sábado, 7 de fevereiro de 2015

Hoje e amanhã


Seguraram Tutuca em Brejo

 Na manhã da quinta-feira (05), Policiais Militares da 3ª Companhia do 24º BPM, durante uma abordagem, prenderam na zona rural de Brejo da Madre de Deus (Sítio Estrago), o imputado Jeferson Pereira da Silva, vulgo “Tutuca”, de 19 anos de idade.
 Durante rondas, o policiamento avistou o acusado em atitude suspeita. Ao ser abordado, perceberam que tratava-se de um indivíduo já conhecido da PM, que em 20 de janeiro do ano em curso, teria efetuado vários disparos de arma de fogo em via pública, na cidade de Brejo da Madre de Deus, não tendo sido capturado na ocasião.

 O envolvido confessou que possuía uma arma de fogo em sua residência no centro da cidade de Brejo. O mesmo conduziu o Policiamento até o imóvel, onde foi encontrado um revólver cal. 38, com 05 (cinco) munições intactas de mesmo calibre.
 O imputado foi entregue na Delegacia de Brejo da Madre de Deus juntamente com a arma de fogo, onde foi autuado por posse de arma de fogo.

Do: Blog Agreste Notícia

NA BASE DO BEIJO? ATENÇÃO ÀS DOENÇAS OPORTUNISTAS NA FOLIA

 Muito se fala sobre saúde do corpo durante a verdadeira maratona momesca, que reúne milhares de foliões dispostos a subir e descer ladeiras, pular e dançar por horas. Mas o dentista Eduardo Lacet, do OdontoCape, alerta aos foliões que Carnaval também é tempo de ter atenção com a saúde bucal.  
 Segundo o dentista muitas doenças podem ser adquiridas na folia de momo, inclusive a cárie.
 A cárie dental é uma doença infectocontagiosa, ocasionada pela da bactéria streptococccus mutans, que tem os dentes e a saliva como seus hospedeiros.
 Causadas por ação de ácidos orgânicos presentes na boca, provenientes da fermentação microbiana dos carboidratos da alimentação (açúcares, doces, etc), a doença resulta na perda localizada de superfícies dentárias.
 Segundo Lacet, um simples beijo na boca pode transmitir a bactéria, além das enfermidades já conhecidas com Mononucleose, Hepatite, entre outras. Até um beijo do adulto com uma criança e um simples assoprar na comida do bebê pode transmitir a doença. O dentista ainda alerta.

 “Beijar é bom, mas é preciso ter cuidado com quem você se envolve e beija no Carnaval. Uma ‘perícia’ bucal sempre é bem vinda, além da higiene imediata depois do encontro e antes dele”.

Daqui a pouco!


MESMO COM CHUVAS, O VOLUME DE ÁGUA DO AÇUDE DO MUNICÍPIO DO CONGO-PB CONTINUA BAIXANDO


As chuvas caídas esta semana na região do Cariri não foram suficientes para recuperar o volume de água do principal reservatório da região, o açude Cordeiro, localizado no município do Congo, que é responsável pelo abastecimento de cerca de 11 cidades do Cariri. 

De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), choveu mais de 50 mm da quarta-feira (4) para a quinta-feira (5) no Congo, mas o água das chuvas, nada alterou no volume de água do açude.

Dados atualizados pela Aesa mostram que o açude tem hoje 6,8% de sua capacidade máxima de água, o que equivale a 4.771.453 milhões de m³. O reservatório suporta mais de 69 milhões de m³.

Caso não haja chuvas suficientes para recargar o volume de água do açude, o reservatório pode entrar em colapso nos próximos meses, prejudicando o abastecimento de água de várias cidades da região.


VITRINE DO CARIRI

                                               POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO

FINALMENTE, PAVIMENTADO!.

