terça-feira, 13 de outubro de 2015

Horário de verão começa no dia 18 de outubro e vai durar até 21 de fevereiro


O horário de verão vai começar no próximo dia 18 e vai durar até o dia 21 de fevereiro de 2016. À 0h (meia-noite) de sábado para domingo, os moradores de 10 estados, além do Distrito Federal, terão que adiantar os relógios em uma hora.

O Ministério de Minas e Energia informa que a versão 2015/2016 do horário de verão seguirá as regras estipuladas no decreto 6.558, de 2008, revisado em 2013, que fixa a duração de quatro meses, entre o terceiro domingo de outubro de cada ano e o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Pela legislação, o horário de verão irá vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Esta será a 39ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

"A estimativa de ganhos com a adoção do horário de verão supera o patamar de R$ 4 bilhões por ano, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.250 MW no parque gerador nacional, um valor certamente muito expressivo", informa o Ministério de Minas e Energia.

Segundo o ministério, nos últimos dez anos, o horário diferenciado em parte do país durante o verão tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico.

Polícia identifica suspeitos de terem matado criança de 5 anos em Sumé

           Polícia identifica suspeitos de terem matado criança de 5 anos em Sumé
A polícia já identificou os suspeitos de terem assassinado um garoto de 5 anos na cidade de Sumé, no Cariri paraibano, segundo informou a Secretaria de Estado de Comunicação. O corpo da criança foi encontrado na manhã desta terça-feira (13), com lesões na cabeça, com o corpo aberto do pescoço até a altura da virilha e com o pênis decepado. Segundo o delegado João Joaldo Ferreira, titular da Delegacia Seccional de Monteiro, quatro pessoas são suspeitas de terem cometido o crime. Os nomes dos suspeitos não foram revelados.
“A Polícia já tem quatro suspeitos de terem participado do crime e uma força-tarefa está sendo realizada pelas Polícias Civil e Militar para chegar aos envolvidos. Tudo indica que o caso tenha a ver com rituais de magia negra. O inquérito policial já foi instaurado e estamos ouvindo pessoas ligadas à família, além de moradores da região. Também estamos aguardando o resultado da perícia para chegarmos a uma conclusão sobre o caso”, disse o delegado João Joaldo Ferreira.
O garoto estava desaparecido desde o último domingo (11) e foi encontrado em um matagal próximo à cidade de Sumé, no Cariri paraibano, na manhã desta terça-feira (13). De acordo com a polícia, o padrasto do menino informou que saiu de casa cedo para procurar o garoto e, ao perguntar a uma pessoa conhecida se ela havia visto o garoto, foi informado que uma criança teria sido encontrada no matagal. Ao chegar ao local, ele teria se deparado com o enteado morto em uma vala e com o corpo totalmente aberto.

O corpo da criança foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.

Nota de agradecimento


Nasci e me criei aqui no município de Jataúba, lugar de um povo sofrido e trabalhador. Venho por meio desta agradecer primeiramente a Deus, que atendeu as preces de todos que pediram por mim ao Pai todo poderoso e, agradeço a todos que me deram seu voto de confiança, não vou decepciona-los, pois meu compromisso começa com Deus que me abençoa e, ao cidadãos de bem que me colocaram onde estou. Meu muito obrigado a todos que votaram nessa ultima eleição, saibam que, com os votos de vocês, Jataúba tem tudo pra se tornar um lugar digno, onde o povo se preocupa com os que sofrem. Muito obrigo, que Deus continue a nos abençoar. Paz e Bem!

Adivan da Silva Ferreira