sábado, 24 de janeiro de 2015

Moto é encontrada abandonada na zona rural de Jataúba


Imagem meramente ilustrativa.

Nesta sexta-feira (23) uma moto foi encontrada na estrada do Sítio Jundiá, zona rural de Jataúba. O veículo uma moto bros 150cc, de cor azul e placa MOQ-7659 foi localizada após realizações de rondas pela Polícia Militar.

O veículo foi conduzido até a delegacia de polícia de Jataúba, onde ficou a disposição do proprietário.

Ney Lima

Polícia Militar apreende adolescentes com drogas e posse ilegal de arma de fogo em Jataúba

                                              
A Polícia Militar realizava rondas na Rua São Sebastião no Centro de Jataúba, quando o efetivo percebeu dois menores (um de 16 anos e outro com 17 anos) com atitudes suspeitas.

Ao serem abordados foi encontrado com um dos menores três trouxinhas de maconha, enquanto que o outro infrator confessou ao policiamento que a maconha era de sua propriedade, bem como confessou possuir uma arma em sua residência.

Em seguida, o efetivo se dirigiu ao local e constatou o fato, encontrando um revólver Taurus Calibre 32 e uma cápsula do mesmo calibre. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

Santa Cruz na mira do governo


Diante das polêmicas rebeliões que tomam conta dos presídios da região metropolitana do Recife o Governo do Estado anunciou nessa quarta-feira, 21 de janeiro, uma série de medidas para melhorar o sistema prisional de Pernambuco.

Entre as medidas está a conclusão da cadeia pública de Santa Cruz do Capibaribe. O local vai abrigar até 186 presos e deve ter sua conclusão em até dois meses.

A obra é fruto do empenho do deputado estadual Diogo Moraes (foto) que reeleito com 44.562 votos é hoje o nome indicado pelos socialistas para ocupar o cargo de primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

É hoje !


SÃO JOÃO DO TIGRE: Farra de Xerife e Cândidos do Forró animam primeira noite do padroeiro de Cacimbinha


O distrito de Cacimbinha, São João do Tigre, iniciou as comemorações do seu padroeiro São Sebastião.

Nesta sexta-feira, 23/01, o distrito recebeu Cândidos do Forró e Farra de Xerife, que animou o público presente.

O prefeito do município, Célio Barbosa, participou da procissão juntamente com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Ygor Queiroz. Também esteve presente o secretário de Finanças, Márcio Leite, além de outros secretários e população local.

A programação continua neste sábado, 24/01, com Forró Lucindas, Arrocha Muler e Forrozão Tropykália.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de São João do Tigre em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Câmara de Vereadores.



                     AUTO_myrria

Motorista tem caminhonete tomada por bandidos em Santa Cruz do Capibaribe

                    
Uma pessoa foi vítima da criminalidade em Santa Cruz do Capibaribe, onde uma caminhonete modelo Hilux foi tomada de assalto.

O crime aconteceu nas proximidades dos estúdios da Rádio Vale AM, mais precisamente no loteamento Polis Pacas.

Até o momento, as informações disponibilizadas é que o motorista se encontra na delegacia e presta queixa. A caminhonete é de cor prata e placas PFJ 6033 e foi tomada de seu proprietário por volta das 16h30.

A polícia já está em diligências pelas ruas.

                   sid

Confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2015




Para saber em que dia sacar o dinheiro, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família pode fazer o saque.

O benefício é pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada. Em janeiro, por exemplo, os benefícios serão pagos entre os dias 19 e 30. Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias.
                          debate

Acidente grave na PE 160 na via urbana de Jataúba.


Mais um acidente na PE 160, no trecho que corta a cidade de Jataúba, o local está sendo chamado de “rota de colisão”, nesta  localidade já tivemos mortes e vários acidentes, desta feita foi um popular conhecido por Branquinho, que colidiu sua moto em um carro, e teve fratura exposta em uma de suas pernas.


Segundo alguns populares, Braquinho tinha ingerido bebidas alcoólicas, e quando trafegava na via urbana da cidade sentido matadouro na referida PE ,o mesmo colidiu com uma estrada que vinha sentido contrario e em alta velocidade, foi solicitado o SAMU onde foi feito os primeiros socorros e em seguida foi levado para o Hospital Municipal, para ser transferido para capital pernambucana. 

Lembrando que já foram feitos vários pedidos para que fossem implantadas as lombadas naquela localidade, a população mais um vez pede encarecidamente, que nossos representantes tomem consciência e faça com que estas lombadas saiam do papel, e venha ser implantadas, caso contrario não vamos parar de ver cenas como estas. 

