sexta-feira, 3 de abril de 2015

Menina de 5 anos chora ao achar seu cão sendo assado



102_3049-blog-menina-cachorro

A foto de uma menina vietnamita chorando viralizou na web nesta semana. O motivo da tristeza da criança: ela teria achado seu cachorro morto pronto para ser assado. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a menina procurava seu animal perdido desde a noite anterior.
Ainda segundo o jornal, ‘Flor’ estava na família há três anos, e foi encontrado sendo assado pronto para a venda em um mercado na cidade. A criança teria entrado em estado de choque. “É Flor ali!”, gritou.
A carne de cachorro é vendida para consumo em vários países asiáticos, como partes da China, Vietnã e Coreia do Sul.

Sexta Feira da Paixão


A Sexta-Feira Santa, é também chamada de "Sexta Feira da Paixão", e é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram da crucificação de Cristo na cruz. A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel, assim como a Páscoa. No Domingo de Páscoa os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo.

Tradições de Sexta-feira Santa

Nesta data ocorrem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer. Procissões e reconstituições da Via Sacra são alguns do rituais mais difundidos. É comum que os Católicos façam promessas nesse dia, além de deixar de comer seu alimento preferido, ou até mesmo deixar de fazer coisas que gosta muito nesse dia, como penitência.

Significado da Sexta Feira Santa

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, ao dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Essa tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte, pois contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, contava o primeiro e o último dia, seria então em uma sexta-feira o dia da morte de Cristo.
            

MULHER É ASSASSINADA COM 18 FACAS EM GARANHUNS. EX-COMPANHEIRO É SUSPEITO DE COMETER O CRIME


Adriano Ferreira
Um elemento armado de faca peixeira invadiu a casa da ex-companheira e assassinou a mesma com cerca de 18 facadas, que atingiram várias partes do corpo. O crime ocorreu por volta das 6h da manhã desta sexta-feira santa, na Rua Pedro Cavalcante, bairro do Jardim Petrópolis em Garanhuns. De acordo com a Polícia Civil, Joseilda Marques da Silva, de 32 anos, estava em sua residência, que fica nos fundo de outra casa, quando foi surpreendida com a chegada do criminoso. Ainda segundo a PC, o suspeito, Adriano Ferreira de Andrade, de 36 anos, chegou em uma moto que ficou estacionada a alguns metros da residência, logo uma morador saiu da residência e deixou um portão aberto, o indivíduo se aproximou e adentrou a casa passado por um beco ao lado, tendo acesso a casa da vítima e após a pratica do crime, fugiu na mesma motocicleta.
O suspeito já tinha sido denunciado à justiça pelo crime de Maria da Penha, tendo a justiça decretado uma medida protetiva a vitima, a qual não serviu de nada para evita-se que o crime acontecesse.
Adriano Ferreira de Andrade é procurado pela polícia. Ele era Pedreiro contratado pela Prefeitura de Garanhuns e atualmente exerce clandestinamente a função de mototaxista.
Revoltados com o crime, populares atearam fogo em uma residência que estava sendo construída pelo suspeito, a qual era de sua propriedade e fica na mesma rua onde ocorreu o assassinato. Segundo moradores da localidade, Joseilda Marques era bastante querida e amada por todos daquela área, o que teria deixado os populares bastantes revoltados com a crueldade como o crime aconteceu.

A Polícia Civil, Militar e efetivo do Corpo de Bombeiros estiveram no local e corpo foi encaminhado para o IML em Caruaru.

PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM REGISTRA CRESCIMENTO DE 20% NO PÚBLICO ESTE ANO

 Até a quarta-feira, dia 1º, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém já havia recebido cerca de 30 mil expectadores, o que representa um crescimento de cerca de 20% em relação ao ano anterior. Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, entidade que realiza o evento, atribui o crescimento registrado este ano à alta do dólar, que favorece o turismo interno, e também à ampliação dos investimentos realizados em divulgação, principalmente, nos estados mais próximos a Pernambuco.
 Segundo Pacheco, as pesquisas realizadas este ano apontam que 51% do público registrado nos cinco primeiros dias são de pessoas que nunca assistiram ao espetáculo. Nos anos anteriores, esse percentual girava em torno dos 40%. Com a alta do público este ano, a expectativa é de chegar próximo à marca de 70 mil expectadores registrada em 2012. No ano passado, o público foi 54 mil.
 A peça tem as participações especiais de artistas de destaque no cenário nacional. Em 2015, o papel de Jesus é interpretado por Igor Rickli, que divide os palcos com Humberto Martins, como Pilatos; e Paloma Bernardi, no papel de Maria; além da modelo, Thaiz Schmitt, que vive o papel de Herodíades.
 Os ingressos para o espetáculo estão à venda na bilheteria do teatro, em shoppings centers ou pelo site (www.novajerusalem.com.br). Os preços vão de R$ 80,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes e público até 14 anos. As compras feitas pelo site podem ser parceladas em até 12 vezes no cartão.


 Fonte: Assessoria

ADOLESCENTE SANTA-CRUZENSE É UMA DAS VÍTIMAS DO DUPLO HOMICÍDIO DE TACAIMBÓ

 O duplo homicídio aconteceu durante a tarde de ontem (02/03) No Sítio Poço do Barão na zona rural do município de Tacaimbó – PE. As vítimas identificadas como sendo, Jamesso Barboza de Lima de Santa Cruz do Capibaribe e Ivanildo Melo de Macedo que morava em Belo Jardim, foram executadas a tiros.
 Segundo as informações, os adolescentes estavam com duas jovens em uma casa quando foram surpreendidos com a chegada de pelo menos dois elementos ainda não identificados, que estavam armados e encapuzados. Na oportunidade, os criminosos colocaram a duas mulheres no interior de um dos cômodos e arrastaram as duas vítimas que foram executadas em fronte a residência.
 O Delegado Dr. Eronildo Rodolfo de Farias disse que apesar do crime ter acontecido durante a tarde, a Polícia só tomou conhecimento do fato à noite.
 No local do crime, foram apreendidas duas motocicletas Honda Bros, sendo uma de cor laranja e outra de cor vermelha, ambas roubadas, de acordo com o Delegado. As motos estavam em poder das vítimas.

 Jamesso já tinha passagem pela Polícia pelo crime de assalto, tendo sido apreendido pela última vez em Novembro do ano passado, depois de trocar tiros na Zona Rural de Brejo da Madre de Deus.
Do: Blog Agreste Notícia

PERNAMBUCO E MUNICÍPIOS TÊM PRAZO ATÉ 24 DE JUNHO PARA CUMPRIR DESAFIO DE APRESENTAR AS METAS PARA OS PLANOS DE EDUCAÇÃO

 O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em junho de 2014, está próximo de completar o primeiro ano de vigência. União, estados e municípios começaram a cumprir tarefas e se preparam para alcançar as metas e estratégias de curto, médio e longo prazos até 2024.
 De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os dispositivos da lei são levados em conta na reelaboração do planejamento estratégico de programas da educação básica, da educação profissional e da educação superior, que precisam ser adequados à execução do PNE.
 Segundo a rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, através do Comitê Pernambucano, defende que o esforço precisa ser de todos - do estado e dos municípios. Um grande movimento precisa ser realizado com a participação dos gestores, educadores, estudantes e principalmente da sociedade em geral para o cumprimento do prazo de elaboração ou adequação dos planos municipais e estadual ao PNE.
 O MEC reforça que a lei estabelece um ano para que esses planos estejam aprovados e em consonância com o plano nacional — a data limite é 24 de junho deste ano.
 Situação atual - No Brasil, cerca de 30% dos municípios ainda não têm planos e muitos dos que possuem, não o utilizam para planejar suas políticas, mantendo-os desconhecidos da população. Com relação aos planos estaduais de educação, a situação não é muito diferente, sendo que mais de 60% dos estados ainda não possuem planos de educação.
 Para que os Planos de Educação estejam sintonizados com os desafios locais, regionais e nacionais, é fundamental que em seu processo de elaboração seja contemplada a pluralidade de vozes e olhares sobre a educação. Afora a participação dos gestores, dirigentes de ensino e especialistas em educação, é essencial considerar a opinião de toda a comunidade escolar, ou seja, professores, coordenadores, merendeiros, secretários, agentes de apoio da escola, estudantes, pais, mães e responsáveis.
 Entende-se que a participação no processo de elaboração dos planos, permite compor uma visão mais ampliada dos processos, problemas e possibilidades da educação em determinado território, gerando compromissos e responsabilidades com o planejado: compromete os governos com sua execução e a sociedade, de maneira geral, com seu acompanhamento e monitoramento.
 Os municípios que necessitarem informações podem obter auxílio através do portal "De Olho nos Planos" acessando o endereço: www.deolhonosplanos.org.br.

