o paciente realmente não tem o vírus, informou o Ministério. O estado de saúde de Souleymane Bah, de 47 anos, é bom e ele não apresenta febre. 

Ainda de acordo com o ministério, ele está em "isolamento total" no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ).
A Guiné, país de origem do paciente, é um dos três países africanos onde ocorre transmissão intensa de ebola no momento, ao lado de Libéria e Serra Leoa. A epidemia já matou 4.033 pessoas, de acordo com balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

Souleymane Bah sairá do isolamento se o segundo exame também excluir a possibilidade de contaminação pelo vírus. Uma nova amostra de sangue será colhida no domingo, e também será enviada para o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

"Ele confirma que na Guiné não teve contato com casos nem com óbitos e que, quando desceu no aeroporto, ele foi entrevistado pelas autoridades sanitárias e não tinha nenhuma queixa", explicou na sexta-feira o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, disse que ninguém mais no Brasil precisou ficar em isolamento por causa da suspeita de ebola. "Nem mesmo os três profissionais que tiveram contato com ele, porque não tiveram contato com secreções", disse.

Bah saiu da Guiné no dia 18 de setembro e chegou ao Brasil no dia 19, depois de uma escala em Marrocos. O africano seguiu de ônibus para a Argentina e, ao entrar novamente no país, pediu refúgio no posto da Polícia Federal da cidade de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. No dia 24, foi para Cascavel, no Paraná, onde se hospedou em um albergue com outros dois africanos.

Nesta quinta-feira (9), procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em depois de apresentar febre. Ele relatou que o sintoma começou na quarta-feira (8).

Nesta sexta-feira (10), o guineano foi levado para o Rio de Janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e encaminhado ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência em doenças infecciosas.

Bah chegou ao Brasil na condição de refugiado e, de acordo com o documento expedido pela Coordenação Geral de Polícia de Imigração, pode permanecer no país até 22 de setembro de 2015.

Transmissão
O ebola é uma doença infecciosa grave provocada por um vírus. Os sintomas iniciais são febre de início repentino, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Depois vêm vômitos, diarreia e sangramentos internos e externos. Ela é transmitida pelo contato direto com os fluidos corporais da pessoa infectada: sangue, suor, saliva, lágrimas, urina, fezes, vômito, muco e sêmen. Não há risco de contaminação pelo ar.

Quem tiver voltado de um dos países da África afetados pela epidemia - Libéria, Guiné ou Serra Leoa - e apresentar febre ou algum dos outros sintomas, deve procurar uma unidade de saúde e informar a equipe sobre a viagem. Dúvidas sobre a doença podem ser tiradas com o Disque Saúde, do Ministério da Saúde, no número 136.

Ajuda
Chioro anunciou que o governo brasileiro vai doar mais dez kits médicos para combate à doença para Guiné, Libéria e Serra Leoa, que sofrem com surto do ebola. De acordo com Chioro, cada kit tem potencial para atender 500 pessoas durante três meses e possui 48 itens, sendo 30 medicamentos.

Outros três países vão receber também do governo brasileiro 6,4 mil toneladas de arroz beneficiado e 4,6 mil toneladas de feijão. O governo vai gastar R$ 13,4 milhões com as doações.

Pela manhã, o ministro disse que uma notificação sobre a suspeita de que o africano no Brasil esteja com ebola foi expedida à Organização Mundial da Saúde (OMS) na madrugada desta sexta.

Telefonemas
O ministro disse que a população tem buscado informações sobre a doença. Segundo ele, 64% das ligações recebidas pela pasta até as 15h desta sexta-feira tinham ebola como tema. Foram, ao todo, 899 chamadas. "Isso mostra a preocupação das pessoas", afirmou.

O assunto também ficou entre os mais citados nas redes sociais depois que o Brasil registrou seu primeiro caso suspeito da doença.
                   duke2

COM DOIS GOLS DE TARDELLI, BRASIL VENCE A ARGENTINA E GANHA O SUPERCLÁSSICO DAS AMÉRICAS

A China, de 1,3 bilhão de habitantes, viveu dias em função de saber quem brilharia mais no duelo estelar: Neymar ou Messi? Também se mobilizou pelo ídolo Kaká e entrou em polvorosa com os astros David Luiz, Di Maria, Higuaín... Depois do jogo, essa imensidão de gente aprendeu quem é Diego Tardelli. Rapaz sem cabelo invocado, sem contrato com potências europeias, mas com o nome cravado na história após decidir um Brasil x Argentina.

Foram dele os gols da vitória por 2 a 0, os seus primeiros pela Seleção. Em determinado momento, os adversários mostraram maior repertório, futebol mais moderno, jogadores versáteis. Pode empacotar tudo e despachar de volta pra casa. A mala brasileira voltará mais pesada, com o troféu de tricampeão do Superclássico das Américas. 