Dois eventos recentemente ocorridos em Jataúba e que eu não poderia deixar de expressar minha opinião. Primeiro, a reforma na Rua são Sebastião, construindo uma praça e arborizando-a, dando uma visão paisagística naquela rua que foi a “célula máter” para o nascer da cidade. 
Uma obra simples e, acredito que não demandou num investimento vultoso. Atitude louvável e bem aceita pelos moradores. Lembro que tal reforma ou construção de uma praça era um sonho de “Seu” Manoel Basílio e, um compromisso pessoal do atual gestor. Infelizmente, “Seu” Manoel Basílio completou o ciclo de vida aqui na terra e não teve o prazer de ver como ficou bonita a Rua São Sebastião.
 Segundo, uma obra nem mais nem menos importante que a praça: a pavimentação em paralelepípedo do“Barro Branco”
Anseio longínquo daquele povo. Finalmente a prefeitura enxergou aquela comunidade. (Os primeiros negros oriundos da Paraíba (Sumé) que aqui se fixaram foi no “Barro Branco”. A informação consta no Livro que será publicado por nós, em breve). Tenho certeza que a população dali está contente com o calçamento, pois, com certeza, valorizará as suas casas.
 Portanto, para fazer obras de infraestrutura que beneficiem a população não carecem de megainvestimentos, tão pouco, obras faraônicas. É só ter interesse e querer. 

Que a próxima praça restaurada seja a Praça José Lopes de Siqueira, no Centro, “cartão” postal da Cidade. Hoje, totalmente abandona, sem vida. Vale esperar.




Arnaldo Cícero Marques/Portal do Agreste

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015


MODA CENTER SANTA CRUZ ABRIRÁ AOS DOMINGOS DURANTE OS MESES COM MAIOR FLUXO DE CLIENTES

 Foi realizada nesta quinta-feira (05), no Moda Center Santa Cruz, uma assembleia geral extraordinária para votar o calendário de feiras do ano de 2015, que prevê a inclusão do domingo como dia de feira durante a chamada alta temporada de negócios. Ao final da votação, que ocorreu das 8h30 às 17h, foram contabilizados 1.165 votos, sendo 755 a favor, 406 contrários, dois nulos e dois brancos.
 De acordo com a proposta aprovada no dia de ontem, o Moda Center abrirá a partir da segunda quinzena de maio (17/05), assim como em todos os domingos de junho, novembro e dezembro.
 A decisão de realizar a assembleia foi fundamentada, especialmente, em resultados de pesquisas internas com os comerciantes. A administração do empreendimento também se reuniu com representantes do Calçadão Miguel Arraes e dirigentes do Parque das Feiras de Toritama, que confirmaram a intenção de abrir no referido período.

 “Convocamos os condôminos para votar o calendário. Cada um dos que compareceram puderam, de forma democrática, oficializar a sua opinião. Cabe agora à diretoria do Moda Center acatar o que foi aprovado, divulgando o resultado e viabilizando toda a estrutura necessária para o cumprimento da decisão”, disse o síndico Allan Carneiro.
 Contrário à abertura do Moda Center aos domingos, o condômino José Enoque da Silva, que tem uma loja de manequins no setor Azul, disse que seus clientes não preferem o domingo por terem que abdicar do único dia de lazer com suas famílias.
 “A convocação foi muito bem feita, a assembleia foi bem divulgada. Não houve um comparecimento em massa, mas vamos respeitar a decisão da maioria. Isso é democracia”, observou.
 Já o comerciante Luis Carlos da Silva, que tem um box na Rua F, nº 113, no setor Vermelho, concorda com o calendário, porém com uma ressalva.
 “Se fossem todos os domingos do ano eu não aprovaria. Eu votei a favor e acredito que decisão foi acertada. Os clientes terão mais essa opção nos meses de alta. Será bom para todos”, pontuou.
 No início de março, a administração do Moda Center intensificará a divulgação do calendário por meio de jornais, revistas, internet, emissoras de rádio e televisão. Também serão feitas mobilizações junto aos guias que promovem excursões para o centro de compras.


 Fonte: Assessoria
           jotaa

Dois menores são detidos com moto roubada após assaltarem padaria na cidade do Congo



Dois menores de idades foram detidos após assaltarem uma padaria na tarde desta quinta-feira (5) no centro da cidade do Congo, no Cariri do Estado. Os menores de iniciais F.J.A.S., de 15 anos e L.V.S., de 17 anos, utilizaram uma pistola de plástico similar a uma pistola 380, para praticar o furto.

Os dois foram apreendidos ainda dentro da cidade do Congo pelos Cabos Célio e Vagner, que ainda encontraram uma quantia em dinheiro com a dupla que passava de mil reais, que seria produto do roubo.

Eles estavam em uma moto Honda BROZ preta, ano 2014, que teria sido tomada por assalto em São Domingos, próximo a Santa Cruz do Capibaribe-PE. A moto está sem placa é o chassi é: 9C2KD0550ER301733.