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal na BR-412

             TRAGÉDIA NO CARIRI: Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal na BR-412

  
Um trágico acidente aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (03), na BR-412, entre os municípios de Monteiro e Sumé, envolvendo um carro e uma moto. A pessoa que estava conduzindo a motocicleta acabou falecendo no local do acidente. Já as pessoas que estavam no carro sobreviveram

          
TRAGÉDIA NO CARIRI: Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal na BR-412


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Entre farpas e acusações foi o clima da Assembleia Geral da Rádio Jataúba FM.



Foi realizada na manhã desta quarta-feira 1º de abril de 15 na Câmara Municipal, a Assembleia Geral da Jataúba FM, onde o ponto marcante foi as acusações entre o Radialista Geraldo Silva e Mero Chaves, segundo Mero Chaves a Rádio vem sendo mal administrada, pelo então gestor Geraldo Silva, onde a mesma se encontra inadimplente em vários seguimento. 

“Tenho que ter tudo esclarecido, afinal esta é uma entidade da população, foi criada para beneficiar o povo e não a uma só pessoa, estamos com dividas que deviriam ter sido sanada, mais não sei qual o motivo isso não foi feito, por isso convoquei os associados e a população em geral, para esclarecer o que esta acontecendo na Jataúba FM, aqui no livro de contas não foi esclarecido nem um centavo durante este tempo todo”. Disse Mero. ]


Quando Geraldo Silva começou falar fez fortes revelações sobre Mero Chaves, que também tinha presidido a Rádio anteriormente e não cumpriu como se deveria. 

“sei que tive meus erros, isso eu reconheço, mais esta parcela de culpa não é só minha, você Mero!!! Também presidiu a Rádio e não prestou conta nenhuma durante sua gestão. Isso não passa de arrumadinho, poderia ter esperado mais uns dias já que estou com problema de saúde, sem falar nas pessoas que você colocou como sócio, isso não passa de uma retaguarda para se proteger futuramente” Disse Geraldo. 


Foi confirmada a eleição para uma nova diretoria, no dia 30 de abril onde qualquer sócio pode ser candidato para presidir a Jataúba FM nesse próximo período, a comissão que irá conduzir a eleição esta sendo composta pela empresaria Michelly Galvão, secretario Zainha e o companheiro Furibinha. 


Collar Blog Jataúba News.
                    AUTO_genildo

Chinês tenta cometer suicídio para escapar de noiva feia


Conforme noticiado pelo People's Daily Online, um homem foi resgatado com vida de um lago na cidade de Shiyan, província de Hubei, China. A polícia foi chamada ao local e, quando os oficiais chegaram, viram o corpo do jovem boiando na água.
Um dos policiais se jogou imediatamente no lago e consegui tirar a cabeça do jovem afogado para fora d’água. Com a ajuda de um desconhecido que presenciava o evento, uma corda foi amarrada no peito do afogado, que foi retirado e depois recebeu atendimento médico.
Quando questionado posteriormente sobre os motivos que o levaram a tentar cometer suicídio, o jovem chinês explicou que ele estava sendo pressionado pela família a entrar em um casamento arranjado e que ele não gostava da noiva porque ela era muito feia.
Qan Tsui, 25 anos, que tirou as fotos do resgate, disse à reportagem que o jovem estava completamente vestido e flutuando de bruços na água. “Ele estava inconsciente e eu pensei que estava morto. Quando a polícia chegou um dos oficiais pulou na água e arrastou o corpo para a margem do lago. Eles salvaram a sua vida”, explica.
Apesar da comoção sobre o caso, ainda não foi liberada nenhuma fotografia sobre a suposta “noiva feia” que fez com que o noivo tentasse cometer suicídio.
                 AUTO_son

MORRE FILHO DE GERALDO ALCKMIN EM ACIDENTE EM SP

Um dos ocupantes da aeronave que caiu na tarde desta quinta-feira (2) na região de Carapicuíba era Thomaz Alckmin, um dos filhos do governador Geraldo Alckmin. Ele é o filho mais novo do tucano. Thomaz era piloto, mas segundo assessores do governador, ele estava na condição de copiloto da aeronave.