Só Tardelli? Claro que não. Houve também a brilhante defesa de Jefferson. Não importa se foi bem ou mal batido, pegar um pênalti de Messi é sempre brilhante. Nesse caso, duplamente. Além de parar o extraterrestre, impediu que o árbitro chinês Fan Qi estragasse o jogo. Ele errou ao marcar falta de Danilo em Di María, na área.

Parece até que o ar de Pequim se abriu para que sua enorme população pudesse ver os craques. Após uma semana com índices de qualidade do ar beirando o trágico, e visibilidade que dava a total sensação de se transitar por um cenário de filmes de terror, uma frente fria aliviou o clima. Frente fria, jogo quente...
Nos primeiros 20 minutos, o meio-campo treinado por Tata Martino encurralou a Seleção. A bola ficava muito menos tempo nos pés dos jogadores argentinos, que trocavam passes e se movimentavam rapidamente. Pereyra e Di María comeram a bola. Isso só não se traduziu em gols porque Aguero perdeu um, dois, três... Péssimo desempenho nas finalizações.

Injusto? De jeito nenhum. Como atribuir à injustiça o brilhante aproveitamento de um atacante? Diego Tardelli estava no lugar certo, na hora certa, quando a zaga rival se atrapalhou. Um tapa sem deixar a bola cair no chão e seu primeiro gol pela Seleção.

Até então, frear as investidas de Messi do meio para a direita era uma missão inglória. E o que dizer de Di María? Ele caiu na área, o árbitro caiu na dele. Na cobrança do pênalti, Messi ouviu poucas e boas (ou ruins?) de David Luiz antes de chutar nas mãos de Jefferson. O goleiro se agigantou por toda a partida. Foi decisivo.

Daí para frente, o 10 de amarelo brilhou mais. Neymar, por pouco, não fez dois golaços. Concluiu mal, mas foi o desafogo ideal para o Brasil. Acumulou cartões nos argentinos, que não conseguiam pará-lo.

Na etapa final, em vantagem no placar, o Brasil foi muito mais inteligente do que a Argentina. Acertou a marcação, compactou a equipe, e aproximou seus jogadores de frente. Criou. Mereceu fazer o segundo na cabeçada de Tardelli, mais uma vez na hora certa, no lugar certo, após escorada de David Luiz e defesa de Romero.

Tata Martino tentou de tudo. Colocou Higuaín, Pastore... Mais salários milionários para serem coadjuvantes no Ninho do Pássaro. O Ninho do Tardelli, que saiu para a entrada de Kaká. Certamente, o jogador mais querido pelos chineses. Povo que sabe reconhecer a história.

Dunga segue invicto diante da Argentina: quatro vitórias e um empate pela seleção principal – perdeu a semifinal olímpica com jogadores sub-23. E, agora, segue mais firme na tentativa de levar a equipe brasileira a figurar, novamente, entre as principais do planeta.
             pater

BREJO - TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS ACUSADAS DE ESPALHAR IMAGENS INTIMAS DE ADOLESCENTE NAS REDES SOCIAIS

 Pelo menos três pessoas acaram presas durante à tarde da última quinta-feira (09) em Brejo da Madre de Deus interior do Agreste de Pernambuco. Elas são acusadas de espalhar imagens intimas de uma adolescente que também reside naquele município.
 Segundo informações, tudo aconteceu depois que a adolescente 16 anos de idade, passou para o aparelho celular do namorado, também menor de idade, algumas imagens (vídeos e fotografias) intimas. Depois que o relacionamento acabou o material foi espalhado nas redes sociais.
 Diante do fato, a genitora da garota prestou queixa na Delegacia de Polícia de Brejo da Madre de Deus, aonde o policiamento chegou até o ex-namorado da jovem. Indagado sobre o vazamento das imagens ele acusou outro colega também menor de idade, de ter pegado seu aparelho celular e repassados os vídeos e fotografias para outras pessoas.
 Os Policiais deram continuidade à operação que cominou com a detenção de cinco pessoas, sendo três delas atuadas em fragrante e encaminhadas para o Presídio Juiz Plácidas de Souza em Caruaru.
 Os autuados foram identificados pelos nomes: Alexandre Cordeiro Tavares, de 26 anos de idade, residente na Rua Oscar Tavares de Souza no Centro; Ellyton Emanuel de Almeida, 29 anos, residente na Rua João Nazareno da Silva no bairro ‘Canecão’; e José Leandro da Silva Santos, de 29 anos, residente na Rua José Barros da Silva no Centro.
 Vale destacar que, se alguém for pego com essas imagens e repassando as mesmas, poderá também ser preso.

Do: Blog Agreste Notícia
           mario

Filhos e Viúva de Eduardo Campos declaram apoio a Aécio Neves em Pernambuco


Aos gritos de “Brasil pra frente, Aécio presidente”, e “país rico é pais sem PT”, o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) foi recebido neste sábado por lideranças de movimentos sociais e políticos da Frente Popular, que apoiou o governador eleito Paulo Câmara (PSB), indicado de Eduardo Campos. No Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, o tucano recebeu o abraço e o apoio dos filhos do ex-governador, morto em um acidente aéreo em agosto. Eles foram aplaudidos de pé. Ainda neste sábado, Aécio visita a viúva de Campos, Renata.