Collar Blog Jataúba News. 
               cazo

Jataúba a cidade com um passo a frente das demais



No ultimo dia (21) de Janeiro o Conselho de Segurança esteve reunido, com o Capitão Oliveira na Capital do Estado na "SDS" Secretária de Defesa Socia
 , tratando de segurança para nossa população, o assunto em pauta foi as Câmeras de Monitoramento, Patrulha Rural, implantação da Guarda Municipal e o aumento de Efetivo de Policiais em nossa Cidade. 



Dentre os 184 Municípios mais a Ilha de Fernando de Noronha, Jataúba é a unica que tem o GGI, ou seja apta a receber Acoes de Segurança por contar com uma emenda Parlamentar. 


O resultado dessa organização é o bom entendimento entre os partidos políticos, tanto a situação, quanto a oposição, deram as mãos para uma só causa, sem falar na participação da População dos Comerciantes e das Pessoas que sonham com um Mundo Melhor.



Collar Blog Jataúba News

                pau de esmola

MANCHETE DO SÁBADO – CENA BANÂNICA


MCS
* * *
Cuida-se aqui do doleiro Alberto Youssef, um dos principais operadores do Petrolão, a obra máxima da administração do PT. Até o momento, claro. Afinal, Paulinho de Lula já disse que a guabirutagem se repete “em todos os outros setores” que estão nas mãos do gunverno.
Enfim, na República Federativa de Banânia o crime compensa. Youssef pode embolsar 10 milhões. Legalmente, devidamente autorizado pela justiça.
Para embolsar esta quantia, basta que Youssef ajude na recuperação de 500 milhões. No acordo de delação premiada existe uma figura denominada “taxa de sucesso”. Uma taxa que está fixada em 2% dos valores recuperados.
Vocês intenderam, num é?
Vamos repassar este ensinamento pros nossos filhos e netos: o crime compensa e vale a pena ser guabiru neste país.
Afinal, 10 milhões de reais é uma minxaria se comparados com as cifras astronômicas que a gente lê todos os dias nos jornais no noticiário sobre o Petrolão.
Mas é uma quantia que dá pra resolver a vida de um contribuinte comum pra sempre.
                      duke2

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

11 PESSOAS SÃO DETIDAS EM SÃO DOMINGOS DISTRITO DE BREJO DA MADRE DE DEUS


Durante o dia desta sexta-feira (23), os efetivos do GATI do 24° BPM, recebeu uma denúncia que na Rua Colômbia, mais precisamente na casa de número 130 estava acontecendo um tráfico de entorpecentes, no local foi realizada uma abordagem, onde foram detido 11 pessoas, sendo 04 menores e 07 maiores. Vitor Manel Ferreira dos Santos, morador da Rua larga no bairro do Rio Verde em Canta Cruz do Capibaribe, Carl ingovernável Firmino da Silva, residente na Rua Tiradentes em São Domingos, Diesel Everton da Silva, residente na Rua Pedro Louro São Domingos, Maria José Macelino da Conceição, moradora da Rua Bolívia no bairro de José Monteiro, Jessica Maria da Cruz, residente na Rua do Chafariz no bairro da Palestina, Fábio Bernardo da silva e Daniel José da Silva moradores da Rua Colômbia em São Domingos.


Na residência foram encontradas 11 trouxinhas da droga denominada Maconha, 21 pedras de Crack, prontas para a venda como também a importância de R$ 202,00 Provavelmente

do tráfico, todos foram conduzidos para a delegacia da cidade do Brejo da Madre de Deus, para serem autuados por tráfico e formação de quadrilha.
               

Moradores do Piauí comem rato rabudo para matar fome na seca


desertificacao01
A comida escassa devido à seca está fazendo piauienses caçarem roedores para complementarem a alimentação. No distrito de Brejinho, no município de Assunção do Piauí (273 km de Teresina), todos os dias no fim da tarde é comum ver moradores saindo para as áreas de grutas para colocarem armadilhas para pegar o “rato rabudo”.
A caça ao animal é artesanal, e a armadilha é feita com pedra e gravetos. “Quando o rabudo passa pela armadilha, a pedra cai em cima e ele morre sufocado. No dia seguinte a gente vai logo cedo ao local buscar o animal para já ser consumido no almoço”, disse o morador de Brejinho Genivaldo Bezerra, 35.
“Como não tenho dinheiro para comprar carne, aqui é caçando, tratando e comendo o rabudo. Ninguém fica com ele na geladeira por muito tempo porque passamos fome e vamos logo comendo”, disse Bezerra.
Apesar de a maioria dos moradores de Brejinho ter acesso ao programa Bolsa Família, eles afirmam que o dinheiro que recebem não dá para comprar a “mistura” para o almoço e acabam saindo à caça de ratos para servir de carne na alimentação. A dona de casa Francisca Ramos da Silva, 41, não se incomoda em contar que a única carne consumida na casa dela é de rato.
“A gente tem de se virar. Não plantamos nada esse ano por conta da chuva que não veio. Ninguém aguenta almoçar com a comida pura, e como o dinheiro que recebemos só dá para comprar arroz, feijão e macarrão, comemos o rabudo para complementar”, disse Francisca, informando que a carne do rabudo “é saborosa” e é sempre uma festa quando conseguem caçar alguns ratos.
UOL
                                        