Coube a um assessor próximo de Alckmin dar a notícia. O tucano se preparava para viajar para Campos do Jordão, na região da Serra da Mantiqueira, onde a primeira-dama do estado, Lu Alckmin, já estava. Alckmin tem outros dois filhos, Geraldinho e Sofia. Thomaz era o caçula da família e tinha uma filha de nove anos.

O helicóptero caiu sobre o telhado de uma casa em obras em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, provocando a morte de quatro pessoas. A maior parte do helicóptero caiu no chão, entre as árvores. A aeronáutica vai investigar o acidente. O condomínio onde aconteceu a queda fica na altura do km 26 da Rodovia Castello Branco.

O helicóptero estava em fase de testes e revisão. Ele havia decolado de um heliponto em Carapicuíba e faria um voo experimental, retornando ao ponto de origem. A aeronave modelo EC 155, prefixo PPLLS, pertence à empresa Qualicorp, do empresário José Seripieri Júnior.

A jornalista Mariana Godoy postou uma mensagem de pêsames para a família do governador. "Meus sentimentos às famílias das vítimas. Meu carinho para Geraldo e Lu. #tristeza #dor #luto #oração", publicou ela. Os corpos das cinco vítimas (o piloto, o copiloto e três mecânicos) foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), em São Paulo.
                     CDP

Polícia Civil garante que problema do corte de verba de combustíveis a viaturas foi solucionado, mas críticas ao Governo continuam


Foto: Divulgação
Diante de toda a polêmica gerada nesta quinta-feira (02) com o anúncio do corte da verba destinada ao abastecimento das viaturas da Polícia Civil, cerca de R$ 400,00 para cada, uma nota foi enviada a imprensa pelo chefe da Polícia Civil, Antônio Carlos.

Na nota, é citado que o problema ocorreu por falha no sistema de abastecimento e que o caso já foi normalizado.

Nesta manhã, em matéria publicada no Blog do Jamildo e repercutida em vários meios de comunicação, o setor de transportes da entidade divulgou um e-mail em que informava que a concessão de combustíveis estava suspensa.

A orientação da Polícia Civil era que os policiais evitassem abastecer as viaturas.
.
.

Enquanto isso…


Essa apenas uma das várias polêmicas que se perfazem em duras críticas ao Governo Estadual e ainda há outras a serem resolvidas como o aumento na quantidade  de policiais, melhoria da infraestrutura nas delegacias, novas viaturas, aumento de salários e de mais segurança, inclusive com a aquisição de novos armamentos, coletes e equipamentos usados nas perícias criminais, a exemplo de homicídios.

Confira anota na íntegra:

NOTA À IMPRENSA
.
A Polícia Civil informa que no início da noite desta quarta(01), foi resolvida a questão da falta de abastecimento das suas viaturas.

O problema ocorreu por falha no sistema de abastecimento, tendo sido normalizado algumas horas depois sem causar qualquer interrupção nos trabalhos desenvolvidos pela instituição.

Antônio Barros
Chefe da Polícia Civil

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Comer peixe traz benefícios para a saúde


Os pescados são boas fontes de aminoácidos essenciais. Ferro, vitamina B 12, cálcio e gorduras que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, ou seja, comer peixe faz bem. A nutricionista, Milena Vieira, fala sobre o assunto.
“O consumo de peixe deveria ser diariamente, o peixe é rico em Omega3, Omega6 e uma gordura saudável para o nosso organismo que vai estar protegendo nossos órgãos. Por isso é importante que a gente esteja sempre consumindo peixe, para que a gente possa ter essas gorduras saudáveis diariamente no nosso corpo,” explica a Nutricionista.
Além de ser um alimento de fácil digestão, comer peixe ajuda a melhorar a memória, a concentração, previne contra doenças cardiovasculares, combate a anemia, aumenta as reações anti-inflamatórias do organismo e é fundamental para formação da pele, cabelos e unhas.
                      duke2