Aécio lembrou de Eduardo Campos, dizendo que vai encampar os sonhos do ex-governador e afirmou que seu papel não é a lógica perversa de dividir o país.

– O papel da minha candidatura é unir o país em torno de um projetor transformador – afirmou.

Nessa primeira atividade de campanha, que não estava prevista na agenda, Aécio afirmou que sua candidatura “é de todos aqueles que não aguentam mais o que está acontecendo no Brasil e que não aceitam mais as sucessivas denúncias que não cessam nunca no campo ético”. O tucano criticou a capacidade gerencial do governo que, segundo ele, não consegue concluir as obras e nem cumprir os compromissos que assume.

Aécio prometeu mudar o sistema de governo que, de acordo com ele, se continuar, levará o Brasil a se tornar um Estado unitário, onde “apenas o governo central tudo tem, tudo pode, tudo decide e isso está fazendo um enorme mal ao país”.

Durante a reunião, ele leu um documento e baseou a sua eventual gestão em três eixos.

- Juntos pela democracia, pela inclusão social e pelo desenvolvimento sustentável – elencou.

O tucano chegou por volta das 11h deste sábado ao Recife Praia Hotel, e foi recebido com palavras de ordem como “Brasil para frente, Aécio presidente”. Ele chegou acompanhado do governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), do senador eleito pelo estado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), e lideranças do PSDB e mais partidos da Frente Popular. A filha do presidenciável, Gabriela, também o acompanhou.

Aliados próximos da ex-ministra Marina Silva disseram que Aécio Neves fez o gesto esperado para o anúncio de seu apoio, ao divulgar, em Recife, uma carta aos brasileiros se comprometendo a incluir, em seu programa de governo, os pontos considerados essenciais para a candidata do PSB: não recuar na política social e avançar na política de sustentabilidade. A redução da maioridade penal, segundo aliados da socialista, não era um ponto inegociável, e que Marina se deu por satisfeita de marcar sua posição contra.

– As coisas estão acontecendo. Marina esperava esse gesto de Aécio e deve anunciar seu apoio até amanhã – disse um dos coordenadores de sua campanha após o ato de Aécio em Recife com o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, e o candidato a vice em sua chapa, Beto Albuquerque (PSB-RS).

Do hotel, Aécio segue para o Clube Internacional, onde se reúne com lideranças de 21 partidos que integram a Frente Popular de Pernambuco. Foi nesse clube que Marina Silva (PSB) fez sua primeira atividade de campanha no estado, após a morte de Campos.

Depois, Aécio visita a viúva de Eduardo Campos, Renata Campos, e, de lá segue, para Sirinhaém, na Zona da Mata, onde participa de comício. Lá, Marina obteve seu maior percentual de votos no país: 74,19%.
pa3

Municípios têm até dezembro para assumir iluminação pública

                  Ricardo diz que Dilma garantiu 3º eixo da transposição pelo Vale do Piancó
As prefeituras de 1.809 municípios do país têm até o fim do ano para assumir a manutenção da infraestrutura de iluminação pública de suas cidades, que atualmente está sob responsabilidade das distribuidoras de energia. A medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem como objetivo atender a uma previsão constitucional, que determina que a iluminação pública é de responsabilidade municipal.
Segundo a Aneel, 3.755 cidades já assumiram os ativos de iluminação pública. Alguns estados, no entanto, como São Paulo, Pernambuco, Ceará, Amapá, Paraná e Roraima enfrentam dificuldades na transferência. Em Minas Gerais, por exemplo, dos 853 municípios apenas 19 assumiram. O prazo para a transferência já foi prorrogado duas vezes pela Aneel.
O superintendente de Regulação de Serviços Comerciais da agência, Marcos Bragatto, diz que o dia 31 de dezembro é o prazo final, e não há disposição da Aneel em prorrogar novamente. “Isso tem sido alertado aos municípios em todos os encontros, fóruns, em todas as oportunidades temos sempre insistido nessa questão: que o prazo é improrrogável”, garante. Ele explica que, a partir de 1º janeiro de 2015, as distribuidoras não têm mais a prerrogativa de operar e manter o sistema de iluminação pública.
Para custear a manutenção dos ativos, que inclui luminárias, lâmpadas, relés e reatores, as prefeituras poderão instituir a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) que, por sua vez, pode ser arrecadada por meio da fatura de energia elétrica. Para os municípios que não criaram ou que não vão criar a CIP por decisão local, há a opção de arrecadar os recursos pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os postes de luz continuarão sendo administrados pelas distribuidoras de energia.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, o impacto da medida vai depender do tamanho e da realidade de cada município. “Sempre procuramos mostrar para a Aneel a dificuldade de esses municípios assumirem [a iluminação]. Isso vai acarretar um ônus a mais para as prefeituras e necessariamente vai ter que ser repassado para a CIP e, em última instância, acredito que o próprio cidadão terá que pagar”, avalia.