Eles foram levados para a Delegacia Regional de Monteiro acompanhados dos policiais e do Concelho Tutelar do Congo para as providências cabíveis.

Com Jacquelline Oliveira


Três conselheiros tutelares e uma idosa são mortos a tiros em Poção, no Agreste

Chacina foi registrada na noite desta sexta-feira (6). Segundo a Polícia Militar, uma criança também foi atingida na cabeça
   (Anônimo)
Uma chacina no município de Poção, no Agreste pernambucano, foi registrada na noite desta sexta-feira (6). Três conselheiros tutelares e uma idosa foram mortos a tiros dentro de um carro, por volta das 19h, no Sítio Cafundó, na zona rural. Uma criança também foi atingida com um tiro, mas não corre risco de morte. Um suspeito já teria sido identificado. 
Ainda segundo informações, as vítimas estavam num veículo FIAT do Conselho Tutelar da cidade em serviço no Sítio Cafundó, Zona Rural de Poção-PE, em que em um determinado momento foram emboscados e os três conselheiros tutelares e uma senhora foram mortos, uma criança que estava também no veículo foi atingida de raspão na cabeça e não corre risco de morte.

As vítimas fatais foram os conselheiros:  Lindenberg Vasconcelos, Carmém Lúcia e Daniel Farias e a 4ª pessoa uma Sra Ana Rita Venâncio. Os motivos do crime ainda não foram esclarecidos, a única coisa que se sabe é que os conselheiros estavam no desempenho de suas funções quando foram mortos.

A Polícia Militar foi ao local e isolou a área e logo acionou o Serviço de emergência SAMU que ao chegar identificou oi óbito dos quatro ocupantes do veículo e de pronto atendeu a única vítima que se encontrava com vida uma criança.

A cidade de Poção se encontra neste momento estarrecida com o crime que chocou toda população.

A Polícia Civil irá investigar o crime.
O governador do estado, Paulo Câmara, determinou a criação de uma força-tarefa para investigar o caso. Quatro equipes, cada uma comandada por um delegado, estão investigando a chacina. 

“Estamos tratando essa investigação como prioridade total para esclarecer o mais rápido possível. Assim que o governador soube da tragédia, ele designou a força-tarefa”, afirmou o secretário de Defesa Social do estado, Alessandro Carvalho. 
Esta é a primeira chacina registrada em Pernambuco neste ano. Estão a frente das investigações os delegados Paollus Santos, Erick Lessa, Francisco Souto e Jimena Gouveia.
No município há cinco conselheiros tutelares. A polícia está tentando contato com os dois sobreviventes, mas ainda não obteve sucesso. 
Com informações de Osnaldo Moraes e Tereza Heickmann

MANCHETES DA SEXTA-FEIRA – NADA É TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR MAIS UM MUITÃO


qp
* * *
São todas manchetes da tarde desta sexta-feira, após a confirmação do nome do raparigueiro Aldemir Bendine para presidênca da Petrobras petralha.
Eu não tenho culpa: vocês que votaram pela reeleição dela que aguentem a pajaraca no furico sem reclamar. E também sem cuspe e sem vaselina.
Vamos aguardar a chegada deste final de semana pré-carnavalesco com música.

Bandidos tentam arrombar caixa eletrônico em Poção, no Agreste


Eles usaram uma picareta para tentar arrombar o cofre, segundo a polícia. Grupo fugiu sem levar nada.
Bandidos usam picareta para tentar arrombar cofre de caixa eletrônico, em Poção, no Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

                                                                                                     








Bandidos explodiram na madrugada desta sexta-feira (6) um caixa eletrônico de um posto de atendimento do Banco Bradesco, em Poção, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Civil, oito homens, armados com espingardas e pistolas teriam se aproximado da agência, no centro da cidade em uma caminhonete.
Os suspeitos desceram do veículo e utilizaram dinamites para explodir o caixa.Ainda segundo a polícia, eles teriam utilizado picaretas para arrombar o caixa. Os bandidos ainda efeturam disparos de arma de fogo contra um carro que se aproximava do local. Ninguém ficou ferido. Eles fugiram e ainda não foram localizados. A polícia ainda não confirmou se alguma quantia foi roubada do posto. O local está isolado e passará por um perícia do Instituto de Criminalítisca (IC).
IMG-20150206-WA0004IMG-20150206-WA0006

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

                                    adv

As chuvas de ontem!