Docentes prometem nova paralisação de dois dias após Alepe aprovar piso


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça-feira (31), o projeto de lei do Executivo Estadual que corrige o piso salarial do magistério. A proposta que fixa em R$ 1.917,78 o salário do professor que não tem licenciatura recebeu 27 votos favoráveis e 11 contrários. Houve apelos contra a proposta da bancada de oposição ao governo e dezenas de professores também protestaram durante a votação da matéria. A categoria queria que o reajuste de 13,01% também valesse para o profissional de nível superior.
Após a votação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) fez assembleia e ficou decidido que na próxima segunda-feira (6) haverá um ato de reivindicação na frente da Alepe. Já nos dias 8 e 9 de abril, eles suspendem as aulas na rede estadual. Os professores prometem cruzar os braços por 48 horas, repetindo a estratégia adotada nos dias 25 e 26 de março. No dia 10 abril, está marcada uma assembleia para avaliar a decretação de greve.

O projeto de lei foi enviado à Alepe no dia 13 de março. No mesmo dia, os professores decretaram estado de greve. Em seguida, fizeram dois protestos na área central do Recife. A categoria foi recebida pela Secretaria de Administração nas duas ocasiões e participou de negociações.

Em nota ao G1, o órgão informou que o projeto de lei era para "garantir o pagamento do piso salarial dos professores do Estado, em cumprimento à Lei Federal n.º 112, de 6 de junho de 2008, de R$ 1.917,78", que terá efeito retroativo a janeiro deste ano. Ainda segundo a pasta, serão beneficiados 4.060 professores, aproximadamente 10% dos profissionais de educação.
                     AUTO_pater

Barragem do Sitio Cavalo Russo em Brejo da Madre de Deus é desaterrada




O prefeito José Edson de Sousa, atendendo a pedidos da população faz a limpeza e o desassoreamento, da barragem que fornece água para a localidade de Cavalo Russo , zona rural de Brejo , o reservatório estava praticamente aterrado , o Secretário de Obras Everton Jó, acompanhou o prefeito na primeira vistoria aos trabalhos , o prefeito nos pediu agilidade no serviço pois a barragem esta seca e assim que cair as primeiras chuvas , a água não será desperdiçada, depois de tirarmos todo esse aterro a barragem voltara a ter 100% de sua capacidade , e assim o abastecimento de água sera resolvido , disse o Secretário, o Prefeito Dr. Edson estava acompanhado do vereador Laelson e de assessores , e já recebeu parabéns de vários populares, esse é o Prefeito que trabalha pelo povo falou o popular Zé Rocha ( rochinha) de cavalo russo, como é conhecido .

Assessoria de Comunicação 
Prefeitura de Brejo da Madre de Deus
                         AUTO_amarildo

Um pedido que está sendo feito de norte a sul, de leste a oeste do Brasil.

dilma
R. Caro leitor fubânico, a sugestão contida nessa faixa é a solução perfeita pra crise atual.
É a solução que eu pessoalmente acho bem melhor que o trauma e o desgaste de um processo de impeachment. Dilma pede pra cagar e sai de fininho.
Pronto.
Assume quem de direito, a gente suspira aliviado pela ausência de uma mentirosa destrambelhada no comando do país e a crise acaba.
Agora, cá entre nós, eu não sei qual é o maior dos dois: se o bom humor ou se a indignação do povo aí da capital das Alagoas.
Veja só a faixa que amanheceu hoje, numa passagem de pedestre,  na mais movimentada via de Maceió, a Avenida Fernandes Lima:
faixa maceió
Já tô sabendo que, no próximo dia 12, domingo, a manifestação “Fora, Dilma – Abaixo a Corrupção“, aí em Maceió, vai ser pra torar.
Vai ser pra arrombar a tabaca de Xolinha!
A concorrência entre as cidades brasileiras, pra ver quem bota mais gente indignada nas ruas no próximo dia 12, está muito acirrada.
E isto é uma excelente notícia pra cidadania.
12-de-abrilvsm
Pra encerrar:
Alguém poderia me informar qual o tamanho da “multidão” que foi ontem às ruas, atendendo ao apelo de Rui Idiota Falcão pra promover um “agito” em “defesa da Petrobras e contra a corrupção“??? (Não riam: ele falou isto mesmo. Acreditem!!!)
AUTO_heringer
Estes dirigentes da quadrilha petralha pensam que todo mundo é tão idiota quanto o curral de antas que elegeu e reelegeu Lula e Dilma.
Vão se lascar vocês tudinho, bando de cabras safados!
                      AUTO_tenorio