Para ele, a situação pior está em São Paulo e em Minas Gerais, onde há um maior número de municípios que ainda não assumiram os ativos. Ziulkoski estima que muitas cidades não vão conseguir cumprir o prazo, e que a entidade busca um novo adiamento. “Mas de uma forma ou de outra elas vão ter que assumir, está na resolução”, disse.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Acesse o mais novo blog da cidade!

Jataúba em Foco

http://www.jataubaemmfoco.blogspot.com.br/


                           AUTO_rico

Mercosul aprova modelo único de placa para carros do bloco


Os países integrantes do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai – aprovaram nesta quarta-feira (8) o modelo único para placas de automóveis, que terão uso obrigatório no bloco sul-americano, informou a chancelaria argentina em um comunicado.
O novo modelo irá manter os atuais sete caracteres, porém, em vez de três letras em sequência e quatro números, a sequência será de duas letras, três números e mais duas letras. Com isso, serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes, contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que o novo padrão deverá ser adotado a partir de 1º de janeiro de 2016 para veículos novos. O órgão não deu mais detalhes.
Segundo o comunicado do ministério das Relações Exteriores argentino, a placa única terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil, 40 cm de comprimento por 13 cm de largura. Ela terá fundo branco, letras pretas e sobre uma faixa horizontal na parte superior haverá o emblema do Mercosul e a bandeira do país do veículo.
“Com esta conquista do Mercosul veremos milhões de veículos de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela circulando pela América Latina identificados com uma mesma patente comum”, diz o comunicado.
Ainda segundo a nota oficial, o atual padrão de placas na Argentina, composto por três letras e três números, deve ter todas as combinações esgotadas ainda em 2015, o que pode apressar o início da utilização do novo modelo.
                amorim

As possíveis causas do formigamento nas mãos e nas pernas


As possíveis causas do formigamento nas mãos e nas pernas
O formigamento nas mãos e nas pernas são uma série de sensações anormais que além de gerar incômodo, também é um motivo de preocupação, já que não sabemos o que pode estar por trás disso. Ainda que o formigamento costuma acontecer em várias partes do corpo, sente-se com mais frequência nas mãos, nos pés, nos braços ou nas pernas. A princípio podemos ignorar, mas quando o sentimos frequentemente e sem um motivo concreto, pode estar nos indicando que alguma coisa não está funcionando bem em nosso organismo, sendo sintoma de uma doença.

O formigamento pode ser o sintoma de uma infecção leve, mas também pode estar indicando que estamos sofrendo de alguma doença que requer mais cuidado, por esse motivo é importante procurar um médico no caso de sentir uma sensação de formigamento frequentemente. A seguir mencionaremos algumas das doenças frequentes que estão associadas com as mãos e as pernas.

Hipoestesia

O formigamento pode ser uns dos sintomas da denominada hipoestesia, uma perda de sensibilidade, acompanhada desta incômoda sensação. No caso de ter estes dois sintomas, é preciso ter muito cuidado porque pode ser uma doença mais que passageira.

Problema circulatório

Sangue

Quando a pessoa tem problemas circulatórios, é possível que sinta esporadicamente sensações de formigamento. Também pode chegar a ter estas sensações no caso de estar sofrendo de fatiga e/ou exaustão nervosa. Se o problema de formigamento aumenta e se transforma em algo constante, pode indicar algo mais grave e é onde o melhor a fazer é consultar um médico.

Doença de Buerger

Esta doença está associada com o consumo de tabaco; se apresenta a princípio por uma dor causada pela falta de fluxo de sangue, chamada declaudicação, nas mãos ou nos pés. A pessoa sente um formigamento constante e dormência nas mãos, seguido pelos dedos das mãos ou dos pés. Este caso é bem delicado, já que se não for tratado pode fazer com que se desenvolva uma gangrena.

Diabetes


Diabetes


O diabetes é uma das doenças mais comuns hoje em dia, que se produz quando os níveis de açúcar no sangue aumentam. O formigamento é um sintoma típico desta doença, já que pode ter o fluxo sanguíneo insuficiente, que posteriormente pode fazer com que a pessoa sinta essa incômoda sensação de formigamento em suas pernas e seus pés. Este sintoma pode estar indicando úlceras, que devem ser tratadas a tempo para evitar a formação de gangrenas.

Esclerose múltipla

A dormência ou o formigamento nas mãos e nas pernas, é um dos primeiros sintomas que se apresentam naquelas pessoas que sofrem esclerose múltipla. Esta doença pode incluir, além disso, aumento da sensação de ardor e sensibilidade. Este tipo de sensação é produzido pela insuficiência do fluxo sanguíneo nestas zonas afetadas e problemas no sistema nervoso.

Polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda

A polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda (ou AIDP sigla em inglês), é uma dessas doenças pouco comuns e muito raras, que impede que os nervos envie sinais aos músculos do corpo. O formigamento é um sintoma desta doença, aparecendo geralmente nos pés e nas pernas,ainda que a medida que passe o tempo também se estenda pelos braços e pelas mãos.

Síndrome das pernas inquietas

formigamento

O formigamento nas extremidades que geralmente muitas pessoas sentem à noite, também pode estar associado ao transtorno chamado síndrome das pernas inquietas. Este é um dos sintomas mais comum, ainda que não seja o único. Quem sofre dessa síndrome, também pode sentir dor, câimbras e coceira, acompanhado de problema de insônia já que estes sintomas costumam piorar à noite. Esta síndrome pode ser causada pela anemia, insuficiência renal ou neuropatias periféricas, embora que não se conheça uma causa exata.

Outras causas do formigamento nas mãos e nas pernas:

  • Estar sentado ou de pé na mesma posição por um longo tempo.
  • Lesão em um nervo.
  • Pressão sobre os nervos espinhais, como resultado de uma hérnia de disco.
  • Ter níveis anormais de cálcio, potássio ou sódio no organismo.
  • Falta de vitaminas, principalmente vitamina B12.
  • Consumo de bebidas alcoólicas e/ou de tabaco, já que o chumbo gera danos aos nervos.
  • Mordidas de animais.
  • Picadas de insetos, carrapatos, ácaros e aranhas.
  • Uso de certos medicamentos.
                   AUTO_myrria

ELEITOR QUE NÃO VOTOU NO DOMINGO (05) DEVE PROCURAR CARTÓRIO ELEITORAL

O eleitor que não compareceu as urnas no último dia 5 de outubro e ainda não justificou a ausência, deve procurar o cartório eleitoral da sua seção para apresentar a justificativa. Mesmo quem não votou no primeiro turno, poderá votar normalmente no próximo dia 26, dia da realização do segundo turno. 

Quem está fora do domicilio eleitoral, deve preencher um formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregar em qualquer seção eleitoral no dia do segundo turno. Quem não conseguir entregar o formulário no dia da eleição, deve entregar depois em qualquer cartório eleitoral até 60 dias depois da votação. 

“Em qualquer hipótese, o requerimento deve ser acompanhado da documentação que comprove o motivo do não comparecimento ao pleito (a exemplo de atestado médico), para que o juiz eleitoral examine o caso”, explica Raquel Salazar, Técnica Judiciária da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

Caso o eleitor não compareça nos dois turnos, ele precisará fazer duas justificativas separadamente. O eleitor que não está em dias com a justiça eleitoral fica impedido de se inscrever em concurso público, assumir cargo público, tirar carteira de identidade ou passaporte, renovar matrícula na escola ou universidade, retirar empréstimo em bancos e participar de concorrência pública. 

Quem já é servidor público e não vota ou justifica, fica sem receber salário até que regularize a situação eleitoral. Quem não votar em três eleições consecutivas - considerando cada turno uma eleição - e não justificar sua ausência terá sua inscrição eleitoral cancelada. Essa regra não se aplica aos eleitores para quem o voto é facultativo - analfabetos, os que têm 16 e 17 anos, e os maiores de 70 anos - e aos portadores de deficiência física ou mental, que tornem impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.
               bruno

DATAFOLHA: DILMA LIDERA NO NORDESTE COM 60%, AÉCIO TEM 31%

Tida como uma região estratégica para definir a eleição presidencial, o Nordeste, até o momento, dá ampla vantagem à presidente Dilma Rousseff (PT), segundo os novos detalhes da pesquisa do Datafolha divulgados nesta sexta-feira (10). O instituto mostra que, na região, Dilma lidera com 60% dos votos, enquanto o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem apenas 31%.

Dilma também vence a disputa no Norte do País, onde tem 56% da preferência dos eleitores, contra 37% de Aécio.

Nas outras três regiões, a eleição é comandada pelo tucano. Aécio tem 55% tanto no Sudeste, quanto no Centro-Oeste. Já a petista tem, respectivamente, 34% e 33% das intenções de voto nas duas regiões.

A região onde a eleição estaria mais acirrada é o Sul. Lá, Aécio atingiu 50% dos votos, enquanto Dilma ficou com 41%.

No primeiro turno, Dilma venceu em todos os estados do Nordeste, com exceção de Pernambuco, onde o grupo político do ex-governador Eduardo Campos ajudou na vitória da ex-senadora Marina Silva (PSB).

Com a adesão do PSB à campanha de Aécio, o tucano vem ao Estado neste sábado (11), onde se encontrará com a ex-primeira-dama Renata Campos. Desde o início da campanha do segundo turno, Dilma já esteve na Piauí, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Alagoas.

BRASIL – Considerando-se a participação de cada uma dessas regiões no eleitorado nacional, a pesquisa do Datafolha mostra que Aécio tem 51% das intenções de voto e Dilma, 49%. A situação é de empate técnico porque a margem de erro do Datafolha é de dois pontos percentuais.