BR-104: Dois jovens morrem carbonizados em acidente automobilístico


PANELAS: Mais um grave acidente envolvendo jovens foi registrado no Agreste pernambucano onde, na ocasião, dois amigos morreram carbonizados ao sofrerem um trágico acidente automobilístico no final da tarde de quinta-feira (22), na altura do Km 126 da BR-104, após a Serra do Criminoso, no sítio Limeira, zona rural de Panelas, próximo a divisa com a cidade de Quipapá.
As vítimas fatais foram o operador de áudio da Rádio Liberdade de Caruaru André Luis de Queiroz, de 21 anos (FOTO AO LADO), que morava na Rua Manoel Florêncio Sobrinho, no bairro José Carlos de Olivieira e Marinaldo Peixoto de Lima, de 28 anos (FOTO ABAIXO), que residia na Rua Venustriano Correia, no bairro Santa Rosa, que trabalhava como gerente de uma escola particular em Caruaru.  
Ambos eram solteiros e estavam cumprindo pena no regime semi-aberto do Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho, saiam do presídio pela manhã para trabalhar e teriam que retornar a unidade prisional a noite. O André pagava uma pena por tráfico e o Marinaldo por assalto e seriam liberados nos próximos meses para ficarem assinando no fórum. 
De acordo com o radialista da Rádio LiberdadeAdriano Luis (FOTO ABAIXO), que é irmão de André, ontem as vítimas trabalharam normalmente e quando estavam retornando a canhotinho, Marinaldo que guiava o seu veículo, um Gol de cor cinza, placa PFX-0017, perdeu o controle da direção, o carro saiu da pista, subiu num barranco e pegou fogo, travou as portas e os dois amigos morreram queimados. Os corpos das vítimas que ficaram irreconhecíveis foram encaminhados para o IML em Recife. (por Blog do Adielson Galvão)    
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 

E A BRIGA CONTINUA! ATÉ QUANDO?


Na última quarta-feira (21.01), na sala de audiência do Fórum José Lopes de Siqueira, nesta Cidade, aconteceu mais um round entre o Prefeito versus Professores. O BPA (PORTAL DO AGRESTE) esteve presente e percebeu que esse embate vai durar mais do que as partes imaginam e a população espera.

 (Ao perceber a presença do blogueiro e PROFESSOR do quadro efetivo, alguns professores passaram a olhar com desdém como se tivessem pedindo para que se retirasse do recinto e, ao término do encontro oBPA tentou entrevistar o prefeito, mas não obteve êxito).

 No entanto, pelas palavras do prefeito, não tem dinheiro suficiente para pagar aos profissionais da educação e, ele não vai assinar uma coisa que sabe que não vai cumprir. Disse se sentir constrangido pelo momento, pois nunca gostou de atrasar salários. 
Necessariamente, essa batalha vem se arrastando desde o mês de novembro de 2012, quando os professores ficaram sem receber aquele mês e o mês de dezembro, respectivamente. Em 2013, na nova gestão, os professores procuraram o prefeito para viabilizar o pagamento daqueles meses e o reajuste anual determinado pela Lei do Piso Salarial (Lei Federal). Como resposta, receberam que nem teriam os meses citados pagos nem receberiam o reajuste.

 Daí, até hoje, várias batalhas, liminares, bloqueio de dinheiro, enfim, quase tudo e mais alguma coisa, aconteceu. O BPA faz um pequeno resumo.

Medição de forças.
 De um lado, o prefeito Antonio de Roque, (com a chave do cofre) diz não ter condições de pagar e não vai pagar (mesmo existindo o “Cumpra-se” da Justiça), nem reajustará o Piso Salarial, defasado desde 2013. 

Vale relembrar que no apagar das luzes de 2014, a Câmara de Vereadores revogou o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16/07/2008 – Lei do Piso Salarial dos Profissionais do Magistério.
Diz ainda o prefeito, que com o salário que os professores de Jataúba estão recebendo, certamente o município vai quebrar.