MORRE O ITALIANO DE CORAÇÃO BREJENSE EMANUELE SARAÓ



Faleceu na tarde de hoje no Hospital Municipal José Carlos de Santa em Brejo da Madre de Deus, o senhor Emanuele Saraó, carinhosamente conhecido por Manoel da Locadora. O mesmo era Italiano da cidade de Casa Milazzo, Sicilia, era casado com a Educadora Patrícia Saraó e tinha 59 anos.

Manoel lutava contra um CA e estava internado numa situação delicada. O sepultamento de Manoel, será manhã no cemitério São Judas Tadeu em Brejo da Madre de Deus.

Desejamos a toda família e amigos, votos de pesar e lamentação.

O mesmo já foi proprietário de uma locadora na cidade de Jataúba.





Por M.S.Cruz
                       AUTO_marcoaur

Número de mortes de janeiro a março em Pernambuco já é quase 25% maior do que 2014, revela SDS e Infopol

                               
Um dado preocupante acaba de ser divulgado pelo grupo de Oposição da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

Trata-se do número de mortes, segundo fontes oficiais da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e também do Infopol (órgão integrado a Polícia Civil que reúne dados sobre os crimes contra a vida), que subiu em relação a 2014.

De janeiro a março deste ano, de acordo com os números divulgados, 997 pessoas foram assassinadas em todo o estado, sendo 323 em janeiro, 324 em fevereiro e 350 no mês de março.

Os números superam, em quase 25%, o número de mortes no mesmo período de 2014, em que 803 pessoas perderam a vida.

Os números colocam em cheque as ações que são desempenhadas pelo principal programa de combate a violência praticado em Pernambuco: o “Pacto pela Vida”.

Implantado em 2007, ainda no primeiro governo de Eduardo Campos, o programa com metas e ações de enfrentamento vinha dando certo, reduzindo índices de violência a cada ano, mas começou a perder sua força ainda em 2014, com o aumento no número de homicídios em relação ao ano anterior.

A recuperação da eficácia do programa, cuja Oposição considera como falido, é um dos principais desafios a serem superados pelo governador Paulo Câmara (PSB), juntamente com a retomada de obras que foram paralisadas pouco depois da sua vitória nas últimas eleições.

Uma audiência pública foi convocada, na Alepe, pelo grupo de Oposição para o próximo dia 16 de abril, tendo como principal convidado o atual secretário da SDS-PE, Alessandro Carvalho.
                 nani

Só notícia boa: Cesta básica está mais cara em Pernambuco, mostra pesquisa do Procon

                                 
Uma pesquisa realizada pelo PROCON-PE mostrou que o preço da cesta básica voltou a subir. Itens de alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal estão no topo.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o preço da cesta no mês de março subiu 1,89% e está custando em média R$309,27. Já em Caruaru a diferença percentual foi de 1,56% em relação ao mês anterior, e está custando R$291,99; Os mesmos produtos são comprados por R$ 284,01 em Vitória e R$ 294,95 no Cabo de Santo Agostinho.

Os itens que sofreram maior aumento nos preços foram: alimentação (feijão mulatinho, café em pó, farinha de mandioca, fubá e óleo de soja); limpeza doméstica (sabão em pó e água sanitária) e higiene pessoal (creme dental e sabonete).

O levantamento foi realizado em 21 estabelecimentos da RMR (Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima), 12 no Cabo de Santo Agostinho, três em Vitória de Santo Antão e 20 em Caruaru. A análise dos preços é feita nos 27 itens de maior participação na variação do valor médio da Cesta Básica, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.
                    AUTO_pater