Ainda assim, o instituto informa que desde 1989, esta é a primeira vez em que um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno aparece à frente na simulação de voto no segundo turno. O Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 cidades nos dias 8 e 9 de outubro.
                ptr

MUNICÍPIO DE JATAÚBA SEMPRE A UM PASSO A FRENTE DOS OUTROS MUNICÍPIO EM PROJETOS QUE VAI BENEFICÊNCIA VARIAS FAMÍLIAS JATAUBENSE


SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa) que há 25 anos trabalha com agricultura familiar, com formas alternativas de produção sem nenhum tipo de veneno de agrotóxico dentro da agrologia, estiveram em Jataúba realizando uma reunião na câmara municipal de vereadores onde mostraram um projeto aos participantes que eram os presidentes das associações do nosso município. Estiveram participando Zainha presidente e mentor maior para que esse projeto esteja implantado no município juntamente com Laercio presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, junto com a equipe do SERTA que tem Germano Barros presidente do SERTA, Cíntia Costa coordenadora da equipe SERTA, Bruna Carvalho técnica em agroecológica SERTA e Leandro Carvalho coordenador de equipe do SERTA.
Laercio,Leandro Carvalho,Cíntia Costa, Bruna Carvalho, Zainha e Germano Barros
 O projeto com assistência técnica e produção rural tem duração de três anos trabalhando com as famílias agricultoras do município que serão selecionadas pelos presidentes de cada associação, aonde todas as famílias vão participa de um programa de transição, onde elas se tornem produtoras agroecológicas com produtos sem nenhuma presença de agrotóxico. Esse projeto tem o financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário do governo federal em parceria com oINCRA (Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agraria), em parceria com os municípios através das secretarias municipais de agricultura e também com as associações dos agricultores rurais dos sindicatos e do conselho municipal do desenvolvimento rural sustentável.

 O principal objetivo do projeto é garantir segurança alimentar das famílias, essas famílias deveram passar por um processo de diagnostico, processo de seleção, um processo de capacitação e uma seres de atividades para que elas aprendam e compreendam como elas podem participar desse processo de produção de base agroecológica. Jataúba esta se apresentando na frente comparado a outros municípios, onde muitos municípios no estado de Pernambuco vão participa, mas Jataúba coloca um desafio que é criar PRIMEIRA FEIRA  DE PRODUTOS ORGÂNICOS DO MUNICÍPIO.
 O secretário municipal de agricultura de Jataúba Zainha como sempre com sua percepção de colocar Jataúba em vários projetos onde beneficias varias famílias carente, Zainha que também é presidente do CESMAPE deu um grande avanço em relação aos outros município que foi a contrapartida de 10 bancos para que em breve a prefeitura municipal  com prefeito Antônio de Roque para acontecer  no município a PRIMEIRA FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS  com as famílias que vão está engajado dentro do projeto. As famílias são selecionadas e o conselho municipal indica essa primeira reunião aqui em Jataúba foi justamente para que a equipe do serviços de tecnologia alternativa apresentar o projeto e discutir o perfil de famílias que já tenha desejo ou que queira participar dos processo de produção agroecológica porque muitas famílias ainda estão com aquela cultura que aprenderam com seus pais primeiro queimar o mato e usar veneno no processo de preparar e plantar seus alimentos, então é a família querer mudar esse habito, segundo é que as família já tenha algumas outras politicas publicas como por exemplo a cisternas, famílias que já estão ou que queiram entrar no PAA, famílias que já tenha um projeto financiado pelo banco do Nordeste, banco do Brasil, famílias que já tenha projetos pelo pro-rural, famílias que já receberam ou que recebem terra pronta as sementes do IPA.