 Diz também que os repasses constitucionais não suportam o pagamento dos referidos salários (O município é obrigado a pagar, no MÍNIMO, 60% aos profissionais do magistério). Tem apresentado números que comprovam a impossibilidade de pagar aos professores.

 Inclusive, depois que a Justiça bloqueou, por um período, as contas da prefeitura (foram bloqueados R$ 400.000,00 para quitar débito aos professores), o município entrou numa fase difícil, desequilibrando a administração como um todo, afirma o prefeito Antonio de Roque. 
Do outro lado, o SINPROJA, sindicato dos professores de Jataúba, que busca os direitos adquiridos às duras penas, depois de anos de estudos e preparação para o exercício da docência.

O SINPROJA alega que desde a posse de Antonio de Roque, em 2013, os profissionais do magistério estão sendo perseguidos. 

Não tiveram o reajuste determinado por lei; foi cortado o difícil acesso daqueles professores que são obrigados a se deslocar da sede para escolas situadas noutras localidades; recentemente o prefeito enviou e foi aprovada pela Câmara de Vereadores, uma lei que exclui os quinquênios e determinando que o reajuste aos profissionais do magistério só aconteça quando ele quiser.

 Ou seja, se nos primeiros 4 anos que ele foi prefeito e nos outros 8 anos, ele só reajustou em 5%, então a perspectiva para os profissionais do magistério é muito pouca,quase nada diz o SINPROJA.

 Entende o Sindicato que o prefeito tem aversão a professores, tanto é que ele, o prefeito, não se furta de dizer que quem tem atrasado o desenvolvimento do município é o professor que recebe salário muito alto. 

“O gestor municipal deve entender que quase todas as outras profissões dependem do professor”, ponderam os professores. 

E, por fim, agora entrou a figura do Ministério Público que está buscando ouvir as partes (e o fez ontem) e, ao mesmo tempo, querendo transparência nas contas, necessariamente, do FUNDEB.
 Pelo que se pode deduzir é que outros rounds acontecerão e, a tendência é a raiva (ou perseguição) por parte do prefeito aumentar. Pois é nítido que ambas as partes estão numa demonstração de força. Isso Lamentavelmente. 

O Blog Portal do Agreste deixa os seguintes questionamentos: 

Qual a razão de o prefeito questionar tanto o salário dos profissionais do magistério?

 É somente financeiro ou é uma retaliação por aqueles (a maioria) não tê-lo apoiado nas eleições?

Como o maior administrador do município (vai completar “16” anos no poder) será que ele não percebe que enquanto houver esse impasse a tendência é gerar insatisfação naqueles profissionais e, que respingará, sobremaneira, no ensino e aprendizagem?

Haveria possibilidade de os professores concordarem em diminuir os salários?

O que motiva o prefeito de Jataúba dizer aos quatro cantos que o Município está parado por conta dos professores?

Será que é fácil para um professor trabalhar com até 35 crianças, todos os dias? 

FUNDEB é exatamente para VALORIZAÇÃO dos profissionais da educação. Do montante, 60% são destinados ao pagamento dos professores e, os 40% para outras coisas. Porque o prefeito garante que os40% do FUNDEB são “intocáveis”?

Que propostas os professores poderiam apresentar para acabar com o impasse?

Em 2013, o prefeito pagou rigorosamente os salários em dias e até antecipou o terço de férias para dezembro. 

Em 2014, o Município (FUNDEB) recebeu 1 milhão a mais em relação ao ano anterior. No entanto, o prefeito não cumpriu a Lei nº 11.738 e cortou os quinquênios e, qual a explicação para ele afirmar que não teve dinheiro para pagar aos profissionais do magistério?


O papel do BPA ( Blog Portal do Agreste) é trazer a informação aos seus leitores e a população. Não é a atitude isolada de um ou outro professor que se diz ser profissional da educação querendo macular a imagem deste blogueiro que o fará desistir.

 Reconheço o momento de tensão atual. Talvez a(s) colega(s) esteja(m) confundindo, trocando “alho” por“bugalho”.

O cidadão blogueiro é partidário, no entanto, o Blog Portal do Agreste, NÃO

Ademais, faço parte também do quadro dos profissionais do magistério.''Você querendo ou não''.

 A atitude pequena de querer enxotar a minha pessoa é peculiar de quem não está acostumado com a democracia e não condiz àquele que se dispõe a formar cidadão, dizendo-se, ser um EDUCADOR.

Infelizmente é triste para ''Alguém'' que se titulariza como ''UM PROFESSOR''.


Ruy Siqueira/Portal do Agreste