Em Santa Cruz do Capibaribe choveu 5,0mm em alguns bairros da zona norte. Na zona sul da cidade não teve chuva suficiente para gerar algum valor numérico.

Na cidade do Brejo da Madre de Deus choveu 5,0mm, em Jataúba 0,0mm e em Taquaritinga do Norte 0,0mm.

As chuvas foram mais intensas no sertão do Cariri paraibano, onde muitas cidades tiveram chuvas de mais de 150,0mm. O Rio Paraíba colocou cheia e está correndo na passagem molhada de Caraúbas.

Por Pablo Ricardo
                   NFDV

Zona rural de Brejo da Madre de Deus fez a festa de abertura da Copa de futebol amador regional




Aconteceu o início da I Copa de futebol amador regional. As partidas no ultimo final de semana foram realizadas no Sítio Tambor, zona rural de Brejo da Madre de Deus.

Confira os resultados:

No Sábado (31/01)

14h – Rivel (Magana) 1 x 0 ASA (Caldeirão) – Preliminar
15h45 – Rivel (Magana) 1 x 0 ASA (Caldeirão) – Principal

No Domingo (01/02)

08h – Palmeirinha (Tambor) 1 x 1 Pitombeira (Jataúba) – Preliminar
9h45 – Palmeirinha (Tambor) 1 x 2 Pitombeira (Jataúba) – Principal

Ainda participarão da Copa Amador as equipes do São Paulo (Jataúba) Penharol e Vasco da Barra (Brejo da Madre de Deus) e São Mateus (Poço Fundo).
 
A bola volta a rolar depois do carnaval.

As partidas durante o torneio serão realizadas nas cidades de Brejo da Madre de Deus, Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe.

FONTE: JOBSON BARROS
                   AUTO_zop

BOMBA - EM UM ANO MOTORISTA DE ÔNIBUS PODE TER RECEBIDO QUASE 4 MILHÕES DE REAIS DA PREFEITURA DE BREJO

 Uma verdadeira bomba deve estourar após o carnaval na cidade de Brejo da Madre de Deus. Segundo o que foi apurado até o momento pelo Blog Agreste Notícia, o escândalo envolvendo o governo do ex-prefeito Roberto Asfora (PSDB) e uma empresa de transportes pode abalar de vez, a imagem do “Amarelinho de Ouro”, que poderá inclusive enfrentar problemas na justiça e ter que explicar a movimentação de quase quatro milhões de reais com despensa de licitação com uma empresa supostamente ‘laranja’.
 O valor segundo as informações foi gasto em um ano, enquanto o tucano ficou a frente do poder público municipal de Brejo da Madre de Deus.

 O vereador Hilário Paulo (SD) já acendeu o pavio da bomba em participação por telefone no programa 104 News da Rádio São Domingos FM.
 “Estamos apurando um escândalo e vocês se preparem, pois se for verdade o que estão me repassando, onde um motorista de ônibus recebeu mais de três milhões de reais com dispensa de licitação. Se isso for verdade, será o maior escândalo da política dessa região... Não irei falar mais sobre o assunto agora, pois estamos terminando as apurações e não jogamos para a torcida, mas todas as providências estão sendo tomadas”, garantiu Hilário.
 O Blog Agreste Notícia ainda apurou que já existe um dossiê sobre o que pode ser chamado a “Farra dos Transportes” que devera ser apresentado aos órgãos competentes, como o Ministério Público e Polícia Federal. Existe também uma ação de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito, sendo essa impetrada pelo atual governo de Brejo da Madre de Deus.
 O prefeito Dr. Edson de Sousa (PTB) em uma entrevista concedida no dia 23 de Dezembro de 2014 falou que teria entrado na justiça denunciando o caso.
 “Nós entramos na Justiça denunciando o que ele fez, referente a uma empresa de transportes, falamos que ele (Roberto Asfora) não fez licitação de um processo de três milhões e oitocentos mil reais. Então o porquê de não fazer a licitação, nós já sabemos por que não foi feito, mas isso quem vai dizer é a justiça”, pontuou.
 Aguardem mais informações em breve.
Do: Blog Agreste Notícia

Segundo Pesquisa, Brasil é Numero 01 em Mal comportamento na escola


Foto: Google Imagens
Os estudantes brasileiros lideram o ranking de indisciplina na sala de aula. É o que sinaliza relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa internacional sobre ensino e aprendizagem, conhecida pela sigla Talis, aponta que o mau comportamento prejudica as instruções dos professores e absorção de conteúdo.