 Porque a ideia do programa de assistência técnica é poder fortalecer essas ações do governo federal, do estadual e do municipal com a agricultura familiar o projeto não veio inventar roda o projeto veio contribuir para que essa roda gire de forma mais qualificada e de forma mais ampliada, então o perfil dessas famílias é ser dessa forma que serão eleita de critério de seleção que o próprio programa ele estabelece e o conselho como é uma estancia coletiva onde no conselho tem representação do governo e da sociedade civil que vai identificar as comunidades e as famílias que tem o perfil de atender o programa. Lembrando que esse programa é um programa piloto que vai se iniciar com sessenta famílias, mas se de certo no município já que Jataúba está demostrando que vai da certo onde recebeu a equipe explanadora do projeto muito bem e demostrou a contra partida e a ideia do constituir essa feira Orgânica disponibilizando esses dez bancos para poder começar a ter o espaço de comercialização especifica para a agricultura familiar lembrando que é um espaço que produz alimento saudável por um dos grandes problema da humanidade é a alimentação o Brasil nesse últimos três anos foi considerado o pais que mais consome agrotóxico no mundo uma media 5,200 kg de veneno onde cada brasileiro tem no seu organismo.
Então a alimentação saudável é uma necessidade de sobrevivência humana então se o município conseguir com essa iniciativa conscientizar a população de um outro habito alimentar então Jataúba estará na frente desse projeto e quem vai ganhar com isto é todos nós Jataúbenses, o primeiro passo foi dado com os parceiros que são os presidentes das associações com um calendários de reuniões da marcada com cada uma associação onde toda equipe vai para cada associação do município apresentar o projeto depois que haver os encontros com todas as associações acontecera a seleção das famílias para se fazer um diagnóstico e uma pesquisa pra saber o estado atual da propriedade porque para você produzir orgânico tem uma serie de exigência que você tem que estabelecer, esse diagnostico dessa pesquisa na propriedade vai mostrar como é que esta a situação de cada uma propriedade, depois do diagnostico vai se fazer um planejamento dentro das atividades em um ano, lembrando que o projeto e de três anos mas no primeiro momento terá um planejamento de um ano com capacitação, visita, dias de campo onde ira construir um calendário onde a cada ano terá uma reavaliação do que foi feito onde planejara o segundo ano e assim sucessivamente.
 Lembrando que um projeto como esse tem que ter o comprometimento das pessoas e das instituições e no primeiro momento Germano Barros presidente do SERTA sentiu um ponderamento e um envolvimento, a reunião era pra ser de uma hora e meia e teve uma duração quatro horas, justamente pelo nível de participação de pergunta de tira duvidas de poderá mento dos presidentes das associações e deu para perceber que eles querem sabe e inicia algo novo algo deferente para suas comunidades.



Ruy Siqueira
             pater

Fotos íntimas vazam no whatsapp mais uma vez em Brejo da Madre de Deus. Três jovens foram detidos pela polícia e foram encaminhados para o presídio.


Uma adolescente teve fotos íntimas divulgadas pelo aplicativo WhatsApp em Brejo da Madre de Deus. A atitude mais uma vez causou sérios transtornos para as famílias das pessoas envolvidas, deixando também toda população chocada. As imagens rapidamente viram “febre” e centenas de pessoas compartilharam as fotos. Lamentavelmente atitudes impensadas como essa prejudicam não só os jovens, mas principalmente os pais e desestabilizam as famílias dos envolvidos.

No início deste ano, fotos íntimas de várias jovens foram repassadas pelo WhatsApp, o fato causou a maior polêmica e repercussão em toda cidade. Mas desta vez, o vazamento das fotos pelo WhatsApp foi bem mais complicado e acabou na delegacia local.

De acordo com informações repassadas pela polícia, cinco jovens, incluindo um adolescente, compareceram na delegacia para esclarecer o repasse das imagens. O adolescente foi liberado após o comparecimento do pai, um outro suspeito foi liberado por falta de provas, e três jovens, que não tiveram o nome revelado pela polícia, foram levados para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, e depois, foram encaminhados para o presídio Juiz Plácido de Souza em Caruaru.

É triste e lamentável o quem vem acontecendo com alguns jovens de nossa cidade. Temos que repudiar atitudes como essa, tanto de quem tira as fotos e também de quem as publicam.

Devemos chamar a atenção de todos para uma reflexão, principalmente dos pais que se esforçam para educar os filhos, mas a liberdade no mundo virtual acaba muitas vezes em questão de minutos, destruindo tudo aquilo que levou anos para se construir.




Estação Notícias
                      mario

PETECA E SEU IRMÃO SÃO PRESOS COM MOTO ROUBADA E DIZ A POLICÍA QUE MOTO JÁ PERTENCEU AO VICE PREFEITO DE JATAÚBA


Edivan e Erivaldo o popular PETECA 

Nesta sexta-feira (10), a polícia Militar de Jataúba ao realizar blitz rotineiras tentando dar mais proteção à população, sob o comando do Sargento Ismael, os policiais  Cb Carlos, Sd Michelangelo e o Sd Janielson, pararam uma motocicleta 150 titan de placa EIE 7520 de São Paulo com duas pessoas com atos suspeito. A motocicleta era conduzida por Erivaldo Marques da Silva de 19 anos de idade, mais conhecido por PETECA que, há um tempo atrás, teria sido preso pois estava aterrorizando a escola municipal José Higino de Sousa.


Segundo informações policiais, Peteca estava na moto com seu irmão Edivan Marques da Silva, 21 anos de idade, numa averiguação policial foi constatado que se tratava de um veiculo roubado e ao ser indagado pela policia PETECA afirmou que a motocicleta era dele e que ele havia comprado de seu irmão Edivan e que a mesma já teria sido revendida por varias pessoas.

Segundo informações contidas no BO e dos próprios indivíduos (os irmãos Erivaldo e Edivan), disseram a polícia, que as pessoas citadas pelos acusados são: seu Nelson do Bairro de Seu Tetê, Zezé de Tino do jogo de baralho, Regis do Jundiá e Luzimário, vice-prefeito de Jataúba.

Vale deixar claro que essas informações são relatos dos próprios irmãos no momento em foram abordados, como também, foi o que a polícia passou para imprensa. 