Entre os 34 países que participaram do Talis em 2008 e 2013, são os docentes brasileiros que dizem gastar mais tempo para manter a ordem em sala de aula. Em 2008, eram 18%. Já em 2013, essa porcentagem subiu para 20%, quando a média internacional foi de 13% nos dois períodos.

Mais de 60% dos professores no país relataram ter mais de 10% de alunos com problemas de mau comportamento. Situação parecida acontece com o Chile e o México. Nos dois países, os professores também afirmaram enfrentar essas questões em sala de aula. Por outro lado, no Japão, pouco mais de 10% dos professores indicaram lidar com interrupções dos estudantes.

Todavia, segundo a pesquisa, a indisciplina é generalizada no Brasil. Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, os números de estudantes com mau comportamento são quase os mesmos nas escolas públicas ou particulares. A diferença foi de apenas três pontos.

Menos tempo

Além das interrupções pelos estudantes, há outras fontes que atrapalham o desempenho no ambiente escolar como lista de chamada, informações da escola e reuniões. Essas atividades consomem ainda mais o tempo de aprendizado e nesse quesito o Brasil também aparece em primeiro lugar. O Talis 2013 mostra que é de 33%, na média, o tempo de não instrução relatado pelos professores brasileiros. A média é de 21% entre todos os países participantes.

Outro ponto importante mencionado na pesquisa é a carência desses profissionais. Com poucos disponíveis em sala de aula, o número de alunos por classe aumenta. O que torna o ambiente pouco favorável para o aprendizado.

Valor Ecnômico
           cazo

CARUARU - Desempregado morre afogado em açude


Foi encontrado morte na margem de um açude no final da tarde de segunda-feira (02), no empreendimento Campos do Conde, em frente ao Hospital Regional do Agreste em Caruaru, o desempregado Jailson Rogério Ferreira, de 28 anos, que morava na Rua Juazeiro do Norte, no bairro Vassoural.

O pai da vítima (FOTO ABAIXO), disse que o filho bebia bastante e que estava desaparecido desde o domingo e ontem o seu corpo foi encontrado as margens da represa. Ele acredita que o filho estava embriagado e morreu afogado.

 

De acordo com o comissário Éricles (FOTO ACIMA), os sinais apresentados pelo corpo são de afogamento e o corpo da vítima foi encaminhado para o IML local

 

 
 
 
 
 
 
Blog do Adielson Galvão) 

                      sid

O Aeroporto de Caruaru poderá funcionar até o final do ano, declarou Douglas Cintra






 Brasília - O senador Douglas Cintra falou sobre os planos do governo federal em ampliar e construir novos aeroportos. Em Caruaru o aeroporto Oscar Laranjeiras está praticamente paralisado. Perguntado o que pode ser feito para o Aeroporto da Capital do Forró comece a ter voos regulares o senador declarou:

"Nós tivemos uma reunião com o presidente da DESTRA, que é o responsável pelo Aeroporto de Caruaru, já solicitamos uma audiência com a Secretaria de Aviação Civil, pois tivemos informações que já existem recursos orçamentários para que sejam investidos no Aeroporto e ele possa realmente se tornar um aeródromo com capacidade de receber esses voos não só regionais, mas de todo Brasil. Essa pauta já está feita e acredito que semana que vem estaremos reunidos com os responsáveis pela aviação civil e só assim poderemos dizer quando é que esses investimentos poderão ser realmente efetivados".

"Já existem empresas interessadas em trabalhar com os voos regionais. Representantes de uma companhia aérea foram a Caruaru, inclusive já estudaram as rotas e agora estão esperando esses investimentos para que o aeroporto possa funcionar e assim servir não só a Caruaru, mas toda região do Polo de Confecções. Com pequenos ajustes os voos podem começar ainda este ano para aeronaves menores, mas com um custo total de 30 a 40 milhões de reais podem ser feitas todas as reformas para que ele possa funcionar em toda sua plenitude".

"Vamos lutar por isso, pois sabemos da necessidade desse Aeroporto para o Polo de Confecções do Agreste e para todo nosso estado", concluiu o Senador Douglas Cintra.

Por Jairo Gomes