A polícia vai tomar as medidas cabíveis para elucidar o fato, logo, será esclarecido de quem era de fato a moto, de onde e com quem foi roubada. Pois o fato dos indivíduos citarem nomes de pessoas da cidade, não significa nada até que seja provado a veracidade da situação.

Sob o Comando do Capitão Marcelo e coordenação dos sargentos Ismael e Joanes, o policiamento vem realizando uma atuação preventiva intensificando nas abordagens, com isso, houve aumento significativo nas apreensões de armas, drogas e recuperando motos roubadas.   


MATHEUS ROMERO - BLOG PORTAL DO AGRESTE
                 fausto

‘Maior Show de Forró de Todos os Tempos’ será neste sábado, em Monteiro

          Aécio foca no NE e deve desembarcar nos próximos dias na Paraíba
A casa de shows Portal do Cariri, em Monteiro, sedia neste sábado (11), mais uma edição do ‘Maior Show de Forró de Todos os Tempos’, com apresentações das bandas Mastruz com Leite, Magníficos, Limão com Mel e Forró + Eu.

O evento, que já é tradição no município, atrai anualmente milhares de pessoas de diversos municípios paraibanos e de outros Estados. Os ingressos antecipados estão sendo vendidos em Monteiro nas lojas Bia +, Herrero e em Belo Gravações. Informações podem ser adquiridas através do fone (87) 9948-0276.
                  jb

Brasil investiga primeiro caso de ebola

               Aécio foca no NE e deve desembarcar nos próximos dias na Paraíba
Autoridades sanitárias brasileiras investigam o primeiro caso suspeito de ebola no país. O caso foi comunicado na noite desta quinta-feira pelo governo do Paraná ao Ministério da Saúde. Informações preliminares indicam que o paciente, que está internado em Cascavel, veio de Conacre, capital da Guiné.
O homem que tem 47 anos, segundo a secretaria de Saúde paranaense, foi encaminhado para um hospital de referência e teve material coletado para exames. A expectativa é que nesta sexta-feira as amostras sejam enviadas para o Instituto Evandro Chagas, onde será feita a análise para confirmar se ele é ou não portador da doença.
A notícia ocorre no mesmo dia em que o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmar que, embora baixo, existia o risco de o Brasil registrar um caso da doença. Pela manhã, ele garantiu que o sistema de vigilância montado era adequado e que instituições de saúde estavam em treinamento constante para identificar casos suspeitos e para adotar as medidas de segurança necessárias, caso isso ocorresse.
O mundo vive hoje a pior epidemia de ebola da história. Foram registrados 8.011 casos na Guiné, Libéria e Serra Leoa, com 3.857 mortes, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Nigéria, Senegal e Estados Unidos e Espanha apresentaram transmissões localizadas. Juntos, foram contabilizados nestes países 21 pacientes com a doença e 8 mortes.

Transmitida por um vírus, a doença é fatal em cerca 65% dos casos. A infecção ocorre através do contato com sangue, fluidos corporais da pessoa infectada ou do animal doente, como macacos, capivaras e porcos-espinhos. Ao contrário de outras doenças, no entanto, a transmissão ocorre quando o paciente já apresenta os sintomas da infecção. Os principais são febre, fraqueza, dores abdominais, vômito e hemorragias. Não há remédio específico para o ebola.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sumé realiza no domingo Encontro de Bandas Fanfarras e Marciais


O município de Sumé estará realizando no próximo dia 12, mais um encontro de Bandas Fanfarras e Marciais. Será o II Sumé Fest Bandas. O evento é uma promoção da Prefeitura de Sumé, através da Secretaria de Cultura, e da Banda Fanfarra Professor José Gonçalves de Queiroz, através do professor Wanderley Paulo.

O encontro terá início às 08h, na Praça José Américo e a participação de 15 Corporações Musicais da região do Cariri Paraibano e também de outros Estados.

As bandas participantes são:

Banda Marcial Independente de Buíque/PE
Banda Marcial Antonio Cordeiro do Nascimento - Jataúba/PE
Banda Marcial Oxente - IFPB - Monteiro/PB
Banda Marcial Adalice Remígio Gomes - Monteiro/PB
Banda Marcial Ernestão - Queimadas/PB
Banda Marcial 25 de Maio - Água Branca/PB
Banda Marcial Padre Galvão - Pocinhos/PB
BAMUPI - Palmeira dos Índios/AL
Fanfarra Esc.Senador José Gaudêncio - Serra Branca/PB
Fanfarra José Adnóan Silvano de Lima - São João do Cariri/PB
Fanfarra Prof. Carlinhos - Juazeirinho/PB
Fanfarra Denival da Silva Soares - Cubati/PB
Fanfarra Ronaldo Ribeiro da Costa - Pedras de Fogo/PB
Fanfarra Prof. Adalberto Oliveira - Sumé/PB
Fanfarra Escola Prof. José G. de Queiroz - Sumé/P